Partilhar livros...

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

sexta mar 08, 2013 5:13 pm

Eu Amo ler... mas sou um pouco egoísta.... pois pouco partilho os meus livros .... :D
sueska
Membro Veterano
Registado: terça nov 20, 2012 3:50 am

sábado mar 09, 2013 6:14 am

Tb gosto muoto de ler. Agora preciso de um livro forte e marcante, viciante. Ms nao sei qual..
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

sábado mar 09, 2013 2:14 pm

Eu gosto de todo o tipo de leitura.... ;)
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

domingo mar 10, 2013 9:03 pm

Ficção viciante, nem sei qual escolher!! :D

O problema de recomendar um livro assim é que vai ser apaixonante ou não dependendo do gosto da pessoa! Eu posso achar fantástico um livro que outra pessoa acha aborrecido e vice versa.

Mas recordando livros recentes que me deixaram de nariz colado à página...

Jonathan Strange & Mr Norrell por Susanna Clarke
Durante o tempo que me durou a ler o livro, não dormi. Era simplesmente impossível tirar o nariz do livro. O enredo inicia na Inglaterra do séc XIX que conhecemos dos livros de História, excepto num pormenor: os magos existem. São poucos e mal organizados, mas existem. A partir deste ponto, a História é reconstruída.

A coleção A Song of Ice and Fire por George R. R. Martin
Vulgarmente conhecido pelo nome da série e do primeiro livro, Game of Thrones. Não é preciso dizer nada. Vale a pena ler, mesmo que se veja a série.

1984 por George Orwell.
Já comentado acima.

The Lady and the Unicorn por Tracy Chevalier
Muito interessante, a mesma autora escreveu A Rapariga do Brinco de Pérola, adaptado ao cinema. O princípio é o mesmo neste livro. A história desenrola-se à volta de uma tapeçaria clássica, especulando o que poderia ter acontecido que levasse à sua concepção e execução, projectando personagens a partir das figuras representadas, simbolismos etc. O resultado é um enredo de extrema sensibilidade e pormenor. Adorei.
Aletheia
Membro Veterano
Registado: domingo nov 18, 2012 8:09 pm

domingo mar 10, 2013 11:48 pm

IEm relação ao título do tópico, não gosto de emprestar livros.
kat149
Membro Veterano
Registado: sábado set 12, 2009 7:16 pm

quarta mar 13, 2013 6:58 pm

O meu entretém agora é Literatura Alemã, uma das cadeiras do meu curso.
Temos uma data de coisas para ler por isso não tenho tido muito tempo para leitura por lazer, mas apesar de obrigação até se torna interessante conhecer os grandes clássicos de outros países :b
Die Leiden Des Jungen Werther e Die Marquise von O estão lidos, agora vou seguir para Nicht nur zur Weihnachtszeit 8)
marianamar
Membro Veterano

quarta mar 13, 2013 9:08 pm

Percebi tudinho :lol:

De literatura alemã só conheço Michael Ende... da História Interminável! :D
Juvenil ou não, continua a ser dos meus livros favoritos.

Já pela literatura russa aventurei-me um pouco mais por causa do Dostoiévski, que adoro! O Idiota e Crime e Castigo são livros simplesmente... geniais! Li outros dele mas esses dois destacam-se demais.

Depois experimentei Gogol mas apanhei uma das maiores secas da minha vida com Almas Mortas. Se calhar sou muito burra, mas não entendi nada da história -___-

Mais tarde apanhei a jeito A Cidade do Sossego e O Capote, do mesmo autor... e gostei muito mais!
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

quarta mar 13, 2013 9:39 pm

Se apanhar o conto "O Nariz" de Gogol, não deixe de o ler, Marianamar.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
colette
Membro Veterano
Registado: quarta set 04, 2002 1:49 pm

quinta mar 14, 2013 6:02 pm

E Tchekov (Anton). Os contos.
A Marianamar vive em que região? Se vivesse perto de mim, teria o maior gosto em lhe emprestar livros. Desde que me sejam devolvidos, não me importo nada de emprestar.
Por outro lado, quando bater a bota não os posso levar comigo e, provavelmente, vão todos para o lixo, incluindo os de cães e de gatos, que ainda são umas boas dezenas, senão mesmo centenas.
<p>Au d&eacute;but, Dieu cr&eacute;a l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
marianamar
Membro Veterano

quinta mar 14, 2013 9:06 pm

Bem... vendo as referencias, principalmente de outros escritores que admiro, estou a ver que vou ter de ler. É uma vida curta para tanto livro!

Obrigada colette!...
Agora estou na região de Leiria mas não hei-de passar o verão sem visitar o Alentejo... Vivi em Évora algum tempo e tornou-se lugar "meu".

Infelizmente ainda não sou tão boa praticante do desapego. Principalmente com o livros!... Mas é boa prática. Talvez lá chegue com o tempo!
colette
Membro Veterano
Registado: quarta set 04, 2002 1:49 pm

sexta mar 15, 2013 5:10 pm

marianamar Escreveu:Bem... vendo as referencias, principalmente de outros escritores que admiro, estou a ver que vou ter de ler. É uma vida curta para tanto livro!

