De novo os funcionários públicos

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

sexta out 21, 2011 8:11 pm

Falta, os governantes serem responsabilizados criminalmente pela gestão danosa de fundos públicos.
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

sábado out 22, 2011 12:19 am

Acena Escreveu:http://www.publico.pt/Sociedade/ministr ... al-1517635

"O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, recebe todos os meses cerca de 1400 euros por subsídio de alojamento apesar de ter um apartamento seu na área de Lisboa onde reside durante toda a semana. A assessoria de imprensa do Ministério da Administração Interna (MAI) afirma que o subsídio é legal, uma vez que o governante tem a sua residência permanente em Braga."

Ah, se dizem que é legal fico muito mais satisfeita, nem é injusto nem nada disso, desde que achem que é legal, está bem. Roubar é legal! :?
Ele tem um casa em Lisboa, mas recebe um subsídio para viver em Lisboa. Eu, não tenho casa em Lisboa, nem em em mais sítio nenhum senão onde moro. Mas se tiver que me descolar de onde vivo para ir trabalhar nem que seja para trás do sol posto, tenho que pagar todas as despesas do meu bolso: transportes, arrendamento de casa, etc. E é se quiser receber ao fim do mês. Cambada de ladrões, é o que são. :twisted: E posso dizer que o meu ordenado é metade desse subsídio :twisted: E trabalho para o Estado. Ganho mesmo uma fortuna :twisted: :twisted: :twisted:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado out 22, 2011 12:45 am

"O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, recebe todos os meses cerca de 1400 euros por subsídio de alojamento apesar de ter um apartamento seu na área de Lisboa onde reside durante toda a semana. A assessoria de imprensa do Ministério da Administração Interna (MAI) afirma que o subsídio é legal, uma vez que o governante tem a sua residência permanente em Braga."

Ah, se dizem que é legal fico muito mais satisfeita, nem é injusto nem nada disso, desde que achem que é legal, está bem. Roubar é legal! :?
Corja de bandidos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

xPauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 19, 2008 9:21 pm

sábado out 22, 2011 9:46 am

drilldown1 Escreveu:
xPauloSantos Escreveu:
drilldown1 Escreveu:Pois, é claro que a tendência é não haver gastos com pessoal, daí os recibos verdes, call centers e empresas de trabalho temporário.

Mas o que tem a ver recibos verdes, com Call Center's e empresas de trabalho temporário ?
Trabalho precário, mal pago e sem direitos.

Falsos Recibos Verdes=Trabalhador presta serviço num localde trabalho, sob as ordens de outros, com horário estipulado pela entidade a quem presta serviço...etc etc etc (desresponsabilização dos custos com os trabalhadores)

CallCenter= Trabalho precário, pago por uma empresa de TT ou outsourcing, intermediária. Os trabalhadores já têm direito a subs. almoço, natal e férias, no entanto continua há anos a receber o ordenado mínimo.
Recebe pouco e dá MUITO, o trabalhador.

Trabalho Temporário= Empresa intermediária, que recebe somas avultadas para arranjar quem preste um determinado trabalho. Paga mal e elabora contratos de trabalho temporário, (por vezes, de uma semana) Os vencimentos são iguais aos da outsoourcing.

Acho, que qq pessoa consegue entender, embora esteja a escrever à pressa e sem reler o texto
Não concordo e acho que não devemos fazer de alguns maus exemplos, aquilo que é a realidade.

Que algumas empresas não saibam dar a melhor utilização às ferramentas colocadas ao seu dispor, é outra história, agora que sejamos nós a dar continuidade a esta subversão é completamente errado.

drilldown1 Escreveu: Falsos Recibos Verdes=Trabalhador presta serviço num localde trabalho, sob as ordens de outros, com horário estipulado pela entidade a quem presta serviço...etc etc etc (desresponsabilização dos custos com os trabalhadores)
Falsos recibos verdes, não servem para o mesmo que os recibos verdes e aqui estamos no verdadeiro campo da subversão daquilo que foi criado com uma finalidade e hoje é utilizado com para outra completamente distinta.

