Irra!!!!

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta jun 15, 2011 12:06 am

nicasxi Escreveu:
Tassebem Escreveu:
nicasxi Escreveu:[ Deve-lhes estar em algum gene, de certeza. :evil:
Uiiii....
Generalizei! Eu sei! :oops:
Mas a ligeireza com que os responsaveis alemães arruinaram o investimento a milhares de agricultores e a ligeireza com que sacodem a água do capote.... é incrivel!
Eu percebo a indignação, Nicasxi, da qual partilho, aliás, e também em relação a outras atitudes que a Alemanha tem tomado ultimamente. Só que a afirmação, tal como está, é perigosa. :wink:
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

quarta jun 15, 2011 12:10 am

nicasxi Escreveu:Pois, Terug, o que eu entendi da noticia, foi precisamente que metade do sangue doado é incinerado porque não há o tal aparelho que faz a separação de plasma e globulos.
Pois é Nicas, e o mais lastimável é que me parece que é exactamente isso que o autor da noticia quer que se entenda! :evil:
Mas lê lá a legenda quase despercebida por baixo da foto que entendes. É que 'metade' do sangue é plasma, e é esse que não é aproveitado.
Fracção de plasma das dádivas não é processado nem exportado, mas gastamos 70 milhões em derivados
É a fracção de plasma que não é aproveitada.
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quarta jun 15, 2011 12:17 am

Terugkeren Escreveu:Quanto à noticia das Alfaces...convenhamos que se é a CE, é a Alemanha, uma vez que esta é a grande contribuinte. Dizer que "Nós" é que vamos indemenizar os agricultores é um bocado lírico ;)

Com esta é que me arrumaste! :lol: :lol: :lol:
" Lirico" ? Então e o que chamas aos 210 milhões? Isso é que é lirismo!!!!!
E ainda falta ver qual vai ser a percentagem que dessa " grande contribuinte". Na volta é uma parcela igual á cota agricola e lá se lixam os espanhóis .... again... :lol: :lol:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

quarta jun 15, 2011 12:20 am

Bingley Escreveu: Tenho muita pena de não me deixarem dar sangue, por causa de um medicamento que tomo e provavelmente tomarei o resto da vida. Ainda por cima sou AB, que é um tipo menos comum
Pois... Se isso fosse O Rh D - ainda servia para muita coisa. Mas o menos comum quer mesmo dizer o menos necessário. Receptor universal (AB Rh D +) e dador para um zero vírgula menos que poucos da população. Já o plasma que é ao contrário...
Última edição por ziggy em quarta jun 15, 2011 12:22 am, editado 1 vez no total.
nicasxi
Membro Veterano

quarta jun 15, 2011 12:22 am

Tassebem Escreveu:
nicasxi Escreveu:
Tassebem Escreveu:
nicasxi Escreveu:[ Deve-lhes estar em algum gene, de certeza. :evil:
Uiiii....
Generalizei! Eu sei! :oops:
Mas a ligeireza com que os responsaveis alemães arruinaram o investimento a milhares de agricultores e a ligeireza com que sacodem a água do capote.... é incrivel!
Eu percebo a indignação, Nicasxi, da qual partilho, aliás, e também em relação a outras atitudes que a Alemanha tem tomado ultimamente. Só que a afirmação, tal como está, é perigosa. :wink:
Pois é! Reconheço! :oops:
E para não ir editar reformulo aqui:
" Deve estar nos genes dos alemães esta mania da superioridade"
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
nicasxi
Membro Veterano

quarta jun 15, 2011 12:29 am

Nesta noticia da TVI a " coisa" é dita da mesma maneira.
http://www.tvi24.iol.pt/sociedade/sangu ... -4071.html
Metade do sangue recolhido é deitado fora
Segundo o presidente da Federação das Associações de Dados de Sangue (FAS), Joaquim Moreira Alves, que denuncia a situação, o sangue doado não usado «está a ser incinerado».
A ideia que sobressai é esta.
Eu vou continuar a doar sangue. Mas que o espirito já não é o mesmo, isso não. Infelizmente.

