Receitas de NATAL!!
Deve ser, mesmo. Não é que eu vá rechear um peru inteiro só para mim, claro!
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
</p>

<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.

Pode rechear um frango do campo... é o que estou a pensar fazer para o Dia de Natal, isso e...
Arroz de polvo
Cozo o polvo sem descongelar com água e uma cebola com casca.
Refoga-se uma cebola grande e uns dentes de alho, Junta-se o polvo cozido partido aos bocados, o caldo da cozedura e a água que for necessária para que o arroz não fique seco, 3 partes de caldo para uma de arroz. Quando ferver adiciona o arroz e uma maõcheia de camarões congelados grandes e deixa cozer em lume brando. No fim junta coentros picados.
Arroz de polvo
Cozo o polvo sem descongelar com água e uma cebola com casca.
Refoga-se uma cebola grande e uns dentes de alho, Junta-se o polvo cozido partido aos bocados, o caldo da cozedura e a água que for necessária para que o arroz não fique seco, 3 partes de caldo para uma de arroz. Quando ferver adiciona o arroz e uma maõcheia de camarões congelados grandes e deixa cozer em lume brando. No fim junta coentros picados.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
Meu Deus, quanta coisa deliciosa! Digam-me, fazem essas receitas de pudim em forma "lisa" ou daquelas "onduladas"?
Como dizem que "Natal é quando o Homem quiser", amanhã mesmo vou dar destino a um resto de pinhões que ali tenho
.
Dinodane, eu faço o melhor arroz doce do mundo (depois da minha mãe, claro
). Basicamente faço igual só que não meço quantidades nem tempo. Quer isto dizer que na minha mão, um bom arroz doce nunca demora menos que uma hora ao fogão. Quando fica pronto está tão, mas tão cremoso que nem tenho coragem e lhe pôr ovos. Deixo-o branquinho, à moda antiga.
Pedido: Adoro aquelas fatias de torta amarelinha muito húmida, que se vende por aí (laranja, talvez). Nunca fiz uma torta na minha vida. Quem me dá uma receita "testada"?
Como dizem que "Natal é quando o Homem quiser", amanhã mesmo vou dar destino a um resto de pinhões que ali tenho

Dinodane, eu faço o melhor arroz doce do mundo (depois da minha mãe, claro

Pedido: Adoro aquelas fatias de torta amarelinha muito húmida, que se vende por aí (laranja, talvez). Nunca fiz uma torta na minha vida. Quem me dá uma receita "testada"?
Nunca fiz torta de laranja, mas a torta da receita acima deve ficar "amarelinha".
A forma de pudim que uso é uma ondulada de metal com tampa que tenho há anos, mas acho que qualquer forma com furo serve.
Pessoal, ninguém com uma boa receita, testada, de filhoses daquelas tipo beirãs, de levedar e tender á mão, com abóbora e aguardente?
A forma de pudim que uso é uma ondulada de metal com tampa que tenho há anos, mas acho que qualquer forma com furo serve.

Pessoal, ninguém com uma boa receita, testada, de filhoses daquelas tipo beirãs, de levedar e tender á mão, com abóbora e aguardente?
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
Dinodane, deve estar a pensar naquilo que a minha mãe (natural de Coimbra) chama belhoses.
Mas ela faz tudo a olho, não tem receita. Eu não sei fazer (sei o que leva, mas nunca fiz, por isso não sei bem como deve ficar e não sou apreciadora)
Mas ela faz tudo a olho, não tem receita. Eu não sei fazer (sei o que leva, mas nunca fiz, por isso não sei bem como deve ficar e não sou apreciadora)
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
eu consigo arranjar, só preciso de alguns dias!dinodane Escreveu:Nunca fiz torta de laranja, mas a torta da receita acima deve ficar "amarelinha".
A forma de pudim que uso é uma ondulada de metal com tampa que tenho há anos, mas acho que qualquer forma com furo serve.![]()

(fizeram-me cá uma fome...)
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Amarelinha, deve ficar sim, e boa também, mas mais seca do que aquela a que me refiro. Não faz mal, hei-de inventar qualquer coisadinodane Escreveu:Nunca fiz torta de laranja, mas a torta da receita acima deve ficar "amarelinha".