E neste caso dos recibos verdes, estou de acordo, já que a sua má utilização se generalizou e de facto é hoje um instrumento que serve (quase) somente a precariedade no trabalho.

drilldown1 Escreveu: CallCenter= Trabalho precário, pago por uma empresa de TT ou outsourcing, intermediária. Os trabalhadores já têm direito a subs. almoço, natal e férias, no entanto continua há anos a receber o ordenado mínimo.
Recebe pouco e dá MUITO, o trabalhador.

Isto é uma ideia completamente errada, ainda que admita que acontece em alguns casos, mas não são a maioria.

Um Call Center é uma mais valia para determinadas empresas, não só na área comercial, mas também, na monitorização da satisfação do cliente.

No caso concreto da minha empresa, o Call Center é o braço direito da Logística e da Comercial.

É o Call Center que nos fornece os dados para perceber-mos onde devemos melhorar, que linhas de trabalho devemos seguir.

É o Call Center que fornece à área comercial, os dados pertinentes para o acompanhamento dos clientes e que tipo de acompanhamento fazer.

O Call Center é peça chave na empresa e os seus colaboradores imprescindíveis ao bom serviço que pretendemos prestar aos nossos clientes.

90% dos colaboradores que desempenham funções no Call Center, pertencem aos quadros da empresa e mais de 50% ali trabalham há mais de 20 anos.

Recebem formação continua, quer a nível interno, quer externo e o seu trabalho, é reconhecido e muito valorizado.

E o exemplo da minha empresa, não é único nem raro, é tão somente a forma correcta de olhar para este tipo de serviço.

drilldown1 Escreveu: Trabalho Temporário= Empresa intermediária, que recebe somas avultadas para arranjar quem preste um determinado trabalho. Paga mal e elabora contratos de trabalho temporário, (por vezes, de uma semana) Os vencimentos são iguais aos da outsoourcing.

Empresa de trabalho temporário, não é obrigatoriamente sinónimo de trabalho temporário e muito menos, precário.

Na empresa onde estou actualmente, entrei através de uma empresa de trabalho temporário.

Ainda como trabalhador temporário, fui nomeado coordenador de um departamento e hoje, sou o responsável por todo esse departamento que abrange a área da Logística inversa e o apoio ao cliente.

Mais de metade do mais de 30 colaboradores deste departamento, entraram através de empresa de trabalho temporário e hoje, boa parte deles, fazem parte dos quadros da empresa.

A nossa politica é recrutar através de empresa de trabalho temporário, onde o colaborador presta serviço durante um ano, findo o qual e de acordo com o seu desempenho, poderá ser contratado directamente por nós.

Findo o prazo legal de contrato e mais uma vez, após avaliação de desempenho, o colaborador será integrado nos quadros da empresa, se tal o justificar... e justifica na maior parte dos casos.

Não vejo por isso, que o trabalho temporário tenha de estar directamente associado à precariedade.

O facto é que existem trabalhos que são efectivamente temporários e uma empresa, devido a um pico de trabalho, pode ter a necessidade de, por um período limitado de tempo, contratar trabalhadores, mas não ter a capacidade de, futuramente, os manter nos seus quadros... perfeitamente normal.

As empresas de trabalho temporário, também não recebem quantias avultadas... recebem aquilo que diz respeito ao serviço que nos prestam, é um serviço pago como qualquer outro.

Qual a mais valia ?

Não tenho a necessidade de ter um departamento de recursos humanos apinhado de gente para efectuar recrutamentos.

Cedo à empresa de trabalho temporário os requisitos que pretendo num colaborador e recebo somente aqueles que, após uma primeira triagem, foram identificados como possíveis candidatos, que serão depois entrevistados numa segunda fase, pelos responsáveis dos departamentos onde irão trabalhar. Isto tudo sem a necessidade de a nível interno ter uma estrutura pesada que não acrescenta qualquer valor.

Posso ainda dizer-lhe que, ainda com o estatuto de trabalhador temporário, os nossos colaboradores, além das acções de formação internas, quer sejam aquelas que estão directamente relacionadas com a sua função, querem sejam outras que apresentem mais valias no desenvolvimento do colaborador, são convidados a frequentar acções de formação externas que visam o enriquecimento pessoal e profissional.

