Um Projecto com Alma...
Com c'teza.
66 Outonos.
Explique-me em linguagem simples, por favor. É que não sei se ainda me lembro ou se já me esqueci. Uma questão puramente semântica, como vê.
66 Outonos.
Explique-me em linguagem simples, por favor. É que não sei se ainda me lembro ou se já me esqueci. Uma questão puramente semântica, como vê.
<p>Au début, Dieu créa l'homme. Mais en le voyant si faible, il lui fit don du chien. (Toussenel)</p>
Vou procurar uns videos fabulosos alemães que explicam todas as transformações que o corpo sofre, sexualidade e reprodução. São em banda desenhada e são um mimo. Excelentes para pais envergonhados ou que não sabem como abordar o assunto.colette Escreveu:Com c'teza.
66 Outonos.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
rsccoutinho, como futura professora/educadora, qual a forma de abordagem, que pretende utilizar para informar os seus pré-adolescentes e adolescentes, sobre o que é o orgasmo ?rsccoutinho
Faço parte de um projecto que pretende incutir nos pré-adolescentes e nos adolescentes competências ao nível da auto-estima, auto-conhecimento e sexualidade. Pretendemos actuar no combate ao VIH/SIDA e contra a gravidez na adolescência
Este post tem como objectivo deixar aqui um “testemunho” de alguém que vê as coisas de um prisma diferente – primeiro como futura profissional de educação (professora/educadora) e depois como estou neste projecto tenho lido muito e estudado em profundidade o assunto.
Nunca se esqueçam, as pessoas estão sempre, sempre a aprender, e juntas, aprendem o dobro.
Estamos sempre aprender.Eu sou, um interessado preocupado e atento nessa aprendizagem.
Cumprimentos,
Cristiano Jesus
Orgasmo ? Não sei, o que é ! Vou ver na internet !
http://videos.sapo.pt/MzJLzoLU7LLJbT21SM30
Cumprimentos,
Cristiano Jesus
http://videos.sapo.pt/MzJLzoLU7LLJbT21SM30
Cumprimentos,
Cristiano Jesus
parabens, projecto muito bom e importante.
sobre as perguntas dos filhos aos pais, eu penso nunca ter feito perguntas dificeis aos meus pais mas à uns meses o meu primo de 6 anos perguntou ao pai como é que os bebés apareciam. O meu tio lá começou a explicar com a historia da semente e bla bla bla e ele no final pergunta como é que a semente vai da pilinha do pai para o pipi da mae, e o meu tio lá lhe explica ao que no final ele diz:
Oh pai, mas isso é f****.
O meu tio desatou a rir e ficou completamente sem saber como reagir.
sobre as perguntas dos filhos aos pais, eu penso nunca ter feito perguntas dificeis aos meus pais mas à uns meses o meu primo de 6 anos perguntou ao pai como é que os bebés apareciam. O meu tio lá começou a explicar com a historia da semente e bla bla bla e ele no final pergunta como é que a semente vai da pilinha do pai para o pipi da mae, e o meu tio lá lhe explica ao que no final ele diz:
Oh pai, mas isso é f****.
O meu tio desatou a rir e ficou completamente sem saber como reagir.
LuMaria Escreveu:Se as pessoas encaracem o corpo e a sexualidade com simplicidade e sem dramas não havia necessidade de tantos estudos.
Qual o problema de perguntar o que é um orgasmo e responder o que é, adequando o discurso conforme a idade?
a semana passada abri um precedente ao concordar com a lumaria num topico qualquer

agora não há quem me segure!!!

concordo plenamente.
eles perguntam porque ainda não têm tabus... cabe aos pais explicar para tentar na medida do possivel, minimizar a criação dos ditos.
ensiná-los a dizer "não" é importante... mas a vida ensina que perceber o momento certo de dizer "sim" também é vital.
não podemos viver por eles, nem absorver as desgostos grandes e pequenos por eles... resta-nos orientar e estar atentos!!
e rezar... rezar também ajuda!

a iniciativa é interessante... embora me parece envolta dum certo puritanismo.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Se os miudos procuram os pais para este tipo de perguntas, já um muito bom sinal 

