O Vicio do Tabaco

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo abr 17, 2011 1:11 pm

cockinhas Escreveu:Fumo porque gosto mas como consigo fumar o nº de cigarros que decido, sem entrar em stress por aí além, vou sempre adiando a decisão de deixar de vez. Tanto posso estar dois dias sem fumar como fumar um maço de seguida.

E não vos acontece o cigarro saber mal e, em vez de o apagarem, persistirem?

Ó Chimarrita, então o tabaco causa uma dependência mais forte que a heroína? :)
O que tenho lido é que é equivalente, ou seja, das dependências mais difíceis de combater.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo abr 17, 2011 2:14 pm

cockinhas Escreveu:Fumo porque gosto mas como consigo fumar o nº de cigarros que decido, sem entrar em stress por aí além, vou sempre adiando a decisão de deixar de vez. Tanto posso estar dois dias sem fumar como fumar um maço de seguida.

Tal como há pessoas que não ficam "agarradas" à heroína ou a droga alguma, também há quem controle o consumo do tabaco sem chegar a criar grande dependência. Mas a maioria das pessoas que fumam sofre de elevada dependência, e esta torna-se mais forte do que a causada pela heroína pelos motivos que já expus. Acho que falamos da gravidade da dependência, não dos sintomas de privação...
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

domingo abr 17, 2011 3:31 pm

Chamarrita Escreveu: Tal como há pessoas que não ficam "agarradas" à heroína ou a droga alguma, também há quem controle o consumo do tabaco sem chegar a criar grande dependência. Mas a maioria das pessoas que fumam sofre de elevada dependência, e esta torna-se mais forte do que a causada pela heroína pelos motivos que já expus. Acho que falamos da gravidade da dependência, não dos sintomas de privação...
Diz bem, para não se ficar dependente, só controlando as quantidades da substância em causa.
Quando se fala de dependência psicológica entra-se num campo não mensurável, o que torna todas as afirmações difíceis de rebater mas, ao nível da dependência física (sintomas de privação) não há comparação possível entre heroína e nicotina.
As pessoas que não ficam "agarradas" à heroína são aquelas cujo organismo não foi exposto à substância tempo suficiente. Depois disso acontecer a única forma de não se ficar dependente é ultrapassar com sucesso a fase dos sintomas de privação. Aí sim, entra a parte psicológica.
Mas eu percebi o que quis dizer e achei tanta piada à comparação com o açúcar que resolvi brincar. :D
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo abr 17, 2011 3:49 pm

O açúcar são outros quinhentos... ;) Pela dependência e problemas que causa, devia ser incluído nas drogas duras! :twisted:
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

domingo abr 17, 2011 3:55 pm

Chamarrita Escreveu:O açúcar são outros quinhentos... ;) Pela dependência e problemas que causa, devia ser incluído nas drogas duras! :twisted:
Sem esquecer o chocolate e o leite condensado :lol:
Chamarrita
Membro Veterano

domingo abr 17, 2011 3:57 pm

Mas apenas porque contêm açúcar! :lol:
Arguida
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

segunda abr 18, 2011 12:51 am

Tassebem Escreveu:

O que tenho lido é que é equivalente, ou seja, das dependências mais difíceis de combater.
Cockinhas não é que é mesmo verdade!!! :o :o :o Quando andei na consulta de tabagismo deram-me uns folhetos em que dizia exactamente isso e a própria médica também o disse.

Não sei se ainda os tenho cá em casa mas, se tiver, ponho aqui para verem. Fiquei em estado de choque mas é mesmo verdade. :o :o
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda abr 18, 2011 12:46 pm

Bom...

A dependência psicológica do tabaco é muito forte, não há dúvida nenhuma.
Mas na verdade poucos de nós não deixarão o tabaco se apanharmos um susto (refiro-me a um problema de saúde).
Os fumadores não vivem a sua vida em função do tabaco, ao contrário dos heroinómanos. A heroína substitui virtualmente TUDO na vida de uma pessoa: família, amigos, amor, trabalho, vida social, conforto, casa, posses. A dependência física e os sintomas de abstinência não têm comparação com o tabaco. A decadência física causada pelo uso continuado da heroína não tem paralelo, excepto talvez com o consumo de metanfetaminas que felizmente ainda não tem expressão em Portugal.
Nenhum fumador se sente compelido a roubar, a trafulhar o próximo, a maltratar família e amigos para satisfazer o vício. O heroinómano vê a sua vida destruída pela substância, o seu corpo arruinado, a sua saúde um farrapo e ainda assim não deixa essa vida.
Enquanto muita gente consegue ser um fumador social, ninguém consegue manter o uso da heroína como recreação durante muito tempo. O que começa como um consumo ocasional num dia de festa, passa a ser um consumo de fim do mês, passa depois a ser um hábito de fim de semana e muito rápidamente passa a consumo diário, é das drogas que mais depressa criam dependência física, e os sintomas dessa dependência incapacitam realmente a pessoa.