Essa receita das beiras, de levedar e tender à mão com aguardente não leva abóbora. A receita de filhoses da minha mãe é "a olho" mas posso tentar adaptar. Mas não vale a pena se o objectivo for usar abóbora.
Nota: O feminino de beirão é beiroa. Palavra feia, não é?

não sei como é para os lados da sua mãe Bingley mas cá em cima é assim:Bingley Escreveu:Dinodane, deve estar a pensar naquilo que a minha mãe (natural de Coimbra) chama belhoses.
1 kg de abobora
sal qb
1 colher de sopa de fermento de padeiro
100 ml de água
1 colher de sopa de aguardente
1 ovo
1 colher de sopa de oleo
450gr de farinha
açucar amarelo
oleo para fritar
cozer a abobora com sal, escorrer e colocar num pano branco, espremer com vigor

dissolver o fermento na agua morna.
numa tigela grande colocar a aguardente, o ovo, o oleo, o açucar, a papa de abobora e o fermento dissolvido.
amassar... amassar.... amassar e .... amassar!!
juntar a farinha aos nicos e amassar sempre até ficar homogenea.
tapar a tigela com um pano molhado bem torcido e deixar a massa levedar para o dobro do tamanho inicial ( daí a tigela ter que ser grande tipo tigela da batedeira ou assim ).
fritar bolinhas de massa... coloca-las em papel de cozinha para absorver o excesso de oleo.
passar por açucar amarelo ( canela é opcional ) e tá feito!
bom apetite

<p><strong>Remember this - very little is needed to make a happy life...</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
<p><strong>Marcus Aurelius</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
As belhoses da minha mãe (e já da minha avó) levam abobora cozida e bem escorrida, açucar, aguardente, canela, fermento de padeiro e farinha. São bem amassadas à mão e vão a levedar.
Depois fritam-se às colheradas e são polvilhadas com açucar e canela,
Aletria ( da minha avó )
1 litro de leite
1 litro de água
sal qb
2 paus de canela
2 pedaços de casca de limao
1 embalagem de aletria
3 ovos
açucar a olho ao gosto de cada um ( já explico )
em frio misturar a agua e o leite. temperar com uma pitada de sal.
colocar a canela e as cascas de limao.
adoçar a gosto...depois de começar a ferver devagarinho, até ao ponto em que se sente o limao e a canela.... açucar a mais arruina tudo
quanto a fervura estiver lenta e estável ( sem o risco de transbordar o tacho que convem ser grande ) adicionar a aletria mexendo sempre.
deixar cozer bem... e ficar de olho para não vir por fora... não torrar... o normal.
ok... agora momento de grande tensão na cozinha galega!!
adicionar tres gemas de ovo bem batidas a esta aletria, não pode ser em muito quente porque o ovo coze e fica uma coisa esquisita.
há um momento mágico lol!!
tira-se a aletria bem cozidinha do lume... a fumegar... de colher de pau em riste mexe-se a coisa para arrefecer... meia duzia de vezes, as gemas já estão bem batidas num prato... à espera de entrar em cena
quando a aletria estiver distraida ( entenda-se meia arrefecida ) deita-se as gemas no meio do tacho, seeempre a mexer para não dar tempo do ovo ficar cozido em fios.
coloca-se em pratinhos e fazem-se coisas giras ( desenhos estrelas etc ) com canela em pó para decorar.
Aletria amarelinha... linda... e a casa toda a cheirar a canela
um mimo!
1 litro de leite
1 litro de água
sal qb
2 paus de canela
2 pedaços de casca de limao
1 embalagem de aletria
3 ovos
açucar a olho ao gosto de cada um ( já explico )
em frio misturar a agua e o leite. temperar com uma pitada de sal.
colocar a canela e as cascas de limao.
adoçar a gosto...depois de começar a ferver devagarinho, até ao ponto em que se sente o limao e a canela.... açucar a mais arruina tudo