Mas depois ficam perante pais atrapalhados, engasgados, a evitar a questão ou a responder com abelhinhas e passarinhos, na melhor das hipóteses. Resultado? A criança fica com a sensação que aquela pergunta traz grande constrangimento e deve ser uma coisa um pouco feia e secreta. Essa sensação já não se desfaz nem se apaga no tempo. E por muitas voltas que dê não entendo porque continua a haver tanto constrangimento com este assunto.Bondage2010 Escreveu:Se os miudos procuram os pais para este tipo de perguntas, já um muito bom sinal

<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Eu não tenho filhos..mas quando sou confrontado com alguma pergunta sobre o tema, começo por responder com outra pergunta..."o que achas que é??" depois de entender a ideia que têm sobre o assunto tento usar um dialogo de acordo com isso....
-
- Membro
- Registado: quarta set 15, 2010 10:23 pm
Gallaecia Escreveu:a iniciativa é interessante... embora me parece envolta dum certo puritanismo.
Mas não está. Nós tentamos trabalhar a auto-estima e o auto-conhecimento. A par disso alertamos para os perigos do HIV/SIDA. Não dizemos nada de 'não façam', não é esse o nosso papel. Pelo contrário!!! Temos um papel bastante imparcial nesse assunto. O nosso objectivo é que eles aprendam a dizer não quando realmente NÃO querem algo, e a dizer sim quando estão preparados e cientes de que é isso que qerem fazer. Seja com quem for, e quando for. Incutir-lhes a responsabilidade de se protegerem: Divertirem-se, mas com precuações.
De que vale dizer aos jovens para não fazerem algo? Absolutamente nada.
Resta-nos então tentar ensinar-lhes algumas competências para agirem de modo assertivo (protegerem-se, etc.)
Quanto a responder a perguntas sobre o que é o orgasmo... com realismo e adequando a resposta à idade da criança/jovem. Como eu já disse, eles sabem muitas coisas! E creio que o modo como Bondage2010 abordaria essa questão seja o mais sensato e humano. Por acaso também tenho a mania de responder a perguntas, com mais perguntas, do género 'o que achas que é?'
Quando ensinamos a pescar, não devemos mostrar logo como se faz. Devemos tentar primeiro perceber o que é que a pessoa (já) sabe fazer.
Cumprimentos para todos!
E sobretudo ensiná-la a pensar.rsccoutinho Escreveu:...Quando ensinamos a pescar, não devemos mostrar logo como se faz. Devemos tentar primeiro perceber o que é que a pessoa (já) sabe fazer.
...
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
</p>

<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.

rsccoutinho Escreveu:Gallaecia Escreveu:a iniciativa é interessante... embora me parece envolta dum certo puritanismo.
Mas não está. Nós tentamos trabalhar a auto-estima e o auto-conhecimento. A par disso alertamos para os perigos do HIV/SIDA. Não dizemos nada de 'não façam', não é esse o nosso papel. Pelo contrário!!! Temos um papel bastante imparcial nesse assunto. O nosso objectivo é que eles aprendam a dizer não quando realmente NÃO querem algo, e a dizer sim quando estão preparados e cientes de que é isso que qerem fazer. Seja com quem for, e quando for. Incutir-lhes a responsabilidade de se protegerem: Divertirem-se, mas com precuações.
De que vale dizer aos jovens para não fazerem algo? Absolutamente nada.
Resta-nos então tentar ensinar-lhes algumas competências para agirem de modo assertivo (protegerem-se, etc.)
Quanto a responder a perguntas sobre o que é o orgasmo... com realismo e adequando a resposta à idade da criança/jovem. Como eu já disse, eles sabem muitas coisas! E creio que o modo como Bondage2010 abordaria essa questão seja o mais sensato e humano. Por acaso também tenho a mania de responder a perguntas, com mais perguntas, do género 'o que achas que é?'
Quando ensinamos a pescar, não devemos mostrar logo como se faz. Devemos tentar primeiro perceber o que é que a pessoa (já) sabe fazer.
Cumprimentos para todos!
resta-me desejar-vos muito sucesso então! de verdade!

