Por isso mesmo...É que os Sportinguistas dizem ao treinador para BAZAR!!!Durga Escreveu:ActionGirl pois comigo passasse excatamente o contrário, tudo o que é verde a mim dá.me vomitos! Gostos nao se discutem.

Exactamente não se discutem mesmo, eu olho para um bife e não deixo de me lembrar do meu Sebastião, até me caem as lagrimas, mas isso sou eu que sou lamechas.Durga Escreveu:ActionGirl pois comigo passasse excatamente o contrário, tudo o que é verde a mim dá.me vomitos! Gostos nao se discutem.
Ok peço desculpa pela "agressividade". Mas entendi o "comentário" como fundamentalista. Se só gosta do bichinho de colo, então não vejo razão para ser vegetariana. Eu sou vegetariana porque gosto de todos os "bichinhos". Sim, os alimentos fornecem nutrientes e vitaminas e tudo mais, e sim a carne e o peixe dão-nos alguns desses nutrientes, mas não são só a carne e o peixe, os vegetarianos vão buscar esses nutrientes a outros alimentos.inescarmo Escreveu:kim_haha Escreveu:Primeiro não temos de ser vegetarianos, só somos se quisermos. E não, o organismo não precisa de TUDO. Os vegetais, acima de tudo não têm sistema nervoso central, não sentem dor nem nada...tenho 12 anos e sinceramente não sei porque é que temos de ser vegetarianos, o organismo precisa de TUDO. gosto muito de vegetais mas não deixo de comer carne ou peixe, eu sei que custa pensar que aquilo já foi um animal, mas nós precisamos de comer, daqui a pouco acha que comer vegetais é cruel porque são seres vivos... tudo o que nasce morre por isso o bichinho ia morrer algum dia, mas vale aproveitar enquanto é saudável...tudo o que nasce morre por isso o bichinho ia morrer algum dia, mas vale aproveitar enquanto é saudável..![]()
![]()
Alguem dise que tinhamos de ser vegetarianos? Eu disse que não sabia porque é que tinhamos de ser vegetarianos só porque gostamos do bicho no colo. E claro que não precisa de TUDO, TUDO, mas precisamos de nutrientes e, que eu saiba os alimentos fornecem nutrientes, incluindo a carne. Por isso, POR FAVOR, não leve tudo à letra.
[/code]Carta Aberta à SIC e à Visão a Propósito da
Reportagem "100% Vegetal"
Ex.mas Senhoras e Ex.mos Senhores:
Foi com enorme perplexidade que assistimos à reportagem especial da SIC e da Visão denominada "100% Vegetal". É incrível como se promove a ignorância e o receio sob a capa do jornalismo.
Começa por não se compreender porque motivo a reportagem ignorou por completo a principal razão para alguém ser estritamente vegetariano (vegano): o respeito pelos animais e a vontade de não contribuir para que estes sofram desnecessariamente. Como é possível falar de uma dieta estritamente vegetariana sem nunca abordar a sua principal motivação?
Para confundir mais o público, foram-nos apresentados os hábitos alimentares de uma família macrobiótica que nem sequer é vegetariana, muito menos estritamente vegetariana. Terá sido mesmo este o exemplo mais próximo do vegetarianismo estrito que conseguiram arranjar?
Outro erro de casting (ou talvez não) foi a doutora Isabel do Carmo, endocrinologista e nutricionista que, por acaso, também é uma confessa opositora da dieta vegetariana e não perde uma oportunidade para criticar este regime alimentar.
O mínimo que se poderia esperar seria a presença de um nutricionista com conhecimentos sobre dietas vegetarianas que fornecesse algumas indicações úteis para uma dieta vegetariana equilibrada, ao invés de uma nutricionista que pouco ou nada percebe de vegetarianismo e que não se viu sequer fornecer nenhuma indicação sobre nutrição.
Sendo o assunto tão enfadonho, a SIC achou por bem tornar a reportagem um pouco mais espectacular, dando destaque supremo a umas análises clínicas sem nenhum valor científico, afirmando que as ditas análises "provavam tudo" e que os resultados eram "significativos e surpreendentes". Infelizmente, a única coisa que aqui há de significativo e surpreendente é o sensacionalismo e a completa ausência de rigor jornalístico.
Por um lado, é evidente que as análises de uma única pessoa apenas dois meses após uma mudança radical de dieta não têm nenhum valor científico. Por outro lado, o sujeito da experiência não fez, nem de longe, um planeamento adequado da sua nova dieta e, por conseguinte, não pode ser tomado como exemplo para coisa nenhuma. Em contraponto, a grande maioria dos vegetarianos estritos são pessoas conscientes que fazem um planeamento cuidado da sua dieta, o qual lhes permite uma obter uma nutrição adequada.
