Terugkeren Escreveu:Vamos lá fazer uma última tentativa....
Na Dádiva de Sangue Total, são colhidos ao dador 450 ml de sangue. Este sangue (sangue total) vai para o laboratório de Separação de Componentes e é centrifugado para se obterem componentes sanguíneos:
- Concentrado Eritrocitário (CE)
- Concentrado Plaquetário (CP)
- Plasma Fresco (PF)
Ora acontece que a maior parte do Plasma não está a ser aproveitado e armazenado, apesar de termos uma câmara frigorifica para o efeito e que custou mais de um milhão de euros. Tem estado a ser usada como arrecadação, espantem-se.
Dizer que metade do sangue está a ir para o Lixo, não está totalmente incorrecto, uma vez que destes 450 ml, quase metade é plasma e acaba por ser deitado fora uma vez que não é armazenado, mas
O RESTO APROVEITA-SE. Isto quer dizer que se o Manel e o Joaquim forem dar sangué, não há o risco do sangue do Joaquim ir fora e só aproveitado o do Manuel, o que isto quer dizer é que uma parte dos componentes do sangue de ambos não é aproveitado. Por isso continua a valer a pena dar sangue e este continua a ser necessário para salvar vidas. Não se deita o sangue de ninguém fora, deita-se estupidamente, por má gestão e por incompetência, o Plasma fora.~
É a parte do Plasma que não está a ser bem aproveitado, Entenderam?
http://sicnoticias.sapo.pt/vida/2011/06 ... m-concurso
http://sicnoticias.sapo.pt/vida/article631613.ece
Agradeço-te desde já esta explicação que é, sem sombra de dúvida, muito útil.
Ontem ouvi a noticia na TV, embora muito na diagonal, mas recordo que alguém que estava a ser entrevistado (admito que não sei quem era, nem estava olha para a TV) utilizou exactamente a expressão "metade do sangue vai para o lixo"
Percebi perfeitamente que aquilo não era literal e no desenvolver da noticia, confirmou-se aquilo que eu já sabia.
É importante referir por isso que, não são apenas os jornalistas que por vezes lançam a confusão, os proprios entrevistados também o fazem, e estes, tendo em conta os conhecimentos que têm, fazem-no de forma mais gravosa e mais danosa, além de irresponsável.
As pessoas não são obrigadas a terem conhecimentos técnicos sobre o assunto, dão sangue, independentemente de saberem se parte é plasma, ruindade, alcool ou seja lá aquilo que for.
Quando estas pessoas ouvem alguém dizer... "metade do sangue vai pra o lixo" obviamente que se questionam, e muito bem.
Eu que nem sou um defensor dos jornalistas, acho que neste caso em concreto, não foram eles os unicos a meter os pés pelas mãos.