— Emily Dickinson

LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quarta jun 15, 2011 12:43 am

nicasxi Escreveu:Pois, Terug, o que eu entendi da noticia, foi precisamente que metade do sangue doado é incinerado porque não há o tal aparelho que faz a separação de plasma e globulos.
Foi também o que entendi pelas notícias e entrevistas a médicos que ouvi o dia todo na rádio.

E que esse tal aparelho não é comprado porque há dez anos que o Ministério anula os concursos públicos que se tenta abrir para esse fim. Mais: o plasma em falta é substituído por plasma importado, no valor de vários milhões de euros anuais.

Aqui não têm razão de ser críticas aos jornalistas, os factos falam por si.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Terugkeren
Membro Veterano

quarta jun 15, 2011 8:26 am

ok, é como vocês quiserem.
Kiluti
Membro
Registado: segunda jan 03, 2005 10:18 am

quarta jun 15, 2011 9:12 am

nicasxi Escreveu:
xPauloSantos Escreveu:lllooolll, estás mesmo danadinha hoje.
Claro, pá!
Para onde diabos foi o meu sangue? Incinerado? Caraças, pá! Saio sempre de lá com uma sensação tão boa.... a sensação de que fiz algo que a mim não custou nada e pode valer a vida de alguem... pensava eu!!!! Fonix, nunca mais isso vai acontecer. Agora vou sair sempre de lá com a ideia que ou salvei alguem ou salvei o caixote do lixo mais próximo. :evil:
Depois isto : os " cabeças quadradas" doa alemães a permitirem-se este jogo imundo com vidas. As que eles se permitiram deixar perder e as outras, as que arruinaram.
E ainda dizem que o Adolf é que era lunático e louco. Deve-lhes estar em algum gene, de certeza. :evil:
Eu fiquei sem palavras. Eu que dei ao longo da minha vida 20l de sangue a pensar que iria salvar vidas e afinal foi para o lixo?? :o :o Bem como Portugal é muito rico (EM MISÉRIA) é melhor importar sangue (CONTAMINADO) e deitar o nosso para o lixo. IRRAAAAAAAAAAA
Pequebrado
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2008 11:13 pm

quarta jun 15, 2011 10:08 am

nikoekico Escreveu:Esta notícia é de loucos.
.O meu avó foi dador os meus pais tb eu sou dador.
Valerá a pena ser dador?
Vale a pena incentivar os nossos filhos a serem dadores?
Vale sempre a pena nikoekico.
A má gestão e o mau profissionalismo nunca irá pesar na nossa consciência.
Também sou dadora de sangue, já há muitos anos, e era de medula óssea - como já fiz 50 anos já saí da lista - e não me arrependo um só dia, mesmo com os actos desta gentinha que não aproveita o pouco que há e que ainda são gastos não sei quantos euros roubados dos bolsos de todos nós...
<p><strong>Ajude A Ajudar </strong><a href="http://ospeludosdamelinha.blogspot.com/ ... ot.com/</a> </p>
<p><strong>s&oacute; sei que nada sei </strong><a href="http://coisasparadizer.blogspot.com/">h ... om/</a></p>
Terugkeren
Membro Veterano

quarta jun 15, 2011 10:31 am

Vamos lá fazer uma última tentativa....
Na Dádiva de Sangue Total, são colhidos ao dador 450 ml de sangue. Este sangue (sangue total) vai para o laboratório de Separação de Componentes e é centrifugado para se obterem componentes sanguíneos:
- Concentrado Eritrocitário (CE)
- Concentrado Plaquetário (CP)
- Plasma Fresco (PF)

Ora acontece que a maior parte do Plasma não está a ser aproveitado e armazenado, apesar de termos uma câmara frigorifica para o efeito e que custou mais de um milhão de euros. Tem estado a ser usada como arrecadação, espantem-se.
Dizer que metade do sangue está a ir para o Lixo, não está totalmente incorrecto, uma vez que destes 450 ml, quase metade é plasma e acaba por ser deitado fora uma vez que não é armazenado, mas O RESTO APROVEITA-SE. Isto quer dizer que se o Manel e o Joaquim forem dar sangué, não há o risco do sangue do Joaquim ir fora e só aproveitado o do Manuel, o que isto quer dizer é que uma parte dos componentes do sangue de ambos não é aproveitado. Por isso continua a valer a pena dar sangue e este continua a ser necessário para salvar vidas. Não se deita o sangue de ninguém fora, deita-se estupidamente, por má gestão e por incompetência, o Plasma fora.~

