vocês sabiam?

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

sábado ago 14, 2010 10:48 pm

Dicionário da Língua Portuguesa, 5ª Edição, Porto Editora.

Loiça, s.f. o mesmo que louça. (pág. 880)
Louça, s.f. produtos de cerâmica, manufacturados pelo oleiro, para uso doméstico, especialmente para serviço de mesa e de cozinha; objectos de metal ou de ferro esmaltado, etc., para os mesmos usos; vasilhame; ser de outra _: ser de qualidade superior. (Do lat. lautia ou luteu?). (pág. 883)
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
drilldown1
Membro Veterano

sábado ago 14, 2010 10:52 pm

nicasxi Escreveu::lol: :lol: :lol:

Grafias e sonoridades à parte:
Normalmente os utensilios de plastico têm um simbolo, geralmente na base, um copo e um garfo com um numero ao lado, que indica a temperatura a que podem ser lavados na máquina.
Este não tem. Deve ser por ser um "miminho" para um cão.Mas devia ter.
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sábado ago 14, 2010 10:58 pm

drilldown1 Escreveu:ser de outra _: ser de qualidade superior. (Do lat. lautia ou luteu?). (pág. 883)
Eu sempre me achei outra loiça !!!!! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
drilldown1
Membro Veterano

sábado ago 14, 2010 11:27 pm

drilldown1 Escreveu:Dicionário da Língua Portuguesa, 5ª Edição, Porto Editora.

Loiça, s.f. o mesmo que louça. (pág. 880)
Louça, s.f. produtos de cerâmica, manufacturados pelo oleiro, para uso doméstico, especialmente para serviço de mesa e de cozinha; objectos de metal ou de ferro esmaltado, etc., para os mesmos usos; vasilhame; ser de outra _: ser de qualidade superior. (Do lat. lautia ou luteu?). (pág. 883)

No Dicionário de Língua Portuguesa, 7ª Edição, Porto Editora

Loiça, s.f. o mesmo que louça. (pág. 1120)
Louça, s.f. produtos de cerâmica, manufacturados pelo oleiro, para uso doméstico, especialmente para serviço de mesa e de cozinha; objectos de metal ou de ferro esmaltado, etc., para os mesmos usos; vasilhame; ser de outra ~: ser de qualidade superior. (Do lat. lutea, pl neut. de luteu-, "de barro") (pág. 1122)
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
drilldown1
Membro Veterano

domingo ago 15, 2010 6:46 am

Rafaelmelo, tem mais alguma dúvida? :roll:

Para além de ter transcrito o significado de loiça/louça do dicionário, parece-me que a língua não está morta, sofre influências.

Referia-me a um utensilio cujo destino se encaixa na loiça, como pratos, copos, talheres, tachos, tupperwares etc. e não me referia ao produto da sua composição.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
VascoMV
Membro Veterano
Registado: sexta jul 09, 2010 7:34 pm

domingo ago 15, 2010 8:44 am

louça nome feminino 1. produtos de cerâmica, manufacturados pelo oleiro.

Ai as donas de casa de hoje ...então pensam que plastico e metal é louça...chiça ... :lol:
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

domingo ago 15, 2010 9:23 am

drilldown1 Escreveu:Rafaelmelo, tem mais alguma dúvida? :roll:

Para além de ter transcrito o significado de loiça/louça do dicionário, parece-me que a língua não está morta, sofre influências.

Referia-me a um utensilio cujo destino se encaixa na loiça, como pratos, copos, talheres, tachos, tupperwares etc. e não me referia ao produto da sua composição.
Curiosamente tem montes de dicionários onde não é referido o metal. Também encontra o chocalho do boi em algumas definições. Ponto acente, plástico não encontra em nenhuma definição, se o meter na máquina de lavar louça vai perceber porquê, a curto ou médio prazo.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
drilldown1
Membro Veterano

domingo ago 15, 2010 10:13 am

VascoMV Escreveu:louça nome feminino 1. produtos de cerâmica, manufacturados pelo oleiro.

Ai as donas de casa de hoje ...então pensam que plastico e metal é louça...chiça ... :lol:
Hoje, a maioria dos pratos, terrinas etc (serviço de loiça) nem é manufacrutada pelos oleiros nem é de porcelana.
Antigamente estes produtos eram fabricados em porcelana (na célebre fábrica de loiças de sacavém - hoje extinta). Hoje a porcelana, na loiça de uso comum é uma raridade.

Não é por isto, que os pratos, copos, talheres ... deixaram de ser loiça.

AH! não me estou a referir à loiça sanitária :wink:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

domingo ago 15, 2010 1:31 pm

Se lavar a loiça, fosse só lavar os pratos...eu até gostava de lavar loiça 8)
drilldown1
Membro Veterano

domingo ago 15, 2010 2:15 pm

Bondage2010 Escreveu:Se lavar a loiça, fosse só lavar os pratos...eu até gostava de lavar loiça 8)
Põe na máquina.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Rafaelmelo
Membro Veterano
Registado: segunda mar 29, 2010 9:19 pm

domingo ago 15, 2010 2:31 pm

Então afinal em que ficamos? o plastico e etc faz parte da loiça?
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

domingo ago 15, 2010 3:29 pm

É assim :
Eu quando digo " vou pôr a loiça na máquina a lavar " refiro-me a tudo , " tamparaueres" incluidos . :lol: :lol: :lol:

Vasquinho , e não sou nenhuma dona de casa... moderna muito menos .... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

domingo ago 15, 2010 3:44 pm

drilldown1 Escreveu:
Bondage2010 Escreveu:Se lavar a loiça, fosse só lavar os pratos...eu até gostava de lavar loiça 8)
Põe na máquina.
Eu sou dos que se alimentam de iogurtes liquidos para não ter de sujar louça nenhuma...nem sequer uma colher...
chowista
Membro Veterano
Registado: quinta jun 24, 2010 5:52 pm
*shar pei

domingo ago 15, 2010 3:46 pm

Bondage2010 Escreveu:
drilldown1 Escreveu:
Põe na máquina.
Eu sou dos que se alimentam de iogurtes liquidos para não ter de sujar louça nenhuma...nem sequer uma colher...

:lol: :lol: :lol:
son1a
Membro Veterano
Registado: quinta abr 22, 2010 7:37 pm

domingo ago 15, 2010 3:47 pm

Bondage2010 Escreveu: Eu sou dos que se alimentam de iogurtes liquidos para não ter de sujar louça nenhuma...nem sequer uma colher...
LOL

<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”