Receitas de NATAL!!

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Gallaecia
Membro Veterano
Registado: segunda out 11, 2010 9:08 pm

sexta dez 17, 2010 7:08 pm

Bondage2010 Escreveu:
Gallaecia Escreveu:quem gosta de pão de ló de ovar??? 8)
Viste agora mesmo a feira de artesanato na tv com montes deles...tambem fiquei a babar :)
ehehe por acaso não.... ainda nem liguei a tv, cheguei agora mesmo!!!

em que canal deu???
<p><strong>Remember this - very little is needed to make a happy life...</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
<p><strong>Marcus Aurelius</strong></p>
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

sexta dez 17, 2010 7:12 pm

LOL não sei...estava a zapar e parei quando vi bolosv8) ...depois começaram a mostrar bonecas de trapos e segui o meu zapinggg
Gallaecia
Membro Veterano

sexta dez 17, 2010 7:21 pm

Bondage2010 Escreveu:LOL não sei...estava a zapar e parei quando vi bolosv8) ...depois começaram a mostrar bonecas de trapos e segui o meu zapinggg

:lol: :lol: :lol: :lol: ai que mitra... no sofá... dolce vita!!!
<p><strong>Remember this - very little is needed to make a happy life...</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

sexta dez 17, 2010 8:55 pm

Concorde (do qual o "melhor bolo de chocolate do mundo" foi copiado, mas mal)

Merengues

200 gramas de açucar de confiteiro (icing sugar)

3 colheres de sopa de cacau em pó

4 claras de ovo à temperatura ambiente

100 gramas de açucar granulado

Aquecer o forno a 120º. Arranjar 3 folhas de papel vegetal e desenhar circulos do tamanho de um prato. Um saco de pasteleiro com um bico de 1,5 cm.

Peneirar o açucar de confiteiro com o cacau. bater as claras em castelo. Adicionar metade do açucar granulado e continuar a bater. Quando fizerem picos, adicionar o açucar restante e por a batedeira no minimo durante mais 1 minuto.

Com uma espátula de borracha envolver a mistura de açucar de confiteiro e cacau nas claras até estar completamente misturado.

Por 2/3 da mistura no saco de pateleiro, e deitar em espiral, a começar no centro, nos circulos de papel vegetal. No fim, com uma espátula, tapar os buracos e alisar os discos se necessário.

Com a restante mistura fazer tiras longas no papel vegetal, ao lado dos discos.

Levar os discos ao forno em 3 tabuleiros, um no terço inferior, um no meio e um em cima, durante 1h30m a 2 horas, com a porta do forno entreaberta (uma colher de pau no cimo da porta para a manter aberta chega). Trocar as posições dos discos de merengue (rodar e mudar de posição no forno 3 vezes durante a cozedura). Quando estiverem cozidos, desligar e fechar o forno e deixar secar 2 horas. (aguentam 2 semanas fechados numa caixa de plástico no frigorifico, portanto podem fazer-se com antecedência).

Mousse de Chocolate

250g de chocolate amargo de cozinha

250g de manteiga sem sal à temperatura ambiente

6 claras de ovo à temperatura ambiente

1 colher de sopa de açucar

3 gemas de ovo

Derreter o chocolate em banho maria e deixar arrefecer até aos 45º. Bater a menteiga com a batedeira até ser um creme, e juntar o chocolate derretido em 3 vezes, continuando a bater, até estar bem misturado. Por a mistura numa tigela grande lavar bem a batedeira e a tigela e bater as clara em até começarem a fazer picos, adicionar o açucar e continuar a bater até fazerem picos duros. Adicionar as gemas e bater mais 30 segundos (se vos fizer confusão as gemas cruas podem ser adicionadas ao chocolate derretido, mas como vai ao congelador não vale a pena).
Com uma espátula de borracha adicionar as claras à mistura de chocolate, 1/3 de cada vez, e envolver (a mousse usa-se imediatamente).

Montagem

Pôr um disco de merengue no fundo, cobrir com metade da mousse, pôr o segundo disco, cobrir com metade da mousse restante, tapar com o terceiro disco com a parte lisa virada para cima e usar a restante mousse para cobrir o cimo e os lados. Levar ao congelador durante 2 horas.

Depois de tirar do congelador usar as tiras de merengue cortadas para decorar os lados e o cimo (assim a parecer um ouriço caxeiro, se já estiver muito congelado, derreter a mousse um bocadinho com um secador para as tiras colarem). Congelar mais duas horas, depois tapar e voltar a congelar durante a noite.

Tirar do congelador 3 horas antes de servir.