quanto a fervura estiver lenta e estável ( sem o risco de transbordar o tacho que convem ser grande ) adicionar a aletria mexendo sempre.
deixar cozer bem... e ficar de olho para não vir por fora... não torrar... o normal.
ok... agora momento de grande tensão na cozinha galega!!
adicionar tres gemas de ovo bem batidas a esta aletria, não pode ser em muito quente porque o ovo coze e fica uma coisa esquisita.
há um momento mágico lol!!
tira-se a aletria bem cozidinha do lume... a fumegar... de colher de pau em riste mexe-se a coisa para arrefecer... meia duzia de vezes, as gemas já estão bem batidas num prato... à espera de entrar em cena

quando a aletria estiver distraida ( entenda-se meia arrefecida ) deita-se as gemas no meio do tacho, seeempre a mexer para não dar tempo do ovo ficar cozido em fios.
coloca-se em pratinhos e fazem-se coisas giras ( desenhos estrelas etc ) com canela em pó para decorar.
Aletria amarelinha... linda... e a casa toda a cheirar a canela

<p><strong>Remember this - very little is needed to make a happy life...</strong></p>
</p>
</p>
então é quase igual... acho mesmo que só falta aí um ovo para ligar a massaBingley Escreveu:As belhoses da minha mãe (e já da minha avó) levam abobora cozida e bem escorrida, açucar, aguardente, canela, fermento de padeiro e farinha. São bem amassadas à mão e vão a levedar.

</p>
</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm
Aqui em casa somos pouco (ou nada
) apreciadores dos fritos natalícios. Só mesmo a minha mãe gosta e devido a problemas de saúde não os pode comer.
Lulub, a minha mãe tinha uma receita que perdeu, de tronco de Natal feito com creme de castanhas e chocolate que levava cerejas em calda, que era delicoso, tenho de lhe perguntar se a sua é parecida com essa.
Gosto de variar na doçaria de Natal, todos os anos escolho algumas coisas diferentes para fazer.
Mas há sempre algumas que podem ser repetidas como é o caso da charcada que faço um pouco aldrabada mas que resulta muito bem.
Faço um doce de ovos a olho (10 ovos). Numa travessa funda coloco fatias de pão de ló e rego com ou pouco de vinho do Porto, também se pode regar com sumo de laranja. Depois cubro com o doce de ovos ainda quente e polvilho com canela.
Uma boa opção é também uma Cheese Cake que sabe sempre bem:
2 pacotes de bolacha maria
-100 gr,. manteiga
- 2 pactoes de natas frescas
- 1 embalagem de queijo creme Philadelphia
- Açucar a gosto
- 1 pacote de gelatina neutra em pó Royal
- Doce de amoras, cerejas, ou frutos silvestres e cerejas em calda
Preparação:
Em 1º lugar arranjar uma tarteira de fundo amovível.
Tritura-se a bolacha e junta-se com os dedos a manteiga derretida. Parece que fica com pouca consistência mas é mesmo assim.
Calca-se bem a mistura no fundo da tarteira.
Bate-se o queijo com açucar. Á parte bate-se as natas com açucar a gosto. No fim envolve-se bem as natas com o queijo. Derrete-se a gelatina conforme as instruções mas somente num pouco de água e envolve-se rapidamente na mistura de natas e queijo.
Verte-se esta mitura por cima da bolacha e vai ao frio até prender. Quando estiver meio sólido, põe-se bastante doce e as cerejas em calda por cima. Visualmente é muito bonita e é deliciosa.

