As imagens chocam e revoltam qualquer um. Mas penso que não se pode pôr tudo dentro do mesmo saco. Se cada um que fosse para a prisão tivesse uma "estadia" péssima, maltratada e muito traumatizante já se saberia que iria sair cá para fora e revoltar-se (sim, porque cá em portugal saiem sempre cá para fora). E desta vez, com mais cautela e inteligência para não ter que voltar lá para dentro.
Eu acho que um dos maiores castigos é a isolação de qualquer coisa. Imaginem passarem dias e dias a fio sem verem ninguém, num quarto sem janela, sem nada para fazer, durante anos.
O unico momento em que me senti revoltado a favor dos prisioneiros, foi numa reportagem "60 segundos" da sic noticias em que miudos (porque eram miudos) tinham sido presos num certo país (não me lembro do nome, mas era daqueles sitios onde a droga é extremamente proibida) por posse e venda de droga. Até aqui, é o normal. Mas neste caso, eram condenados a pena de morte.
Mostrou entrevistas com o miudo (e outros) extremamente arrependidos, sem saberem bem o que tinham feito e com apelos de ajuda para o seu país para não morrerem. Disseram de tudo, e de facto, a mim convenceram-me.
Porque apesar de tudo, não tinham feito mal a ninguém, e eram miudos (muitos estupidos) mas que se calhar mereciam uma segunda hipotese (nem que fosse depois de 20 anos presos).
A reportagem terminou com a morte deles.