Receitas de Culinária da Arca - Tudo tintim por tintim!(Índice-Pág.1)

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
XenaBastet
Membro Veterano
Registado: terça set 14, 2004 4:16 pm

sexta jan 27, 2006 9:40 am

Boa Trucas... afinal o prometido não é de vidro :lol: isto era p/ ter sido colocado ontem mas não deu. :?

Eu sou como a Bita, a medida é o olhometro. Mas cá vai:
Bacalhau à Lagareiro (dos rapidinhos)
Ingredientes:
4 Postas de bacalhau
2 Cebolas grandes
5 Dentes de alho
1 Tomate maduro (mas rijo)
Batatas pequeninas q b
Azeite q b (o azeite tem k ser de mt boa qualidade já k é o principal da receita, é nele k o bacalhau assa e é com ele k temperamos as batatas).
Preparação:
Cortam-se as cebolas em meias luas ou rodelas finas, forra-se um tabuleiro com as cebolas e "polvilham-se" com o alho. Colocam-se as postas do bacalhau na cama de cebolas. Por cima das postas colocar umas rodelas de cebola, alho picado e o tomate cortado às rodelas. Regar com azeite a gosto.
Para quem gosta de comida mais salgadita, é a altura de por o sal. Eu não ponho sal pk já o coloco nas batatas e o bacalhau de si tb já tem.
Á parte, lavam-se as batatas e colocam-se noutro tabuleiro, polvilhar com sal grosso. Convém roda-las no meio da "assadura".
Kd as batatas estiverem assadas, se pretender, pode dar um murro nelas (e descarregar a raiva de raramente conseguir entrar na arca) mas atenção antes de dar o murro, colocar um pano por cima da batata p/ não queimar as mãos e o murro não é um soco puré. Dp, é só servir. (as batatas a murro regadas com o tal azeite onde o bacalhau assou é de lamber os beiços).
Ter pão na mesa p/ molhar no azeite... nhami
Pode se servido com vinho branco no Verão ou com um vinho tinto no Inverno.
Nota: Não colocar tomates mt sumarentos ou congelados, ou bacalhau ainda congelado, a água solta durante a assadura pode estragar td. Se o azeite secar acrescenta-se um cadinho de agua.

SE sobrar, desfiar o bacalhau e misturar com a cebola, alho e tomate, cortar as batatas às rodelas ou em cubos e colocar num pirex por camadas, regar com o tal azeite (acrescentar se necessário) e voilá... mais uma refeição.

PS 1 - Enkt faço o cozinhado, afastar a Xena k entretanto ker dar uma ajuda.
PS 2 - O Sr. Vitor podia vir ensinar a fazer recheolas :lol:
PS 3 - Hardware é a parte do computador k paga kd a arca não me deixa seker aceder
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta jan 27, 2006 10:14 am

:D Conforme prometi e para me redimir de andar para aí a desorientar tópicos, aqui segue uma verdadeira especialidade para quem gosta de chocolate e natas:

Tarte de Chocolate e Natas

Ingredientes:

1 dose da receita de massa de bolachas

Recheio:

2,5dl de leite
30grs de farinha de trigo
50grs de açúcar
1 1/2 colher de (chá) de farinha maisena
2 ovos
30grs de manteiga ou margarina
150grs de chocolate (em barra)
2 colheres de (chá) de rum ou aguardente
açúcar em pó

Guarnição:

125 grs de Natas para Bater
1 1/2 colher de (sopa) de açúcar
1 colher de (sopa) de leite
chocolate ralado q.b.

Massa feita com bolachas:

250 grs de bolachas Maria
150 grs de manteiga ou margarina
1 a 2 colheres de sopa de açúcar (fac.)

Confecção:

Faça a massa de bolacha segundo a receita base.
Forre a forma de tarte e leve a prender no frigorífico.

Leve o leite ao lume a aquecer.
Numa tigela misture o açúcar com as farinhas e os ovos batidos.
Regue com o leite e, depois destes ingredientes ligados, leve o preparado ao lume brando, mexendo sempre, até levantar fervura.
Retire então do calor e junte a manteiga, cortada em bocadinhos, o chocolate ralado e o rum ou aguardente.
Bata até obter uma mistura fofa e homogénea e deixe arrefecer.
Espalhe o recheio dentro da forma, polvilhe com açúcar em pó e leve a prender no frigorífico.

Entretanto, para a guarnição, bata as natas, bem geladas, com o açúcar e o leite, até obter um creme espesso.
Retire a tarte do frigorífico um pouco antes de servir e cubra com o creme de natas.
Polvilhe com chocolate ralado.