Hoje em dia, é consensual que as dietas vegetarianas (incluindo o vegetarianismo estrito) bem planeadas são perfeitamente apropriadas a todas as fases da vida, apresentado inclusive diversas vantagens relativamente à dieta omnívora. Quem o diz são próprias associações de nutricionistas do Reino Unido, dos Estados Unidos e do Canadá, por exemplo.
Solicitamos à SIC e à Visão que reponham, com o mesmo destaque que foi dado a esta pseudo-reportagem, a verdade dos factos sobre a dieta vegetariana, com recurso a informações fidedignas e não a opiniões preconceituosas e mal informadas.
Gratos pela atenção dispensada, subscrevemo-nos.
Atenciosamente,
Sónia Pinto Vieira
P'la Direcção da Associação Pelos Animais
Native Escreveu:Eu tambem acho que a reportagem não abonou em nada o vegetarianismo e muito menos para quem sabe pouco sobre o assunto, apesar de referirem que nao tinha valor cientifico a imagem que passou nao foi boa...acho que o que se fez podia ter sido feito ao contrario e te-lo enchido exclusivamente de proteina animal e ao fim de 2 meses dizer que os niveis de qualquer coisa tinham subido ou descido ...
é que nao podia estar mais de acordo!TitvsLivivs Escreveu:Native Escreveu:Eu tambem acho que a reportagem não abonou em nada o vegetarianismo e muito menos para quem sabe pouco sobre o assunto, apesar de referirem que nao tinha valor cientifico a imagem que passou nao foi boa...acho que o que se fez podia ter sido feito ao contrario e te-lo enchido exclusivamente de proteina animal e ao fim de 2 meses dizer que os niveis de qualquer coisa tinham subido ou descido ...
Realmente isto é algo que é preciso ter em conta, a televisão já não nos permite criar as nossas próprias opiniões, em vez disso fabrica opiniões e tenta fazer com que os que estão lá em casa as engolam. A televisão é um meio que vende opiniões, e quem não consegue pensar e tirar as suas próprias conclusões, compra o produto.
Juli-miau Escreveu:é que nao podia estar mais de acordo!TitvsLivivs Escreveu:Native Escreveu:Eu tambem acho que a reportagem não abonou em nada o vegetarianismo e muito menos para quem sabe pouco sobre o assunto, apesar de referirem que nao tinha valor cientifico a imagem que passou nao foi boa...acho que o que se fez podia ter sido feito ao contrario e te-lo enchido exclusivamente de proteina animal e ao fim de 2 meses dizer que os niveis de qualquer coisa tinham subido ou descido ...
Realmente isto é algo que é preciso ter em conta, a televisão já não nos permite criar as nossas próprias opiniões, em vez disso fabrica opiniões e tenta fazer com que os que estão lá em casa as engolam. A televisão é um meio que vende opiniões, e quem não consegue pensar e tirar as suas próprias conclusões, compra o produto.![]()
se nao conhecem, recomendo um filme chamado 'super size me'
http://www.youtube.com/watch?v=7yrCGv9r ... re=related (um pequeno excerto) no qual um homem se alimenta em TODAS as refeiçoes com comida da Macdonalds...
TODOS sabem que faz mal... mas isto é uma parvoice de estudo... o homem fica em riso de enfarte se nao parar de comer e a experiencia termina... agora digam-me: nao acham que qualquer dos projectos dos media conduzem o nosso pensamento? existem milhares de americanos a comer tal como este homem saudavel na repotagem e duram uns...alguns anos...![]()
desta vez foi benefico, pois o dvd alerta para os maleficios de excesso de fritos e gorduras.. mas foi manipulado
só uma curiosidade... chegou ao ponto de mostrarem este dvd em escolas... no comment
Também não comes peixe?AcTiOnGiRl Escreveu:Estive a falar com o Nutricionista sobre o meu caso, eu quase nao como carne, pelo que lhe perguntei se deveria tomar suplementos.
Ele informou-me de que, dado que como os derivados, leite, queijo, yogurt, etc, não tenho com o que me preocupar.
Como peixegisaafp Escreveu:Também não comes peixe?AcTiOnGiRl Escreveu:Estive a falar com o Nutricionista sobre o meu caso, eu quase nao como carne, pelo que lhe perguntei se deveria tomar suplementos.
Ele informou-me de que, dado que como os derivados, leite, queijo, yogurt, etc, não tenho com o que me preocupar.
Eu não como carne nem peixe. Agora por questões de saúde penso em deixar também os laticínios, mas tenho ainda de me informar bem quais os alimentos que têm mais cálcio.