Todos os vícios causam dependência psicológica, quer estejamos a falar do tabaco, do jogo, do álcool, ou da heroína, ou não seriam chamados "vícios". Mas afirmar que o vício do tabaco é mais difícil de largar do que o da heroína... não concordo, só se for pelo facto de ser socialmente aceite (cada vez menos) e presente em todo o lado ao passo que o consumo da heroína é ilegal e menos visível.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

segunda abr 18, 2011 1:05 pm

A dinodane acabou de dizer tudo o que eu queria dizer.

O tabaco pode ir arruinando a saúde de uma pessoa, pode stressá-la um bocadinho se o maço acabou e não há sítio (ou dinheiro) para o comprar. Mas nunca ouvi falar de ninguém que roubasse as poupanças dos pais ou que vendesse os seus bens às escondidas, para comprar tabaco. Que deixe os filhos sem a comida ou os cuidados necessários, porque gastou tudo em tabaco. Que virasse as costas a família e amigos, por causa do tabaco. Que morresse de overdose de tabaco, num instante, sem uma hipótese de voltar atrás...

A heroína é das piores m*rdas do mundo. Não tem comparação possível com o tabaco.
Arguida
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

segunda abr 18, 2011 2:18 pm

Dinodane tem toda a razão no que diz. No entanto nos folhetos que me deram na consulta de tabagismo dizia que a nicotina causava uma dependência maior do que a heroína. :cry: :cry: :cry: Lembro-me de ter ficado bastante chocada com a comparação e na consulta perguntei à médica que me confirmou. :cry: :cry:

Vou procurar em casa a ver se ainda tenho lá os papeís e. se os tiver depois mostro-vos. :wink:
Chamarrita
Membro Veterano

segunda abr 18, 2011 2:24 pm

Eu não falei levianamente... :wink: Já conheci alguns ex-viciados (drogas duras, jogo, alcool...) que largaram tudo... mas não conseguiram deixar o tabaco.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda abr 18, 2011 2:30 pm

Eu tenho a minha opinião bem formada sobre isto, não é um folheto que me vai fazer ver as coisas de outra forma. Infelizmente tive casos bem próximos de mim de dependência de drogas duras e acho que não há comparação possível entre a influência devastadora da heroína em todos os aspectos da vida do adicto e o vício do tabaco. Simplesmente não é comparável. Até é possível que o mecanismo fisiológico da dependência mental seja igual mas ninguém fica fisicamente incapacitado por não fumar um cigarro. Ninguém desgraça a sua vida por ser dependente do tabaco. Ninguém larga trabalho, família, amigos, casa para viver dentro de um carro abandonado por causa do tabaco. Ninguém se prostitui ou rouba para comprar tabaco. A experiência de fumar um cigarro não é sequer minimamente comparável com a experiência de fumar ou injectar heroína. O tabaco não aliena as pessoas nem lhes altera as percepções.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda abr 18, 2011 2:33 pm

Mas a comparação foi entre o grau de dependência que o tabaco e a heroína causam -- e a correspondente dificuldade em largá-los --, não entre as consequências desses vícios.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
ZeFe
Membro Veterano
Registado: terça dez 21, 2010 11:07 am

segunda abr 18, 2011 2:40 pm

Vou ali fumar um cigarro. Alguém me faz companhia? Pago o café.
<strong>
<p><u>NOTA: A probabilidade do que foi escrito acima ser ironia &eacute; alta...</u></p>
</strong>
<p><strong></strong></p>
<p>"<strong>Esterilize a Rata!!!! "</strong>&nbsp;&nbsp; by Ponky. </p>
<p><strong>"A &uacute;nica criatura do sexo feminino que me poderia fazer ir para o outro lado &eacute; a Nicole das Pussycat Dolls..."</strong>&nbsp; By Vandocasmm</p>
<p>&nbsp;&Agrave;s vezes a virar frangos com o ( entretanto corrido)&nbsp;Terugkeren e o (dentro em breve corrido)&nbsp;xPauloSantos.</p>
<p>&nbsp;</p>
Chamarrita
Membro Veterano

segunda abr 18, 2011 2:44 pm

Tassebem Escreveu:Mas a comparação foi entre o grau de dependência que o tabaco e a heroína causam -- e a correspondente dificuldade em largá-los --, não entre as consequências desses vícios.
Também é exclusivamente sobre o grau de dependência a que me refiro, o resto não tem comparação - mesmo quando uma pessoas faz uns disparatezitos, como procurar umas bombas abertas a meio de uma noite de temporal de inverno, ou catar moeditas até perfazer o dinheiro do maço, ou deixar de lanchar ou almoçar para poder comprar cigarros... costuma dizer-se que, para o tabaco, há sempre dinheiro, não é? Eu cá, se não fumasse, podia esterilizar duas gatas por mês... :twisted:
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”