Ó... ó... ó forista, onde é que estava no 25 de Abril?

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

segunda abr 25, 2011 2:49 pm

é retórica não é? :wink:
An ye harm none, do what ye will
Pequebrado
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2008 11:13 pm

segunda abr 25, 2011 5:09 pm

Eu comemoro sempre - na rua ou em casa, sózinha ou acompanhada.
Para mim é mais um aniversário na família.
Foi o dia que fez com que eu não conhecesse as prisões do Estado Novo.
O meu pai já tinha o dia marcado para a PIDE o ir buscar: 27 de Abril de 1974 (como soubémos mais tarde).
Recordo sempre este dia com muita emoção, principalmente desde que não o tenho ao meu lado.

De manhã a minha mãe proibiu-me de sair.
Como a minha estação de rádio era o Rádio Clube Português assim que ouvi o 1º comunicado pedi, supliquei, chorei mas não a consegui demover a deixar-me sair.
Então usei uma prática de quando era mais miúda.
Saltei pela janela (morávamos num r/c) só que tinha 13 anos, 1, 71 de altura e já não devia fazer daquelas coisas
Em 2 minutos estava ao pé cinema Tivoli, na Av. da Liberdade, e não via ninguém, nem dum lado nem do outro. Até que olhei lá para o fundo, zona dos Restauradores e vejo algumas pessoas a correr. E desci a avenida, passei pelos Restauradores, fui até ao Rossio e ouço barulho mais lá em baixo, no Terreiro do Paço.
Ainda desci até meio da Rua do Ouro, mas apercebi-me de tropas (armas) e arrepiei caminho, subi para o Chiado e juntei-me às pessoas que já andavam por ali.
Assisti à célebre foto do PIDE com as calças nos tornozelos, ouvi o tiro saído da PIDE e que matou uma pessoa, estive no Largo do Carmo, fiz parte da festa.
O pior foi quando cheguei à noite a casa.
O meu pai nessa altura estava a trabalhar no Algarve e a minha mãe estava num estado de pré-colapso.
Eu entro em casa, dou-lhe um cravo e levo uma estalada :roll:
Já tinha ligado para a polícia, hospitais, bombeiros e até para os militares :lol:
Passados dia, depois do susto já amenizado, já contava a minha aventura com orgulho.
Eu é que andei uns dias a disfarçar o vermelho na cara (ela quando batia levantava vento :lol: ).

E também ouvi a canção do Paulo de Carvalho :)
Tinha o hábito de ler até às tantas, já deitada, a ouvir o Rádio Clube Português quase em surdina para não fazer barulho, e a canção passou.
Achei perfeitamente normal, afinal tinha ganho o Festival da Canção desse ano.
Quando soube que foi uma das canções que deu o sinal para o início do movimento achei graça à coincidência :D

Depois foram tempos atribulados, novos, muito mexidos...
olhando para trás não os trocava por nada deste mundo :wink:
<p><strong>Ajude A Ajudar </strong><a href="http://ospeludosdamelinha.blogspot.com/ ... ot.com/</a> </p>
<p><strong>s&oacute; sei que nada sei </strong><a href="http://coisasparadizer.blogspot.com/">h ... om/</a></p>
Arguida
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

segunda abr 25, 2011 7:04 pm

Pequebrado Escreveu:Eu comemoro sempre - na rua ou em casa, sózinha ou acompanhada.
Para mim é mais um aniversário na família.
Foi o dia que fez com que eu não conhecesse as prisões do Estado Novo.
O meu pai já tinha o dia marcado para a PIDE o ir buscar: 27 de Abril de 1974 (como soubémos mais tarde).
Recordo sempre este dia com muita emoção, principalmente desde que não o tenho ao meu lado.

