Receitas de Culinária da Arca - Tudo tintim por tintim!(Índice-Pág.1)

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta fev 08, 2006 9:48 am

Que bom Rita, por este andar vou ter de mandar alargar as portas de casa :? :roll: 8) :p
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
XenaBastet
Membro Veterano
Registado: terça set 14, 2004 4:16 pm

quarta fev 08, 2006 11:33 am

Ora vamos lá a uma k não deve ser invensão minha mas já nem me lembro de onde tirei a ideia. Ma é super rapida e super boa e não engorda por aí além (ontem o além afectou-me :lol: ) Sorry não resisti :oops:

Peixe à moda da Ana kd tem visitas (e kd não tem), não tem nada preparado mas ker continuar na conversa.

Ingredientes:
Peixe ultra congelado, de preferencia sem espinhas
Cebola
Alho
Tomate (facultativo)
Batatas
Sal, pimenta, nós moscada qb
Azeite

Corta-se a cebola às rodelas ou meias luas finas, pica-se o alho fino. Faz-se uma cama com as cebolas, ou melhor, eu forro mesmo o tabuleiro com cebola, polvilha-se o alho e colocam-se as postas de peixe por cima, podem estar congeladas). As batatas uso das medias e dp de descascadas, corto-as em gomos. Coloco-as dp no tabuleiro à volta do peixe. Coloco mais cebola e alho por cima de td, tendo o cuidado de ser mais gerenosa em cima do peixe e p/ kem optar pelo tomate, é agora k se coloca crotado às rodelas ou meias luas finas. Rego com um bom azeite e tempero com sal, pimenta e nós moscada. Vai ao forno e já tá. Geralmente não é preciso acrescentar água pk o peixe vai congelado.

Acompanhado com uma boa salada e um vinho verde faz um brilharete.
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

quarta fev 08, 2006 12:02 pm

Xuga
É light não viste? :?:
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
shakirinha
Registado: segunda abr 11, 2005 4:16 pm

quarta fev 08, 2006 2:21 pm

Vamos lá ver se com estas ajudas todas eu engordo..... :lol:
XenaBastet
Membro Veterano

quarta fev 08, 2006 2:23 pm

É... lá vem a Shakirinha meter inveja... a malta come uma sandochita e vai directa p/ as ancas e ela pode comer o k quiser k não engorda nem uma grama :?

:lol: ;)
shakirinha
Registado: segunda abr 11, 2005 4:16 pm

quarta fev 08, 2006 5:04 pm

Xena, lá isso é verdade posso comer até rebentar que não engordo, mas não penses que isso é muito bom... nem tudo é vantagens... :oops:
ulisseia
Membro Veterano
Registado: quinta nov 17, 2005 3:37 pm

quarta fev 08, 2006 10:43 pm

Caras e caros Foristas,

Como é que não vi este tópico antes??? E eu que gosto tanto de cozinhar ...e de comer !!!!

Vou já deixar umas receitas - vegetarianas é claro, pois á em casa não se come carne! Mas comemos doces (muitos!!!) por isso não me vou esquecer da sobremesa.

Para começar:

[b]MAÇÃS E BATATAS EM CAMADAS NO FORNO[/b]

Ingredientes:

- 2 batatas grandes
- 3 maçãs verdes
- 1 cebola média
- queijo ralado a gosto
- 1 pacote de natas
- Uma pitada de noz moscada e outra de pimenta

[b]Como se faz: (nada mais fácil)[/b]

1 - Corte as batatas e as cebolas em rodelas finas. Corte as maçãs aos quartos e depois também em fatias finas.

2 - Num prato de ir ao forno faça camadas de batatas, maçãs e cebola (por esta ordem), terminando com batatas. Polvilhe com o queijo ralado, cubra com as natas. Tempere com pimenta e noz moscada.

3 - Vai ao forno até alourar, (mais ou menos 45 m).

É uma receita fácil e é óptima como acompanhamento de vários pratos. Safa sempre que aparecem convivas inesperados para o jantar, e também faz as vezes de prato principal quando se quer uma refeição mais ligeira. Podem aumentar a dose e proporções dos ingredientes sem dano. A olhómetro corre tudo bem.

ulisseia
ulisseia
Membro Veterano

quarta fev 08, 2006 11:17 pm

Bem, agora ninguém me pára!!! ;)

Bem, esta receita é mais uma que retiramos da cartola por artes mágicas quando temos alguém inesperado para almoçar/ jantar.