Lulub, a minha mãe tinha uma receita que perdeu, de tronco de Natal feito com creme de castanhas e chocolate que levava cerejas em calda, que era delicoso, tenho de lhe perguntar se a sua é parecida com essa.
Gosto de variar na doçaria de Natal, todos os anos escolho algumas coisas diferentes para fazer.
Mas há sempre algumas que podem ser repetidas como é o caso da charcada que faço um pouco aldrabada mas que resulta muito bem.
Faço um doce de ovos a olho (10 ovos). Numa travessa funda coloco fatias de pão de ló e rego com ou pouco de vinho do Porto, também se pode regar com sumo de laranja. Depois cubro com o doce de ovos ainda quente e polvilho com canela.
Uma boa opção é também uma Cheese Cake que sabe sempre bem:
2 pacotes de bolacha maria
-100 gr,. manteiga
- 2 pactoes de natas frescas
- 1 embalagem de queijo creme Philadelphia
- Açucar a gosto
- 1 pacote de gelatina neutra em pó Royal
- Doce de amoras, cerejas, ou frutos silvestres e cerejas em calda
Preparação:
Em 1º lugar arranjar uma tarteira de fundo amovível.
Tritura-se a bolacha e junta-se com os dedos a manteiga derretida. Parece que fica com pouca consistência mas é mesmo assim.
Calca-se bem a mistura no fundo da tarteira.
Bate-se o queijo com açucar. Á parte bate-se as natas com açucar a gosto. No fim envolve-se bem as natas com o queijo. Derrete-se a gelatina conforme as instruções mas somente num pouco de água e envolve-se rapidamente na mistura de natas e queijo.
Verte-se esta mitura por cima da bolacha e vai ao frio até prender. Quando estiver meio sólido, põe-se bastante doce e as cerejas em calda por cima. Visualmente é muito bonita e é deliciosa.
<p>"Quanto mais conheço os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
-
- Membro
- Registado: quarta set 15, 2010 10:23 pm
Há dois anos fiz para o dia de Natal (ou Ano Novo, já não me lembro) esta receita:
Não sei as quantidades, porque quando cozinho nunca me guio por receitas e esta já lá vai algum tempo que a fiz...
Polvo à lagareiro
Batatas para assar
1 polvo
Cebola
Alho
Pimentos vermelhos
Salsa ou coentros (prefiro coentros)
Azeite
Sal
Pimenta
Especiaria
Limão
Dá-se uma fervidela no polvo até ficar macio, com água sal fio de azeite e limão.
Num tacho de barro faz-se um refogado com azeite (bastante) alho picadinho e cebola às rodelas. Depois coloca-se o polvo cortado aos pedaços. Deixa-se refogar, coloca-se os pimentos, uma rodela de limão, retifica-se o sal e tempera-se com pimenta. Deixar apurar muito bem, para criar um molho mais abundante colocar um pouco de àgua. No final de estar tudo muito bem apurado, picam-se os coentros /salsa e envolvem-se no preparado.
Lavam-se as batatas, faz-se um corte e levam-se ao forno, num tabuleiro untado com azeite, com raspas de margarina por cima, alho picadinho e cebola picadinha, quando estiverem bem assadinhas, com a pele dourada, retirar do forno e acompanhar o polvo.
Acho que disse tudo! Eu cozinho imenso (todos os dias...
) e farto-me de inventar, mas receitas natalícias tenho muito poucas... até porque eu com doces não sou muito prendada! Mas este ano vou fazer azevias de grão e quiçá de batata doce! Depois coloco a receita 
Não sei as quantidades, porque quando cozinho nunca me guio por receitas e esta já lá vai algum tempo que a fiz...
Polvo à lagareiro
Batatas para assar
1 polvo
Cebola
Alho
Pimentos vermelhos
Salsa ou coentros (prefiro coentros)
Azeite
Sal
Pimenta
Especiaria
Limão
Dá-se uma fervidela no polvo até ficar macio, com água sal fio de azeite e limão.
Num tacho de barro faz-se um refogado com azeite (bastante) alho picadinho e cebola às rodelas. Depois coloca-se o polvo cortado aos pedaços. Deixa-se refogar, coloca-se os pimentos, uma rodela de limão, retifica-se o sal e tempera-se com pimenta. Deixar apurar muito bem, para criar um molho mais abundante colocar um pouco de àgua. No final de estar tudo muito bem apurado, picam-se os coentros /salsa e envolvem-se no preparado.
Lavam-se as batatas, faz-se um corte e levam-se ao forno, num tabuleiro untado com azeite, com raspas de margarina por cima, alho picadinho e cebola picadinha, quando estiverem bem assadinhas, com a pele dourada, retirar do forno e acompanhar o polvo.
Acho que disse tudo! Eu cozinho imenso (todos os dias...