De manhã a minha mãe proibiu-me de sair.
Como a minha estação de rádio era o Rádio Clube Português assim que ouvi o 1º comunicado pedi, supliquei, chorei mas não a consegui demover a deixar-me sair.
Então usei uma prática de quando era mais miúda.
Saltei pela janela (morávamos num r/c) só que tinha 13 anos, 1, 71 de altura e já não devia fazer daquelas coisas
Em 2 minutos estava ao pé cinema Tivoli, na Av. da Liberdade, e não via ninguém, nem dum lado nem do outro. Até que olhei lá para o fundo, zona dos Restauradores e vejo algumas pessoas a correr. E desci a avenida, passei pelos Restauradores, fui até ao Rossio e ouço barulho mais lá em baixo, no Terreiro do Paço.
Ainda desci até meio da Rua do Ouro, mas apercebi-me de tropas (armas) e arrepiei caminho, subi para o Chiado e juntei-me às pessoas que já andavam por ali.
Assisti à célebre foto do PIDE com as calças nos tornozelos, ouvi o tiro saído da PIDE e que matou uma pessoa, estive no Largo do Carmo, fiz parte da festa.
O pior foi quando cheguei à noite a casa.
O meu pai nessa altura estava a trabalhar no Algarve e a minha mãe estava num estado de pré-colapso.
Eu entro em casa, dou-lhe um cravo e levo uma estalada :roll:
Já tinha ligado para a polícia, hospitais, bombeiros e até para os militares :lol:
Passados dia, depois do susto já amenizado, já contava a minha aventura com orgulho.
Eu é que andei uns dias a disfarçar o vermelho na cara (ela quando batia levantava vento :lol: ).

E também ouvi a canção do Paulo de Carvalho :)
Tinha o hábito de ler até às tantas, já deitada, a ouvir o Rádio Clube Português quase em surdina para não fazer barulho, e a canção passou.
Achei perfeitamente normal, afinal tinha ganho o Festival da Canção desse ano.
Quando soube que foi uma das canções que deu o sinal para o início do movimento achei graça à coincidência :D

Depois foram tempos atribulados, novos, muito mexidos...
olhando para trás não os trocava por nada deste mundo :wink:
Pequebrado o teu Pai ía ser preso a 27 de Abril? :D :D :D O meu também. :D :D :D Também estava nessa lista. :D :D

Tem graça que eu também ouvi "E Depois do Adeus" mas não dei importância pois como dizes e bem, tinha ganho o festival e estava sempre a passar na rádio. :D :D

Não sei se alguém deste fórum chegou a ir visitar a "reconstituição" do Posto de Comando na Pontinha. Foi arrepiante ver como com tão "parcos" meios ... se conseguiu derrubar um regime. :wink:
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

segunda abr 25, 2011 7:37 pm

Tinha 10 anos. Estava no , na altura, 1º ano do ciclo preparatório.
Do prédio onde morava via-se as traseiras da minha escola. Foi de lá que recebi o aviso que não havia escola nesse dia. :lol:
Foi nessa altura que se fez luz na cabeça da minha avó e desde aí passou todo o dia em ansias e aflições.
O meu irmão vinha na coluna militar comandada pelo capitão Salgueiro Maia.
Nessa altura compreendi a razão de todos os secretismos que havia lá em casa, quem eram as pessoas estranhas que se fechavam no quarto a conversar com o meu irmão. Porque não podia eu cantar na rua as musicas que ouvíamos baixinho no giradiscos.Ou comentar os livros que estavam na parte da estante que era fechada à chave.
Desde esse dia acabaram-se, lá em casa, portas fechadas e cadeados... :lol:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Vandocasmm
Membro Veterano
Registado: quarta fev 24, 2010 11:59 pm

segunda abr 25, 2011 7:50 pm

Terugkeren Escreveu:?
A pergunta era onde estava...