ensinar ( lato sensu ) é das coisas mais nobres que se pode fazer nesta vida, tenho o maior respeito pelo vosso trabalho.
felicidades e se puder ir fazendo uns updates... eu pelo menos ia adorar saber como está a correr.
cumprimentos.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo ago 08, 2010 9:39 am
Lea - bengal
Blu - Bengal
Parabens pelo trabalho que esta a fazer, eu estive 1 ano em Mocambique e pude ver com os proprios olhos o flagelo do VIH/ SIDA, ate ir para Mocambique eu tambem pensava que sabia bastante sobre o VIH pois tinha feito bastante estudo sobre a materia. A realidade era outra e percebi quao pouco eu realmente sabia, Mocambique abriu me os olhos e pude ver quanto ainda tinha que aprender.
Ha muitas jovens que acham que sabem o que fazem e que estao seguros sem saberem se o/a parceiro esta infectado, alias nao e so no acto sexual que o virus e transmitido mas tambem pos sexo oral, tatuagens e piercings quando os instrumentos usados nao sao esterilizados, dentistas e barbeiros tambem podem ser locais de contaminacao se nao houver esterilizacao.
Eu tenho um filho de 16 anos e perfiro ser eu a falar com ele sobre estas coisas do que ele perguntar aos amigos que tanto ou menos do que ele sabem. Como pais cabe nos a nos pesquisar e aprender para podermos explicar aos nossos filhos, nao serve para nada lhes darmos licoes de moral se nao soubermos do que falamos.
Acho bem que as escolas se empenham a explicar aos nossos jovens sobre este flagelo, so em 2009 morreram 1.8 milhoes de pessoas com a SIDA.
Ha muitas jovens que acham que sabem o que fazem e que estao seguros sem saberem se o/a parceiro esta infectado, alias nao e so no acto sexual que o virus e transmitido mas tambem pos sexo oral, tatuagens e piercings quando os instrumentos usados nao sao esterilizados, dentistas e barbeiros tambem podem ser locais de contaminacao se nao houver esterilizacao.
Eu tenho um filho de 16 anos e perfiro ser eu a falar com ele sobre estas coisas do que ele perguntar aos amigos que tanto ou menos do que ele sabem. Como pais cabe nos a nos pesquisar e aprender para podermos explicar aos nossos filhos, nao serve para nada lhes darmos licoes de moral se nao soubermos do que falamos.
Acho bem que as escolas se empenham a explicar aos nossos jovens sobre este flagelo, so em 2009 morreram 1.8 milhoes de pessoas com a SIDA.

<p>Life isn't about waiting for the storm to pass, it's about learning to dance in the rain.</p>
<p>Forum da raca Bengal http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=177</p>
<p>Forum da raca Bengal http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=177</p>
Excelente projecto.
Ao ler este tópico lembrei-me ... há muitos, muitos anos atrás (era eu uma criança
) a minha Mãe foi chamada ao colégio porque dois ou três pais tinham ido fazer queixa de mim à directora do mesmo.
Sabem porquê?
Porque a Mãe dum coleguita meu estava grávida e o miúdo começou a dizer que a cegonha ía chegar com um bébé lá para casa.
Verdade ... no meu tempo era assim.
Eu devia ter uns 7 ou 8 anitos e como sempre fui muito "explicadinha" pois já sabia como é que as coisas eram (a minha Mãe sempre foi muito "pra frentex e já nos tinha explicado tudo, pois segundo ela, preferia que soubéssemos por ela e bem do que pelos colegas e mal
) e tratei logo de dizer que não era nada assim e ... lá expliquei tudinho.
Resultado: Os miúdos ficaram em estado de choque e armados em queixinhas foram para casa contar aos pais.
Foi lindo ... a 1ª vez que a minha Mãe foi chamada ao colégio ... foi por a filha dizer a verdade.
Claro que disse logo que não me iria ralhar pois não tinha nada de o fazer uma vez que eu tinha dito a verdade e nunca me poderia castigar por isso.

Foi também chamada a um outro colégio (em Luanda)... porque eu mandei um padre ... à m***
mas isso é outra história.

Ao ler este tópico lembrei-me ... há muitos, muitos anos atrás (era eu uma criança

Sabem porquê?

Eu devia ter uns 7 ou 8 anitos e como sempre fui muito "explicadinha" pois já sabia como é que as coisas eram (a minha Mãe sempre foi muito "pra frentex e já nos tinha explicado tudo, pois segundo ela, preferia que soubéssemos por ela e bem do que pelos colegas e mal

Resultado: Os miúdos ficaram em estado de choque e armados em queixinhas foram para casa contar aos pais.

Foi lindo ... a 1ª vez que a minha Mãe foi chamada ao colégio ... foi por a filha dizer a verdade.

Foi também chamada a um outro colégio (em Luanda)... porque eu mandei um padre ... à m***