Violação não é violência

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Arguida
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

sexta mai 13, 2011 9:47 am

Netherwing Escreveu:correndo o risco de ser controversa e até um pouco cruel... após leitura relativamente atenta do acordão só me ocorre dizer:

- qualquer mulher adulta, naquelas circunstancias... a mãe na sala de espera ( e supoe-se mais gente ... funcionários do medico por ex ) teria gritado a plenos pulmões logo nos preliminares do acto.

após o episodio na marquesa a direcção correcta seria em direcção à porta de saída e não para o sofa dum homem que supostamente a estaria a molestar...

a gravidez pode limitar os movimentos, mas pela minha experiencia não limita o discernimento.

há muitas lacunas no relato que possibilitaram esta decisão.

Ele não deixa de ser um verme ( se de facto ela não consentiu ) e a falta de discernimento da mulher não desculpa em nada os actos dele.
Netherwing discordo da sua opinião pois estamos a falar duma pessoa que não estaria no seu estado normal.

Se andava no psiquiatra seria normal que andasse medicada e, até mesmo o choque da situação com que se deparou pode/deve tê-lo bloqueado completamente.

É fácil falarmos quando estamos de fora das situações e, por mim falo.

Há uns anos fui falar com um padre que me conhecia desde miúda e, para meu espanto, ele extravasou largamente as suas "competências". Na altura tinha o meu Pai internado em estado muito grave, pelo que não estava no meu estado normal. Se os factos se tivessem passado noutra altura, certamente ter-lhe-ía dado uma coça valente, teria feito um escarcéu dos diabos e teria participado dele ao Patriarcado ... Nada disso fiz e só ao fim duma semana e picos ganhei coragem para falar no assunto tal o estado de choque em que fiquei. :cry: :cry: :cry:

Uma outra situação que se passou comigo, foi um assalto que sofri em que fui arrastada para um beco (1º vieram por trás e com o braço fizeram uma espécie de garrote no meu pescoço e com a outra mão taparam-me a boca) em que me roubaram tudo, cortaram-me a cara e houve tentativa de violação.

Felizmente apareceu uma senhora à janela e começou aos gritos ... depois deles me ameaçarem de morte e de se terem posto a andar ... a senhora continuava a gritar para eu entrar no prédio e subir. Eu estava em estado de choque (como é fácil calcular) ... não conseguia dar um passo ... as minhas pernas não "desgrudavam" do chão e ... apesar de saber que dentro da casa daquela senhora estaria a salvo ... tiveram de me vir buscar cá abaixo.

No meu estado normal teria reagido (ainda tentei mas não consegui) e sabendo que a minha salvação estava ao alcance dum lanço de escadas, tê-las-ía galgado num àpice.

Por isso é que eu digo ... aquilo que nos parece surreal (a paciente ir deitar-se na marquesa, etc, etc,. ) deve-se ter em consideração que estamos a falar duma mulher extremamente fragilizada o que, a meu ver, torna a situação ainda mais grave, uma vez que os acontecimentos ocorreram com o seu psiquiatra.

Continuo a afirmar ... se estes factos tivessem ocorrido comigo ou com algum familiar meu, eu daria cabo da minha vida mas, este fulano não ficaria impune de certeza absoluta. :twisted: :twisted: :twisted:
Última edição por Arguida em sexta mai 13, 2011 12:39 pm, editado 1 vez no total.
PatCosta3
Membro
Registado: sábado out 30, 2010 2:02 pm

sexta mai 13, 2011 9:49 am

Voto, obviamente, na justiça popular... E se o senhor acabar no fundo do rio.. o mundo não ficará mais pobre.

E nem sequer passo cartão a quem defende a justiça desde país para estes casos..

