Pena Capital

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
nicosa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 14, 2007 8:21 pm

segunda mar 24, 2014 7:18 pm

Pois a mim não me surpreende nada que AQUI, na Arca, haja pessoas que concordem com a pena de morte.
As vezes que já por aqui se leu os milhentos castigos e as torturas terriveis que aplicariam a quem maltrata, abandona ou mata animais....
Se eu concordo? Obviamente que não ! O acto de matar alguem é condenavel e eu não entendo onde está a legitimidade de se achar que se faz justiça recorrendo àquilo que anteriormente se condenou...
Sofia
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

segunda mar 24, 2014 7:37 pm

AST88 Escreveu:Charlie2, está a misturar coisas que não podem ser misturadas! Por um tribunal não ser cem por cento idóneo não quer dizer que se devam matar os criminosos.

Não é só aqui na arca, Nicosa. A meu ver, há inúmeras pessoas que são a favor...ou vá, dizem que são a favor para se fazerem fortes e justiceiras.
eu não estou a misturar nada, a única alternativa que existe á pena capital para um criminoso que mata, num mundo «civilzado», é a cadeia certo?
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
JOtme
Membro
Registado: quarta ago 04, 2010 2:05 pm

segunda mar 24, 2014 10:34 pm

PauloSantos1 Escreveu:
JOtme Escreveu: Desculpem se o texto está um bocado confuso mas tentei expressar aquilo que penso o melhor possível.
Não se preocupe. Vindo de quem se expressa a favor da pena de morte, só podia sair algo mesmo muito confuso.

São opiniões. E assim como eu respeito a sua tenho o direito de ser igualmente respeitada pela opinião que defendo, sem este género de acusações.
"Ficar velho é inevitável, ficar adulto é opcional."
JOtme
Membro
Registado: quarta ago 04, 2010 2:05 pm

segunda mar 24, 2014 10:45 pm

Charlie2 Escreveu:
PauloSantos1 Escreveu:
JOtme Escreveu: Desculpem se o texto está um bocado confuso mas tentei expressar aquilo que penso o melhor possível.
Não se preocupe. Vindo de quem se expressa a favor da pena de morte, só podia sair algo mesmo muito confuso.
eu acho que não é assim tão linear Paulo. Eu nunna conheci de perto ninguém cuja filha tivesse sido violada até á morte, ou o filho morto á facada. Não sei até que ponto conseguiria manter a sanidade. Isto para dizer que quando não nos toca, é relativamente fácil termos uma posição.
Eu não sei se a user que respondeu já passou por algo que a tenha feito realmente repensar a sua posição. Com isto não estou a defendê-la, nem a acusar.
Talvez o único que tenha de algum modo percebido as minhas palavras. Eu era contra a pena de morte sim...até ao dia. E falo abertamente com quem quer que seja sobre os motivos que me levam a ser a favor.

Gostaria que as pessoas não fossem tão radicais na maneira como opinam. Era bom que considerassem que todos temos direito à nossa opinião seja ela qual for. Assim como eu respeito todos os que aqui se afirmam contra a pena de morte, mereço igualmente ser respeitada. Gostaria que não lêssem as minhas palavras com desdém, como alguém que é doido e não sabe o que diz, mas sim como alguém que por circunstâncias da vida já perdeu muito.
Como é óbvio não concordo com a "justiça popular". Quero ainda acrescentar, já que alguém falou dos inocentes que são condenados injustamente, que me refiro a casos sem dúvidas algumas e até em que o criminoso admite os crimes e ainda refere que quando for solto irá reincidir.
"Ficar velho é inevitável, ficar adulto é opcional."
Charlie2
Membro Veterano

segunda mar 24, 2014 11:25 pm

JOtme Escreveu:
Charlie2 Escreveu:
PauloSantos1 Escreveu:
eu acho que não é assim tão linear Paulo. Eu nunna conheci de perto ninguém cuja filha tivesse sido violada até á morte, ou o filho morto á facada. Não sei até que ponto conseguiria manter a sanidade. Isto para dizer que quando não nos toca, é relativamente fácil termos uma posição.
Eu não sei se a user que respondeu já passou por algo que a tenha feito realmente repensar a sua posição. Com isto não estou a defendê-la, nem a acusar.
Talvez o único que tenha de algum modo percebido as minhas palavras. Eu era contra a pena de morte sim...até ao dia. E falo abertamente com quem quer que seja sobre os motivos que me levam a ser a favor.