É a parte do Plasma que não está a ser bem aproveitado, Entenderam?

http://sicnoticias.sapo.pt/vida/2011/06 ... m-concurso
http://sicnoticias.sapo.pt/vida/article631613.ece
xPauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 19, 2008 9:21 pm

quarta jun 15, 2011 11:26 am

Terugkeren Escreveu:Vamos lá fazer uma última tentativa....
Na Dádiva de Sangue Total, são colhidos ao dador 450 ml de sangue. Este sangue (sangue total) vai para o laboratório de Separação de Componentes e é centrifugado para se obterem componentes sanguíneos:
- Concentrado Eritrocitário (CE)
- Concentrado Plaquetário (CP)
- Plasma Fresco (PF)

Ora acontece que a maior parte do Plasma não está a ser aproveitado e armazenado, apesar de termos uma câmara frigorifica para o efeito e que custou mais de um milhão de euros. Tem estado a ser usada como arrecadação, espantem-se.
Dizer que metade do sangue está a ir para o Lixo, não está totalmente incorrecto, uma vez que destes 450 ml, quase metade é plasma e acaba por ser deitado fora uma vez que não é armazenado, mas O RESTO APROVEITA-SE. Isto quer dizer que se o Manel e o Joaquim forem dar sangué, não há o risco do sangue do Joaquim ir fora e só aproveitado o do Manuel, o que isto quer dizer é que uma parte dos componentes do sangue de ambos não é aproveitado. Por isso continua a valer a pena dar sangue e este continua a ser necessário para salvar vidas. Não se deita o sangue de ninguém fora, deita-se estupidamente, por má gestão e por incompetência, o Plasma fora.~

É a parte do Plasma que não está a ser bem aproveitado, Entenderam?

http://sicnoticias.sapo.pt/vida/2011/06 ... m-concurso
http://sicnoticias.sapo.pt/vida/article631613.ece

Agradeço-te desde já esta explicação que é, sem sombra de dúvida, muito útil.

Ontem ouvi a noticia na TV, embora muito na diagonal, mas recordo que alguém que estava a ser entrevistado (admito que não sei quem era, nem estava olha para a TV) utilizou exactamente a expressão "metade do sangue vai para o lixo"

Percebi perfeitamente que aquilo não era literal e no desenvolver da noticia, confirmou-se aquilo que eu já sabia.

É importante referir por isso que, não são apenas os jornalistas que por vezes lançam a confusão, os proprios entrevistados também o fazem, e estes, tendo em conta os conhecimentos que têm, fazem-no de forma mais gravosa e mais danosa, além de irresponsável.

As pessoas não são obrigadas a terem conhecimentos técnicos sobre o assunto, dão sangue, independentemente de saberem se parte é plasma, ruindade, alcool ou seja lá aquilo que for.

Quando estas pessoas ouvem alguém dizer... "metade do sangue vai pra o lixo" obviamente que se questionam, e muito bem.

Eu que nem sou um defensor dos jornalistas, acho que neste caso em concreto, não foram eles os unicos a meter os pés pelas mãos.
<p>"Cortas as unhas e aguentas"&nbsp; by PauloC
</p>
<p>Eu vou j&aacute; ali flagelar-me - com um molho de agri&otilde;es - by Babaorum </p>
<p> </p>
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quarta jun 15, 2011 11:33 am

xPauloSantos Escreveu:...Eu que nem sou um defensor dos jornalistas, acho que neste caso em concreto, não foram eles os unicos a meter os pés pelas mãos.
Concordo em absoluto.

