Faculdade/ universidade

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
joana_boris
Membro Veterano
Mensagens: 1010
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Localização: Maya (Golden Retriever)
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

domingo jul 06, 2014 9:37 am

Quais são os cursos na área das ciências e tecnologias com saída em Portugal?

Medicina já não o que era, seguramente. Por várias razões, que vão desde também um excesso de estudantes (pelo menos os colégios de especialidade não querem abrir tantas vagas quanto o número de estudantes) até ao facto de se preferir contratar médicos estrangeiros, entre outras coisas. Não comparando nunca com o cenário em que está a Medicina Veterinária, mas sei que as coisas não estão fáceis também...

Que outros cursos na área de saúde não estão esgotados? enfermagem, dentária, fisioterapia, nutrição...está tudo com excesso de profissionais.

Há a opção de Ciências Farmacêuticas. Sinceramente desconheço o cenário desta aqui, apesar de conhecer quem esteja a tirar o curso, que é bastante exigente. Tinha ficado com a ideia que não está tão mal quanto isso, mas posso estar completamente errada.

Depois há as engenharias, um pouco melhor do que a área da saúde, mas há que saber escolher, pois também há muitas sem saída. Talvez na área da informática esteja um pouco melhor? Conheço quem esteja a tirar o curso de engenharia informática e as perspectivas são boas. Já civil, ambiental, química, biomédica, zootecnica... nem tanto. Agrária como está? Sinceramente não conheço bem o cenário aqui.

Estudar uma "ciência pura" como biologia, química, astronomia, física, geologia, deve ser abrir também a grande porta do desemprego.

Basicamente, se formos a ver exclusivamente do ponto de vista de saídas profissionais, o melhor será, talvez, enveredar por uma engenharia, mas escolha bem, que há muitas saturadas, também.
ReginaVieira
Membro Veterano
Mensagens: 3984
Registado: domingo mai 10, 2009 7:37 pm

domingo jul 06, 2014 11:16 am

Por CT o que não falta são cursos... Se acha que está tudo saturado, muito pior estão os de LH, e os outros :(
joana_boris
Membro Veterano
Mensagens: 1010
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Localização: Maya (Golden Retriever)
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

domingo jul 06, 2014 12:29 pm

A área das LH e das artes estão saturadas há bem mais tempo. O que quero dizer é que a área das CT já não está assim tão bem como algumas pessoas possam pensar. Cada vez mais portas a fecharem. O que realmente se salva são algumas engenharias, e essas com muito boas perspectivas, até. Mas nem todas!
wahinept
Membro
Mensagens: 71
Registado: sábado out 13, 2007 3:04 pm

segunda jul 07, 2014 2:14 am

Aconselho a uma pessoa que goste de produção animal. Não sei bem se é isso que gostas...? Nós basicamente só lidamos com animais grandes/de quinta. E aprendes o modo de produzires estes animais desde o nascimento até ao matadouro, dando-lhes durante a vida deles o melhor bem estar possível. Claro que tens cadeiras que são semelhantes a vet, como nutrição e alimentação animal... Mas o curso está mais virado para a parte agropecuária e para os produtos obtidos dos animais ( leite, ovos....)
Tens uma vertente muito escassa que é os criadores de cães, gatos e cavalos, e eles no curso falam brevemente disso, e de animais exóticos
sabras1996
Membro
Mensagens: 192
Registado: terça dez 03, 2013 6:06 pm

segunda jul 07, 2014 10:36 am

wahinept Escreveu:Aconselho a uma pessoa que goste de produção animal. Não sei bem se é isso que gostas...? Nós basicamente só lidamos com animais grandes/de quinta. E aprendes o modo de produzires estes animais desde o nascimento até ao matadouro, dando-lhes durante a vida deles o melhor bem estar possível. Claro que tens cadeiras que são semelhantes a vet, como nutrição e alimentação animal... Mas o curso está mais virado para a parte agropecuária e para os produtos obtidos dos animais ( leite, ovos....)
Tens uma vertente muito escassa que é os criadores de cães, gatos e cavalos, e eles no curso falam brevemente disso, e de animais exóticos
Eu gosto da produção animal. E trabalhar com animais de quinta é ainda melhor principalmente se for com cavalos e também gosto de trabalhar com cães. Obrigado pelas informações tenho de pensar bem antes de decidir. Muito obrigado a todos.
JPN761
Membro
Mensagens: 100
Registado: segunda jun 02, 2014 9:44 am

quinta jul 10, 2014 4:28 pm

e os testes psicotecnicos algumas foram feitos?

no secundario fiz por varias vezes estes testes e a vocação até estava certa.... mas nao segui nada pois detestava estudar. preferi começar a trabalhar e a ganhar dinheiro.