Massa feita com bolachas:

Reduza as bolachas a pó na picadora 1 2 3 ou envolva-as em papel vegetal e introduza num saco plástico esmague, com o rolo da massa, até ficarem reduzidas a pó.
Coloque o pó das bolachas numa tigela e junte a manteiga ou margarina derretida e o açúcar.
Misture muito bem até obter uma massa homogénea.
Forre com o preparado uma forma de tarte de fundo falso e, com o auxílio de uma colher, espalme a massa em toda a superfície da forma (fundo e paredes), de forma a obter uma camada uniforme.
Leve a forma assim preparada ao frigorífico durante 2 horas.
Passado este tempo, recheie a tarte.

Aqui só há que ter em atenção alguns pormenores. Eu utilizo o congelador cada vez que coloco um preparado. Ou seja, forro com a massa de bolacha e vai para o congelador até estar bem rija. Coloco o creme de chocolate e faço o mesmo, convém o chocolate estar bem sólido antes de levar as natas para não misturar tudo. Depois de colocar as natas aí sim, passo para o frigorifico. Por norma só como a tarte no dia seguinte, quando as 3 camadas já não estão geladas, mas apenas frescas. É de chorar e gritar por mais. Não tenho dúvidas que se fizerem vão adorar. ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

sexta jan 27, 2006 10:32 am

Com tantas coisas boas, vamos sair daqui com mais 10 Kg :lol:
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

sexta jan 27, 2006 10:53 am

Isto é só coisinhas boas...
Palpita-me que este fim de semana , vai ser lareira ligada e muita paparoca nova para experimentar.

Bolo de bolacha á minha maneira:

Ingredientes:
3 pacotes de bolacha maria
0.5 litro de cafe forte
250g de margarina
1 tablete de chocolate culinaria
1 chavena de chá de coco ralado
2.5 chavenas de cha de açucar

Preparação

Bate-se o açucar com a margarina ate formar uma massa homogenea.
Derrete-se a barra de chocolate com um pouco de margarina e acrescenta-se ao preparado anterior mexendo sempre.
Acrescenta meia chavena do coco ralado.

Num prato largo e raso colocam-se alternadamente as bolachas demolhadas no cafe (atenção não deixar demolhar para a bolacha não se desfazer) e a massa.
Deve começar-se primiero por colocar as bolachas e a ultima camada deverá ser do preparado de manteiga.

No final tenta cobrir-se o bolo com a massa de manteiga deixando-a o mais direitinha possivel , cobre-se com o restante coco ralado e umas raspas de chocolate.
Vai ao frio no minimo umas 3 horas.
Et voilá, bon apetit.
XenaBastet
Membro Veterano

sexta jan 27, 2006 11:10 am

Eu gosto bastante de cozinhar, por isso aki vai mais uma receita dakelas k se aparecer alguem à ultima da hora se faz em 3 tempos.
Ingredientes:
5 bifes de frangos (o meu olhometro pode falhar)
3 dentes de alho
mostarda q b
natas q b
batatas pekenas q b
Preparação:
Cortam-se os bifes em tiras, temperam-se com alho, sal e pimenta. Fritar (eu não retiro os temperos, vai td p/ a frigideira à excepção de alguma agua k o tempero possa ter deixado. A água uso-a se as natas kiserem secar). Assim k estiverem fritos retiram-se os bifes p/ um prato. No preparado onde se fritaram os bifes, deitar natas a gosto e mostarda. Sejam generosas senão ficam sem molho. Quem gosta de sabores mais fortes pode misturar mostarda normal e mostarda de dijon. Dp das natas e da mostarda bem envolvidas, voltar a colocar os bifes dentro da frigideira e deixar apurar 1 min, mexendo sempre.
As batatas cozem-se com a pele.
P/ servir pode-se colocar as batatas e os bifes em separado, ou misturar td. Eu misturo.
Como eu sou fã de uma boa binhaça, um bom vinho tinto a acompanhar é de gritos. Mas p/ kem perfere vinho verde ou branco, este prato tb o aceita mt bem.
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sexta jan 27, 2006 11:18 am

Bem, aqui vai uma receita muito simples e deliciosa :D

Doce da Texuga

Ingredientes:
  • 1 Pacote de Filipinos
    2 Pacotes de Natas
    1 Lata de leite condensado
Preparação:

Bater as natas muito bem batidas, até ficarem tipo chantili, fofinhas de preferência. Abre-se a lata do leite condensado, agora já há magro e tudo 8) , e põe-se a tampa da lata no EcoPonto AMARELO. Deita-se o leite aos poucos nas natas e mexe-se com uma vara de arames, sem bater.
Se a lata tiver papel, separa-se o papel e põe-se o papel no EcoPonto AZUL e a lata no AMARELO. 8) :p

À parte, e numa picadora, picam-se as bolachas bem picadinhas e juntam-se, mexendo devagar com uma colher de pau, ao preparado anterior.