Gostaria que as pessoas não fossem tão radicais na maneira como opinam. Era bom que considerassem que todos temos direito à nossa opinião seja ela qual for. Assim como eu respeito todos os que aqui se afirmam contra a pena de morte, mereço igualmente ser respeitada. Gostaria que não lêssem as minhas palavras com desdém, como alguém que é doido e não sabe o que diz, mas sim como alguém que por circunstâncias da vida já perdeu muito.
Como é óbvio não concordo com a "justiça popular". Quero ainda acrescentar, já que alguém falou dos inocentes que são condenados injustamente, que me refiro a casos sem dúvidas algumas e até em que o criminoso admite os crimes e ainda refere que quando for solto irá reincidir.
eu acho que a sua posição foi corajosa. sou uma ela, tenho um filho pequeno, e já tentei fazer o exercício de imaginar se...algumas vezes, mas não consigo.
 «None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free»
PauloSantos1
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

terça mar 25, 2014 1:26 pm

JOtme Escreveu: Gostaria que as pessoas não fossem tão radicais na maneira como opinam.
Era para rir, não ?

É que vindo de quem defende a pena de morte chamar as opiniões dos outros de radicais é no mínimo...
<strong>Paulo Santos</strong>
Charlie2
Membro Veterano

terça mar 25, 2014 1:51 pm

PauloSantos1 Escreveu:
JOtme Escreveu: Gostaria que as pessoas não fossem tão radicais na maneira como opinam.
Era para rir, não ?

É que vindo de quem defende a pena de morte chamar as opiniões dos outros de radicais é no mínimo...
Paulo, a sua posição é mais radical a partir do momento em que nem sequer está aberta a debate. A user tem a opinião dela, e conseguiu dá-la sem atacar nem enxovalhar ninguém, e até se dispôs a falar abertamente do assunto. Com o Paulo não há sequer margem para debate, logo a sua posição é mais radical, não pelo que defende, mas pela maneira como defende, afinal o radicalismo é isso mesmo.
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
Charlie2
Membro Veterano

terça mar 25, 2014 4:59 pm

sarina Escreveu:Opiniões valem o que valem... De qualquer forma, cá vai a minha.

Contra a pena de morte, a favor da eutanásia e do aborto. Há quem ache incongruente. Eu cá vivo totalmente em paz com esta posição.
sarina, no fundo é isso, sabermos estar com a snossas opiniões sem atacar os outros :)
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
krug
Membro
Registado: sábado jan 11, 2014 10:33 pm

terça mar 25, 2014 5:55 pm

dinodane Escreveu:A pena de morte é filosoficamente imoral e indefensável.
Tudo é filosoficamente defensável... em especial a pena de morte.
krug
Membro

terça mar 25, 2014 6:03 pm

dinodane Escreveu:E quantas pessoas inocentes foram e ainda serão executadas?
E que bem traz à sociedade a pena de morte?
Quantas pessoas inocentes foram e ainda serão presas para toda a vida ou a longas penas de prisão?
E que bem traz à sociedade uma pena de prisão ou uma pena de multa?

Respostas:
1- para evitar essas mesmas situações é que serve o princípio in dúbio pro reu que tanta confusão faz às pessoas quando algum "criminoso" já condenado na praça pública é absolvido no tribunal.
2- a razão é quase a mesma. Enquanto a pena de prisão ou pena de multa procura um fim punitivo e preventivo (particular e geral), a pena de morte apenas igualmente os mesmos fins, embora assente na consideração que o fim preventivo é apenas geral (considera-se que determinados crimes demonstram um carácter tão anti-social que se considera não recuperável, logo não faria sentido a pena ter um carácter preventivo especial ou particular).

