kefir quem tem zona lisboa?

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
sobaka
Membro Veterano
Registado: quarta abr 07, 2010 7:02 pm

quarta nov 24, 2010 9:50 pm

LuluB Escreveu:Outra coisa de que gostava muito e comia sempre que a encontrava nas cantinas era aquela espécie de pudim feito com tvorog e passas: sabe a receita, Sobaka? Adorava saber fazer isso!

E a propósito: homónimo escreve-se com h. :wink:
500 g de requeijão
3 ovos (dividir claras e gemas)
5 colheres de sopa de sémola de trigo
3 colheres de sopa de açucar
1 colher de chá açucar de baunilha
casca de limão
1 colher de chá de fermento químico (qualquer coisa de sódio)
2-3 colheres de sopa de smetana (natas fermentadas)
passas quanto basta (previamente pôr de molho com água morna ou com rum)

Aquecer o forno 180º C.
Juntar todos os ingredientes menos smetana e claras. Bater claras a parte com uma pitada de sal. Juntar cuidadosamente claras ao preparado.
Untar forma com margarina, colocar o preparado na forma, untar com smetana.
Cozinhar no forno 40-45 minutos até a smetana aloirar bastante.
Servir quente ou fresco com doce de framboesa (morango, groselha, oxicoco etc.)

Obrigada. Eu sei :) Mas sempre me esqueço, não sei porque
sobaka
Membro Veterano

quarta nov 24, 2010 9:57 pm

drilldown1 Escreveu:
sobaka Escreveu:
LuluB Escreveu:
sobaka Escreveu:Pode-se comprar um frasco de kefir no corte inglês e fabricar o seu a partir dele. Não é tão om como do cogumelo, enfraquece com tempo, mas serve de palliative.
O cogumelo não é cogumelo nenhum, tanto quanto sei. Chamamos-lhe assim por ter o aspecto de um, mas não passa de um aglomerado das tais bactérias que proliferam no leite e o transformam em kefir. Quanto à reprodção, depende da nossa capacidade de a fazer, parece.

Esse do Corte Inglés pode ser um bom porto de partida, Cristina. Mas vou falar com a Manuela, a ver se ela arranja maneira de enviar algum.

Por outro lado, aqui há tempos falou-se disso noutro fórum e apareceram links para pessoas que oferecem, porque não tentas investigar pelo Google?
Nós chamamo-lo "cogumelinho" ou "fungo" (em russo são omónimos) :D Infelizmente, o kefir feito a partir do outro kefir enfraquece com cada reprodução seguinte. Por outro lado o dito cogumelo cresce com uma velocidade assustadora e é preciso sempre oferecer os bocados, senão um dia este aglomerado de bactérias ainda se apodera da casa...
É pena, cá não há hábito de fazer leite fermentado. Kefir, yogurt (verdadeiro e não aquela porcaria industrial que se vende), prostokvacha, riagenka, mazoni, smetana, kumys (leite de égua fermentado), airan... Já nem me lembro de todos mas tenho saudades horrives :cry:
Quando era pequena, a cozinheira fazia yogurtes em casa, Ela fervia o leite durante muito tempo, depois deixava fermentar, não sei como se faz, mas, lembro-me que tapavam com um cobertor e ficava assim algum tempo. Eram yogurtes muito amargos.
Eu costumava juntar um bocadinho de açúcar e pedacinhos de pêssego ou alperce. Era uma delícia :)
sobaka
Membro Veterano

quarta nov 24, 2010 10:10 pm

LuluB Escreveu:
sobaka Escreveu:
LuluB Escreveu:
sobaka Escreveu:...
É pena, cá não há hábito de fazer leite fermentado. Kefir, yogurt (verdadeiro e não aquela porcaria industrial que se vende), prostokvacha, riagenka, mazoni, smetana, kumys (leite de égua fermentado), airan... Já nem me lembro de todos mas tenho saudades horrives :cry:
Nem me fale, também morro de saudades desses produtos - excepto do kefir, de que não gosto nem à lei da bala.

