Zzzzzzzzzzzzzz

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
tamarino
Membro Veterano
Registado: terça jun 24, 2003 9:18 am

terça mai 08, 2007 11:39 pm

Pois era engraçado..... hmmm mas não estou a ver o pessoal estar com vontade de participar... (digo eu)

Vamos nessa ....

Bjsss
 @zudotakika@
&nbsp;&raquo;&raquo; -(&macr;`&middot;.&middot;&acute;&macr;)-> Encontrar defeito &eacute; f&aacute;cil, mas fazer melhor pode ser dif&iacute;cil. <-(&macr;`&middot;.&middot;&acute;&macr;)-&laquo;&laquo;&nbsp; (Plutarco) <strong> </strong> &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp;
tamarino
Membro Veterano

sexta mai 11, 2007 10:12 pm

Falei... não falei??!!!!

Bjins :P :P
&nbsp;@zudotakika@
&nbsp;&raquo;&raquo; -(&macr;`&middot;.&middot;&acute;&macr;)-> Encontrar defeito &eacute; f&aacute;cil, mas fazer melhor pode ser dif&iacute;cil. <-(&macr;`&middot;.&middot;&acute;&macr;)-&laquo;&laquo;&nbsp; (Plutarco) <strong> </strong> &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp; &nbsp;
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça mai 15, 2007 6:08 pm

Citação:
"Se sentissemos obrigação de ir viver para outro país, aprendia-mos a lingua deles com a mesma facilidade que eles aprendem a nossa...
É uma questão de necessidade...[/quote]

Olá, corrigir erros ortográficos é comigo mesmo, já levei nas orelhas por andar sempre "armada em professora" mas na minha humilde opinião devemos tentar escrever o melhor possível pois afinal comunicamos uns com os outros por escrito e não cara a cara.

Acima está um erro muito comum, o usar ou não -, até pessoas que acham que escrevem muito bem volta e meia o dão, cá vai a correcção e uma pequena explicação:

Aprendia-mos - Aprendiamos - Terceira pessoa do plural do verbo aprender no pretérito imperfeito.

Quando usar tracinho: quando o verbo é composto por 2 palavras, a forma verbal e um pronome pessoal, um exemplo muito comum:
Senta-se, deve-se, come-se,: será o presente do indicativo + pronome pessoal se. Se colocarem a frase na negativa não vão escrever "não se senta-se" ou "não se deve-se", certo?

Vejam como é diferente, sentasse, devesse, comesse (passado imperfeito do conjuntivo), pegando noutro exemplo:
"Se eu ficasse aqui á vossa espera" é muito diferente de escrever "fica-se esclarecido com esta explicação".

Outro exemplo é a troca do à pelo há e vice-versa.
"Há" é o presente do verbo haver, "à" é proposição, logo:
- "Eu vou à praia" "Eu estou à espera"
- "Há nuvens no céu, logo vai chover", "há imenso tempo que não te vejo", etc...

Outra coisa que às vezes impede a percepção das mensagens é a irritante falta de pontuação.
Vejam este exemplo:
"já foram adoptados"
Quando o que a pessoa queria fazer era uma pergunta "já foram adoptados?"

Cumprimentos a todos.
dinodane
Membro Veterano

terça mai 15, 2007 6:09 pm

Só uma sugestão: e se mudassem o título do tópico?
tamarino
Membro Veterano

terça mai 15, 2007 11:01 pm

Bem o tópico era para os administradores, no entanto o facto de falarmos entre nós do assunto dos erros, penso que não está mal....
por mim podem mudar que não tem problema algum!

:D:D:D

Bjinnnnnnnnnnss

&nbsp;@zudotakika@
dinodane
Membro Veterano

terça mai 15, 2007 11:28 pm

Como foi a Tamarino que abriu só você pode mudar... :roll:
tamarino
Membro Veterano

quarta mai 16, 2007 12:16 am

ok ok

não vejo muita necessidade!!
mas prometo que vou pensar no assunto agora,
porque vou colocar a minha cabecita na almofada.... :)
Nada melhor que isso neste momento.
:D :D :D :D

Beijitos
e
durmam bem com muitos sonhos lindos
&nbsp;@zudotakika@
Tchuza
Membro Veterano
Registado: terça set 26, 2006 11:29 am

quarta mai 16, 2007 10:51 pm

Dinodane isso são erros minimos... Não é um hifen que vai fazer com que ninguém compreenda o sentido da palavra... :roll:
dinodane
Membro Veterano

quinta mai 17, 2007 11:35 am

Tchuza, acha que sim? Olhe que não... Por exemplo, verbo atacar: ataca-se (presente) é muito diferente de atacasse (pretérito), e lê-se de maneira completamente diferente... Pensei que estivessemos a falar de escrever bem, então também quase toda a gente consegue perceber a linguagem dos kk e xx e abreviaturas, apesar de ser infantil e rídiculo. Paciência, pelo bonequinho ( :roll: ) já vi que a Tchuza não gostou de ver o seu erro apontado...