A titulo de exemplo, posso dizer-lhe que no mês de Novembro, iremos ter uma formação de Excel e do meu departamento, nomeei 2 trabalhadores temporários para a frequentar.

Porquê ?

Porque, o seu desempenho até à data, indica que serão mais valia futuras para a empresa e eu, enquanto responsável, mais do que monitorizar ou tomar decisões, faço investimentos.

Investir na formação de colaboradores, independentemente se são temporários, contratados ou do quadro, é apostar na viabilidade da empresa, e garantir também o meu posto de trabalho, nada mais simples do que isto.

Volto no entanto mais uma vez a referir, que estas situações, não são excepção, embora existam por aí muitos (cada vez mais) maus exemplos é importante que não os generalizemos.

Por ultimo, e ainda em relação ao trabalho temporário importa referir o seguinte:

Tenho sentido bem na pele, o facto da as pessoas preferirem estar em casa a viver de um subsidio de desemprego a terem um emprego efectivo.

Nos últimos meses, não só devido à passagem à reforma de 2 colaboradores, como à promoção de um outro (curiosamente era ainda trabalhador temporário) vi-me obrigado a efectuar recrutamentos.

O pessoal vem em busca de um emprego e quando se depara com um trabalho, ao fim de 2 ou 3 dias, deixa de aparecer.

A ultima, foi na passada 5ª feira. Colaboradora que até tinha exercido funções de chefia numa outra empresa, trabalhou durante uma semana e meia e, na 5ª feira mandou a mãe ir entregar as coisas à empresa e informar que não iria trabalhar mais.

Claro, com um subsidio de desemprego superior a 800 euros, não interessou estar a ganhar abaixo disso e ter de trabalhar.

Se eu não trabalhasse com uma empresa de trabalho temporário, além de toda a burocracia inerente a este processo, teria agora mais não sei quanto tempo até efectuar novos recrutamento.

Como tenho uma empresa de trabalho temporário ao meu dispor, na segunda-feira, tenho lá 4 novos candidatos para entrevistar.

Finalizando

Não basta criticar tudo aquilo que nos rodeia, nem utilizar os maus exemplos para justificar que as coisas de facto não estão bem.

Mas há que assumir que, neste País, há muito boa gente a queixar-se, mas na realidade, não quer trabalhar.
<p>"Cortas as unhas e aguentas"&nbsp; by PauloC
</p>
<p>Eu vou j&aacute; ali flagelar-me - com um molho de agri&otilde;es - by Babaorum </p>
<p> </p>
xPauloSantos
Membro Veterano

sábado out 22, 2011 12:08 pm

dinodane Escreveu:

Corja de bandidos.
É fantástica a capacidade e com que esta gentinha nos chama a todos, retardados mentais, quando nos atiram para cima com o argumento da legalidade.

O que aqui está em causa, não é a legalidade, mas sim a moralidade.
</p>
<p>Eu vou j&aacute; ali flagelar-me - com um molho de agri&otilde;es - by Babaorum </p>
<p> </p>
drilldown1
Membro Veterano

sábado out 22, 2011 3:00 pm

xPauloSantos

Fico contente por si, mas olhe que o seu exemplo é a excepção (está bem escrito?)
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
xPauloSantos
Membro Veterano

sábado out 22, 2011 3:11 pm

drilldown1 Escreveu:xPauloSantos

Fico contente por si, mas olhe que o seu exemplo é a excepção (está bem escrito?)
Não, não é a excepção, nem de perto nem de longe, é a regra.

Infelizmente, aquilo que as pessoas conhecem melhor, são os maus exemplos, o que chega ao conhecimento do publico em geral.

Passamos o tempo a criticar tudo o que está mal e não discordando, pois se está mal, deve ser alvo de critica e tentativa de mudança, mas esquecemo-nos por completo daquilo que está bem, dos bons exemplos e nunca os louvamos.

