Portugal

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

quarta jan 12, 2011 8:22 pm

Se febre amarela não há visto... é tão simples quanto isso.
ziggy
Membro Veterano

quarta jan 12, 2011 8:28 pm

jofelix Escreveu:
dinodane Escreveu:
BrownEye Escreveu:Ainda bem que só se tomam de 10 em 10 anos :D
Essa é a do tétano... as mencionadas só são exigidas ou recomendadas quando se viaja para determinados destinos, excepto a da meningite que tb nunca fez parte do programa nacional de vacinação e sempre se pagou em regime "privado" e já era cara.
Tenho medo é que com os novos preços, muitos turistas ( e não só) não as tomem, contraiam as doenças e depois nos venham contagiar.
Às vezes o poupar sai caro.
O jofelix devia informar-se sobre veículos de trasmissão antes de dizer barbaridades...
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

quarta jan 12, 2011 8:54 pm

ziggy Escreveu:
jofelix Escreveu:
dinodane Escreveu:
BrownEye Escreveu:Ainda bem que só se tomam de 10 em 10 anos :D
Essa é a do tétano... as mencionadas só são exigidas ou recomendadas quando se viaja para determinados destinos, excepto a da meningite que tb nunca fez parte do programa nacional de vacinação e sempre se pagou em regime "privado" e já era cara.
Tenho medo é que com os novos preços, muitos turistas ( e não só) não as tomem, contraiam as doenças e depois nos venham contagiar.
Às vezes o poupar sai caro.
O jofelix devia informar-se sobre veículos de trasmissão antes de dizer barbaridades...
Não é barbaridade porque não referi nenhuma doença contagiosa em concreto.
Parece-me que os mosquitos não são o único veículo de transmissão.
Aqui tens um exemplo de que não é barbaridade, aliás, se contaminasse somente aquele que não tomou as devidas precauções, não seria grave, mas há outros riscos inerentes:
“O segundo passo é perceber qual a situação actual nos países de estudo, nomeadamente Portugal, através de dados que demonstrem a existência de comportamentos de risco por parte da população, o número de casos de Malária “importada

http://www.ami.org.pt/default.asp?id=p1 ... 15p516&l=1
Cólera: A alimentação na rua com vendedores ambulantes constitui um risco elevado.
http://www.cives.ufrj.br/informacao/colera/col-iv.html
E se lhe comprasses a fruta, p.ex., eras ou não contagiada?

De seguro morreu o velho :wink:
« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
BrownEye
Membro Veterano
Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm

quarta jan 12, 2011 9:06 pm

Qualquer fruta, legumes, é completamente esterilizada, desinfectada com umas gotinhas de lexivia na água de as lavar, sem complicações... senão eu já tinha morrido! :lol:

Doença tropical que é transmitida pela picada de mosquitos só mesmo a malária, para essa ainda não há vacinas, só a prevenção à base de repelentes...e fugindo deles.
ziggy
Membro Veterano

quarta jan 12, 2011 9:09 pm

O jofelix leu os artigos para os quais fez o link? A malária não é transmitida de pessoa para pessoa, e a cólera tem transmissão fecal-oral. E eu como fruta em locais onde há cólera. Lavo-a e descasco-a.
jofelix
Membro Veterano

quinta jan 13, 2011 12:39 am

ziggy Escreveu:O jofelix leu os artigos para os quais fez o link? A malária não é transmitida de pessoa para pessoa, e a cólera tem transmissão fecal-oral. E eu como fruta em locais onde há cólera. Lavo-a e descasco-a.

Pois, mas o problema é que nem todos são e actuam como a Ziggy e BrownEye.

Se não houvesse um perigo de saúde pública, ninguém se preocuparia se a Ziggy a BrownEye, ou eu, contraísse uma das doenças em causa.

Existem as regras de vacinação, porque nem todos têm o mesmo comportamento perante a ameaça de contágio.

Sobre o link: Imagina que alguém é vendedora de fruta, viaja, é contaminada, regressa e vai vender fruta; Pode disseminar a doença ou não ???
« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
ziggy
Membro Veterano

quinta jan 13, 2011 12:55 am

Jofelix, as únicas doenças que eventualmente o podem preocupar a nível de contágio de alguém que vem de países na áfrica subsariana são provocadas por vírus como o Marburgo e o Ébola, e para essas não há vacina. Básicamente, quem apanha uma coisa dessas pode encomendar o caixão para si e para todas as pessoas com quem esteve em contacto. As outras são uma chatice para quem as apanha, mas os riscos de epidemia na nossa sociedade são pequenos.
jofelix
Membro Veterano

quinta jan 13, 2011 1:12 am

ziggy Escreveu:Jofelix, as únicas doenças que eventualmente o podem preocupar a nível de contágio de alguém que vem de países na áfrica subsariana são provocadas por vírus como o Marburgo e o Ébola, e para essas não há vacina. Básicamente, quem apanha uma coisa dessas pode encomendar o caixão para si e para todas as pessoas com quem esteve em contacto. As outras são uma chatice para quem as apanha, mas os riscos de epidemia na nossa sociedade são pequenos.
Achas que o saneamento e água potável já chegou a todo o lado ?
Nem toda a gente tem o cuidado com frutas e legumes como vocês dizem.
Não é a primeira vez que vou ao mercado comprar fruta, e não consigo resistir até chegar a casa. Tenho tido sorte.