Põe-se o doce numa taça de servir, ou mesmo na da batedeira, consoante a(s) pessoa(s) que vão devorar o doce!!! :lol:

Por fim, vai ao frio, lambem-se os utensílios usados na confecção do doce, mas convém desligar a batedeira para não decepar a língua ao lamber :lol: :lol: :lol: Quanto à taça, com o dedo indicador, raspam-se bem as laterais para posteriormente o meter na boca e chupar bem chupadinho. AH, Atenção, afastar cães e gatos da cozinha para não comer doce com pêlos :?

Bon Apetit!

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
LuMaria
Membro Veterano

sexta jan 27, 2006 11:24 am

:o Meu Deus, tou feita! Eu sou uma verdadeira besta a comer. Estou sempre com fome e estes bolos todos estão-me a deixar nervosa...SOCORRO!!!!!!!!!!!
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
XenaBastet
Membro Veterano

sexta jan 27, 2006 12:07 pm

Esta não é uma receita, mas uma forma de como eu gosto de preparar uma mesa... marikices minhas :roll:
Gosto de por toalha e individuais. Se a tolha for de cor viva, os individuais terão de ser mais discretos (senão os convidados não sabem se hão-de olhar p/ a toalha ou p/ os individuais). Guardanapos da cor da toalha, encontram-se de papel em xn sitios.
Agora na comida, k é isso k se ker.
Não sirvo sopa pk axo k outras iguarias promovem o dialogo enkt se comem e com a sopa temos a cara no prato p/ a sopa não arrefecer.
Uma tabua de queijos é sempre uma boa opção, até pk se pode voltar a colocar na mesa no fim da refeição se a conversa estiver agradavel e alguem kiser "picar" + qualquer coisita. Nos queijos escolho queijo amanteigado, 1 brie e 1 da ilha cortado aos cubos pekenos. Cuidado p/ não escolherem queijos a cheirar a chulé, podem ser bons, mas numa mesa o cheiro a chulé não é propriamente agradavel.
Cesta de pão: Pão tipo caseiro, tostas e palitos de pão e outros pães ou tostas k gostem. Nunca bolachas de água e sal p/ o queijo a uma mesa de refeição. As bolachas só se poem em buffet's, lanches, petiscos onde haja tabua de queijos, ou no fim da refeição se voltarmos a colocar a tabua na mesa.
Podem colocar tb azeitonas k foram passadas em alho mt bem picado e azeite. E patés. Não precisa ser em grande quantidade p/ ninguém perder o apetite p/ o jantar.
Para uma salada de acompanhamento, alface cortada em tiras grossas e não mt compridas, tomate cherry, cebola (facultativo - não morremos com o queijo, morremos com a cebola se a conversa tiver animada e p/ durar), cenoura ralada, salsa picada e rebentos de soja k levaram um entalão (fervidos somente durante 1 min senão ficam moles). Misturar td e temperar a gosto, eu as vezes ainda salpico a salada com oregão, mas poucos, senão parece k temos bocados de palha na boca.
Kt ao vinho, há k mostrar aos gajos k nós tb o sabemos escolher e servir.
Eu perfiro cheio, mas, vamos servir apenas até meio. Como sou apreciadora de tinto, sirvo tinto com carnes e bacalhau ou se a comida for pesada. A carne de frango ou peru pode ser servida com branco, verde ou tinto. Se for marisco, no arroz pode ser tinto mas é sempre preferivel o branco ou verde.
E prontus, se kiserem contestar ou dar dicas, vamos a isso k eu adoro ser uma boa anfitriã.
Imagem
XenaBastet
Membro Veterano

sexta jan 27, 2006 12:11 pm

Óh Xuga... essa de desligar a batedeira antes de lamber é p/ loiras??? Não havia necessidade :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
LuMaria
Membro Veterano

sexta jan 27, 2006 12:22 pm

XenaBastet Escreveu: Óh Xuga... essa de desligar a batedeira antes de lamber é p/ loiras???
:? Não. Apenas para pessoas burras ou muito distraidas. Que mania... :x
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

sexta jan 27, 2006 12:33 pm

Mas esta gente só faz doces la em casa???

Cá vai uma receita pratica, para quando chegamos a casa e não tamos com pachorra para muitos floreados.