Hoje em dia arrependo-me em parte mas por outra sinto-me bem comigo mesmo e acabo por ganhar mais que certoas colegas que se mataram a estudar ano após ano
sabras1996
Membro
Mensagens: 192
Registado: terça dez 03, 2013 6:06 pm

quinta jul 10, 2014 10:17 pm

Na minha escola não nos deram qualquer informação sobre cursos sobre a universidade nada nem mesmo os testes psicotécnicos.
sofiaysabell
Membro Júnior
Mensagens: 35
Registado: sábado mai 18, 2013 3:12 pm

quinta jul 10, 2014 11:10 pm

Olá! Também acabei o secundário este ano e estou igualmente indecisa quanto ao rumo que devo tomar (no entanto, estudei Línguas e Humanidades, por isso nem se põe a questão de ir para veterinária, claro). O que eu te aconselho a fazer - pois é isso que eu própria tenho feito nestes dias - é que te informes bem acerca dos cursos, das cadeiras que os compõem e das saídas profissionais que têm, até decidires qual é o que te agrada mais. O emprego está mal em qualquer área, é escusado guiares-te pela empregabilidade, na minha opnião. Em 5 anos, que é o tempo que vai passar até entrares no mercado de trabalho, mais coisa menos coisa, muita coisa muda. Além disso, há sempre uns quantos empregados: os melhores. E a única maneira de se ser um deles é dedicarmos-nos de corpo e alma ao que estamos a estudar para nos destacarmos, e facilita imenso se estivermos a estudar algo de que gostamos realmente. Escolhe uma boa universidade também. :)
sabras1996
Membro
Mensagens: 192
Registado: terça dez 03, 2013 6:06 pm

sexta jul 11, 2014 12:19 pm

sofiaysabell Escreveu:Olá! Também acabei o secundário este ano e estou igualmente indecisa quanto ao rumo que devo tomar (no entanto, estudei Línguas e Humanidades, por isso nem se põe a questão de ir para veterinária, claro). O que eu te aconselho a fazer - pois é isso que eu própria tenho feito nestes dias - é que te informes bem acerca dos cursos, das cadeiras que os compõem e das saídas profissionais que têm, até decidires qual é o que te agrada mais. O emprego está mal em qualquer área, é escusado guiares-te pela empregabilidade, na minha opnião. Em 5 anos, que é o tempo que vai passar até entrares no mercado de trabalho, mais coisa menos coisa, muita coisa muda. Além disso, há sempre uns quantos empregados: os melhores. E a única maneira de se ser um deles é dedicarmos-nos de corpo e alma ao que estamos a estudar para nos destacarmos, e facilita imenso se estivermos a estudar algo de que gostamos realmente. Escolhe uma boa universidade também. :)
Obrigado pelo concelho
wahinept
Membro
Mensagens: 71
Registado: sábado out 13, 2007 3:04 pm

sábado jul 19, 2014 2:21 pm

Os testes psicotécnicos para mim nunca resultaram muito. Das áreas que gostavam sim, estavam correctos da parte de aptidões sempre deram errado.
Salok
Membro Júnior
Mensagens: 25
Registado: quarta jan 06, 2021 7:08 pm

terça jan 26, 2021 8:38 pm

Normalmente escrevo pesquisas entrando em contato com uma empresa especial comprartcc.com.br/estudo-de-caso. Ajuda a economizar tempo e gastá-lo no design para liberar o produto acabado.
AleksShamles
Membro
Mensagens: 112
Registado: terça nov 17, 2020 8:45 am

quarta jan 26, 2022 1:17 pm

Tanto quanto eu sei, muitas pessoas que são estudantes em graus variados, eles não têm dinheiro, mas eles gostam de jogar jogos de computador. Felizmente, consegui encontrar um jogo decente que não custa nada, é TF2. Além disso, você pode comprar skins no site click e surpreender seus amigos.
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”