Mas o que está em causa é o preço da vacina: 50 e 100€.
Partindo de Portugal em direcção a países de risco, ainda devem ser uns milhares de pessoas por mês, mesmo que, nesse período, só algumas centenas tomem as vacinas, ainda são uns milhões de euros ao fim do ano.
Como não estou a pensar viajar para nenhum desses países, não me afecta e não me preocupa, para já.
ziggy
Membro Veterano

quinta jan 13, 2011 1:46 am

Não leu que as vacinas não eram aumentadas há uma carrada de anos? Os preços que ali estavam é quanto elas custam. É quanto eu pago por elas numa clínica do viajante (tirando a da febre tifóide, que deve ser diferente da que eu tomei). E eu sou utente do NHS, que tem muito mais dinheiro que o SNS, onde não há taxas moderadora para tapar buracos, os medicamentos não são pagos (paga-se uma taxa de receita que é sempre a mesma, custe o medicamento 10 ou 1000, e as crianças e os pensionista não pagam nada), os trabalhadores têm salários condignos, e mesmo assim estas vacinas são pagas pelo utente. Porque raio é que num país que está na miséria, onde o Sistema Nacional de Saúde tem um buraco gigante, se havia de estar a comparticipar este tipo de vacinas? Quem necessita delas tem concerteza dinheiro para as pagar. Senão paga-as você ao fim do ano nos impostos.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta jan 13, 2011 12:54 pm

ziggy Escreveu:Jofelix, as únicas doenças que eventualmente o podem preocupar a nível de contágio de alguém que vem de países na áfrica subsariana são provocadas por vírus como o Marburgo e o Ébola, e para essas não há vacina. Básicamente, quem apanha uma coisa dessas pode encomendar o caixão para si e para todas as pessoas com quem esteve em contacto. As outras são uma chatice para quem as apanha, mas os riscos de epidemia na nossa sociedade são pequenos.
Isso sim, são vírus realmente assustadores, se bem que o contágio também não seja assim tão simples. A sorte é que não se transmitem via aérea... AINDA.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

jofelix
Membro Veterano

quinta jan 13, 2011 1:32 pm

Afinal não sou o único:

http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=462763

Penso que à Associação de Médicos de Saúde Pública tanto lhes faz que seja o utente ou o SNS a pagar.
Mas, 2,8M€ é muito dinheiro, e por este andar, hoje são estas e amanhã serão outras...

Os preços anteriores não faziam sentido, mas a actualização também não, uma vez que é enorme, percentualmente, claro.

Há muitas mais coisas que não fazem sentido, mas mantém-se.
Enfim, vamos andando.
ziggy
Membro Veterano

quinta jan 13, 2011 1:52 pm

Veja o primeiro comentário da notícia... Este aumento tem a ver com o aumento da procura devido ao fenómeno recente de muitos portugueses irem trabalhar para Angola. E como o comentador diz, as empresas cobrem os custos. Para quem viaja em lazer, não vejo poque não devam pagar.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta jan 13, 2011 1:58 pm

Concordo a 100% com o que o Ziggy disse.

Aliás, ontem ouvi um comentário de um candidato à presidência no mesmo sentido que realmente tem toda a lógica para mim. Essas vacinas são vacinas recomendadas a quem viaja para determinados países, seja a trabalho seja em lazer, portanto não vejo porque carga de água há-de ser o SNS a suportá-las quase integralmente.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

jofelix
Membro Veterano

quinta jan 13, 2011 2:08 pm

ziggy Escreveu:Veja o primeiro comentário da notícia... Este aumento tem a ver com o aumento da procura devido ao fenómeno recente de muitos portugueses irem trabalhar para Angola. E como o comentador diz, as empresas cobrem os custos. Para quem viaja em lazer, não vejo poque não devam pagar.
36.000 doses !?

Que metade seja para trabalhar e as empresas cubram os custos a 0,30€, acredito, mas com os novos preços não tenho tanta certeza.
Vide:
http://www.jornaldenegocios.pt/home.php ... &id=462765

Mas não é isto que eu ponho em causa, mas sim a forma como se gerem estas e outras situações na área da saúde, que certamente tem mais onde cortar, sem perigo para a saúde pública, e não o faz.

Não sei qual o valor real de uma vacina destas, mas aplicar a fórmula de utilizador/pagador no SNS, pode ser perigoso.

Como eu disse, lá mais para trás, o custo/aumento das vacinas não me afecta, para já.
ziggy
Membro Veterano

quinta jan 13, 2011 2:28 pm

Jofelix, para quem trabalha para empresas que metem o PIB português num sapato, isto é rídiculo.
O melhor negócio do mundo é uma petrolífera bem gerida. Sabe qual é que é o segundo melhor negócio do mundo?
E mesmo a Mota-Engil não tem por onde se queixar, com os rios de dinheiro que anda a fazer em Angola.
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”