Hamburguer com salsichas:
Ingredientes

4 Hamburguers
1 lata de salsichas
1 pacote de natas
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de azeite
sal e pimenta qb
1 de sopa colher de mostarda

Preparação

Coloca-se numa sertã uma colher de manteiga e uma de azeite, quando estiver bem quente introduz-se os hamburguers ate ficar ao ponto.
Retira-se os hamburguers depois de prontos, acrescenta-se ao molho da sertã o resto da manteiga e deita-se as salsichas cortadas as rodelas.
Acrescenta a mostarda e de seguida as natas, tem que se mexer tudo muito bem para não talhar a nata.
Rectifica-se de temperos, e dispo-se este molho por cima dos hamburguers.
Pode ser servido com arroz branco, batatas cozidas ou frita.
XenaBastet
Membro Veterano

sexta jan 27, 2006 12:35 pm

Áh bom Lu... assim tá melhor ;) :lol:
Pk a mim, houve p/ aki um ar k me deu e tb fikei loira, mas axo k não afectou os meus neuronios... axo :lol: :lol: :lol:
LuMaria
Membro Veterano

sexta jan 27, 2006 12:44 pm

Ok, não vou colocar nada de sojas ou coisas esquisitas. Penso que este é um prato agradável para quem gosta de legumes em especial de alho francês. Muito bom e fácil de fazer:

Tarte de alho francês

Ingredientes:
Para 6 pessoas

1 kg de alho francês
300 g de massa folhada
1 embalagens de Béchamel 500 ml
3 ovos
30 g de margarina
60 g de queijo ralado
1 colher de (sopa) de farinha
sal e pimenta q.b.
uma pitada de noz-moscada

Confecção:

Limpe o alho francês, corte-o em rodelas finas, lave muito bem e deixe escorrer.
Leve ao lume um tacho com a manteiga, junte o alho francês, tempere de sal, pimenta e noz moscada e deixe cozinhar até que fique seco.
Retire do lume e deixe arrefecer.
Estenda a massa folhada e com ela forre uma forma de fundo solto.
Deite numa tigela o conteúdo da embalagem de Béchamel , junte os ovos batidos com a farinha e mexa bem.
Coloque na forma forrada o alho francês cozinhado, cubra com a mistura do Béchamel .
Polvilhe com queijo ralado e leve ao forno a 220ºC durante 30 minutos.
Sirva quente ou morna.

Para acompanhar: Uma boa salada de alface cortada em tiras finas, uma pitada de agriões para dar cor e sabor, cebola cortada também em rodelas muito finas, se acrescentarem um pouco de pinhões ou noz cortadinha, fica divino.
Bater muito bem com um garfo azeite com vinagre de maça, um pouco de sal, ervas aromáticas a gosto e regar generosamente.
Vinho branco bem gelado cai que nem gingas se bem que um sumo de laranja natural fica de estalo, e, para ninguém ficar com fome... umas tostas com queijo derretido, fica demais ;)
XenaBastet
Membro Veterano

sexta jan 27, 2006 1:09 pm

A Lu percebe mt mais desta cozinha k eu, mas vamos lá tentar k eu já fiz e ficou bem bom.

[b]Lazanha vegetariana.[/b]

Ingredientes:
5 Beringelas
3 Tomate
3 dentes de alho
1 Cebola grande
Soja picada
Bechamel
Queijo ralado

Preparação:
Pica-se o tomate, o alho e a cebola. Faz-se um refogado com a cebola e o alho. Dp coloca-se o tomate picado (se kizerem podem pica-lo no likidificador) e por fim a soja picada (há em pacotes nos supermercados).
Cortam-se as beringelas em fatias finas e temperam-se com sal, fritam-se as beringelas.
Por fim, camadas de beringelas e preparado de tomate. De 2 em 2 camadas ponho um pouco de bechamel. Termino com bechamel e forno com ela.
P/ kem gosta, queijo ralado por cima e VINHO TINTO
havana
Membro Veterano
Registado: quinta jun 30, 2005 6:48 pm

sexta jan 27, 2006 1:26 pm

Olá boa tarde

É pá, isto aqui vai giro, vai e já se comia outra vez :D . De manhã tive tanto trablaho que não consegui cá vir.
Bem vou pensar no aqui vou meter e logo mais à tardinha já venho aqui com a minha mousse de chocolate, rápida, caseira e muito apetitosa. :p

Lu

Essa da vegetariana é boa, mete mais mete. Vou ter uns amigos lá em casa para almoçar num deste sábados e e um casal aderiu a essa moda, resultado, vai tudo comer cozido à portuguesa com tudo o que têm direito :D e para eles vi uma receita na vaqueiro.pt de bolonhesa vegetariana e se calhar é mesmo isso que vou fazer, a ver vamos.
Beijocas seus comilões ;)
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”