Tu e Você

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado abr 16, 2011 8:29 pm

Acaldeira Escreveu:Você é depreciativo, de extremo mau gosto e de baixo nível.

Eu trato as pessoas por omissão que é o mais correcto.
Nem mais.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
tekillaa
Membro Veterano
Registado: quarta mar 02, 2011 11:58 am

sábado abr 16, 2011 9:17 pm

devido ao trabalho trato muitas vezes por voce, mas quando atendo fregueses :twisted: mais novos trato por tu
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

sábado abr 16, 2011 10:28 pm

tekillaa Escreveu:devido ao trabalho trato muitas vezes por voce, mas quando atendo fregueses :twisted: mais novos trato por tu
Isso por acaso irritava-me imenso quando era mais nova.

Em primeiros contactos trato normalmente as pessoas por você. Excepto crianças e em situações informais. No trabalho também costumo tratar os colegas que são mais ou menos da minha geração por tu, embora já tenha reparado nalguns que chegam de novo que usam mais o você.

Quando digo tratar por você, é no sentido de tratar na 3ª pessoa, não uso o termo em si, que acho um pouco rude. Mas é comum e frequentemente uma questão de uso regional, pelo que não me ofende que o usem.
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

sábado abr 16, 2011 10:44 pm

identifico-me com a postura da Dino... acho que o tu se deve reservar para a familia e amigos... o tu é muito proximo para ser usado "tu cá tu lá"!! :)

Tento substituir o você ( pelo nome da pessoa com quem falo )... e agora que penso nisso, também o faço muito com os que trato por tu.

Gosto de tentar utilizar os nomes das pessoas... cria mais empatia e facilita o dialogo... penso.

Uso o "tu" com miudos que poderiam ser meus filhos... não consigo tratar catraios por você... é estupido eu sei mas não me sai.

uso o você gélido para afastar aqueles com quem não pretendo manter dialogo.
Mas o você também pode ser afável, depende de com quem se fala, sobre o que se fala... e acima de tudo, porque se fala!

Tema interminável este... interessante :)

Por meu turno desde que não me insultem... ou pior do que isso... desde que não me tratem por "minha senhora"... é pacífico!! 8)
An ye harm none, do what ye will
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

sábado abr 16, 2011 11:06 pm

Netherwing Escreveu:identifico-me com a postura da Dino... acho que o tu se deve reservar para a familia e amigos... o tu é muito proximo para ser usado "tu cá tu lá"!! :)

Tento substituir o você ( pelo nome da pessoa com quem falo )... e agora que penso nisso, também o faço muito com os que trato por tu.

Gosto de tentar utilizar os nomes das pessoas... cria mais empatia e facilita o dialogo... penso.

Uso o "tu" com miudos que poderiam ser meus filhos... não consigo tratar catraios por você... é estupido eu sei mas não me sai.

Mas o você também pode ser afável, depende de com quem se fala, sobre o que se fala... e acima de tudo, porque se fala!

Por meu turno desde que não me insultem... ou pior do que isso... desde que não me tratem por "minha senhora"... é pacífico!! 8)
Pois eu trato toda a gente por você, graúdos e miúdos
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

sábado abr 16, 2011 11:44 pm

Acaldeira Escreveu: Eu trato as pessoas por omissão que é o mais correcto.
Olha que fixe :D ! Tenho reparado que para algumas pessoas é dificil encontrar esta forma, que sempre me foi muito natural.
Tratar por tu alguém que não conheço e a quem me dirijo é impensável. Serve também para me defender porque caso não venha a gostar da pessoa é muito fácil não lhe dar confiança. Por outro lado, o facto e não tratar alguém por tu não me impede de lhe dizer o que quer que seja.
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

domingo abr 17, 2011 12:03 am

Netherwing Escreveu:identifico-me com a postura da Dino... acho que o tu se deve reservar para a familia e amigos... o tu é muito proximo para ser usado "tu cá tu lá"!! :)

Minha senhora.... falou bem! :twisted: :twisted:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

domingo abr 17, 2011 2:44 pm

nicasxi Escreveu:Minha senhora.... falou bem! :twisted: :twisted:

deprimi... :( :lol: :lol: :lol:
An ye harm none, do what ye will
BrownEye
Membro Veterano
Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm

domingo abr 17, 2011 3:38 pm

Quando vivia em Portugal fazia toda a distinçao entre ser tratada por tu ou voce, actualmente nao, quem tem como lingua materna o ingles, por exemplo, nao consegue distinguir tal coisa. O importante e comunicar.

