O Vicio do Tabaco

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

segunda abr 18, 2011 2:45 pm

ZeFe Escreveu:Vou ali fumar um cigarro. Alguém me faz companhia? Pago o café.
vamos lá! :lol:
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda abr 18, 2011 2:47 pm

Tassebem, na minha opinião não é.
E se muita gente não deixa o tabaco de vez é porque o tabaco é omnipresente na sociedade, apesar dos fumadores cada vez serem mais discriminados. Quando uma pessoa deixa o vício da heroína precisa de reaprender a viver, a preencher o vazio que a heroína deixou, que era TUDO na vida da pessoa. Um vazio de sentimentos, de escrúpulos, de auto-estima, de projecto de vida. O viciado não tem vida para além do consumo e tomar a decisão de deixar essa vida e consegui-lo é um processo enorme, muito mais complicado do que abandonar o vício do tabaco...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Arguida
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

segunda abr 18, 2011 2:50 pm

Tassebem Escreveu:Mas a comparação foi entre o grau de dependência que o tabaco e a heroína causam -- e a correspondente dificuldade em largá-los --, não entre as consequências desses vícios.
É exactamente isto ... é o grau de dependência que ambos causam. :cry: :cry:

Quanto às consequências de um vício e do outro ... claro que não são sequer comparáveis. graças a Deus. :wink: :wink:
Arguida
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

segunda abr 18, 2011 2:53 pm

Chamarrita Escreveu:
Esperem por mim ... :wink: :wink: :wink:
ZeFe
Membro Veterano
Registado: terça dez 21, 2010 11:07 am

segunda abr 18, 2011 3:01 pm

Arguida Escreveu:
Chamarrita Escreveu:
Esperem por mim ... :wink: :wink: :wink:
Bora lá, também há descafeinado e chá.
<strong>
<p><u>NOTA: A probabilidade do que foi escrito acima ser ironia &eacute; alta...</u></p>
</strong>
<p><strong></strong></p>
<p>"<strong>Esterilize a Rata!!!! "</strong>&nbsp;&nbsp; by Ponky. </p>
<p><strong>"A &uacute;nica criatura do sexo feminino que me poderia fazer ir para o outro lado &eacute; a Nicole das Pussycat Dolls..."</strong>&nbsp; By Vandocasmm</p>
<p>&nbsp;&Agrave;s vezes a virar frangos com o ( entretanto corrido)&nbsp;Terugkeren e o (dentro em breve corrido)&nbsp;xPauloSantos.</p>
<p>&nbsp;</p>
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

segunda abr 18, 2011 3:06 pm

Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
dinodane
Membro Veterano

segunda abr 18, 2011 3:09 pm

Bom, eu conheço n pessoas que deixaram de fumar, muitas mesmas, e sem recaídas.

Em contrapartida conheço muito poucas pessoas que conseguiram deixar o vício da heroína.

Chamarrita
Membro Veterano

segunda abr 18, 2011 3:09 pm

descafeínado não.... isso é tirar a alma ao café! É como o pão sem côdea, leite sem lactose, cerveja sem álcool... 8)

editei porque me lembrei do paradoxo das "natas light". Como, light??? :evil:
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Chamarrita
Membro Veterano

segunda abr 18, 2011 3:11 pm

dinodane Escreveu:Bom, eu conheço n pessoas que deixaram de fumar, muitas mesmas, e sem recaídas.

Em contrapartida conheço muito poucas pessoas que conseguiram deixar o vício da heroína.
Mas concerteza conheces muito mais fumadores do que heroinómanos, Dinodane. Digo eu... :D
Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

segunda abr 18, 2011 3:12 pm

Chamarrita Escreveu:descafeínado não.... isso é tirar a alma ao café! É como o pão sem côdea, leite sem lactose, cerveja sem álcool... 8)

editei porque me lembrei do paradoxo das "natas light". Como, light??? :evil:
É uma coisa do género, Banha light! :lol:
Chamarrita
Membro Veterano

