Desperdício Alimentar

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
VascoDV
Membro Veterano
Registado: sábado out 23, 2010 1:38 pm

quinta nov 04, 2010 10:10 pm

quanto a desperdicio tenho uma muito gira a contar... tive uma empregada interna há uns 10 anos que vinha de uma familia muito humilde. Pois bem, a rapariga fazia um prato para o almoço, um para o jantar e nunca repetia..o que sobrasse ia para o lixo. Fazia-se cozido e não gostava, lá fazia uns bifes para ela. Nós comiamos como todos os portugueses a comida que ficava da consoada nos dias seguintes..ela jamais...Sopa ? é só para os patrôes.

O que vejo hoje é uma cultura mesmo de desperdicio flagrante. Há muitos, muitos anos, um cavalheiro negro com pronuncia colorida pediu-me um "prate comida", coisa que levei uns minutos a pereber, porque falava rapido demais e com sotaque "dos afircano". Na altura estava teso, tempos da faculdade e dei-lhe o que tinha que dava para comprar umas sandes...o homem olhou para mim zangado e disse " isso nun dá prá escomprá pratu cumida".

Pois, de facto para comer um bife do lombo não dava..mas curiosamente era tudo que eu tinha para o meu almoço...grande otário que fui.

Outra vez apanhei uma velhinha que dizia, "meu sr tenho tanta fominha"..nem imaginam a dor que me deu ouvir aquilo.

E hoje os putos riem-se quando ouvem falar da fome noutros sitios...a visão ou a sábado fizeram uma peça sobre crianças com fome em Portugal o mês passado..andei uns dias a bater mal.

Desculpem o apárte

Por isso o desperdicio flagrante vem de longe...
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta nov 04, 2010 10:11 pm

perapado Escreveu:Conheço alguém que, todos os dias, manda entregar as sobras dos seus restaurantes/pastelarias, em lares de idosos... :wink: e como esta pessoa, já deve haver muitas mais...
Uma atitude digna! Que hajam muitos.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
VascoDV
Membro Veterano

quinta nov 04, 2010 10:13 pm

perapado Escreveu:Conheço alguém que, todos os dias, manda entregar as sobras dos seus restaurantes/pastelarias, em lares de idosos... :wink: e como esta pessoa, já deve haver muitas mais...
Também conheço, muita gente faz isso, são pessoas com P grande, pessoas que fazem o bem mas não se metem em bicos dos pés para dizer EU FAÇO BEM.

Como fazia falta essa mentalidade em alguns foruns desta arca..meus srs.
surceror
Membro Veterano
Registado: terça ago 31, 2010 8:29 am

quinta nov 04, 2010 10:33 pm

VascoDV Escreveu:Isso não é bem assim.

A título de exemplo posso falar nos desperdicios das refeições nas escolas...há muita gente que compra as senhas para o mês sem pagar na hora, depois as refeições são feitas a contar com essas crianças..e curioso..não aparecem nas cantinas...pensam que não pagando não há problema, mas as refeições são feitas na mesma e vai tudo para o lixo.

Tem que haver civismo.

De igualforma é para evitar as burlas...para as empresas não começarem a fazer refeições desnecessárias e cobrarem-se por elas...
Conheço bem essa situação VascoDV..as pessoas reservam, as escolas encomendam as refeições para tantas crianças e depois só lá aparecem metade...Anda para mais estas refeições são sempre pagas, comam ou não, o que também se torna complicado para as escolas (salvo erro o ministério só suporta erros de 5% ou menos e o resto a escola paga). Aqui as pessoas deveriam ser consciencializadas até penalizadas após umas quantas faltas..
No entanto essa comida podia ser aproveitada..
"Primeiro foi necess&aacute;rio civilizar o homem em rela&ccedil;&atilde;o ao pr&oacute;prio homem. Agora &eacute; necess&aacute;rio civilizar o homem em rela&ccedil;&atilde;o a natureza e aos animais."&nbsp; (Victor Hugo) "N&atilde;o h&aacute; diferen&ccedil;as fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais...os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento" (Charles Darwin)
surceror
Membro Veterano

quinta nov 04, 2010 10:34 pm

LuMaria Escreveu:
Uma atitude digna! Que hajam muitos.
Concordo plenamente!!Se todos fossem assim era excelente! :)
"Primeiro foi necess&aacute;rio civilizar o homem em rela&ccedil;&atilde;o ao pr&oacute;prio homem. Agora &eacute; necess&aacute;rio civilizar o homem em rela&ccedil;&atilde;o a natureza e aos animais."&nbsp; (Victor Hugo) "N&atilde;o h&aacute; diferen&ccedil;as fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais...os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento" (Charles Darwin)
drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

quinta nov 04, 2010 10:41 pm

VascoDV Escreveu:Isso não é bem assim.

A título de exemplo posso falar nos desperdicios das refeições nas escolas...há muita gente que compra as senhas para o mês sem pagar na hora, depois as refeições são feitas a contar com essas crianças..e curioso..não aparecem nas cantinas...pensam que não pagando não há problema, mas as refeições são feitas na mesma e vai tudo para o lixo.
Tem que haver civismo.

