A caridade paga imposto

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Pirata02
Membro Veterano
Registado: sexta mar 30, 2012 6:31 pm

segunda nov 19, 2012 1:53 pm

Joie2 Escreveu:
Pirata02 Escreveu:eesta...bem estou :o :o pasma....
a coisa de 2dias em conversa com uma colega de trabalho sobre o Banco Alimentar,dia a moça assim:
-"quando estava na faculdade fiz voluntariado no Banco Alimentar e quando os alimentos que tinham estavam a uma semana de acabar o prazo de validade davam-nos a comida....é claro que não recusei pois ainda estava bom para consumo visto o arroz mesmo após alguns dias do prazo ter acabado esta bom para consumir na mesma..."

estava eu a pensar comprar arroz,massas e afins para doar...e não o fiz...para que vou doar pois não vai chegar a quem realmente precisa??? :o :o

acho revoltante... :?

Estava a pensar... pois não o faça, contrafeita. E quanto à validade prestes a terminar... Aconselho a ir ao PD que está a fazer promoção de produtos, quase no términus da validade e com 30% de desconto! 8) Que grande poupança :D
certamente não o farei...
prefiro ir a uma igreja perto da minha casa e deixar lá comida pois sei que o sr padre/igreja uma vez por mes distribui o que foi doado por quem precisa...
Última edição por Pirata02 em segunda nov 19, 2012 5:36 pm, editado 1 vez no total.
osmclara
Membro Veterano
Registado: quinta ago 16, 2012 1:27 pm
Kelly (Rott) - Mimzy (furão) - Kiara (gata) - Kaila (P.A.)

segunda nov 19, 2012 3:16 pm

Não querendo intrometer-me na vossa discussão, mas aproveitando o tema sobre caridade e impostos, passo a informação que me foi dada este fim-de-semana:

A LPDA-Liga Portuguesa dos Direitos do Animal é uma associação à qual nos é permitido doar 1% do IRS (ou IRC para empresas) que pagamos ao Estado, à semelhança de muitas outras com outras causas, esta é pelo animais.

No site http://www.lpda.pt/socios.htm podem ver na ficha de inscrição de sócio, na ultima linha:
"Nota: Os donativos doados à LPDA são dedutíveis no IRS/C com a declaração justificada passada pela associação.
Pode ainda pedir nas finanças que 1% do seu IRS/C reverta a favor da LPDA"

Não conheço ninguem da Liga, não sei se são idóneas ou não, se ganham ordenado (elevado ou não) pela Liga, mas uma coisa é certa esse 1% se o não destinar a uma associação irá para o Estado (que eu, pessoalmente, considero um bando de ladrões, sejam eles quais forem) e apesar de ser uma gotinha, muitas gotas poderão fazer, não direi um oceano mas, um lago talvez faça, e que esse lago possa dar de beber a alguns animais.
Clara
Arguida2
Membro Veterano
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

segunda nov 19, 2012 3:27 pm

Osmclara cada qual dá para onde quer mas, eu não "ajudo" uma instituição cuja presidente foi testemunha pelo canil de Lisboa aquando da providência cautelar. :cry: :cry:

Aliás, não consigo entender como é que essa "senhora" continua à frente duma Liga de Defesa dos Animais. :o :o

Mas isso já é outra conversa pois, num país como o nosso em que os ladrões e outros tais saem em liberdade, o que esperar duma pessoa que se "presta" a ser testemunha dum antro onde se cometem as maiores atrocidades para com os animais??? :twisted: :twisted: :twisted:
osmclara
Membro Veterano
Registado: quinta ago 16, 2012 1:27 pm
Kelly (Rott) - Mimzy (furão) - Kiara (gata) - Kaila (P.A.)

segunda nov 19, 2012 3:42 pm

Boa tarde Arguida2,

Eu não pretendo dizer que devem dar esse 1% à Liga, até que, tal como eu disse, não conheço quem faz parte, apenas EU desconhecia que havia uma liga pelos direitos dos animais a quem pudessemos doar esse 1%, e só pretendi dar conhecimento a outros que como eu desconheciam.
É evidente que quem já o faz por outras associações, e concordando com as mesmas, "deverá" continuar a fazê-lo, e bem hajam por o fazerem.

Apenas um aparte: dificilmente encontrará uma associação que não tenha pelo menos um elemento que se aproveite disso (a já chamada maçã podre).
E veja, por analogia, acredita que os médicos sem fronteiras o são por serem beneméritos? A minha opinião, e repito a MINHA opinião, é que o são porque cá, ou nos paises ditos desenvolvidos não conseguiriam aprender com o passar por situações de grandes dificuldades como no chamado 3º mundo. Mas independentemente das razões de cada um, ainda bem que se voluntariam para esses países, porque ajudam muita gente.
Clara
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

segunda nov 19, 2012 3:47 pm

osmclara Escreveu:Não querendo intrometer-me na vossa discussão, mas aproveitando o tema sobre caridade e impostos, passo a informação que me foi dada este fim-de-semana:

A LPDA-Liga Portuguesa dos Direitos do Animal é uma associação à qual nos é permitido doar 1% do IRS (ou IRC para empresas) que pagamos ao Estado, à semelhança de muitas outras com outras causas, esta é pelo animais.