Tamarino, já viu que é um assunto sensível, as pessoas pura e simplesmente não gostam de ser corrigidas.

Cumprimentos para todos.
Tchuza
Membro Veterano
Registado: terça set 26, 2006 11:29 am

sábado mai 19, 2007 9:43 pm

dinodane Escreveu:Tchuza, acha que sim? Olhe que não... Por exemplo, verbo atacar: ataca-se (presente) é muito diferente de atacasse (pretérito), e lê-se de maneira completamente diferente... Pensei que estivessemos a falar de escrever bem, então também quase toda a gente consegue perceber a linguagem dos kk e xx e abreviaturas, apesar de ser infantil e rídiculo. Paciência, pelo bonequinho ( :roll: ) já vi que a Tchuza não gostou de ver o seu erro apontado...

Tamarino, já viu que é um assunto sensível, as pessoas pura e simplesmente não gostam de ser corrigidas.

Cumprimentos para todos.

Não é nao ter gostado de ter corrigido o meu erro, foi apenas a ausência do hífen na palavra que escrevi não era relativo...

Claro que existe distinção entre uma palavra com um "S" e com "SS", mas não foi o caso...
tamarino
Membro Veterano

segunda mai 21, 2007 4:47 pm

Dinodane..... que tópico aconselha???

Bjins
:wink: :wink: :wink:
&nbsp;@zudotakika@
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda mai 21, 2007 7:22 pm

Na minha modesta opinião, que se peça às pessoas para não escreverem com K e que tais, estamos de acordo. Agora que se corrijam erros de escrita, gramaticais ou outros quaisquer, santa pachorra. Nem todas as pessoas têm estudos, nem todos estão virados para o português e certamente não vão achar a menor piada serem corrigidas. Humilhantemente desnecessário. Quanto ao corrector automático na arca, parece-me disparatado e sem serventia nenhuma. Quando se tem uma duvida, basta escrever a palavra no google ou no Word e tem-se a correcção da palavra.
É a minha opinião. E vale o que vale. Mas ver as pessoas serem corrigidas porque deram erros ortográficos, enfim...

Por exemplo, pegando em quem abriu o tópico:
tamarino Escreveu:Boa noite

Penso que seria de bom tom, que houvesse um local aqui no site , onde se corrigisse os erros ortográficos que andam por aqui....

É que dói os olhos ao ler tamanhos erros.

Tenham dó na nossa Língua Portuguesa.
Corrigisse os erros? Ou corrigissem? Doi os olhos, ou doi aos olhos ler tamanhos erros? Tenham dó na nossa lingua? Não será da nossa lingua?
E se continuasse a fazer citações eram aos magotes!
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
tamarino
Membro Veterano

segunda mai 21, 2007 11:16 pm

Querida Lu

Que bom que está atenta!!!

Estou estupefacta!!
&nbsp;@zudotakika@
mariatexuga
Membro Júnior
Registado: terça abr 03, 2007 3:49 pm

segunda mai 21, 2007 11:47 pm

Bem quando li o tópico e o que a tamarino escreveu entendi que seria um corrector no lugar onde se escreve tipo o word. Justamente para que palavras incorrectas pudessem ser corrigidas e não sermos nós a corrigi-las. Essa foi a ideia com que eu fiquei ao ler pela 1ª vez o tópico.

Não entendo porque acabam sempre por atirar à cara isto e aquilo uns aos outros, como se não tivessem telhados de vidro.

Francamente!!!!

Além de que mesmo escrevendo nem sempre a ideia do que queremos fica explicita e daí poder haver uma leitura errada do assunto. A mim acontece-me muitas vezes.

Boa noite
<u>Portem-se bem com os animais!!</u>
dinodane
Membro Veterano

segunda mai 21, 2007 11:52 pm

Não aconselho título nenhum, só acho que "aos administradores" é um título que não revela o teor do tópico, mas de facto a LuMaria tem razão, ninguém gosta de ver apontados os seus erros de português.

Cumprimentos para todos.
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”