acredito que seja mais pacífico e moralmente tranquilizante não querer passar atestados de insanidade ou transtorno a quem faz uma aberração destas. afinal alguém que age em plena consciência e saúde mental é mais fácil de odiar do que um "maluco". mas acredite que grande percentagem das pessoas com psicopatologias não anda a "bater com a cabeça na parede" nem a falar "para os azulejos da cozinha".Netherwing Escreveu:Quem e maluco bate com a cabeça na parede e fala para os azulejos da cozinha...
Isto e ser perverso e mau!! pena que se suicidam quase sempre... Nada como uma bela punição exemplar para desencorajar estes filhos da mãe ...
Que a terra lhe seja pesada.
Tragedia no brasil
-
- Membro
- Registado: terça dez 07, 2010 11:25 pm
-
- Membro Veterano
- Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm
ola silviasylviaplath Escreveu:acredito que seja mais pacífico e moralmente tranquilizante não querer passar atestados de insanidade ou transtorno a quem faz uma aberração destas. afinal alguém que age em plena consciência e saúde mental é mais fácil de odiar do que um "maluco". mas acredite que grande percentagem das pessoas com psicopatologias não anda a "bater com a cabeça na parede" nem a falar "para os azulejos da cozinha".Netherwing Escreveu:Quem e maluco bate com a cabeça na parede e fala para os azulejos da cozinha...
Isto e ser perverso e mau!! pena que se suicidam quase sempre... Nada como uma bela punição exemplar para desencorajar estes filhos da mãe ...
Que a terra lhe seja pesada.

não sou de perto nem de longe capaz de dissertar muito sobre patologias do foro mental ou psiquico... não domino a area e muito honestamente é apenas o senso comum que me faz pensar desta forma.
por muito desviante ou erratico que o ser humano seja chacinar miudos da escola não pode e não deve ( na minha humilde opinião ) ser passivel de qualquer tipo de justificação.
Nem perante a Lei nem perante a Moral... e não é moralismo bacoco nem rectidão aparente... se dependesse de mim ( coisa que felizmente não depende ) este tipo de crime seria punido de forma exemplar e na praça publica.
Tipo justiça de Salomão meets terapia de choque... para eventuais inspirados... que também andasssem a amadurecer patologias semelhantes.
Monstros que caminham entre nós... são monstros não doentes.
Ser doente implica padecer dum mal que nos é alheio... que não pedimos nem alimentamos. É esta a definição.
Ninguem pede um disturbio obsessivo, nem um cancro nem uma gripe.
Quem acalenta e programa e faz maquinações de homicidio não é doente... porque planeou, alimentou conscientemente, programou friamente e executou.
Para mim é só um criminoso nojento assassino de crianças.
An ye harm none, do what ye will
-
- Membro
Não se espera que ninguém disserte fora da respectiva área, no entanto o senso comum não me faria afirmar (nem brincando) que “quem é maluco bate com a cabeça na parede e fala para os azulejos da cozinha”. Um autista poderia demonstrar um comportamento semelhante e não é “maluco” por isso.Netherwing Escreveu:
ola silvia
não sou de perto nem de longe capaz de dissertar muito sobre patologias do foro mental ou psiquico... não domino a area e muito honestamente é apenas o senso comum que me faz pensar desta forma.
por muito desviante ou erratico que o ser humano seja chacinar miudos da escola não pode e não deve ( na minha humilde opinião ) ser passivel de qualquer tipo de justificação.
Nem perante a Lei nem perante a Moral... e não é moralismo bacoco nem rectidão aparente... se dependesse de mim ( coisa que felizmente não depende ) este tipo de crime seria punido de forma exemplar e na praça publica.
Tipo justiça de Salomão meets terapia de choque... para eventuais inspirados... que também andasssem a amadurecer patologias semelhantes.
Monstros que caminham entre nós... são monstros não doentes.
Ser doente implica padecer dum mal que nos é alheio... que não pedimos nem alimentamos. É esta a definição.
Ninguem pede um disturbio obsessivo, nem um cancro nem uma gripe.