eu estava nos "tin-tins" dos meu Pai (desculpem a vulgaridade :oops: )
nasci em finais 75
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

segunda abr 25, 2011 7:52 pm

Vandocasmm Escreveu:

nasci em finais 75
eu ainda nem era um projecto... estava o meu pai nas ÁFRICAS e a minha mãe aqui no Norte... sei que se não fosse o 25 de Abril eu não estava cá :lol:
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

segunda abr 25, 2011 8:19 pm

Pois, aqui a je, tinha 1 anos e 4 meses mal feitos... infelizmente, não me lembro de nada - mas digo que adorei ler as histórias de quem acompanhou de perto um dia destes!
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
Arguida
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

segunda abr 25, 2011 8:35 pm

Algumas das reuniões para a preparação do 25 de Abril foram realizadas lá em casa. :wink: Aliás, é uma das coisas que a minha Mãe ainda hoje, passados 37 anos não perdoa ao meu Pai.

Segundo ela, ele tinha e tem todo o direito a ter os seus ideais mas, não tinha o direito, de pôr a família em risco como o fez. :cry:

Por causa do meu Pai nós éramos seguidas pela PIDE. O maior receio da minha Mãe é que nos raptassem para o obrigar a "render-se". :wink:

Lembro-me de no dia das reuniões lá em casa jantarmos mais cedo e irmos para a cama também mais cedo. Lembro-me de acharmos estranho o meu Pai que nunca tinha sido pessoa de sair, ter passado a sair imensas noites. Também nunca foi do género de receber visitas lá em casa ... ou pelo menos, uma data de homens com "canudos" nas mãos que eram mapas. :D :D

Lembro-me de variadíssimas vezes as minhas irmãs e eu irmos para trás dos cortinados para tentar escutar o que eles diziam ... mas nadinha. :D :D Falavam muito baixinho. Lembro-me duma noite em que estávamos nessas "escutas" uma das minhas irmãs perguntar: Será que o Pai está metido nalguma revolução??? Ao que as outras duas disseram: Estás parva, então não vês o que o Pai diz à Anica quando ela aparece com os panfletos clandestinos que distribuem no liceu? :D :D

Lembro-me duma vez ir para o liceu com uma minha colega e amiga e a minha Mãe ter ido à janela e ter visto que a PIDE nos seguia. Morávamos num 10º andar e a ela começou aos berros para eu voltar para casa. Eu ía para casa e ela mandava-me seguir. :D Já estava farta de andar de lá para cá e resolvi ir para o liceu não sem antes parar na Sul-América (pastelaria ao lado do liceu) para comprar um bolo. Nisto apareceu a Guida, a minha vizinha do 6º andar que, quando me viu disse: Vai depressa para o liceu que a tua Mãe está lá lavada em lágrimas. Larguei tudo, desatei a correr e, quando lá cheguei, estava a minha Mãe sentada numa cadeira, rodeada de gente, branca que nem cal das paredes e lavada em lágrimas. Quando me viu abraçou-se a mim e ... ainda chorava mais. Deu a desculpa de que os homens das oficinas nos tinham seguido. :roll: :roll:

Outra vez vinha com essa minha amiga das aulas e parámos no prédio em frente do meu ... o PIDE também parou e ficou ali especado. Eu como é óbvio não sabia que era PIDE ... para mim era um homem que nos tinha vindo a seguir. :D Tinha tido ginástica e não fiz mais nada. Tirei os ténis do saco, fiquei com um, dei outro à Elsa e pedi-lhe para me acompanhar até ao prédio e esperar que eu me metesse no elevador. De seguida que correrre até casa dela que eu ligaria passados 10 minutos. Caso não estivesse eu de imediato ligaria para a polícia. :D

São tantas e tantas lembranças ... mas talvez uma das que me marcou mais, foi no dia 27 de Abril a minha Mãe foi-nos pôr e buscar ao liceu e nessa tarde, quando ela e eu tentámos entrar no prédio ... apareceu-nos um PIDE á frente que era um autêntico "armário" (esse eu já conhecia) :D que nos barrou a entrada no prédio. A minha Mãe ficou em pânico e lembrou-se desta: Ó Né ... esqueci-me de comprar manteiga ... vamos ali abaixo ao Sr. Manel e nisto ... desatámos as duas a correr para o prédio de trás onde pedimos ajuda. :wink:

