Pedido de esclarecimento

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Responder
nuxa42
Registado: segunda mai 11, 2009 10:34 pm

terça mai 12, 2009 2:20 pm

Olá a todos que lerem estas minhas simples palavras.

O assunto que me leva a escrever neste topico é o seguinte:
Sou de Évora e tenho uma filha de 14 anos, que comunga comigo a defesa dos animais e da natureza. Acontece que dia 17 deste mes de Maio vai acontecer uma tourada na Arena desta mesma cidade.
Ela com mais um grupo de amigos querem ir para o local, fazer um pequeno protesto contra o evento, vestidos de preto (luto) com cartazes onde se pode ler o slogan "TORTURA NÂO È CULTURA".

Na democracia em que vivemos eles podem fazer isto?
Será que não há penalização para os miudos, quer da parte dos organizadores da tourada quer dos agentes de segurança publica?

Necessito de um esclarecimento de membros entendidos no assunto, por favor.

Grata pela vossa atenção
Última edição por nuxa42 em quarta mai 13, 2009 9:44 pm, editado 1 vez no total.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça mai 12, 2009 7:04 pm

Não sou entendida, mas se o protesto for pacífico, moderado, sem ofensas ou apupos aos que vão assistir à tourada, sem perturbarem o decorrer do evento e sem as fantochadas a que certos grupos já se prestaram, não vejo porque não. :wink:
Numa sociedade democrática e de direito todos temos o direito de nos manifestarmos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta mai 13, 2009 12:13 pm

Eu não estou certa do que vou dizer, mas acho que é necessário solicitar autorização para qualquer tipo de manifestação sob pena de ir tudo dentro ou obrigados a dispersar. Porque não coloca a questão numa esquadra de Policia? Eles sabem indicar. :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Native
Membro Veterano
Registado: sexta dez 21, 2007 6:33 pm

quarta mai 13, 2009 1:16 pm

Se for legal, julgo que depois o segundo problema será se os miúdos têm capacidade para levarem umas bocas menos agradáveis e ficar serenos não ligando ás provocações que vão ouvir certamente...é que se perdem a postura perdem a razão ;)
"<strong>Aquele que te entret&eacute;m com os defeitos dos outros, entret&eacute;m os outros com os teus.</strong>"
( Denis Diderot )

http://www.almargem.org/
http://www.viaalgarviana.org/
http://www.youtube.com/watch?v=0Y8hQBdJaVo
nuxa42

quarta mai 13, 2009 8:56 pm

dinodane Escreveu:Não sou entendida, mas se o protesto for pacífico, moderado, sem ofensas ou apupos aos que vão assistir à tourada, sem perturbarem o decorrer do evento e sem as fantochadas a que certos grupos já se prestaram, não vejo porque não. :wink:
Numa sociedade democrática e de direito todos temos o direito de nos manifestarmos.
Obrigado dinodane pela informação.
Última edição por nuxa42 em quarta mai 13, 2009 9:00 pm, editado 1 vez no total.
nuxa42

quarta mai 13, 2009 8:59 pm

LuMaria Escreveu:Eu não estou certa do que vou dizer, mas acho que é necessário solicitar autorização para qualquer tipo de manifestação sob pena de ir tudo dentro ou obrigados a dispersar. Porque não coloca a questão numa esquadra de Policia? Eles sabem indicar. :wink:

Obrigado LuMaria pela informação
nuxa42

quarta mai 13, 2009 9:03 pm

Native Escreveu:Se for legal, julgo que depois o segundo problema será se os miúdos têm capacidade para levarem umas bocas menos agradáveis e ficar serenos não ligando ás provocações que vão ouvir certamente...é que se perdem a postura perdem a razão ;)
Obrigado Native pela informação
LuMaria
Membro Veterano

quinta mai 14, 2009 1:05 pm

:D Depois esclareça-nos! É que estamos todos na duvida!
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
nuxa42

quarta mai 20, 2009 1:43 pm

Queridos membros

Depois de muito solicitar esclarecimento às várias entidades que me ocorriam no momento, ou seja Policia de Segurança Publica, Gnr, Assembleia da Republica, Partido dos Verdes, Ministério da Administração Interna, obtendo resposta ou reencaminhamento de todas elas.
Fiquei a saber que, para se organizar um protesto temos de nos dirigir ao governo Civil do Distrito e avisar o mesmo com documento escrito assinado por 3 pessoas, da realização do mesmo.
Deixo aqui a resposta que o Governo Civil de Évora me enviou, 6ª feira (15/5/2009) da parte da tarde, ou seja, tarde demais para legalizar o evento pretendido.

Ex.ma Senhora
D.Joana Lopes

Em resposta à Vossa pretensão no sentido de organizarem um protesto, no próximo dia 17, junto à Arena D’Evora, informo V.Ex.ª de que, nos termos do Decreto-Lei nº406/74, de 29 de Agosto, o aviso, para o efeito, deverá ser assinado por três dos promotores, devidamente identificados pelo nome, profissão e morada ou tratando-se de Associações, pelas respectivas direcções, com a indicação do local, da hora e do objecto da reunião e formalizado nos termos do artº 2º do referido Decreto-Lei.

Informo V.Exª de que o espectáculo tauromáquico que irá ter lugar no dia 17.05.2009, na Arena D’Évora está devidamente autorizado pelas entidades competentes.

Recebi ainda da Policia uma outra resposta que tambem me esclareceu quanto à antecedencia minima do dito documento escrito, que foi o seguinte:

Ex.ª Senhora Joana Lopes

Relativamente ao v/e-mail de 13 de Maio de 2009, encarrega-me o Ex.m.º Senhor Comandante Distrital da PSP de Évora de informar V. Ex.ª do seguinte:

As manifestações têm o seu regime legal, entre outros, na Portaria n.º 584/74, de 11 de Setembro, e deverão cumprir o que se encontra estipulado no seu art.º 2.º, n.º 1 «As pessoas ou entidades que pretendam realizar reuniões, comicíos, manifestações ou desfiles em lugares públicos ou abertos ao público deverão avisar por escrito e com a antecedência miníma de 2 dias úteis o governador civil do Distrito (...»

Deixo 3 link's, dois deles onde se pode ler a legislação e um outro do tipo de documento que se tem de preencher para entregar no Governo ivil do Distrito

Por razões obvias os miudos não puderam realizar o protesto a que se propunham, num País que se intitula de Democrático, mas onde a burocracia impera.
Ficará, então legal, para uma próxima
LuMaria
Membro Veterano

quarta mai 20, 2009 5:59 pm

Infelizmente terão muitos "espectáculos" para se manifestarem. Só perderam este.

Desde já obrigada pelo esclarecimento! :wink:
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”