Praticamente já todos os nossos amigos provaram e repetiram!! :lol:

Não tem nome, mas vou baptizá-la agora. Que tal

[/img]PASTA PARA QUEM TEM PRESSA :lol:

Ingredientes: (dá para cerca de 4 pessoas)

1 pacote de tortelloni ( eu compro do modelo, encontra-se na secção das massas)
1 pacote pequeno de polpa de tomate
1 pacote de natas
1 lata de cogumelos
1 cebola média
2 dentes de alho
1 pinguita de vinho branco
sal, pimenta, oregãos e coentros qb
azeite e uma folha de louro

Então é assim:

Enquanto a massa coze, coloca-se numa frigideira grande o azeite, a cebola e o alho picados e a folha de louro e deixa-se a cebola refogar um pouquinho. Convém que ela não fique crua.
A seguir, sempre em lume brando, coloca-se os cogumelos e deixa-se ficar um pouquinho. Junta-se a polpa de tomate, a pitada de vinho branco e tempera-se com o sal, pimenta e ervas aromáticas.
Vai-se mexendo. Por fim juntam-se as natas, envolve-se tudo e rectifica-se os temperos. Escorre-se a massa e juntamos os tortelloni à frigideira para que adquira um pouco aqueles sabores.

Não demora mais do que 15 minutos. É fácil e económico.
Em conjunto com uma salada satisfaz qualquer um que goste de pasta!
Garantido! ;)

;) ulisseia
ulisseia
Membro Veterano

quarta fev 08, 2006 11:36 pm

Não resisto. Aqui vai outra que o meu "homem" está sempre a insistir para fazer! De tal modo que por vezes já tenho tofu a sair das orelhas!!!

Em primeiro lugar o tofu encontra-se em lojas como a Celeiro. Custa cerca de 5 euros o kg, e para quem não conhece tem o aspecto de uma barra branca. Por si só não tem muito sabor, pois mais parece em termos de sabor e textura com queijo fresco.
Mas é uma opção saudável, saborosa (depois de confeccionado), e muito polivalente.

TOFU GRELHADO COM ARROZ BRANCO E FEIJÃO À BRASILEIRA

Ingredientes:

1 pacote de tofu
Sumo de limão, sal e pimenta qb
Arroz qb
1 lata de feijão preto
1 cebola grande
2 dentes de alho
azeite e culinesse qb
salsa

- Para o tofu:
Tire a barra de tofu da embalagem. Corte às fatias conforme a grossura desejada. Tempere as fatias com sal e pimenta, e se gostar com um pouco de alho em pó. Cerca de 1 hora antes deixe-as repousar em sumo de limão.
Ponha um pouquinho de manteiga (ou Vaqueiro Culinesse) no grelhador e grelhe as fatias.

- Para uma versão simples de Feijão à brasileira:

Pique a cebola e o alho e refogue os mesmos numa frigideira com azeite.
Junte o feijão preto. Após alguns momentos junte umas pedrinhas de sal.
Deixe fazer e vá mexendo, mas com cuidado para o feijão não se desfazer todo.
Quando estiver pronto polvilhe com salsa picada a gosto.

Sirva as fatias de tofu grelhado e o feijão com arroz branco.

;) ulisseia
ulisseia
Membro Veterano

quarta fev 08, 2006 11:54 pm

Finalmente, como prometido, a sobremesa!

Cá em casa cozinhamos porque gostamos, e também porque é óptimo para descontrair. É quase um ritual fazer um bolo todos os fins de semana.

E, com receitas destas, já não estranhamos termos visitas no dia do bolo!!!
Esta receita encontrámos num site (gastronomias.com) e é óptimo. Aqui vai:

BOLO DE CAMADAS COM CHOCOLATE

Ingredientes:
- 200 gr de chocolate para culinária
- 200 gr de açucar
- 5 ovos
- 200 gr de manteiga
- 250 gr de farinha de trigo
- 1 dl de natas
- 1 colher de sobremesa de fermento em pó

Para o recheio:
- 2,5 dl de natas
- 300 gr de chocolate para culinária picado

O BOLO:
Derreta o chocolate em banho-maria juntamente com as natas até formar um creme liso.
Retire do lume e reserve.
Bata a manteiga com o açucar, adicione o chocolate derretido aos poucos.
Junte as gemas, uma a uma, batendo bem entre cada adição.
Adicione a farinha misturada com o fermento misturando bem.
Bata as claras em castelo firme e envolva bem, sem bater, ao preparado.
Deite a massa numa forma redonda, untada com manteiga e polvilhada de farinha.
Leve a cozer em forno quente (170º) cerca de mais ou menos 50m, mas convém verificar se está cozido.
Retire do forno e deixe arrefecer.