E os ciroks? E a pasta (não me lembro do nome em russo) com passas de uva? Miam, miam...
É o tvorog (requeijão) mas com açucar e passas. Agora também o fazem envolto em chocolate, com doces (de morango, de framboesa, de maçã, de caramelo, de leite condensado) dentro.
O tvorog não me parecia lá muito o cirok, mas a Sobaka deve sabê-lo melhor do que eu. Também cheguei a comê-lo envolvido em chocolate, mas só vi uma vez. E essa massa a que me refiro era amarela, não branca como o tvorog, que se parece mais com o queijo fresco para barrar francês do que com o nosso requeijão.

E a receita do pudim de tvorog, não se arranja? :D

Outra coisa de que tenho saudades é da smetana. Uma amiga minha russa que veio para cá disse-me que conseguia fazê-la pondo natas a fermentar com iogurte, mas nunca cheguei a experimentar.
Se não me engano, o cirok (é diminutivo do syr que é queijo) é tvorog (requeijão) com ovos, açúcar e baunilha. Encontrei na Net uma receita mas pessoalmente nunca experimentei: juntar numa panela 500 gr de requeijão, meio-copo de smetana ou natas, 5 ovos, meio-copo de açúcar, baunilha ou açúcar de baunilha, passas e amêndoa ou nozes. Aquecer tudo, depois envolver em murim, colocar em cima um peso para escorrer o líquido e deixar arrefecer. Depois de arrefecer tirar de murim e servir com sumo ou molho de frutos silvestres.

Eu faço a smetana a partir de natas com yogurt, mas não é mesma coisa infelizmente. :cry:
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quarta nov 24, 2010 10:13 pm

Obrigada pela receita, Sobaka! :D Finalmente vou poder fazer pudim de tvorog!

Nós também fazemos iogurte em casa. Aquece-se um pouco o leite, deita-se-lhe dentro um iogurte qualquer de boa qualidade, mexe-se bem e tapa-se o tacho em que se se fez a mistura. Abafa-se e deixa-se ficar umas horas, de um dia para o outro, por exemplo. E também há umas máquinas que dispensam esse aparato todo, ligam-se e mantêm uma temperatura constante.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
LuluB
Membro Veterano

quarta nov 24, 2010 10:24 pm

O que é murim? Passador de rede?
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

quarta nov 24, 2010 10:29 pm

sobaka Escreveu:
LuluB Escreveu:Outra coisa de que gostava muito e comia sempre que a encontrava nas cantinas era aquela espécie de pudim feito com tvorog e passas: sabe a receita, Sobaka? Adorava saber fazer isso!

E a propósito: homónimo escreve-se com h. :wink:
500 g de requeijão
3 ovos (dividir claras e gemas)
5 colheres de sopa de sémola de trigo
3 colheres de sopa de açucar
1 colher de chá açucar de baunilha
casca de limão
1 colher de chá de fermento químico (qualquer coisa de sódio)
2-3 colheres de sopa de smetana (natas fermentadas)
passas quanto basta (previamente pôr de molho com água morna ou com rum)

Aquecer o forno 180º C.
Juntar todos os ingredientes menos smetana e claras. Bater claras a parte com uma pitada de sal. Juntar cuidadosamente claras ao preparado.
Untar forma com margarina, colocar o preparado na forma, untar com smetana.
Cozinhar no forno 40-45 minutos até a smetana aloirar bastante.
Servir quente ou fresco com doce de framboesa (morango, groselha, oxicoco etc.)

