Língua Gestual Portuguesa

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
sasquatch
Membro Veterano
Registado: terça nov 08, 2011 2:53 pm

quinta set 20, 2012 8:13 pm

Há umas décadas atrás a linguagem gestual era desaconselhada e obrigava-se as crianças surdas a aprender a ler nos lábios.
Os pais que desenvolviam linguagem gestual com os filhos eram recriminados pelas escolas e pelos técnicos. :roll:
Passavam-se coisas aberrantes em certas escolas e instituições...com as crianças a terem as mãos amarradas para não puderem comunicar por gestos :?

Depois chegou-se à conclusão que a linguagem gestual é uma forma de expressão tão válida e tão rica como a linguagem normal.

Agora se repararem há vários programas a serem traduzidos com linguagem gestual.
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

quinta set 20, 2012 8:17 pm

mas, esses surdos com quem andei no liceu...sabiam linguagem gestual!
era como comunicavam entre si.

porquê desaconcelhar o ler os lábios ???????
afinal....vivem num mundo de não surdos.

a tradução simultânea que fazem na TV...acho bem..principalmente em casode filmes, telejornais e afins em que nem sempre a leitura seria ou fácil ou de todo possivel.
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

quinta set 20, 2012 11:10 pm

sasquatch Escreveu:Há umas décadas atrás a linguagem gestual era desaconselhada e obrigava-se as crianças surdas a aprender a ler nos lábios.
Os pais que desenvolviam linguagem gestual com os filhos eram recriminados pelas escolas e pelos técnicos. :roll:
Passavam-se coisas aberrantes em certas escolas e instituições...com as crianças a terem as mãos amarradas para não puderem comunicar por gestos :?

Depois chegou-se à conclusão que a linguagem gestual é uma forma de expressão tão válida e tão rica como a linguagem normal.

Agora se repararem há vários programas a serem traduzidos com linguagem gestual.
A sas vai-me desculpar mas isso, a acontecer, foi na época medieval e não " há umas décadas atrás".
Até mesmo no " antes" 25 de Abril , época em que o isolamento do nosso país era enorme, a linguagem gestual já era aprendida e ensinada . Até em instituições como a Casa Pia, por exemplo, o incentivo à aprendizagem desta linguagem existia.
O que se passa é que , e como já disse, a aprendizagem desta linguagem ficou muito restrita. O acesso a esta aprendizagem está restrito a familiares de surdos, profissionais que lidem com surdos e pouco mais.
Não fazia mal nenhum que nas escolas se aprendesse o básico, até para facilitar a tão proclamada inclusão. O que falta são profissionais dispostos a isso. Querem todos ir para a televisão. :lol:
Sofia
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

quinta set 20, 2012 11:43 pm

Eu acho que da mesma maneira que em muitos trabalhos se dão formações do género "o que fazer se acontecer um incêndio" ou "a maneira correcta de pegar em pesos", deveria dar-se também formação de língua gestual portuguesa. Fazia-se uma mobilização nacional!

E acho que não faltariam profissionais interessados. A questão é que nestas alturas, onde é que se corta? Educação, cultura e saúde...
marianamar
Membro Veterano

sexta set 21, 2012 1:46 am

nandaalmeida
Membro Veterano
Registado: segunda jun 11, 2012 10:17 am

sábado set 22, 2012 10:51 am

Adorei o tópico :lol: :lol:
Eu sei linguagem gestual pq achei que os meus clientes não tinham de levar com a minha ignorância 8) 8) 8)
Eu falo por mim, tenho colegas minhas que estão a gritar aos surdos o que é uma hipoteca :roll: :roll:
Agora quando me deparo com um caso desses tenho bases suficientes para esclarecer as dúvidas dos meus clientes :D :D
Sou responsável pelo que escrevo.
Não pelo que entende.
sasquatch
Membro Veterano

sábado set 22, 2012 8:31 pm

Tive uns inquilinos que eram os dois surdos-mudos, os 3 filhos não eram e eram eles que eram já adultos que ajudavam os pais na comunicação.

Contavam horrores do que tinham passado na infância e juventude com as escolas a forçar muito a leitura dos labios. Os filhos eram e são intérpretes gestuais e estavam muito por dentro da "cultura" dos surdos.

Eles fazem muita questão da língua gestual porque não gostam de se ser vistos como com um problema. São diferentes e por isso desenvolveram uma cultura própria. Muitos surdos recusam mesmo implantes cocleares por acharem que é uma imposição dos ouvintes. É um mundo complicado.