Quem acalenta e programa e faz maquinações de homicidio não é doente... porque planeou, alimentou conscientemente, programou friamente e executou.
Para mim é só um criminoso nojento assassino de crianças.
Não apelidaria sequer de ”maluco” quem padece de psicopatologias mas isso remeterá para as idiossincrasias de quem o diz.
Qualquer crime (ainda mais os desta natureza) deve ser punido. Para o fazer existem entidades competentes (se funcionam ou não adequadamente é outra discussão). O facto de ser diagnosticado algum tipo de patologia não é o mesmo que justificar nem desculpabilizar o acto, não se deve confundir conceitos.
Quanto à sua noção de justiça, de facto não concordo com ela. Os julgamentos de praça pública (bem como a pena de morte) nunca impediram, ou sequer dissuadiram, a criminalidade. Muito menos previnem o “amadurecer de patologias semelhantes”. E há pessoas capazes de cometer actos monstruosos, é verdade. Não deixam (por muito que custe engolir) de ser pessoas por isso.
Já agora, e dado que alguém deixa de ser “doente” porque “planeou, alimentou conscientemente, programou e friamente executou”. Passando a sua definição exclusivamente pelo premeditar do acto, nesse seu conceito, gostaria de lhe perguntar: um pedófilo que abusa sexualmente de uma criança é doente?
A mim transcende-me que o primeiro comentário a este tópico seja uma correcção ortográfica.
Mostra como vai o mundo e o relacionamento humano, doente.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
- Membro Veterano
não.
é um monstro tão somente.
em relação ao restante do seu post... é a sua optica e não tenho qualquer pudor em respeitar! nem poderia ter...
a minha visão é muito pessoal... como frisei desde o inicio.
pessoal e moldada por um facto muito linear, nada sofisticado e completamente basico... também sou mãe, consigo perfeitamente imaginar a devastaçao dos pais das crianças chacinadas por esta criatura e só para terminar... se ele não se tivesse suicidado, é quase garantido que qualquer um dos pais ou maes envolvidos o "suicidaria" sem remorso de especie alguma.
e não seria insanidade nem loucura momentanea... seria justiça! na sua forma mais pura!
quero desde já apresentar as minhas desculpas se feri sensibilidades ao emitir estas opinioes.... lamentavelmente não posso em verdade modificar as mesmas.
Reservo-me o direito de continuar a pensar que este fulano e tantos como ele( e até piores do que ele) são miseráveis que não merecem respirar.
tenho dito...
em relação ao restante do seu post... é a sua optica e não tenho qualquer pudor em respeitar! nem poderia ter...
pessoal e moldada por um facto muito linear, nada sofisticado e completamente basico... também sou mãe, consigo perfeitamente imaginar a devastaçao dos pais das crianças chacinadas por esta criatura e só para terminar... se ele não se tivesse suicidado, é quase garantido que qualquer um dos pais ou maes envolvidos o "suicidaria" sem remorso de especie alguma.
e não seria insanidade nem loucura momentanea... seria justiça! na sua forma mais pura!
quero desde já apresentar as minhas desculpas se feri sensibilidades ao emitir estas opinioes.... lamentavelmente não posso em verdade modificar as mesmas.
Reservo-me o direito de continuar a pensar que este fulano e tantos como ele( e até piores do que ele) são miseráveis que não merecem respirar.
tenho dito...
-
- Membro
Tal como não se espera que disserte fora da sua área tão pouco esperaria que modificasse o que pensa. Felizmente cada um é livre de tecer as suas opiniões.Netherwing Escreveu:não.
tenho dito...
Sobre a Pedofilia. Estou (ao contrário da forista) de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde) e com a American Psyquiatric Association que a incluem na CID (Classificação International de Doenças) e DSM-IV (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders).
Ainda assim, apraz-me que em matérias de justiça a imparcialidade seja um factor reconhecido pela Declaração de Direitos Universais do Homem. Não gostaria de viver num mundo em que a justiça seria praticada “olho por olho, dente por dente”. Nessa perspectiva não há rigorosamente nada de puro.
Quanto a mim, e apenas na perspectiva de alguém que muito leu e tentou aprender a compreender os comportamentos desviantes mas não é técnica de saúde mental, nem o assassino nem o pedófilo são monstros ou doentes.