segunda abr 18, 2011 3:17 pm

Ya, a malta é pacífica, cansa-se um bocadinho, tosse postas de alcatrão e tresanda... mas a bem dizer, não comete crimes nem vive para fumar (podia viver sem fumar... mas não era a mesma coisa! :lol: ). O que eu não quero imaginar é um cenário em que o tabaco seja ilegal e criminalizado; em que só se consiga obter no submundo dos mercados negros. Certamente o nº de dependentes diminuiria, como acontece com as drogas duras ilegais, mas os que permanecessem... ai ai! O que uma pessoa não faria por um cigarro! :twisted:
dinodane
Membro Veterano

segunda abr 18, 2011 3:25 pm

Chamarrita Escreveu:
dinodane Escreveu:Bom, eu conheço n pessoas que deixaram de fumar, muitas mesmas, e sem recaídas.

Mas concerteza conheces muito mais fumadores do que heroinómanos, Dinodane. Digo eu... :D
Certo... quando estava a escrever o meu post já estava a pensar nessa resposta e tem toda a lógica.
No entanto, fiz voluntariado na área e conheci muitos toxicodependentes, muitos mesmo, alguns com grande apoio familiar, e poucos conseguimos ajudar para além da distribuição de material para a injecção e de comida. Muitas pessoas que conheci na juventude, alguns familiares, caíram nessa vida, uns já morreram, a maioria continua na mesma, dois deixaram definitivamente e conseguiram reconstruir a vida. Dois.

marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

segunda abr 18, 2011 3:27 pm

dinodane Escreveu:Eu tenho a minha opinião bem formada sobre isto, não é um folheto que me vai fazer ver as coisas de outra forma. Infelizmente tive casos bem próximos de mim de dependência de drogas duras e acho que não há comparação possível entre a influência devastadora da heroína em todos os aspectos da vida do adicto e o vício do tabaco. Simplesmente não é comparável. Até é possível que o mecanismo fisiológico da dependência mental seja igual mas ninguém fica fisicamente incapacitado por não fumar um cigarro. Ninguém desgraça a sua vida por ser dependente do tabaco. Ninguém larga trabalho, família, amigos, casa para viver dentro de um carro abandonado por causa do tabaco. Ninguém se prostitui ou rouba para comprar tabaco. A experiência de fumar um cigarro não é sequer minimamente comparável com a experiência de fumar ou injectar heroína. O tabaco não aliena as pessoas nem lhes altera as percepções.
Exactamente. O grau de viciação até pode ser comparável, ok tudo bem.
Mas os efeitos, os extremos... de maneira nenhuma. Infelizmente também vivi isso perto demais, e as pessoas que conheci que consumiram heroína (as que estão vivas) continuam a fumar tabaco sim, e uma ganza também, mas do mal o menos. Não foi o tabaco que as mudou. Mas nunca mais serão as mesmas.
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

segunda abr 18, 2011 3:43 pm

e conheço ainda mais pessoas que tentaram deixaram a cocaína e recidivaram, ao contrário das pessoas que deixaram o tabaco e nunca mais lhe pegaram.
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

segunda abr 18, 2011 3:47 pm

Chamarrita Escreveu:
cockinhas Escreveu:Fumo porque gosto mas como consigo fumar o nº de cigarros que decido, sem entrar em stress por aí além, vou sempre adiando a decisão de deixar de vez. Tanto posso estar dois dias sem fumar como fumar um maço de seguida.

E não vos acontece o cigarro saber mal e, em vez de o apagarem, persistirem?

Ó Chimarrita, então o tabaco causa uma dependência mais forte que a heroína? :)
Tal como há pessoas que não ficam "agarradas" à heroína ou a droga alguma, também há quem controle o consumo do tabaco sem chegar a criar grande dependência. Mas a maioria das pessoas que fumam sofre de elevada dependência, e esta torna-se mais forte do que a causada pela heroína pelos motivos que já expus. Acho que falamos da gravidade da dependência, não dos sintomas de privação...
eu nunca conheci ou soube de nenhum caso de alguém que consumisse heroína de forma compulsiva e conseguisse, sozinho e sem qualquer ajuda, largar o vício. Além segundo que sei, os efeitos da heroína são muito mais imediatos que os do tabaco, logo a dependência ocorre de fora muito mais rápida.
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”