Obrigada. Eu sei :) Mas sempre me esqueço, não sei porque
Costumo fazer algo parecido com estes ingredientes, mas não vai ao forno. Vai ao frio. Chamo tarte de requeijão com limão.
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

quarta nov 24, 2010 10:32 pm

Adoro toda a sorte de lacticínios (excluindo queijo, que não suporto) e acho que as minhas papilas gustativas entrariam em delírio se tivesse acesso a essas delícias russas!
Sejam bondosas e copiem esta receita para o tópico mais abaixo, vale?
Assim ficamos com um fórum arrumadinho :lol: .
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

quarta nov 24, 2010 10:35 pm

Hei-de experimentar esta receita. Parece deliciosa e eu sou uma gulosa de primeira. :lol:
Só tenho aqui uma dúvida em relação à smetana, natas fermentadas que não faço ideia do que seja, pode-se utilizar natas frescas em substituição?
Esta receita faz-me lembrar uma de cheesecake que costumo fazer e que não vai ao forno.
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
sobaka
Membro Veterano

quarta nov 24, 2010 11:16 pm

LuluB Escreveu:Obrigada pela receita, Sobaka! :D Finalmente vou poder fazer pudim de tvorog!

Nós também fazemos iogurte em casa. Aquece-se um pouco o leite, deita-se-lhe dentro um iogurte qualquer de boa qualidade, mexe-se bem e tapa-se o tacho em que se se fez a mistura. Abafa-se e deixa-se ficar umas horas, de um dia para o outro, por exemplo. E também há umas máquinas que dispensam esse aparato todo, ligam-se e mantêm uma temperatura constante.
Vou experimentar! Obrigada, LuluB :)
LuluB
Membro Veterano

quarta nov 24, 2010 11:21 pm

As natas fermentadas são uma especialidade russa que cá não se encontra.

Mas pode-se fazer uma espécie de smetana juntando iogurte a natas amornadas. Dizem que fica parecido.

Faz-se exactamente como se faz os iogurtes caseiros, mas com natas em vez de leite. As proporções são as mesmas.
<p>&nbsp;</p>
sobaka
Membro Veterano

quarta nov 24, 2010 11:21 pm

LuluB Escreveu:O que é murim? Passador de rede?
Não, é um tecido de algodão, muito fino, tipo gaze.
sobaka
Membro Veterano

quarta nov 24, 2010 11:24 pm

drilldown1 Escreveu:
Costumo fazer algo parecido com estes ingredientes, mas não vai ao forno. Vai ao frio. Chamo tarte de requeijão com limão.
Deve ser bom. Também vou fazer.
sobaka
Membro Veterano

quarta nov 24, 2010 11:25 pm

cockinhas Escreveu:Adoro toda a sorte de lacticínios (excluindo queijo, que não suporto) e acho que as minhas papilas gustativas entrariam em delírio se tivesse acesso a essas delícias russas!
Sejam bondosas e copiem esta receita para o tópico mais abaixo, vale?
Assim ficamos com um fórum arrumadinho :lol: .
Para que tópico? :)
LuluB
Membro Veterano

quarta nov 24, 2010 11:28 pm

sobaka Escreveu:
LuluB Escreveu:Obrigada pela receita, Sobaka! :D Finalmente vou poder fazer pudim de tvorog!

Vou experimentar! Obrigada, LuluB :)
Só uma recomendação:

Utilize de preferência leite do dia e não UHT. Leite gordo. E não o aqueça demasiado, para não matar os fermentos.
<p>&nbsp;</p>
sobaka
Membro Veterano

quarta nov 24, 2010 11:30 pm

marijonscp Escreveu:Hei-de experimentar esta receita. Parece deliciosa e eu sou uma gulosa de primeira. :lol:
Só tenho aqui uma dúvida em relação à smetana, natas fermentadas que não faço ideia do que seja, pode-se utilizar natas frescas em substituição?
Esta receita faz-me lembrar uma de cheesecake que costumo fazer e que não vai ao forno.
É crème fraîche, acho que vi no Jumbo uma vez. Mas também é dispensável, acho que pode pincelar com ovo batido, o sabor não deve piorar.
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”