Acho que em casos como o do assassino da escola se trata de surtos psicóticos e no dos pedófilos de obcessões radicadas em episódios da infância. Mas tanto num caso como no outro os comportamentos partem de personalidades deficientemente formadas e impossíveis de (re)formar, aquilo que deu origem ao provérbio "quem torto nasce, tarde ou nunca se endireita": a sabedoria empírica é um facto.
No entanto, estes considerandos não impedem a revolta contra o crime cometido, que não tem desculpa nem atenuantes. O Homem criou uma sociedade com leis e regras de protecção para defesa da comunidade, e a partir do momento em que criou a primeira deixou de poder fazer justiça por suas mãos. Por isso o "olho por olho, dente por dente" não pode ser admitido. Não se vive numa sociedade sem rei nem roque.
Acho que em casos como o do assassino da escola se trata de surtos psicóticos e no dos pedófilos de obcessões radicadas em episódios da infância. Mas tanto num caso como no outro os comportamentos partem de personalidades deficientemente formadas e impossíveis de (re)formar, aquilo que deu origem ao provérbio "quem torto nasce, tarde ou nunca se endireita": a sabedoria empírica é um facto.
No entanto, estes considerandos não impedem a revolta contra o crime cometido, que não tem desculpa nem atenuantes. O Homem criou uma sociedade com leis e regras de protecção para defesa da comunidade, e a partir do momento em que criou a primeira deixou de poder fazer justiça por suas mãos. Por isso o "olho por olho, dente por dente" não pode ser admitido. Não se vive numa sociedade sem rei nem roque.
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
</p>

<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 24, 2009 12:49 pm
LuMaria Escreveu:A mim transcende-me que o primeiro comentário a este tópico seja uma correcção ortográfica.
x2.
<p> Os melhores Cumprimentos,</p>
<p> Peixazul (Peixinho para alguns)</p>
<p> Peixazul (Peixinho para alguns)</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am
Olá,
Sem criticas e sem floreados.
O homem é um bicho e se não houver a lei a trava-lo, ele é capaz de matar com e sem razão para tal.
Pergunta simples, mas, para alguns (!?) de difícil resposta:
Qual seria a vossa reacção, se um dos meninos assassinados fosse v/ filho(a) e o assassino estivesse à V/ disposição?
A resposta a esta questão requer raciocínio rápido, tal como no momento de enfrentar o assassino, antes da chegada da polícia.
A V/ resposta deve estar algures por aqui: Não fazia nada; ficava petrificada; fugia; chamava a policia; perdoava-lhe; batia-lhe, etc., mas, e se tivessem uma arma na mão? Não seriam capazes de ter comportamentos animalescos para defender/proteger/vingar as V/ crias, mesmo que se arriscassem a ser castigados ?
Pela parte que me toca e embora não seja apologista do " olho por olho..." não sei como reagiria, no momento tanto me poderia manter racional, como ficar ao nível do assassino, irracional.
Um abraço
Sem criticas e sem floreados.
O homem é um bicho e se não houver a lei a trava-lo, ele é capaz de matar com e sem razão para tal.
Pergunta simples, mas, para alguns (!?) de difícil resposta:
Qual seria a vossa reacção, se um dos meninos assassinados fosse v/ filho(a) e o assassino estivesse à V/ disposição?
A resposta a esta questão requer raciocínio rápido, tal como no momento de enfrentar o assassino, antes da chegada da polícia.
A V/ resposta deve estar algures por aqui: Não fazia nada; ficava petrificada; fugia; chamava a policia; perdoava-lhe; batia-lhe, etc., mas, e se tivessem uma arma na mão? Não seriam capazes de ter comportamentos animalescos para defender/proteger/vingar as V/ crias, mesmo que se arriscassem a ser castigados ?
Pela parte que me toca e embora não seja apologista do " olho por olho..." não sei como reagiria, no momento tanto me poderia manter racional, como ficar ao nível do assassino, irracional.