Mesmo em países ou estados onde a pena de morte existe nunca tem como fundamento o "olho por um olho" (estou a falar apenas da realidade ocidental). Por exemplo, nos estados americanos apenas existe pena de morte (em alguns claro) para os first degree murders... que são tipos de homicídio que em que o criminoso demonstra total consciência da prática de crime, não arrependimento e perfeita vontade de se desvincular das regras básicas da sociedade como "não matarás".

Sou contra a pena de morte mas a favor da pena de prisão perpétua com possibilidade de condicional.
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

terça mar 25, 2014 6:21 pm

krug Escreveu:Sou contra a pena de morte mas a favor da pena de prisão perpétua com possibilidade de condicional.
não haverá um contrasenso em "perpétua com possibilidade de condicional" ?!
se se assume a perpétua é porque se considera que o criminoso não é recuperável, certo ?!
krug
Membro

terça mar 25, 2014 6:37 pm

homeless Escreveu:
krug Escreveu:Sou contra a pena de morte mas a favor da pena de prisão perpétua com possibilidade de condicional.
não haverá um contrasenso em "perpétua com possibilidade de condicional" ?!
se se assume a perpétua é porque se considera que o criminoso não é recuperável, certo ?!
Não. A pena perpétua com condicional acentua, pelo contrário, que o criminoso é recuperável, tendo por isso o tempo de prisão para o demonstrar. Ou seja, fica na possibilidade do criminoso "recuperar-se para a sociedade" e se o fizer terá condicional, se não o fizer não a terá (porque não se recuperou para a sociedade).
homeless
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 10:22 am

terça mar 25, 2014 6:57 pm

assim fará sentido.
e, são recuperáveis até que ponto ?! claro que falo de de "first degree murder".

houve em Portugal um caso que mereceu perpétua, (o violador de Telheiras).
há pouco tempo surgiram noticias na imprensa de uma possivel condicional ao fim de, creio, 12 anos de cadeia.
será possivel que ao fim de 12 anos esta pessoa esteja "recuperada para a vivência em sociedade" ?!
como se sentirão as vitimas ?!
não estaremos a "preverter" a Justiça ao "favorecer a recuperação do criminoso" em detrimento da punição que lhe foi administrada pelo crime cometido ?

a pena (punição) serve para castigar o acto (crime) cometido ou como oportunidade de regeneração do criminoso ?!
Charlie2
Membro Veterano

terça mar 25, 2014 7:18 pm

e a isso ainda se pode acrescentar que dentro das prisões há todo um submundo que muitos de nós nem imaginam.
krug
Membro

terça mar 25, 2014 7:22 pm

homeless Escreveu:assim fará sentido.
e, são recuperáveis até que ponto ?! claro que falo de de "first degree murder".
Não sei. Não defendo apenas para casos de "first degree murder" até porque é um tipo criminal que não tem identidade com nenhum existente no sistema penal português.
homeless Escreveu:houve em Portugal um caso que mereceu perpétua, (o violador de Telheiras).
há pouco tempo surgiram noticias na imprensa de uma possivel condicional ao fim de, creio, 12 anos de cadeia.
será possivel que ao fim de 12 anos esta pessoa esteja "recuperada para a vivência em sociedade" ?!
como se sentirão as vitimas ?!
não estaremos a "preverter" a Justiça ao "favorecer a recuperação do criminoso" em detrimento da punição que lhe foi administrada pelo crime cometido ?

a pena (punição) serve para castigar o acto (crime) cometido ou como oportunidade de regeneração do criminoso ?!
Não conheço o caso em concreto por isso não sei a pena merecida. Mas sei que perpetua nunca mereceria (a violação não é o mais grave dos crimes, está longe disso).

E sim, 12 anos de cadeia é muito tempo. Muitíssimo tempo mesmo. tempo para pensar muita coisa e reaprender muitas outras. O tipo de situação que nós temos no nosso quotidiano de não termos tempo para nada nem darmos pelo tempo passar (ainda ontem foi Natal) não sucede na cadeia...

As pessoas não tem essa ideia porque nunca entraram numa cadeia... muito menos passaram lá uns dias (se bem que acho que era uma visita de estudo bastante interessante para alguns jovens de grupos sociais de risco).
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”