No site http://www.lpda.pt/socios.htm podem ver na ficha de inscrição de sócio, na ultima linha:
"Nota: Os donativos doados à LPDA são dedutíveis no IRS/C com a declaração justificada passada pela associação.
Pode ainda pedir nas finanças que 1% do seu IRS/C reverta a favor da LPDA"

Não conheço ninguem da Liga, não sei se são idóneas ou não, se ganham ordenado (elevado ou não) pela Liga, mas uma coisa é certa esse 1% se o não destinar a uma associação irá para o Estado (que eu, pessoalmente, considero um bando de ladrões, sejam eles quais forem) e apesar de ser uma gotinha, muitas gotas poderão fazer, não direi um oceano mas, um lago talvez faça, e que esse lago possa dar de beber a alguns animais.
Sim, esse desconto no IRS pode ser feito com qualquer donativo que se faça a qualquer entidade, desde que esta seja oficialmente declarada como de Utilidade Pública. Muitas associações têm essa designação, que tem de ser renovada anualmente.

De facto, isto não se enquadra no tema deste tópico, que pretendia apenas chamar a atenção para as negociatas que se fazem à custa e à sombra da da caridade. Infelizmente, as pessoas resolveram tomar outro caminho e puxar para aqui questões que foram desde a política a questiúnculas pessoais. Por isso, vou acabar a minha participação no tópico que eu própria abri, e com grande pena. Mas já devia ter aprendido que do que aqui se gosta mesmo é de puxar o brilho ao ego.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

segunda nov 19, 2012 4:29 pm

osmclara tenho um grande amigo médico que passa as férias em países que são o c* do mundo.
E vai lá não é para fazer experiências. É por compaixão mesmo.
Já adoeceu, já foi roubado, já apanhou cagaços. Continua a ir.

Pobre de quem precisa se fosse só o Estado a fazer a alguma coisa.
Arguida2
Membro Veterano

segunda nov 19, 2012 4:34 pm

osmclara Escreveu:Boa tarde Arguida2,

Eu não pretendo dizer que devem dar esse 1% à Liga, até que, tal como eu disse, não conheço quem faz parte, apenas EU desconhecia que havia uma liga pelos direitos dos animais a quem pudessemos doar esse 1%, e só pretendi dar conhecimento a outros que como eu desconheciam.
É evidente que quem já o faz por outras associações, e concordando com as mesmas, "deverá" continuar a fazê-lo, e bem hajam por o fazerem.

Apenas um aparte: dificilmente encontrará uma associação que não tenha pelo menos um elemento que se aproveite disso (a já chamada maçã podre).
E veja, por analogia, acredita que os médicos sem fronteiras o são por serem beneméritos? A minha opinião, e repito a MINHA opinião, é que o são porque cá, ou nos paises ditos desenvolvidos não conseguiriam aprender com o passar por situações de grandes dificuldades como no chamado 3º mundo. Mas independentemente das razões de cada um, ainda bem que se voluntariam para esses países, porque ajudam muita gente.
Omsclara, eu percebi a sua intenção. :wink:
Joie2
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

quinta nov 22, 2012 10:48 am

Ora, cá estou novamente :P

Pessoas de boa fé, não se esqueçam de colaborar com o BA. É já em Dezembro! Se puderem, colaborem a dobrar, que é o que eu farei! :wink:
Arguida2
Membro Veterano

quinta nov 22, 2012 12:07 pm

Irei colaborar sim como habitualmente. :wink:

Tenho bastante receio de que, por 20 minutos televisivos menos felizes, se esqueça TODA uma carreira de 20 anos e como tal, este ano os donativos diminuam. :cry: :cry:

Vamos lá ajudar a ajudar. :wink:
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

sexta nov 30, 2012 3:45 pm

Não se justifica de maneira nenhuma, comida do BA arrumada e a ir para os voluntários, quando existem estes casos. É revoltante.

http://www.rtp.pt/noticias/index.php?ar ... &visual=61
seal
Membro Veterano
Registado: terça jan 06, 2004 9:34 am

sexta nov 30, 2012 4:01 pm

Depois de ver uma despensa carregada (não estou a exagerar nada) de artigos recolhidos do banco alimentar contra a fome, numa casa de família que não tinha necessidade disso, mas tinha conhecimentos na igreja local, deixei de contribuir.

É que nem um bago de arroz o BA apanha meu.
Arguida2
Membro Veterano

sexta nov 30, 2012 4:04 pm

Claro que não se justifica de forma alguma e é revoltante mas, quer-me parecer que deixar de contribuir não será a melhor opção. :cry:

Infelizmente neste tipo de campanhas e noutras, existem sempre maçãs podres. No entanto, penso que devemos olhar para a "obra" duma forma geral (que tem ajudado a mitigar a fome a muita gente) e não para os casos pontuais. :cry: :cry:
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

sexta nov 30, 2012 4:21 pm

Se não me custasse a dar, não deixava de o fazer. Mas a partir do momento em que dar é um sacrificio, sempre feito de boa vontade, mas ainda assim um sacrificio... Se já não tenho certezas de que o que dou vai chegar ao seu destino, deixo de dar. E sem peso na consciência.
Charlie3
Membro Veterano
Registado: terça mar 27, 2012 2:01 pm

sexta nov 30, 2012 4:48 pm

sasquatch Escreveu:osmclara tenho um grande amigo médico que passa as férias em países que são o c* do mundo.
E vai lá não é para fazer experiências. É por compaixão mesmo.
Já adoeceu, já foi roubado, já apanhou cagaços. Continua a ir.

Pobre de quem precisa se fosse só o Estado a fazer a alguma coisa.
x2, e bem haja ao seu amigo, um abraço meu!
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

domingo dez 02, 2012 1:06 pm

Tenho neste momento 5 familiares meus a fazer voluntariado no BA. Uns estão em supermercados outros nos armazéns.
Todos estão de acordo que este ano superou as expectativas.
Por acaso nem pensei perguntar sobre os "desvios". Ontem estavam tão cansados que achei quase ofensivo perguntar.

Eu dei e dou com a intenção de ajudar. Acredito que as acções ficam para quem as pratica, as boas e as más.
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”