Com este tipo de gente não existem direitos humanos.
<p>"Se o seu c&atilde;o n&atilde;o gosta de algu&eacute;m, fa&ccedil;a o mesmo!"</p>
Tremelga
Membro Veterano
Registado: sexta mar 25, 2011 10:04 am

sexta mai 13, 2011 10:08 am

Arguida Escreveu:Se andava no psiquiatra seria normal que andasse medicada e, até mesmo o choque da situação com que se deparou pode/deve tê-lo bloqueado completamente.
Sem dúvida, o choque pode bloquear completamente uma pessoa!!!!!!!! Houve uma noite um acidente muito violento perto de minha casa em que um dos carros levava quatro raparigas e um rapaz... o rapaz era o único que, pelo menos aparentemente, não estava ferido, mas pouco depois de sair do carro pelo próprio pé sentou-se na berma e entrou em estado de choque... não se mexeu mais até chegarem as ambulâncias!!!!!!!!
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta mai 13, 2011 11:11 am

Não desculpando a conduta do psiquiatra que claramente abusou da confiança da sua paciente percebo porque é que se deu a absolvição.
Há um abuso e a criatura ainda fica à espera da receita médica...? Estas e outras inconsistências como a história da cabeça também me deixariam com a pulga atrás da orelha. Se o processo fosse por abuso sexual ele teria sido condenado, mas como foi por violação (que pressupõe violência que não foi provada em tribunal) o homem foi absolvido.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

sexta mai 13, 2011 11:20 am

Nem mais...
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
Paraiso
Membro Veterano
Registado: quinta nov 08, 2007 12:24 pm

sexta mai 13, 2011 11:31 am

Alguns doentes psiquiátricos têm reacções fora daquilo que consideramos "normal", tornando-os vitimas fáceis a individuos sem escrupulos. Ficar à espera da receita médica é um gesto até fácil de imaginar em alguns casos.
Tremelga
Membro Veterano
Registado: sexta mar 25, 2011 10:04 am

sexta mai 13, 2011 11:38 am

E alguém duvida que este indivíduo, para não lhe chamar outra coisa, vai continuar a abusar das pacientes que lhe forem aparecendo pela frente, ou que até já o tivesse feito antes????????

Quando começam nunca mais param!!!!!!!!

http://sol.sapo.pt/inicio/Sociedade/Int ... t_id=15554
Arguida
Membro Veterano

sexta mai 13, 2011 12:37 pm

dinodane Escreveu:Não desculpando a conduta do psiquiatra que claramente abusou da confiança da sua paciente percebo porque é que se deu a absolvição.
Há um abuso e a criatura ainda fica à espera da receita médica...? Estas e outras inconsistências como a história da cabeça também me deixariam com a pulga atrás da orelha. Se o processo fosse por abuso sexual ele teria sido condenado, mas como foi por violação (que pressupõe violência que não foi provada em tribunal) o homem foi absolvido.
Dinodane compreendo que parece surreal esta postura da doente, no entanto, não nos podemos esquecer de é/era uma pessoa que estava muitíssimo fragilizada e como tal, não estaria de plena posse das suas faculdades.

Nas duas situações que se passaram comigo, por acaso alguma das reacções que tive, tinham a ver com a minha personalidade??? Nenhuma delas e, por isso, é que eu costumo dizer que nunca devemos dizer nunca pois só perante as situações é que sabemos como é que iremos reagir. :cry: :cry:
safinilo
Membro Júnior
Registado: terça jan 18, 2011 4:59 pm

sexta mai 13, 2011 7:30 pm

Tremelga Escreveu:E alguém duvida que este indivíduo, para não lhe chamar outra coisa, vai continuar a abusar das pacientes que lhe forem aparecendo pela frente, ou que até já o tivesse feito antes????????

A minha questão é - será que foi a 1ª vez que este psiquiatra o fez?
Afinal, que valor tem o testemunho de uma vítima que recebe apoio psiquiátrico? Talvez muito pouco ou nenhum... e assim as vítimas vão calando.
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

sexta mai 13, 2011 7:32 pm

safinilo Escreveu:
Tremelga Escreveu:E alguém duvida que este indivíduo, para não lhe chamar outra coisa, vai continuar a abusar das pacientes que lhe forem aparecendo pela frente, ou que até já o tivesse feito antes????????