Eu sei que parece um trabalhão (é mais a demora do que o trabalho), mas vale mesmo a pena...
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

sexta dez 17, 2010 9:05 pm

Realmente, apesar de dar algum trabalho, este Bolo Concorde deve ser delicioso. :wink:
Em relação ao Melhor Bolo de Chocolate do Mundo, gosto imenso e já tinha visto uma entrevista com o autor, em que explicava que a receita resultou após uma tentativa para fazer um igual a um que provou numa pastelaria em Paris.
Sei que um dos truques e que dá um sabor especial a este bolo é o chocolate da marca Valrhona, um bocado carote. mas muito bom.
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
ziggy
Membro Veterano

sexta dez 17, 2010 9:21 pm

Funciona bem com chocolate de cozinha de boa qualidade, não precisa do Varhona gastronomie. Esta é a receita do Pierre Hermé.
marijonscp
Membro Veterano

sexta dez 17, 2010 9:27 pm

ziggy Escreveu:Funciona bem com chocolate de cozinha de boa qualidade, não precisa do Varhona gastronomie. Esta é a receita do Pierre Hermé.
O Valrhona é utilizado no Melhor Bolo de Chocolate do Mundo, por isso o referi. :wink:
Já copiei esta receita para experimentar fazer quando tiver mais tempo disponível, obrigada Ziggy. Já agora, o bolo fica muito mole depois de descongelado ou fica meio durinho?
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
ziggy
Membro Veterano

sexta dez 17, 2010 9:39 pm

Fica duro, corta-se à fatia. A receita do Pierre Hermé também usa o Valrhona, mas não sei se é fácil encontrar em portugal (em inglaterra o waitrose geralmente tem). Eu faço às vezes para as vendas de bolos da escola, e para esses compro outro chocolate mais barato, e é sempre o primeiro bolo a desaparecer. Fica muito bom na mesma, e é preciso ser um apreciador de chocolate para realmente achar uma grande diferença. É a mesma coisa com o cacau que se usa para os merengues (e aí o Valrhona não é de longe o melhor, mas com tão pouca quantidade...)
marijonscp
Membro Veterano

sexta dez 17, 2010 9:47 pm

ziggy Escreveu:Fica duro, corta-se à fatia. A receita do Pierre Hermé também usa o Valrhona, mas não sei se é fácil encontrar em portugal (em inglaterra o waitrose geralmente tem). Eu faço às vezes para as vendas de bolos da escola, e para esses compro outro chocolate mais barato, e é sempre o primeiro bolo a desaparecer. Fica muito bom na mesma, e é preciso ser um apreciador de chocolate para realmente achar uma grande diferença. É a mesma coisa com o cacau que se usa para os merengues (e aí o Valrhona não é de longe o melhor, mas com tão pouca quantidade...)
Imagino mesmo que seja o primeiro a desaparecer. :D
O Valrhona é difícil de encontrar em Portugal e das duas vezes que o utilizei foi uma colega que arranjou numa loja gourmet, mas já ouvi dizer que no supermercado do El Corte Ingles também vendem.
ziggy
Membro Veterano

sexta dez 17, 2010 9:51 pm

Eu gosto muito do Callebaut, mas também não é nada barato, e não sei se é mais fácil de encontrar em Portugal que o Valrhona.
marijonscp
Membro Veterano

sexta dez 17, 2010 10:13 pm

ziggy Escreveu:Eu gosto muito do Callebaut, mas também não é nada barato, e não sei se é mais fácil de encontrar em Portugal que o Valrhona.
Não conheço, mas hei-de ver se o encontro. :wink:
BrownEye
Membro Veterano
Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm

sábado dez 18, 2010 3:25 pm

:oops: não consigo comer nada com chocolate, só mesmo com um sabor muito fraquinho, quase sem sabor a chocolate...lá passa...

Ando a fazer o meu menu de Natal deste ano com base nas vossas receitas saborosas, vou tirar fotos à mesa posta e depois mostro, se alguma coisa der errada a culpa é vossa! :lol: :lol: :lol:
Receitas de bacalhau, nada????
Gallaecia
Membro Veterano

sábado dez 18, 2010 4:32 pm

BrownEye Escreveu::oops: não consigo comer nada com chocolate, só mesmo com um sabor muito fraquinho, quase sem sabor a chocolate...lá passa...

Ando a fazer o meu menu de Natal deste ano com base nas vossas receitas saborosas, vou tirar fotos à mesa posta e depois mostro, se alguma coisa der errada a culpa é vossa! :lol: :lol: :lol:

:lol: :lol:
</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado dez 18, 2010 6:49 pm

Your wish is my command...

Bacalhau no forno com espinafres

Parte 1:
Compra-se um pacote de puré de batata congelado do Pingo Doce (um génio, o gajo que inventou isto...). Põe-se num tacho com uima colher de manteiga, pimenta e noz moscada a gosto e o leite necessário para preparar o puré. Reservar.
Parte 2:
Tem-se bacalhau cozido que se separa em lascas. é preciso uma cebola grande ou duas que vão numa frigideira com dentes de alho e muito azeite ao lume. Junta-se as lascas de bacalhau e reserva-se.
Parte 3:
Cozem-se espinafres frescos ou congelados e escorre-se muito bem. Numa frigideira aloura uns dentes de alhos esmagalhados em azeite e junta-se os espinafres e uma colher de farinha. Junta-se leite para fazer uma espécie de esparregado. Temperar com sal e pimenta e reservar.
Parte 4:
Comprar um pacote de meio litro de molho bechamel, qualquer marca serve.

Pega-se num pirex que dê para ir à mesa tb e dispõe-se no fundo o puré de batata, o bacalhau no meio e os espinafres por cima. Cobre-se tudo com molho bechamel e leva-se ao forno para gratinar.

Muita bom. :)

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado dez 18, 2010 6:50 pm

Gallaecia Escreveu:
BrownEye Escreveu::oops: não consigo comer nada com chocolate, só mesmo com um sabor muito fraquinho, quase sem sabor a chocolate...lá passa...

:lol: :lol:
Se der errado é azelhice tua. :D

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Outros Tópicos”