Nozes de saponária; alguém conhece?

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Responder
gisaafp
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2005 3:02 pm

segunda dez 01, 2008 8:34 am

Olá!
Estava a pensar comprar nozes de saponária para mim e para juntar às prendas de Natal, mas não conheço ninguém que tenha experimentado.
Li há dias um artigo numa revista que falava maravilhas destas nozes. Segundo o artigo, é possível usar estas nozes até mesmo na máquina de lavar roupa e de lavar loiça.
Gostava de ouvir outras opiniões antes de comprar.
Podem ler mais sobre estas nozes no site do centro vegetariano.
Imagem
franxdaniele
Membro Veterano
Registado: sexta dez 12, 2008 6:49 pm

terça dez 16, 2008 9:30 pm

Já experimentei estas nozes na máquina de lavar roupa e efectivamente lavam bem a roupa, mas regressei ao detergente pois as nozes deixavam um cheiro desagradável na roupa. Já me disseram entretanto que se se tirar as nozes de dentro do tambor (contidas numa rede ou num saquinho) a certa altura da lavagem (antes da parte em que entra água para remover o detergente) o cheiro desagradável não fica na roupa, mas como tenho máquina para carregar no botão de ligar e esquecer, nunca experimentei :D

Na máquina de lavar loiça nunca experimentei pois não tenho :)
Penso, no entanto, que valerá a pena experimentar. A tamperatura ideal é de 40º centígrados, permitindo libertar a saponina da casca das nozes.
Deve sair muito mais barato do que comprar detergente da loiça para máquina, e é bastante ecológico, além de apoiar as pessoas (na maioria mulheres) que trabalham na sua apanha e processamento.
http://www.campagneperglianimali.org/ga ... deshow.php

<strong>Os animais s&atilde;o meus amigos, e eu n&atilde;o como os cad&aacute;veres dos meus amigos</strong>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta dez 19, 2008 5:33 pm

Já experimentei quando vivia no Estados Unidos e gostei :wink: . Cá, nunca as vi à venda. Sabe dizer, por favor, onde as posso comprar?

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
franxdaniele
Membro Veterano
Registado: sexta dez 12, 2008 6:49 pm

sábado dez 20, 2008 12:06 am

Sei que estão à venda no site do centro vegetariano.
http://www.campagneperglianimali.org/ga ... deshow.php

<strong>Os animais s&atilde;o meus amigos, e eu n&atilde;o como os cad&aacute;veres dos meus amigos</strong>
gisaafp
Membro Veterano

sábado dez 20, 2008 5:58 pm

Sim, eu vou encomendá-las do site do centrovegetariano.
A Leo usou estas nozes em que situações? E relativamente ao cheiro que a franxdaniele refere, também tem essa ideia?
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado dez 20, 2008 6:22 pm

Boas.

Não usei na máquina de lavar roupa nem da loiça porque dava muito trabalho em ter que estar com atenção permanente para na altura de enxaguar, ter que retirar o saquito...

Usava para lavar os cães, o carro, na limpeza da casa e lavar a loiça á mão.
Também colocava um saquito dentro do tanque da sanita :wink:

O cheiro sempre me pareceu neutro com um toque a "humidade" (aquele cheiro característico dos cogumelos mas, como era para limpezas e depois dissipava logo, nunca deixou odores desagradáveis :wink:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
gisaafp
Membro Veterano

terça jan 27, 2009 12:02 am

Lá me decidi e encomendei 100g de nozes. Com a encomenda ainda veio de oferta mais uma pequena porção.
Este fim-de-semana vou fazer o detergente com cheiro a hortelã ou alecrim, que tenho aqui no jardim.
Para usar na máquina ainda tenho de ver como se faz e tamém quero comprar essencia.
Leonilde, é sempre preciso retirar as nozes na máquina antes de começar a enxaguar? E no caso na máquina de lavar roupa tem de ser antes da centrifugação? E se não tirar que acontece? Neste ponto tenho também algumas dúvidas.
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”