Um abraço
« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
Defender e proteger a minha cria, caso estivesse presente, sim, sem dúvida. Mas com o corpo, com a voz e com as mãos nuas, pois armas são coisas que nunca por nunca ser e em circunstância alguma me chegam às mãos. Claro que ficaríamos ali estendidos os dois, eu e a minha cria. Mas o meu instinto e a minha reacção seriam com certeza absoluta essas.
Portanto, todas as demais perguntas não têm resposta que possa dar.
A não ser a outra hipótese implícita acima: se não estivesse presente e quando me viessem comunicar a morte do filho e como ela tinha ocorrido, ficaria tão esmagada e desesperada que de certeza não teria outro empenho que não fosse o de sobreviver a um acto tão desmesurado e contra-natura como é a morte de um filho criança às mãos de alguém.
A não ser a outra hipótese implícita acima: se não estivesse presente e quando me viessem comunicar a morte do filho e como ela tinha ocorrido, ficaria tão esmagada e desesperada que de certeza não teria outro empenho que não fosse o de sobreviver a um acto tão desmesurado e contra-natura como é a morte de um filho criança às mãos de alguém.
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
</p>

<p> </p>

Nós só sabemos a nossa reacção quando passamos pelas situações. O resto é conversa.LuluB Escreveu:Defender e proteger a minha cria, caso estivesse presente, sim, sem dúvida. Mas com o corpo, com a voz e com as mãos nuas, pois armas são coisas que nunca por nunca ser e em circunstância alguma me chegam às mãos. Claro que ficaríamos ali estendidos os dois, eu e a minha cria. Mas o meu instinto e a minha reacção seriam com certeza absoluta essas.
╔══╗
╚╗╔╝
╔╝(¯`v´¯)
╚══`. Amstaff ▬♥▬
Sub-Fórum American Staffordshire Terrier: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=175
American Staff Terrier Clube de Portugal: http://www.astcp.pt/
╚╗╔╝
╔╝(¯`v´¯)
╚══`. Amstaff ▬♥▬
Sub-Fórum American Staffordshire Terrier: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewforum.php?f=175
American Staff Terrier Clube de Portugal: http://www.astcp.pt/
-
- Membro Veterano
- Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm
X 2Acaldeira Escreveu: Nós só sabemos a nossa reacção quando passamos pelas situações. O resto é conversa.
-
- Membro Veterano
X3
-
- Membro Veterano
jofelix Escreveu:Pergunta simples, mas, para alguns (!?) de difícil resposta:
Um abraço
Matava-o sem remorso de qualquer espécie.
-
- Membro Veterano
sylviaplath Escreveu:
Ainda assim, apraz-me que em matérias de justiça a imparcialidade seja um factor reconhecido pela Declaração de Direitos Universais do Homem. Não gostaria de viver num mundo em que a justiça seria praticada “olho por olho, dente por dente”. Nessa perspectiva não há rigorosamente nada de puro.
A imparcialidade de quem julga e atribui determinada punição é mera utopia.
Em crimes de sangue não há alma humana capaz de a atingir ... por muito que o queira.
E quer-se mas só não se consegue.
Quem julga sabe-o, quem defende sabe-o... quem acusa ... quem redige... quem assiste à sessão... ninguem está imparcial.
Mas sim tem razão existem regras e leis para se cumprir... e ainda bem.
Eu só tentaria antecipar-me a elas... tentaria muito.
Causa e efeito... crime e castigo... assim de simples.
A minha Liberdade termina onde começa a dos outros.... ou...
A minha vida termina quando quero brincar aos Deuses e dizimar um bando de crianças da escola.
Mas isto é tudo tão complexo e eu não consigo alcançar a elevação de pensamento, duma analise clinica isenta e bem elaborada.
Para mim seria básico... não menos triste nem menos sofrido... só muito mais básico na retribuição!
De qualquer forma... é bom que abordemos estes temas, coloca-nos em perspectiva sobre coisas desconfortáveis e também faz amadurecer... o simples facto de simular estas sensações e sentimentos faz reflectir ...
não faz?!

"Se a alma é mortal e Deus não existe, tudo é permitido?"
Dostoiévski
Irmãos Karamázov