A minha questão é - será que foi a 1ª vez que este psiquiatra o fez?
Afinal, que valor tem o testemunho de uma vítima que recebe apoio psiquiátrico? Talvez muito pouco ou nenhum... e assim as vítimas vão calando.
Nem mais.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

sexta mai 13, 2011 7:49 pm

A necessidade de apoio psiquiátrico não significa que as pessoas sejam incapazes ou que tenham as capacidades limitadas…

Não é nada difícil uma grávida não querer reagir fisicamente, basta que tenha a consciência que se reagir pode levar um pontapé ou um murro na barriga. Não sei se é o caso, mas levarem tantas inconsistências para o tribunal não abona muito a favor do advogado da senhora.
KavakoSilva
Membro Veterano
Registado: quinta fev 17, 2011 10:02 am

sexta mai 13, 2011 8:21 pm

"A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) rotulou hoje de "perfeita aberração jurídica" o acórdão da Relação do Porto que absolveu um psiquiatra do crime de violação contra uma sua paciente, que se encontrava grávida.

"Com todo o respeito que nos merecem sempre as decisões judiciais e o trabalho dos magistrados, neste caso apenas nos ocorre classificar a decisão como uma perfeita aberração jurídica", disse o jurista da APAV Frederico Moyano Marques.

O jurista analisou o texto integral do acórdão que desautorizou a decisão condenatória da primeira instância e concluiu que, "perante todos os factos que são dados como provados no próprio texto da decisão, considerar que não houve violência suficiente para se poder condenar pelo crime de violação é algo que surpreende e choca".

A União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR) já se pronunciou quinta-feira sobre o acórdão, tendo considerado que o Tribunal da Relação do Porto "revitimizou a vítima" ao absolver o psiquiatra. Na mesma linha de pensamento, o jurista da APAV disse que a queixosa foi dupla vítima, primeiro do crime e depois "do sistema".

Frederico Moyano Marques sublinhou que o acórdão dá como provado, "num segundo momento de violência, que o indivíduo se aproveitou do estado avançado de gravidez da mulher para a agarrar, virar de costas, empurrar na direção do sofá, fazê-la debruçar sobre o mesmo e baixar as calças".

Se este tipo de condutas "não é suficiente para considerar que houve violência e, logo, para considerar que houve violação, a questão que se coloca é o que é que é necessário para se considerar que há violação", comentou."

http://www.dn.pt/inicio/portugal/interi ... id=1851621
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

sexta mai 13, 2011 9:26 pm

Arguida Escreveu: Dinodane compreendo que parece surreal esta postura da doente, no entanto, não nos podemos esquecer de é/era uma pessoa que estava muitíssimo fragilizada e como tal, não estaria de plena posse das suas faculdades.

Nas duas situações que se passaram comigo, por acaso alguma das reacções que tive, tinham a ver com a minha personalidade??? Nenhuma delas e, por isso, é que eu costumo dizer que nunca devemos dizer nunca pois só perante as situações é que sabemos como é que iremos reagir. :cry: :cry:

Sem querer estar aqui ar deitar alguém no divã, as suas reacções devem ter muito a ver com a sua personalidade... e os agressores sabem muito bem escolher as vítimas.
Arguida
Membro Veterano

sexta mai 13, 2011 11:13 pm

Pois ... talvez. :cry: :cry: :cry:

A realidade no meu caso é que já tinha sido assaltada anteriormente e sempre reagi como depois desta situação estive em vias de ser assaltada novamente mas apercebi-me e consegui fugir. :cry:

A Judiciária também me disse o mesmo e achou que já me deviam ter debaixo de olho pois era um caminho que eu fazia habitualmente. :cry: :cry:
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”