Nesse mesmo 27 de Abril quando o meu Pai veio dormir umas horitas, quando pretendeu sair a minha Mãe disse-lhe que ligasse a pedir segurança pois tinhamos a PIDE lá em baixo. O meu Pai dizia que eram manias dela e então, ela resolveu vir cá abaixo com a empregada para confirmar ... não é que eram mesmo. :D :D Desatou a fugir e então lá o conseguimos convencer a ligar para a Cova da Moura a pedir que alguém o fosse buscar. Para nosso espanto esse alguém (que nós pensávamos que seria um carro) ... eram camionetas e camionetas cheias de soldados. :D Cercaram o prédio todo mais as redondezas e ninguém entrava no prédio sem se identificar. Apanharam dois PIDES escondidos atrás do prédio e no dia 28 de Abril fui para o liceu com essa minha amiga mais 4 soldados a escoltarem-nos munidos de G-3 com cravos pendurados. :D :D
Última edição por Arguida em terça abr 26, 2011 8:45 am, editado 2 vezes no total.
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

segunda abr 25, 2011 10:59 pm

pertenço ao baby boom pós-revolução.... pela minha parte, acho que foi portanto espectacular! :)
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

segunda abr 25, 2011 11:19 pm

Arguida Escreveu:Apanharam dois PIDES escondidos atrás do prédio e no dia 28 de Abril fui para o liceu com essa minha amiga mais 4 soldados a escoltarem-nos munidos de G-3 com cravos pendurados. :D :D
Beeem... aí está grande estilo :D

A manif/festa foi bonita hoje, em Coimbra. É bom vir para a rua no 25 de Abril, e ouvir as histórias de tempos idos, e discutir os tempos que aí vêm.
Herp
Membro Veterano
Registado: terça out 26, 2010 7:08 pm

terça abr 26, 2011 1:31 am

Eu como nasci na década de 80, nasci em liberdade e não posso dar mais contributo além do que me foi contado pelos meus avós do que era viver em Ditadura e opressão... Vejo o acontecido em 25 de Abril com orgulho! Assim como li algumas das intervenções com um sorriso e que apenas junto: "Viva a liberdade, Viva Portugal" :)

Infelizmente parece que é necessário outra "revolução" para que se acabem com os problemas de sempre (e que perduram desde sempre): Desigualdade "gritante" de direitos, cunhas, favores, compadrios, ingerências, incompetência, etc.

O nosso País tem capacidade para mais que isto, basta que se mudem mentalidades (do deixa andar, do "lixar o estado", etc.), que se façam os esforços necessários e não deixem esse mesmo esforço apenas para o contribuinte! Parafraseando Salgueiro Maia: "(...)vamos acabar com o estado a que chegámos!"

Os bancos e todos aqueles que contribuíram para a crise em que mergulhamos que façam a sua parte também!

Acabe-se com os ordenados principescos de gestores públicos: Premeie-se quem merece ser premiado e puna-se quem é incompetente! Sou a favor de gestores bem pagos (no máx. 5000€/mês) e que ganhem prémios de percentagem do lucro que a empresa que gerem consegue obter.

Acabe-se com os Institutos e empresas públicas "fantasma" que pouco ou nenhum contributo dão ao Estado...

Aumente-se a participação do Estado em lugares estratégicos: Energia, Água e Telecomunicações de forma a dar poder de decisão a quem de direito e que se acabe com concertações em subidas ininterruptas de preço;

Reforma na Justiça era para ontem! Com a Justiça que temos (morosidade, incompetência e preços praticados) esta não serve toda a gente. E sem uma Justiça capaz não existe Democracia! Assim como nunca poderemos ter uma Economia forte sem a mesma!

