isto é uma receita macrobiótica por isso convém usar aqueles ingredientes, mas podemfacilmente se substituÃdos, não se garante é o sabor. Então cá vai
Massa:
2 chávenas de farinha branca (biológica)
1 chávena de farinha de trigo integral (não usei mas a massa fica mais fofa)
2 colheres de sopa de óleo de milho ou grainha de uva (usei óleo de sésamo mas também se pode usar azeite)
Raspa de limão (ralar um bocado até saÃrem fiozinhos)
Sumo de uma laranja
3 a 4 colheres de sopa de geleia de milho/arroz (eu não tinha e usei malte de cevada, fica igualmente bom)
1 pitada de sal
Canela
Recheio:
1 kg de maçãs
1 pau de canela
1 chávena de amêndoas
Raspa de 1 limão
Malte de cevada
Azeite ou óleo de milho/grainha de uva/sesamo
Massa: Juntar os ingredientes secos e mexer bem. Adicionar o óleo, o sumo de laranja, a geleia e água suficiente (ou sumo de mais laranja) para poder trabalhar a massa. depois de bem misturados os ingredientes, estender a massa e colocar numa tarteira untada com óleo e polvilhada de farinha. Estender a massa até ficar de fora, pois o que sobra rvai ser virado por cima das maçãs.
Recheio:
Saltear as maçãs cortadas em gomos num tacho com azeite e uma pitada de sal. (Eu cortei as maçãs e fui pondo em água salgada, para tornar a sua oxidação mais lenta, por isso não pus sal no tacho) sempre em lume forte para não cozerem e ficarem estaladiças. Juntar o pau de canela e limão, mexendo sempre. Acrescentar o malte de cevada (elas vão parecer amarelo-caramelizadas) a gosto (não aconsleho mais de 4 colheres de sopa), mexer e deixar apurar mais uns 3 minutos.
Verter o preparado na tarteira já com a base e dobrar as pontas da massa por cima do recheio (não cobre a totalidade do recheio), fazer preguinhas. Coze no forno a 180º por 20 minutos.
Et voilá!
Uploaded with
ImageShack.us
ah! As amêndoas vão ao forno espalhadas em cima dos gomos de maçã;) Esta foto não favorece muito o resultado final, mas também eram 2 da manhã...:p
«None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»