Nos tempos em que se fazia as filhoses na lareira, com o tacho do azeite (o óleo era mais caro
) colocado sobre uma trempe de ferro, a receita da minha família era a seguinte:
Ingredientes
- 12 ovos
- 1/4 de litro de azeite (equivalente a um copo de água ou menos)
- fermento de padeiro
- raspa e sumo de uma laranja
- um cálice de aguardente
- um pouco de acúcar - uma mão cheia (quanto mais açúcar levar mais escuras ficam na fritura)
- uma pitada de sal
- 1 Kg de farinha sem fermento (pode precisar de um pouco menos ou mais)
- Óleo para fritar
- açúcar e canela para polvilhar
- opcional - Outros aromas a gosto, p.ex. chá
Como fazer
Num alguidar de barro suficientemente grande (para a massa "crescer") batem-se os ovos com o azeite quente, o fermento previamente dissolvido em água morna, a laranja, o açúcar e a aguardente. Vai-se juntando a farinha até obter a consistência desejada e amassa-se. Polvilha-se com um pouco de farinha e cobre-se com um pano.
Leva-se a levedar em ambiente previamente aquecido, num ninho
feito com um saco de água quente e um cobertor.
Passadas umas horas (dependendo da quantidade e temperatura), quando a massa começar a "abrir" - a parte superior rasga - está pronta para começar a tender e fritar.
Depois de fritas é só retirar o excesso de gordura sobre papel absorvente e polvilhar a gosto.
Estes fritos duram bastante tempo. Passados uns dias, se ainda andarem lá por casa, e já ninguém pegar neles, podem levar-se ao lume num banho de calda (de mel, por exemplo), e ficam deliciosas.
Ai que saudades destas filhoses! Pensar que atravessei a infância sem as apreciar porque não eram doces! )

Ingredientes
- 12 ovos
- 1/4 de litro de azeite (equivalente a um copo de água ou menos)
- fermento de padeiro
- raspa e sumo de uma laranja
- um cálice de aguardente
- um pouco de acúcar - uma mão cheia (quanto mais açúcar levar mais escuras ficam na fritura)
- uma pitada de sal
- 1 Kg de farinha sem fermento (pode precisar de um pouco menos ou mais)
- Óleo para fritar
- açúcar e canela para polvilhar
- opcional - Outros aromas a gosto, p.ex. chá
Como fazer
Num alguidar de barro suficientemente grande (para a massa "crescer") batem-se os ovos com o azeite quente, o fermento previamente dissolvido em água morna, a laranja, o açúcar e a aguardente. Vai-se juntando a farinha até obter a consistência desejada e amassa-se. Polvilha-se com um pouco de farinha e cobre-se com um pano.
Leva-se a levedar em ambiente previamente aquecido, num ninho

Passadas umas horas (dependendo da quantidade e temperatura), quando a massa começar a "abrir" - a parte superior rasga - está pronta para começar a tender e fritar.
Depois de fritas é só retirar o excesso de gordura sobre papel absorvente e polvilhar a gosto.
Estes fritos duram bastante tempo. Passados uns dias, se ainda andarem lá por casa, e já ninguém pegar neles, podem levar-se ao lume num banho de calda (de mel, por exemplo), e ficam deliciosas.
Ai que saudades destas filhoses! Pensar que atravessei a infância sem as apreciar porque não eram doces! )
-
- Membro Veterano
- Registado: terça fev 24, 2009 8:50 pm
Hilly - Bull Terrier *
Lucas - Europeu comum
Eh pah vocês são umas autênticas fadas dos tachos... Eu não faço nada dessas coisas
A única coisa que faço no natal é decorar as travessas da aletria, arroz doce, formigos, etc com canela... não faço aqueles risquinhos, quadradinhos, mas faço sim verdadeiras obras de arte
Desenho azevinhos, velas, sinos, estrelas, escrevo mensagens tipo "Feliz Natal, etc...
Experimentem, fica lindo e surpreende pelo menos a 1ª pessoa a "abrir" a travessa

A única coisa que faço no natal é decorar as travessas da aletria, arroz doce, formigos, etc com canela... não faço aqueles risquinhos, quadradinhos, mas faço sim verdadeiras obras de arte

Desenho azevinhos, velas, sinos, estrelas, escrevo mensagens tipo "Feliz Natal, etc...
Experimentem, fica lindo e surpreende pelo menos a 1ª pessoa a "abrir" a travessa

"Uso os animais para instruir os homens" Jean de La Fontaine