Eu sou como a Bita, a medida é o olhometro. Mas cá vai:
Bacalhau à Lagareiro (dos rapidinhos)
Ingredientes:
4 Postas de bacalhau
2 Cebolas grandes
5 Dentes de alho
1 Tomate maduro (mas rijo)
Batatas pequeninas q b
Azeite q b (o azeite tem k ser de mt boa qualidade já k é o principal da receita, é nele k o bacalhau assa e é com ele k temperamos as batatas).
Preparação:
Cortam-se as cebolas em meias luas ou rodelas finas, forra-se um tabuleiro com as cebolas e "polvilham-se" com o alho. Colocam-se as postas do bacalhau na cama de cebolas. Por cima das postas colocar umas rodelas de cebola, alho picado e o tomate cortado às rodelas. Regar com azeite a gosto.
Para quem gosta de comida mais salgadita, é a altura de por o sal. Eu não ponho sal pk já o coloco nas batatas e o bacalhau de si tb já tem.
Á parte, lavam-se as batatas e colocam-se noutro tabuleiro, polvilhar com sal grosso. Convém roda-las no meio da "assadura".
Kd as batatas estiverem assadas, se pretender, pode dar um murro nelas (e descarregar a raiva de raramente conseguir entrar na arca) mas atenção antes de dar o murro, colocar um pano por cima da batata p/ não queimar as mãos e o murro não é um soco puré. Dp, é só servir. (as batatas a murro regadas com o tal azeite onde o bacalhau assou é de lamber os beiços).
Ter pão na mesa p/ molhar no azeite... nhami
Pode se servido com vinho branco no Verão ou com um vinho tinto no Inverno.
Nota: Não colocar tomates mt sumarentos ou congelados, ou bacalhau ainda congelado, a água solta durante a assadura pode estragar td. Se o azeite secar acrescenta-se um cadinho de agua.
SE sobrar, desfiar o bacalhau e misturar com a cebola, alho e tomate, cortar as batatas às rodelas ou em cubos e colocar num pirex por camadas, regar com o tal azeite (acrescentar se necessário) e voilá... mais uma refeição.
PS 1 - Enkt faço o cozinhado, afastar a Xena k entretanto ker dar uma ajuda.
PS 2 - O Sr. Vitor podia vir ensinar a fazer recheolas

PS 3 - Hardware é a parte do computador k paga kd a arca não me deixa seker aceder