Nos hospitais por ex. é terrivel, ninguém sabe linguagem gestual isto passou-se há uns 3 anos com o senhor.
Petruska1
Membro Veterano
Registado: terça jul 17, 2012 2:42 pm

sábado set 22, 2012 8:58 pm

sasquatch Escreveu:Tive uns inquilinos que eram os dois surdos-mudos, os 3 filhos não eram e eram eles que eram já adultos que ajudavam os pais na comunicação.

Contavam horrores do que tinham passado na infância e juventude com as escolas a forçar muito a leitura dos labios. Os filhos eram e são intérpretes gestuais e estavam muito por dentro da "cultura" dos surdos.

Eles fazem muita questão da língua gestual porque não gostam de se ser vistos como com um problema. São diferentes e por isso desenvolveram uma cultura própria. Muitos surdos recusam mesmo implantes cocleares por acharem que é uma imposição dos ouvintes. É um mundo complicado.

Nos hospitais por ex. é terrivel, ninguém sabe linguagem gestual isto passou-se há uns 3 anos com o senhor.
Não eram só os surdos! Tb se forçava os canhotos a utilizar a mão direita. Naquela altura, o educador, batia na criança...Era outra época, que foi necessária para se chegar ao que somos hoje.

Já tem dado nos canais temáticos essa questão dos surdos, recusarem o implante e fazer parte do mundo dos ouvintes. Recordo-me de algo como proibir o seu filho de receber implante para ser parte integrante do mundo dos surdos.

Penso que se estão a segregar a si próprios. O mundo é complexo!
<p><a title="Dubitando, ad veritatem parvenimus... aliquando! Duvidando, chegamos à verdade... às vezes!" target="_top" href="http://dubitando.no.sapo.pt/index.htm"></a></p>
<p>Dubitando, ad&nbsp;veritatem pervenimus...aliquando!/Duvidando, chegamos &agrave; verdade...&agrave;s vezes! By: Fl&aacute;vio Josefo</p>
<p>A pra&ccedil;a p&uacute;blica est&aacute; cheia de moscas!</p>
<p>"O homem &eacute; uma corda estendida entre o animal e o Super-homem - uma corda sobre o abismo". - by Nietzsche</p>
<p>&ldquo;A f&oacute;rmula da minha felicidade: um sim, um n&atilde;o, uma linha reta, um objetivo.&rdquo; (Friedrich Nietzsche)</p>
sasquatch
Membro Veterano

sábado set 22, 2012 9:25 pm

Assisti a isso na primária mas eram os próprios pais que forçavam os filhos canhotos.
A professora soube através das crianças, ficou aborrecidissima, chamou as mães e advertiu-as severamente da gravidade do que estavam a fazer.

Muitos técnicos que lidavam com surdos não estavam para aprender e por isso a filosofia era "nós é que somos normais, eles é que tem de se submeter". Os surdos odeiam isso.

É muito interessante o mundo da linguagem gestual, cada intérprete tem o seu estilo e tem muito a ver com a criatividade.

Estes senhores já tem netos e desde pequeninos que eles usam linguagem gestual com os avós.
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

domingo set 23, 2012 8:15 pm

:o em que escolas é que vocelencias andaram ?????
tenho 48 anos sou basicamente ambidextra e nunca ninguém me forçou a nada.
tenho vários amigos canhotos.....e NUNCA vi forçar ninguém a usar a direita. ah....andei toda a vida no ensino publico.

se me decidi por ser dextra foi....por causa das canetas de tinta permamente que, felizmente só usei na 1ª classe.

quanto a surdos saberem ler linguagem labial....parece-me muito lógico - afinal movem-se num mundo de não surdos!
e se tiverem mais uma competência que os possa ajudar....não me parece nenhum drama.
saber não ocupa lugar. :lol:
Titacris
Membro Veterano
Registado: quinta mar 03, 2011 3:35 pm

domingo set 23, 2012 8:54 pm

User Homeless, a minha mãe tem 63 anos, e ainda hoje diz que não se esqueceu da "dor" das reguadas infligidas pela professora da primária, por ser canhota.

E não era uma régua qualquer a utilizada nos castigos mas sim a famosa régua dos 5 olhos, régua de madeira grossa com 5 orificios que empolava a pele quando era infligida a pancada da reguada, portanto User Homeless um "must" de educação.

A mãe também frequentou a escola pública, mais propriamente a do Beato em Lisboa.

Hoje em dia também escreve com as duas mãos.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

domingo set 23, 2012 9:20 pm

Sim, os canhotos eram castigados por usarem a mão esquerda, quer na família, quer nas escolas. O esquerdinismo era encarado como uma anormalidade, quase no mesmo plano que o atraso mental ou o cretinismo.