Continuo a usar o tu para alguns, o voce para outros,mas sem problemas em ser tratada por tu, seja la por quem for :D

Quando estou chateada, muito chateada, ate o meu filho trato por voce :lol:

Ainda nao descobri os acentos neste pc, peço desculpa.
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

domingo abr 17, 2011 6:26 pm

Pois é, o YOU não faz distinção entre tu e você!...
Adoro a minha língua, mas confesso que por vezes é realmente complicada xD
ZeFe
Membro Veterano
Registado: terça dez 21, 2010 11:07 am

segunda abr 18, 2011 1:43 pm

Como aprendi o Castellano e o Português em simultâneo, até uma certa idade não conseguia aplicar o Sr./Srª ( pessoalmente não me lembro da última vez que utilizei o voçê à excepção das conversas virtuais).

Era tudo corrido a tú, à excepção de pessoas da idade dos meus avós.

Actualmente trato por Sr./Sr.ª se não há qualquer confiança, se já há alguma familiariedade trato pelo nome (último se for homem e 1º se for mulher), caso haja alguma empatia natural com a pessoa foge-me para o tú sem me aperceber sequer,mesmo que não conheça pessoalmente.
<strong>
<p><u>NOTA: A probabilidade do que foi escrito acima ser ironia &eacute; alta...</u></p>
</strong>
<p><strong></strong></p>
<p>"<strong>Esterilize a Rata!!!! "</strong>&nbsp;&nbsp; by Ponky. </p>
<p><strong>"A &uacute;nica criatura do sexo feminino que me poderia fazer ir para o outro lado &eacute; a Nicole das Pussycat Dolls..."</strong>&nbsp; By Vandocasmm</p>
<p>&nbsp;&Agrave;s vezes a virar frangos com o ( entretanto corrido)&nbsp;Terugkeren e o (dentro em breve corrido)&nbsp;xPauloSantos.</p>
<p>&nbsp;</p>
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

segunda abr 18, 2011 7:11 pm

Acaldeira Escreveu:Você é depreciativo, de extremo mau gosto e de baixo nível.

Eu trato as pessoas por omissão que é o mais correcto.
é por isso que eu digo, o senhor, a senhora.... agora tratar por tu desconhecidos só mesmo da minha idade ou online. Mas não censuro quem o faça. Uma vez no emprego tratei por tu a filha de cinco anos de uma cliente e a resposta foi: Mas você conhece a minha filha de algum lado? :lol:
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

segunda abr 18, 2011 8:16 pm

Charlie2 Escreveu:Uma vez no emprego tratei por tu a filha de cinco anos de uma cliente e a resposta foi: Mas você conhece a minha filha de algum lado? :lol:
Credo, isso é completamente... inconcebível para mim. Nunca conseguiria tratar uma criança por voce... o que é que a mãe queria, que tratasses a filha por "minha senhora"? :o
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

segunda abr 18, 2011 8:22 pm

marianamar Escreveu:
Charlie2 Escreveu:Uma vez no emprego tratei por tu a filha de cinco anos de uma cliente e a resposta foi: Mas você conhece a minha filha de algum lado? :lol:
Credo, isso é completamente... inconcebível para mim. Nunca conseguiria tratar uma criança por voce... o que é que a mãe queria, que tratasses a filha por "minha senhora"? :o
se calhar nem queria que eu me dirigisse á filha, e foi o que lhe saiu :roll:
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”