Dadores de Sangue Indignados

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
teresa1978
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 3:34 pm

domingo jan 29, 2012 10:54 am

marianamar Escreveu:Nunca pude dar sangue, por ser anémica... Agora, que já estou "limpa" há um ou dois anos, acho que vou tentar :D

Alguém me pode dar uma ideia do que é preciso fazer, onde me dirigir?...

Bravo! (pq a atitude tambem conta :wink: )

de uma vista de olhos no site http://ipsangue.org/ipsangue2011/
eles, melhor do que ninguem, lhe dirão onde se pode dirigir.

nao se preocupe, antes de doar, ser-lhe-ao feitas varias perguntas de despistagem (algumas... um pouco controversas... mas enfim...) e alguns testes (uma picadinha no dedo que antes doia um pouco e agora ja nao doi quase nada. palavra de taurina :wink: portanto se tiver algum problema de saude, não se colocará em risco desnecessário )

um conselho, peça sempre para ficar com a cabeça um pouco mais baixa, em relação aos pés e NUNCA se levante logo após a dádiva (obviamnete q os enfermeiros presentes também lhe dirão isto, mas nunca é demais reforçar) pq pode ter uma quebra de tensão, fica com uma má recordação e depois não quer repetir a experiencia...

dê, é uma das melhores sensações que podemos ter :wink:
Arguidaa
Membro Veterano
Registado: terça jun 07, 2011 8:32 am

domingo jan 29, 2012 2:29 pm

Nunca fui dadora de sangue porque tinha falta de peso. :D :D

Quando finalmente o podia dar assim como de medula inscrevi-me e, passados uns tempos fui chamada.

As minhas condições de saúde tinham-se alterado e, apesar dos médicos que me seguiram aquando da minha doença, terem todos garantido que poderia ser dadora de ambas as coisas, mal contei o que se tinha passado de imediato fui rejeitada. :cry: Fiquei extremamente triste e revoltada pois apesar das minhas insistências nem sequer me tiraram sangue. :cry:

Quando contei o sucedido a um dos médicos que me seguiu (Director de Hematologia do Hospital de Santa Maria, na altura) este disse que tinha sido um absurdo e a razão da recusa SÓ se podia dever ao facto dos testes serem bastante caros.

Ou seja, por uma questão economicista, RECUSARAM uma pessoa que estava ali pronta para doar. Até parece que existe uma grande "fartura" neste tipo de doacções. :cry: :cry:

Ineditamente, após 2/3 anos sobre este facto, no banco onde trabalho houve uma recolha de sangue e de eventuais dadores de medula. Inscrevi-me para ambos (pois os médicos continuavam a dizer que NÃO HAVIA qualquer problema) e, chegada ao local das recolhas, contei os meus "antecedentes". Dá para acrerditar que SÓ não fiquei inscrita na lista de dadores de medula porque já tinha ultrapassado a idade e na de dadores de sangue porque estava a fazer medicação e só por isso não o pude fazer.

Enfim ... não fui dadora por motivos ... economicistas. :twisted: :twisted:
teresa1978
Membro Veterano

domingo jan 29, 2012 2:44 pm

:( :( :(
pois... o costume... e esta burocracia q Nos mata!
Praziquantel
Membro Veterano
Registado: quarta set 28, 2011 11:19 pm

domingo jan 29, 2012 11:33 pm

Kiluti Escreveu:Fui dadora de sangue durante 12 anos. Ao todo doei 10 litros sim 10 litros do meu sangue. Tive muitos benefícios e salvei algumas vidas também. Estava isenta vitalícia e agora apenas estou isenta das TM no Centro de Saúde, acho que eu e milhares de dadores estamos a ser privados de uma coisa que adquirimos, depois de tanto termos doado. Agora se querem sangue terão de o pagar, acho isto tudo uma grande injustiça. :cry: :cry:
Se querem sangue terão de o pagar ? Mas vejamos eu sou doador de sangue e nunca me ocorreu fazê-lo por benesses...

E não as pessoas não vão ter que pagar para receber sangue...não invente.

Deixou de receber as benesses e deixa de dar sangue..epá, isso é que é gostar de ajudar o próximo.
teresa1978
Membro Veterano

segunda jan 30, 2012 12:54 am

aqui fica uma ideia para todos - ate p os q tem me do das agulhas :-)
felizmente no meu trabalho ja se realiza!

http://ipsangue.org/ipsangue2011/index. ... &Itemid=15
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

segunda jan 30, 2012 1:18 am

tarasofia Escreveu:Atenção que alem de casos de doença, que por motivos obvios não são aceites as dadivas, dadores que tenham realizado piercings e tatuagens devem esperar 1 ano para que sejam novamente aceites...
Ups! Obrigada pelo aviso tarasofia!
Quer dizer que não vale a pena tentar antes de Agosto...