Há muita coisa mal neste País, logo a começar pelos subsidio-dependentes que não querem trabalhar, mas também existe muita coisa boa a valorizar.
</p>
<p> </p>
drilldown1
Membro Veterano

sábado out 22, 2011 3:41 pm

Já há 6 anos que conheço bem de perto este mundo dos Recibos Verdes (a maioria falsos Recibos Verdes), dos call centers, TT, autsourcing...etc e posso lhe garantir que a maioria é como relatei.

...mas, cada um fica com a sua ideia e experiência.
Última edição por drilldown1 em sexta out 28, 2011 5:34 pm, editado 1 vez no total.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
xPauloSantos
Membro Veterano

sábado out 22, 2011 4:06 pm

drilldown1 Escreveu:Já há 6 anos que conheço bem de perto este mundo dos Recibos Verdes (a maioria falsos Recibos Verdes), dos call centers, TT, outsourcing...etc e posso lhe garantir que a maioria é como relatei.

...mas, cada um fica com a sua ideia e experiência.

A maioria que a drilldown1 conhece, não é a universo daquilo que existe, mas se quer generalizar e acha que conhece mais que os outros, força nisso, não muda uma virgula daquilo que atrás referi.

É por muitas vezes não se valorizar aquilo que se tem, generalizando pela negativa aquilo que decididamente desconhece, que cada vez temos menos.
</p>
<p> </p>
Praziquantel
Membro Veterano
Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm

sábado out 22, 2011 11:03 pm

Não é e excepção, é a regra... a grande maioria das empresas portuguesas depende de call center profissionais e como o xpaulosantos referiu.. não é possivel ser profissional ou singrar com gente mal paga, temporaria e sem formação adequada .
Praziquantel
Membro Veterano
Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm

sábado out 22, 2011 11:10 pm

A história que aqui corre dos trabalhadores do privado receberem "debaixo da mesa" é uma completa absurdidade.
Gostava de saber qual a empresa privada que paga aos empregados por debaixo da mesa e justifica a saída de capitais sem motivo.

:roll:

Já os funcionários publicos...tiveram na globalidade sim, benesses porque no inicio os seus salarios eram inferiores. A certa altura isso acabou, os salarios do privado foram equilibrando-se pela função pública.

Posso dar um exemplo de benesses. As cooperativas que havia de consumo com bens bem mais baratos para os funcionários...certas empresas que garantiam aos funcionarios e seus familiares até aos 25 anos de idade um fantástico seguro de saúde que cobria literalmente tudo.

O facto de durante muitos anos ser quase impossivel despedir alguémd a função publica a menos que tivesse cometido algo tão grave como assassinar o chefe 8)

Colonias de férias pagas para as crianças.

Os professores, tão maltratados, são um bom exemplo de corporativismo...
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

domingo out 23, 2011 1:06 am

xPauloSantos Escreveu:

Infelizmente, aquilo que as pessoas conhecem melhor, são os maus exemplos, o que chega ao conhecimento do publico em geral.

Passamos o tempo a criticar tudo o que está mal e não discordando, pois se está mal, deve ser alvo de critica e tentativa de mudança, mas esquecemo-nos por completo daquilo que está bem, dos bons exemplos e nunca os louvamos.

Há muita coisa mal neste País, logo a começar pelos subsidio-dependentes que não querem trabalhar, mas também existe muita coisa boa a valorizar.
Ai Paulo... não estás a falar dos call center que conheço, pois não? :lol:

Call centers PORTUGAL TELECOM, EDP, GDP, GALP... assistentes das lojas PT e TMN.. pois não? Ganha-se o ordenado mínimo pagos por empresas de RH insolventes e em plena fuga ao fisco com contratos de trabalho da tanga, trabalhos exigentes a nível físico, psicológico e de competência e responsabilidade, em permanente rotatividade e com formandos a trabalhar efectivamente sem contrato e sem receber... ó pá. for crying out loud, esta realidade conheço-a na pele. :?

Atendimento de excelência...? Profissionalismo? HA !
Bem se vê que nunca ligaram para o 16200 para resolver a avaria da net ou do telefone...