De igualforma é para evitar as burlas...para as empresas não começarem a fazer refeições desnecessárias e cobrarem-se por elas...
Não creio que vá para o lixo... é que após um dia em que a refeição é carne, depois vem as almondegas, os empadões...etc
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
drilldown1
Membro Veterano

quinta nov 04, 2010 10:46 pm

Cnfesso que tenho alguma relutância em aceitar que se ofereça restos do restaurante e pastelaria e ainda por cima a idosos.

As pessoas idosas precisam, normalmente, de uma dieta específica e os bolos não me parecem muito saudáveis.

O tema, "aproveitar desperdícios alimentares", para mim não faz muito sentido. Uma coisa, são os próprios, nas suas casas aproveitarem sobras, outra é virem sobras sem lá de aonde, que sobras, que mãos e/ou outras coisas lá passaram?
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
VascoDV
Membro Veterano

quinta nov 04, 2010 10:51 pm

drilldown1 Escreveu: Não creio que vá para o lixo... é que após um dia em que a refeição é carne, depois vem as almondegas, os empadões...etc
Isso é completamente contra as normas..se ainda há quem o faça é a revelia.

Quanto aos bolos e fritos a idosos eu percebo as reticências...mas sem querers er irónico, deve ser mais complicado passar fome
VascoDV
Membro Veterano

quinta nov 04, 2010 10:54 pm

Se calgar quem abriu a petição não teve resposta poor a mesma ser incrivelmente vaga..Não diz casos concretos nem fala em attiudes--
LuMaria
Membro Veterano

sexta nov 05, 2010 12:18 am

Mais outra para arquivo, idosos não devem comer bolos :roll:

Realmente, é dificil. Até oferecer comida é alvo de critica.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
drilldown1
Membro Veterano

sexta nov 05, 2010 7:12 am

VascoDV Escreveu:
drilldown1 Escreveu: Não creio que vá para o lixo... é que após um dia em que a refeição é carne, depois vem as almondegas, os empadões...etc

Quanto aos bolos e fritos a idosos eu percebo as reticências...mas sem querers er irónico, deve ser mais complicado passar fome
Não concebo que um lar de idosos, sujeite os seus utentes a passar mal. Os utentes ou pagam ou são subsidiados pelos nossos impostos.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
surceror
Membro Veterano

sexta nov 05, 2010 9:45 am

drilldown1 Escreveu:
VascoDV Escreveu:

Não concebo que um lar de idosos, sujeite os seus utentes a passar mal. Os utentes ou pagam ou são subsidiados pelos nossos impostos.
Pois não deveriam não...mas acredito que há muitos que tentam "poupar" em tudo e á custa dos idosos que lá estão hospedados...Infelizmente em termos de fiscalização é outra ponto que deveria ser melhorado. Pessoalmente conheci um caso de um lar que usava as fraldas de uns utentes em outros, ou seja dividia, mesmo que depois fosse cobrado o valor das fraldas..só em termos de exemplo
surceror
Membro Veterano

sexta nov 05, 2010 9:55 am

VascoDV Escreveu:Se calgar quem abriu a petição não teve resposta poor a mesma ser incrivelmente vaga..Não diz casos concretos nem fala em attiudes--
Segundo eu percebi na entrevista do autor da petição na antena 1, o seu objectivo seria chamar a atenção da Assembleia para este facto e assim tentar obter a autorização do reaproveitamento da comida. Na entrevista falou-se especificamente de comida embalada, que já não poderia ser aproveitada para o dia seguinte (devido às regras da Saúde pública).
Portanto o que eu pensei que este será um passo inicial, e posteriormente, a haver autorização da distribuição da comida providenciar instituições de caridade que façam a sua distribuição...
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sexta nov 05, 2010 10:21 am

drilldown1 Escreveu:
VascoDV Escreveu:

Então sugiro-lhe que investigue, Drilldown. Se o fizer a sério, vai ter várias belas surpresas, desde fome a maus tratos e imundície, vai encontrar de tudo. Até mesmo em lares pagos a bom dinheiro saído dos bolsos dusutentes ou das suas famílias.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
LuMaria
Membro Veterano

sexta nov 05, 2010 1:55 pm

É a mentalidade portuguesa lulu. E vê-se como ela nos tem tornado prósperos.
As pessoas deitam para o lixo, electrodomésticos, roupa, mantas e cobertores, brinquedos, livros, móveis e mais uma infinidade de coisas, que podiam ser limpas e entregues em igrejas, AMI, lares, centros de dia, albergues para animais, hospitais, um sem número de destinos. Mas não. A grandiosidade da nação fica em deitar fora, destruir e comprar novo. Ali, ao molho, ao lado do caixote do lixo.
Ainda há vergonha em trazer para casa o que sobrou do almoço no restaurante. Quando há décadas em restaurantes finissimos por essa europa fora é absolutamente normal fazê-lo.
É o que somos. Até criticamos os que doam o seu excedente. Vergonha.
:roll:
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”