Obrigada colette!...
Agora estou na região de Leiria mas não hei-de passar o verão sem visitar o Alentejo... Vivi em Évora algum tempo e tornou-se lugar "meu".

Infelizmente ainda não sou tão boa praticante do desapego. Principalmente com o livros!... Mas é boa prática. Talvez lá chegue com o tempo!
Bem, de facto, Leiria ainda fica a uns 100 kms. Pouco prático. E o Alentejo ainda ficará mais.

E não se trata de uma questão de desapego. Até prefiro não emprestar.
Mas sei bem a importância que o acto de ler tem, para quem gosta de o fazer. E também sei que o preço dos livros está pela hora da morte e, a maior parte deles, não valem sequer o papel em que estão impressos que, para mim, até podia ser papel higiénico, desde que o conteúdo valesse a pena.
Portanto, se os tenho e se, com eles, posso proporcionar alguns belos momentos de lazer e de prazer a outrem, porque não fazê-lo? Se só servem para enfeitar a estante e criar pó, posso sempre arranjar daquelas vistosas encadernações ocas. De resto, já me separei de tantos… Quando vim de África deixei lá milhares de livros. Tive que optar: pus os filhos a salvo. E já cá, e muito mais tarde, estes mesmos filhos, de vez em quando. surripiavam alguns e iam vendê-los na Feira da Ladra.
Neste momento, não compro livros, infelizmente. Entre comprá-los e alimentar os quadrúpedes que vivem à minha custa, tive, de novo, que optar. Por ora (e até ver), tenho optado pela alimentação dos ditos quadrúpedes.
Todos temos que tomar decisões difíceis.
Mas é interessante, isto de ler e de reler. Uma das minhas cadelinhas, a Alzira, ultimamente só come se eu estiver ao pé dela. De modo que, à hora da comida, sento-me ao pé dela e, de caminho, para não estar a pasmar para o vácuo, deito a mão a um livro, um qualquer. Assim, à conta do tasquinhar da Alzira (devo dizer que leva o seu tempo) já reli “O Compromisso”, de Elia Kazan, dois da Jane Austen, “Persuasion” e “Northanger Abbey”, e hoje, por caso, encetei “Blind Love”, de Wilkie Collins.
<p>Au d&eacute;but, Dieu cr&eacute;a l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
marianamar
Membro Veterano

sexta mar 15, 2013 10:59 pm

Quando existe vontade de ler, dá-se a volta.

Quando não há bibliotecas, compro em segunda mão, seja pelo amazon (onde tenho encontrado livros a 0,99 cents, ficando o preço final 4 euros com portes), pelo olx ou por feiras. As feiras são até o meu local favorito para os comprar. Encontram-se verdadeiras pérolas e algumas têm "história", uma dedicatória, um apontamento lá dentro, uma palavra sublinhada... e aquele cheiro a livro velho que dá gozo, e que os livros novos não têm.

A sua Alzira sabe o que é bom. Por acaso também tinha o hábito de levar um livro para o alpendre à noite e ler um pedaço enquanto esperava que os canitos fizessem os seus assuntos no quintal. Agora não temos quintal, mas pode ser que em breve esse hábito seja reposto ou que se crie um melhor.

Gosto muito de Jane Austen. Só lamento a bibliografia tão curta... mas compensa pelo conteúdo :)

Foi a minha autora favorita, até conhecer Pearl S. Buck, o verdadeiro génio literário feminino. Alguém conhece?
Osso5363
Membro
Registado: domingo ago 26, 2012 3:12 am

sexta mar 15, 2013 11:05 pm

O último que li: "O Monte dos Vendavais", de Emily Bronte.
O ser humano mais rudimentar e cruel possível... Não consegui adorar nem odiar o Heathcliff. Mas há quem o ame pela sua barbaridade, confirmo...
Muito bom!
marianamar
Membro Veterano

sexta mar 15, 2013 11:39 pm

Que coincidência :D

Esse foi o último livro que li no meu "alpendre". Não tive tempo de o ler todo porque tive de mudar de casa e entrega-lo na biblioteca, mas voltarei a pegar.
A mítica canção da Kate Bush resume a história :D

http://www.youtube.com/watch?v=-1pMMIe4hb4
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

sábado mar 16, 2013 9:10 am

Por acaso está na minha lista para reler, a ver se agora, mais madura, o encaro de forma diferente, pois não é de todo dos meus livros preferidos. E, no entanto, adoro os trabalhos das duas irmãs, a Charlotte e a Anne. Aliás, "Jane Eyre" é o meu livro preferido e já há muitos anos, li-o bastante novinha mas não perdeu o encanto.

De momento, ando a saltar entre o David Copperfield (que já ando a ler há meses porque é um bocado arrastado e vou metendo coisas pelo meio) e Cat's Cradle, de Kurt Vonnegut.
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”