Um jornalista não é um médico nem tem conhecimentos técnicos sobre matérias médicas. É um técnico da comunicação, e quanto mais errada for a informação que lhe derem, mais erros ele cometerá ao passá-la, mas a responsabilidade pela deturpação não é sua, é de quem lha passou assim.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Terugkeren
Membro Veterano

quarta jun 15, 2011 11:35 am

Pois é Paulo, e nem imaginas a quantidade de foruns onde a noticia é comentada e onde se lê mais do que uma vez espressões como "sendo assim vou deixar de dar sangue", ou "se é para deitar fora mais vale estar no meu corpito"....e coisas do género. E era nisto que as pessoas deviam pensar antes de lançarem estas 'Bombas'. Ok, está certo que continua a ser um caso que deve ser noticiado, infelizmente mais um exemplo da má gestão dos nossos serviços públicos, mas deveria sê-lo de forma clara e sem azo ao lançamento deste tipo de dúvidas na cabeça dos poucos dadores que temos no nosso país.
Mas, como sempre, o que choca é o que melhor vende, e quanto mais impacto causar um título e quando mais burburinho se gerar na opinião pública, melhor para o jornalista. Não é noticiar que interessa, é vender a noticia, não é jornalismo, é Marketing .
O jornalista sabia perfeitamente o que estava a vender, tanto que acaba por dizê-lo na janela por baixo da foto que ilustra o artigo, mas no artigo em si mesmo, e sobretudo no título, não importa dizê-lo. Certamente não causaria tanto impacto dizer simplesmente que "A maior parte do plasma retirado do sangue doado em Portugal vai para o Lixo"....não vendia tanto certamente como "Metade do Sangue vai para o Lixo". E é ardiloso o 'artista', porque até nem está a mentir, está só a dizer a "verdade" da forma que mais lhe convém para vender o seu produto. É o jornalismo a que chegámos, o Jornasencionalismo!
Pequebrado
Membro Veterano
Registado: sexta mai 02, 2008 11:13 pm

quarta jun 15, 2011 11:49 am

Informação do IPS:

PÚBLICO > O Sangue

O sangue proveniente de uma unidade de sangue total vai para o laboratório de Produção de componentes para ser centrifugado e separado com vista à sua rentabilização e uso eficaz na terapêutica dos doentes, de acordo com a deficiência que apresentam.

O sistema de sacos múltiplos para onde o sangue é colhido permite que todo o processo seja feito em circuito fechado e estéril, garantindo assim a segurança e qualidade máximas na obtenção dos componentes sanguíneos. O sistema de sacos contém anticoagulante para evitar que o sangue coagule e substâncias nutrientes para prolongar a viabilidade dos eritrócitos durante o armazenamento.

================================
Cada saco contém o componente que foi separado – concentrado eritrocitário, plasma concentrado plaquetário ou crioprecipitado. Estes componentes têm indicações clínicas específicas.

O concentrado de eritócitos tem indicação para doentes com anemia, o concentrado de plaquetas para doentes com deficiência de plaquetas, e o plasma fresco para doentes com deficiência de factores de coagulação. O crioprecipitado para doentes com deficiências de factor VIII e fibrinogénio.

Os concentrados eritrocitários têm validade até 42 dias e são conservados entre +2ºC e +6ºC. Os concentrados plaquetários têm validade até 5 dias e são conservados em agitação contínua entre +20ºC e +24ºC. O plasma e o crioprecipitado têm validade de 1 ano se congelados a -30ºC.

==================================

Numa primeira centrifugação, o sangue total vai ser separado obtendo-se um concentrado eritrocitário e um plasma. Numa segunda centrifugação, e de acordo com as necessidades do serviço, podemos obter um concentrado plaquetário e um plasma fresco, ou um crioprecipitado e um plasma sobrenadante do crioprecipitado.

Esta informação no site é idêntica à que está no folheto que é entregue a cada dador/eventual dador.
<p><strong>Ajude A Ajudar </strong><a href="http://ospeludosdamelinha.blogspot.com/ ... ot.com/</a> </p>
<p><strong>s&oacute; sei que nada sei </strong><a href="http://coisasparadizer.blogspot.com/">h ... om/</a></p>
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”