Reformas na Educação e Saúde: E estas reformas não são privatizações que nada mais acrescentam do que desigualdades de tratamento! Acabe-se com o facilitismo no Ensino em prol das Estatísticas, acabe-se com os Hospitais Empresa... Sou a favor de um hospital bem gerido, com os recursos ideais para funcionar em pleno. Acabe-se com os lóbis da Saúde (farmacêuticas) e Educação (editoras)! É aqui que o Governo deve ter mais "mãos largas", no entanto controlando sempre a despesa.

Reformas Sociais: Acabe-se com o Rendimento Mínimo a pessoas que podem muito bem estar no mercado de trabalho, com tanto para fazer neste País (trabalho não falta: limpeza das florestas por exemplo), porque há-de estar alguém a receber para não fazer nada? Não se compreende como existem reformas de menos de 100€ e existe gente a subsídio de inserção com 300€; Acabe-se com os falsos recibos verdes e a precariedade; Sou a favor de medidas que aumentem, sim, a verdadeira flexibilidade no emprego (dando ao empregador o direito de descartar incompetentes), mas que ao mesmo tempo também proteja o trabalhador de forma a que não seja explorado por gananciosos!

Que se cumpra Abril! ;)
Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

terça abr 26, 2011 8:54 am

Vandocasmm Escreveu:

nasci em finais 75
Mas que citação minha foi esta? Eu não escrevi nenhuma mensagem com um ponto de interrogação!!
Pequebrado
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2008 11:13 pm

terça abr 26, 2011 9:31 am

nicasxi Escreveu:Nessa altura compreendi a razão de todos os secretismos que havia lá em casa, quem eram as pessoas estranhas que se fechavam no quarto a conversar com o meu irmão. Porque não podia eu cantar na rua as musicas que ouvíamos baixinho no giradiscos.Ou comentar os livros que estavam na parte da estante que era fechada à chave.
Desde esse dia acabaram-se, lá em casa, portas fechadas e cadeados... :lol:
x 2 :D
<p><strong>Ajude A Ajudar </strong><a href="http://ospeludosdamelinha.blogspot.com/ ... ot.com/</a> </p>
<p><strong>s&oacute; sei que nada sei </strong><a href="http://coisasparadizer.blogspot.com/">h ... om/</a></p>
Peixazul
Membro Veterano
Registado: sábado jan 24, 2009 12:49 pm

quarta abr 27, 2011 5:02 pm

O 25 foi se calhar, bom em alguns aspectos como o fim da censura e afins.
Mas eu tenho amigos que perderam terras e que não as voltaram a ver. Histórias incríveis de como, com caçadeira em punho, voltaram a rehaver as suas preciosas herdades pelo que tanto trabalharam para desenvolver.
O meu avô, (pessoa em quem confio muito) era cirurgião na altura teve de ir a correr para o hospital em que trabalhava em Lisboa e lá ficou a cuidar de dezenas de feridos até a revolução acabar.
É que a revolução não passou só em Lisboa, e houve perigo iminente de possibilidade do regime comunista para Portugal. E eu não gosto de comundas. 8)
Para muita gente não foi e não é razão para celebrar.
<p>&nbsp;Os melhores Cumprimentos,</p>
<p>&nbsp;Peixazul (Peixinho para alguns)</p>
palex65
Membro Veterano
Registado: quinta abr 16, 2009 4:16 pm

quarta abr 27, 2011 5:17 pm

Pois eu tinha 9 anos quando se deu a revolução de 25 de Abril, e lembro-me que nesse dia a minha falecida avó não me deixou ir à escola, o que na altura achei óptimo :D , e quando lhe perguntei porquê, respondeu-me "houve uma revolução", "oh avó o que é uma revolução?" perguntei eu...
Disse-me que eu era muito nova para perceber, e ficámos assim...
Recordo-me das conversas em tom de voz baixo da minha mãe, da sua felicidade nesse dia, e de ter pensado "isto deve ser uma coisa boa, a minha mãe está toda contente".
Claro que com o passar dos anos pude perceber a verdadeira dimensão do acontecimento...
Se foi bom ou mau? Depende do ponto de vista...
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”