Normalmente, eu fico-me por aqui, e só o bolo é maravilhosamente apetitoso, mas para quem quiser seguir a receita à letra e fazer com recheio, aqui vai a receita:

RECHEIO:
Junte os 2 ingredientes e leve ao lume em banho-maria mexendo sempre.
Retire do lume e deixe arrefecer um pouco.
Corte o bolo em 3 rodelas.
Coloque uma das partes do bolo num prato de serviço.
Barre com o recheio, sobreponha a outra parte e repita a operação anterior.
Finalize com a outra parte do bolo e cubra todo o bolo com o recheio.
Decore com raspas de chocolate. Sirva fresco.

;) ulisseia
havana
Membro Veterano
Registado: quinta jun 30, 2005 6:48 pm

quinta fev 09, 2006 9:41 am

Bem a Lu é que vai gostar destas receitas vegetarianas. ;)
XenaBastet
Membro Veterano

quinta fev 09, 2006 12:52 pm

Ora vamos lá tb a uma receita vegetariana k eu inventei.

Massa vegetariana... tenho um jeitinho p/ inventar nomes de comida :o

Fushili de cores (dakela massa torcidinha)
1 embalagem de soja picada (à venda nos supermercados)
1 lata de cogumelos laminados
1 pacote de natas
cebola
alho
1 cubo knorr
1 embalagem de polpa de tomate
sal e pimenta qb
oregãos

Coze-se a massa e escorre-se. Pica-se a cebola e o alho, deixa-se aloirar, coloca-se a polpa de tomate e o cubo knorr. Apura um poukinho e deita-se a soja. Se tiver pouco molho, deitar um pouco de agua ou vinho branco. Adicionar os cogumelos. Temperar com sal e pimenta. Kd estiver kuase pronto, adicionam-se as natas, mexe-se e dp os oregão. Por fim, coloca-se a massa dentro do preparado e envolve-se tudo. Coloca-se numa travessa e forno com td. Mas só um poukinho, senão seca. Isto polvilhado com queijo fica excelente.

Se for p/ fazer bolunhesa, em vez de fushili, coze-se esparguete. E no preparado não se colocam as natas nem se envolve tudo.

P/ kem ainda não se habituou à soja, pode fazer, meio meio. Metade soja, metade carne e pode ser adicionado td na mesma altura pk mal se nota a diferença.
havana
Membro Veterano
Registado: quinta jun 30, 2005 6:48 pm

sexta fev 10, 2006 11:28 am

Só hoje me lembrei do meu bacalhau, dá um pouco de trabalho mas é muito fácil e fica muito bom.

Cá vai o bacalhau à minha moda

Ingredientes:

- Postas de bacalhau
- Cebola
- Batatas
- Azeite
- Ovos

Mete-se o bacalhau a cozer num tacho, noutro tacho mete-se a cozer as batatas já cortadas aos cubos pequenos, e num terceiro mete-se os ovos a cozer.
Depois de tudo cozido e ainda quente desfia-se o bacalhau.
Num pirex põe-se a cebola crua cortada às rodelas finas, depois rega-se com bastante azeite a cebola, mete-se as batatas já cozidas aos cubos, depois mete-se o bacalhau desfiado e por cima outra vez mais batatas, de seguida mete-se mais um pouco de azeite e por cima disto tudo mete-se os ovos cortados às rodelas.
Oh despois vai ao micro ondas 30 minutos tapado, porque o micro ondas seca muito a comida, ou então ao forno destapado mas mais tempo, 45 minutos ou 1 hora.
Bom apeititi.
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

sexta fev 10, 2006 11:58 pm

Mousse de Bolacha

Ingredientes:

açúcar: 380 gr

bolacha Maria: 200 gr

limão (raspas): 1

ovos: 4

Preparação:
Desfaça as bolachas até ficarem em pó. Leve o acúcar ao lume com uma pinga de água não deixando criar qualquer ponto de acúcar. Misture seguida, a bolacha ralada e deixe ferver. Retire do lume, mexa bem e, misture as gemas, mexendo sempre. Leve ao lume para incorporar e retire rapidamente. Entretanto bata as claras em castelo. Já fora do lume, adicione ao preparado, a raspa da casca de limão e as claras em castelo
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
inescarmo
Membro Veterano
Registado: sábado mai 07, 2005 10:30 am
Localização: Peixes de água quente, um conure (Kalu) e uma gata(Betty)

sábado fev 11, 2006 11:09 am

Olhem, qundo eu for a algum almoço de convívio, eu levo uma pistola e mato quem não troxer Tudo o que tá aqui p'ra eu provar!!!!!! :p :p :p :p :p :p

Zahira, não vens ao chat á muito tempo!
Tou a ficar com inveja da Trucas!!!
;) ;) ;) :p :D ;)
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”