Corja de chulos, as empresas de RH e as que facturam MILHÕES e contratam essas empresas de outsourcing como a PT, a ZON e muitas outras.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

xPauloSantos
Membro Veterano

domingo out 23, 2011 9:38 am

dinodane Escreveu:
xPauloSantos Escreveu:

Ai Paulo... não estás a falar dos call center que conheço, pois não? :lol:

Call centers PORTUGAL TELECOM, EDP, GDP, GALP... assistentes das lojas PT e TMN.. pois não? Ganha-se o ordenado mínimo pagos por empresas de RH insolventes e em plena fuga ao fisco com contratos de trabalho da tanga, trabalhos exigentes a nível físico, psicológico e de competência e responsabilidade, em permanente rotatividade e com formandos a trabalhar efectivamente sem contrato e sem receber... ó pá. for crying out loud, esta realidade conheço-a na pele. :?

Atendimento de excelência...? Profissionalismo? HA !
Bem se vê que nunca ligaram para o 16200 para resolver a avaria da net ou do telefone...

Corja de chulos, as empresas de RH e as que facturam MILHÕES e contratam essas empresas de outsourcing como a PT, a ZON e muitas outras.

Claro que não, mas esses são os que toda a gente conhece e é por aí que se entra na generalização.

Esses call centers que referes, mas não só, os dedicados quase em exclusivo ao telemarketing etc, esses sim, juntam tudo quilo de pior que existe... o trabalho precário, os recibos verdes, ordenados miseráveis, enfim, a o verdadeiro esfolar de pele a quem precisa de umas migalhas para a boca.

O problema real relativamente aos call centers, é que infelizmente, os maus exemplos, parecem alastrar ao contrário de diminuírem e creio que muito em breve, aquilo que ainda é excepção passe a ser a regra.
</p>
<p> </p>
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

domingo out 23, 2011 11:19 am

Praziquantel Escreveu: Gostava de saber qual a empresa privada que paga aos empregados por debaixo da mesa e justifica a saída de capitais sem motivo.
É tão fácil, mas tão fácil… que só pode estar a gozar!

Mas lá vamos nós começar a olhar uns para os outros a ver quem está pior!

Conheço muitos funcionários públicos, alguns já reformados, e nenhum deles nunca teve acesso a essas cooperativas com bens mais baratos ou às colónias de férias para os filhos gratuitas.

Em relação aos professores, como em qualquer profissão há bons e maus profissionais. Eu que tive tão bons professores, não encontro motivos para entrar nessa onda generalizada contra os professores, tive um ou outro mau, o que é normal, mas de uma forma geral marcaram tanto a minha vida, foram tão importantes para mim, que não posso deixar de os admirar profundamente. Teria muitas histórias para contar, mas são apenas a minha experiência pessoal, não demonstram nada.

Privado ou público, há malandros sim, há subsídio-dependentes sim, mas também há quem dê tudo e têm que levar com estas generalizações. Até dá jeito ao governo, e nós as marionetas cá andamos a olhar para o vizinho do lado em vez de olharmos para quem nos governa.
xPauloSantos
Membro Veterano

domingo out 23, 2011 11:49 am

Acena Escreveu: Até dá jeito ao governo, e nós as marionetas cá andamos a olhar para o vizinho do lado em vez de olharmos para quem nos governa.
E há alguma dúvida que as intervenções do Anibal pretendem exactamente isso ?

É que vir falar de equidade, sobretudo entre públicos e privados, quando estamos todos a ser depenados.

É triste que o Anibal não se prenuncie relativamente aos subsídios de alojamentos que quem nos desgoverna se recusa a abrir mão... a esses subsidios e a muitos outros.

É que há muito, mas muito mesmo que não sabemos e que é um verdadeiro escândalo.

Mas claro, se metermos públicos e privados à marretada uns com os outros, dá um jeitão enorme.

Este presidente, com tiques de primeiro ministro, está na base do problema que enfrentamos hoje.

A minha memória não é assim tão curta e por isso, sempre que o ouço falar, dá-me náuseas e se, mesmo que por breves momentos, às vezes me envergonho de ser Português, é quando me lembro que tenho um Presidente chamado Anibal Cavaco Silva.
</p>
<p> </p>
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”