Formas de tratamento e cortesia nas relações interpessoais

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado nov 21, 2009 9:04 pm

acabei de ter uma epifania: o grito do Ipiranga, que levou à independência do Brasil, aconteceu quando D. Pedro IV estava a barafustar com o seu nobre pai, que se pôs em fuga com a restante família real antes que as cabeças rolassem. O diálogo nunca o saberemos, mas deve ter sido uma discussão parecida com esta. :lol: E assim, de IV passou a I, o primeiro monarca brasileiro que um dia gritou, junto ao rio: VOCÊ!
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

sábado nov 21, 2009 9:45 pm

Chamarrita, o voça mercê ou a vossa mercê que quer dizer o mesmo, é igual em todo o lado, mesmo noutras linguas, basta pesquisar um bocado no inglês antigo por exemplo.

E a questão está exactamente no que referiu, a vassalagem, antigamente, e a tentiva de vassalagem de hoje em dia, que se pode traduzir como a tentativa de sistema social numa forma feudal, que é como quem diz a tentativa de superioridade perante o outros.

E isto não vem da educação propriamente dita ou da cultura de onde se vive, hoje em dia vem da tentativa de pseudo classes feudais dos tempos actuais, practicamente podemos dizer que é um sindroma de necessidade de se sentir superior ao próximo.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sábado nov 21, 2009 9:51 pm

Chamarrita Escreveu:acabei de ter uma epifania

:? Que aborrecido. Isso doi?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sábado nov 21, 2009 9:53 pm

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
perapado
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 6:54 pm

sábado nov 21, 2009 10:01 pm

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sábado nov 21, 2009 10:17 pm

LuMaria Escreveu:

Dói imenso. 8)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sábado nov 21, 2009 10:30 pm

Chamarrita Escreveu:
LuMaria Escreveu:

Dói imenso. 8)
:( Ohhh... As melhoras então...
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Chamarrita
Membro Veterano

sábado nov 21, 2009 11:52 pm

obrigada, já passou!
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

domingo nov 22, 2009 12:37 am

Cuidado com as sequelas! :lol: :lol: :lol:
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Chamarrita
Membro Veterano

domingo nov 22, 2009 12:56 am

LuluB Escreveu:Cuidado com as sequelas! :lol: :lol: :lol:
ai se isto se torna crónico! :lol: :lol: :lol:
zahzah
Membro
Registado: segunda nov 09, 2009 2:00 pm

domingo nov 22, 2009 10:31 am

a proposito de tratar users por "tu", deixem-me miar
o que eu acho estranho é não se tratarem todos por tu assim como acho estranho dizer-se a idade no registo :?
aqui somos todos alminhas que se encontraram num espaço virtual, é quase como quando morrermos nos encontrar-mos no ceu :lol: dos pardais :twisted:
as alminhas não deviam ter idade, elas de facto não envelhecem, dizem, nem estatuto social nem nada desses constrangimentos. não há mal nenhum em ser descontraído pelo menos em espaços assim, não acham?
isso não significa desrespeito por ninguem. digo mais, faz parte de todo um caminho para a felicidade 8) libertem-se humanos 8)

Imagem
<p>One&nbsp;cat just&nbsp;leads to another - Ernest Hemingway</p>
<p><strong>miau!</strong> </p>
Lira93
Membro Veterano
Registado: segunda mar 09, 2009 12:32 pm

domingo nov 22, 2009 10:46 am

Zahzah, concordo conSigo :lol: Andei por outros foruns onde todos se tratavam por tu. Sendo de uso corrente, ninguém levava a mal, até porque não havia distinções, mesmo entre pessoas de idades muito diversas. Como diz, por aqui somos todos alminhas virtuais :lol: Mas como se costuma dizer, "em Roma sê Romano"! Aceito mais facilmente um tratamento generalizado, que diferenças de tratamento de pessoa para pessoa.
<p>Turrinhas e lambidelas,</p>
<p>Lira - Eva Mel - Santi</p>
zahzah
Membro
Registado: segunda nov 09, 2009 2:00 pm

domingo nov 22, 2009 11:06 am

mas mas assim nunca se mudava nada. I still believe Imagem
o elemento de ligação aqui é o amor pelos animais, não achaS? Imagem é um assunto do coração, dos corações puros. mais uma razão Imagem
<p>One&nbsp;cat just&nbsp;leads to another - Ernest Hemingway</p>
<p><strong>miau!</strong> </p>
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo nov 22, 2009 3:00 pm

element escreveu:

“Tassebem, o vocemessê não é o equivalente a você, pelo menos aqui no Algarve. O vocemessê tornou-se ao longo do tempo uma espécie de abreviatura do vossa mercê, que é o equivalente a meu senhor ou senhorio, vocemesseia no feminino, e é uma forma muito feudal e niilista de tratar alguém, completamente dessajustada, na minha opinião, ao tempo de hoje. Por norma hoje em dia só observa essas expressões em pessoas já com uma certa idade e normalmente oriundas de zonas mais interiores.”

Pensava que aí no Algarve, como em todo o lado, o “vocemecê” fosse a forma que antecedeu, em termos linguísticos, o “você” (havendo ainda de permeio, na evolução, o termo “vomecê”), embora ainda subsista nalguns círculos, como disse. Noutras zonas do país que conheço melhor, "vocemecê”, “vomecê” e “você” têm, hoje em dia, exactamente o mesmo significado. Já ninguém trata outra pessoa por “vocemecê” por uma questão de deferência ou respeito.
Niilista? Como assim?

“Chamarrita, o voça mercê ou a vossa mercê que quer dizer o mesmo, é igual em todo o lado, mesmo noutras linguas, basta pesquisar um bocado no inglês antigo por exemplo.”

Essa questão relativa ao inglês antigo interessa-me. Será que pode elucidar-me um pouco?
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Chamarrita
Membro Veterano

domingo nov 22, 2009 3:14 pm

penso que esteja relacionado com o "mercy", misericórdia, algo que se pedia quando se estava às portas da morte ou perante uma grave condenação.
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”