Obrigada pela info, de qualquer maneira :D
Há-de ser-me útil, e pode servir para alguém que esteja a ler neste momento.
Quidsnunk
Registado: quinta jan 12, 2012 3:20 pm

segunda jan 30, 2012 1:41 pm

Quando os subsídios (será esta a motivação?) acabam é que a verdade emerge!!! Aí consegue separar-se os que de uma forma altruista doavam sangue pelo bem comum e os que apenas o faziam pela "parca esmola" que o SNS lhes proporcionava!
Acho que a esmagadora maioria o fazia e o vai continuar a fazer PELO BEM COMUM!! OBRIGADO A TODOS!
teresa1978
Membro Veterano

sexta fev 10, 2012 3:37 pm

Fui repescar este tópico devido às infelizes noticias dos ultimos dias! Não se esqueçam, quem precisa do sangue nada tem a ver com quem manda, com quem dá ou tira!

http://www.rcmpharma.com/actualidade/sa ... -dois-dias
drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

sábado fev 11, 2012 11:10 am

voca Escreveu:Eu também sou dadora e concordo com a Teresa, temos que continuar a doar sangue, pois as pessoas que necessitam dele não tem culpa do estado não continuar a dar os benefícios aos dadores, e eu sou como a Teresa, dou porque sei que há pessoas que necessitam dele, e porque também não sei se um dia não irei precisar também...
Isto, não é doar, mas sim vender. Espera receber algo em troca. Sou TOTALMENTE CONTRA as exigências de benefícios por parte de alguns dadores.
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
teresa1978
Membro Veterano

sábado fev 11, 2012 3:20 pm

drilldown1 Escreveu:
voca Escreveu:Eu também sou dadora e concordo com a Teresa, temos que continuar a doar sangue, pois as pessoas que necessitam dele não tem culpa do estado não continuar a dar os benefícios aos dadores, e eu sou como a Teresa, dou porque sei que há pessoas que necessitam dele, e porque também não sei se um dia não irei precisar também...
Isto, não é doar, mas sim vender. Espera receber algo em troca. Sou TOTALMENTE CONTRA as exigências de benefícios por parte de alguns dadores.
EU TB, so espero q os Portugueses continue a ser solidarios, as reservas de sangue estao em baixo, e mau sinal...
Praziquantel
Membro Veterano

sábado fev 11, 2012 4:33 pm

Pelos vistos não eram solidários..querme algo em troca
teresa1978
Membro Veterano

sábado fev 11, 2012 4:47 pm

esperemos q seja apenas uma triste coincidencia, VI nas noticias q ja ha bastante gente a ir dar sangue, deviam manter essa boa vontade, pq e disso q se trata, boa vontade, e nao de exigir benesses... sera q as pessoas nao percebem a gravidade de nao haver sangue Nos hospitais? acham q estao a castigar o governor? deviam ter vergonha.
NicaJunior
Membro Veterano
Registado: terça jul 13, 2010 1:43 pm

sábado fev 11, 2012 5:50 pm

As noticias dizem que os dadores diminuiram 20% desde o inicio do ano.
Grandes altruístas estes que fazem parte dos 20% , que deixaram de ajudar por deixarem de receber beneficios em troca.... :roll:
Primeiro, levaram os comunistas
e eu nada disse, porque não era comunista

Depois, levaram os sindicalistas
e eu nada disse, porque não era sindicalista

Depois, levaram os judeus
e eu nada disse, porque não era judeu

Depois, levaram-me a mim
e já não havia ninguém que me pudesse defender

Martin Niemöller
Praziquantel
Membro Veterano

sábado fev 11, 2012 7:29 pm

teresa1978 Escreveu:esperemos q seja apenas uma triste coincidencia, VI nas noticias q ja ha bastante gente a ir dar sangue, deviam manter essa boa vontade, pq e disso q se trata, boa vontade, e nao de exigir benesses... sera q as pessoas nao percebem a gravidade de nao haver sangue Nos hospitais? acham q estao a castigar o governor? deviam ter vergonha.
Não é coincidência, o secretário de estado já veio referir que estava associado sem dúvida a isso.

Lá se vai a ideia do doador benévolo.

Felizmente que os há..mas ficamos a saber que 20% são mercenários..até aposto que se desse 10 euros por toque retal, estavam lá caídos todos os dias.
drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

sábado fev 11, 2012 7:44 pm

Praziquantel Escreveu:
teresa1978 Escreveu:esperemos q seja apenas uma triste coincidencia, VI nas noticias q ja ha bastante gente a ir dar sangue, deviam manter essa boa vontade, pq e disso q se trata, boa vontade, e nao de exigir benesses... sera q as pessoas nao percebem a gravidade de nao haver sangue Nos hospitais? acham q estao a castigar o governor? deviam ter vergonha.
Não é coincidência, o secretário de estado já veio referir que estava associado sem dúvida a isso.

Lá se vai a ideia do doador benévolo.

Felizmente que os há..mas ficamos a saber que 20% são mercenários..até aposto que se desse 10 euros por toque retal, estavam lá caídos todos os dias.[/quote]

:lol: :lol: :lol: :lol:
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”