Titacris, nas escolas primárias (como então se chamavam) em que andei, nos anos quarenta/cinquenta, os castigos eram as chamadas "palmatoadas", embora nelas já não se visse a tal menina dos cinco olhos. As palmatoadas eram dadas com uma régua normal, de madeira. Levei muitas, sei bem o que doíam. :evil: Entre outros castigos físicos ou mentais.

Quanto aos surdos, acho estranho o que contaram acima. É verdade que os surdos não apareciam com frequência nas escolas oficiais, tenho uma vaga recordação de ouvir dizer que teriam escolas próprias, mas não posso afirmá-lo. No entanto, a linguagem gestual era usada por eles, sim. Disso recordo-me bem, como me recordo do espanto em que ficava, muito pequenina, quando via na rua alguém a falar por gestos.

Lá em casa aparecia muito um rapaz, epiléptico e surdo, que falava com a minha mãe por gestos. Ou seja, ele fazia os gestos e a minha mãe respondia-lhe falando. Ele lia-lhe nos lábios e respondia por gestos. Sempre achei muita graça àqueles diálogos.

Mais tarde vim a aprender, através de uma publicação em que o meu pai trabalhou, os principais gestos da linguagem dos surdos - que então se designavam por surdos-mudos, sim.

Eu já estive quase totalmente surda, fiz otoscleroses em ambos os ouvidos. Lembro-me de que a partir de certa altura dei por mim a ler nos lábios de quem falava comigo. Portanto, não é de admirar que os surdos leiam nos lábios, é uma coisa quase automática.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
sasquatch
Membro Veterano

domingo set 23, 2012 9:56 pm

Andei num colégio privado e embora a professora alertasse para o perigo de contrariar as crianças que usavam a mão esquerda, lembro-me perfeitamente que era muito comum fazer isso.
A minha mãe nos anos 40 viu professoras baterem em crianças canhotas para que usassem a mão direita.

Fiz a primária no final dos anos 70. As crianças com qualquer tipo de deficiência eram sistemáticamente "arredadas" do ensino normal, escondidas, o conceito de inclusão era completamente desconhecido e nem era bem visto que crianças diferentes partilhassem o espaço das outras.

Tínhamos em casa uma emprega com um filho com paralisia cerebral que implicava descoordenação motora mas não atraso mental. Ela vivia um drama enorme que acompanhei muito de perto, por causa da escolaridade do filho.

Os surdos eram proibidos de usar linguagem gestual porque se achava que era uma maneira de eles criarem uma identidade própria.
Não tinham que ter pretensões, tinham era de seguir o que os ouvintes achavam melhor. Mas não é assim que as pessoas funcionam.
Titacris
Membro Veterano
Registado: quinta mar 03, 2011 3:35 pm

domingo set 23, 2012 9:57 pm

Floripes3 Escreveu:Sim, os canhotos eram castigados por usarem a mão esquerda, quer na família, quer nas escolas. O esquerdinismo era encarado como uma anormalidade, quase no mesmo plano que o atraso mental ou o cretinismo.

Titacris, nas escolas primárias (como então se chamavam) em que andei, nos anos quarenta/cinquenta, os castigos eram as chamadas "palmatoadas", embora nelas já não se visse a tal menina dos cinco olhos. As palmatoadas eram dadas com uma régua normal, de madeira. Levei muitas, sei bem o que doíam. :evil: Entre outros castigos físicos ou mentais.
Sabe Floripes, os meus avós nunca em família corrigiram a minha mãe.

Certa vez o meu avô, chegou a ir à escola, devido ao estado lastimoso da mão esquerda da minha mãe, e a Madre (a escola frequentada era o antigo convento do Beato) chegou a dizer ao meu avô que para além de ser um "retardamento mental" a minha mãe ser canhota, ainda deu uma certa conotação política à utilização da mão esquerda por parte de minha mãe :o .

E no convento do Beato nos anos 50, era utilizada a "menina dos 5 olhos" e como não era suficiente, era também utilizada uma "vara/cana", portanto só instrumentos mimosos.
marianamar
Membro Veterano

domingo set 23, 2012 10:23 pm

Que crueldade, tudo o que relataram :?

Nos dias de hoje não se bate por usar a mão esquerda (espero eu!) mas ainda assim há uma pressão exercida para que se dê prioridade à mão direita. O meu irmãozito, que tem agora dez anos, desde pequenino teve tendência a usar a mão esquerda para tudo. Nunca ninguém lhe bateu por isso, mas chegada a idade de aprender a escrever, os familiares começaram a mudar-lhe a caneta de mão... como ele se revelou ambidextro não fiz grande alarido. Mas nunca encorajei tal "censura" da mão esquerda.

Nunca entendi qual é o problema. Será a associação dos antigos ao diabo, em tudo o que é opção esquerda? Lembro-me de haver uma associação deste género em alguns contos antigos.
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”