Esta receita, garanto que tem sido sempre um sucesso, é boa para quando se tem muita gente e normalmente uma grande surpresa.
Chancho adobado (prato peruano)
Carne de porco com batata doce, quem não gostar de batata doce, que é o meu caso, faça com batata normal, mas aqui eu frito as rodelas de batata, procuro batatas grandes, para que as rodelas também o sejam.
1 chávena de vinagre branco
2 colheres de chá de cominhos
2 colheres de chá de alho picado
1 colher de chá de sal
pimenta a gosto
1 Kg. de carne de porco sem osso, eu compro lombo, cortada em quadradinhos
2 colheres de sopa de azeite
2 chávenas de água
1 chávena de sumo de laranja
1/2 chávena de sumo de limão
4 batatas doces cozidas, descascadas e cortadas em rodelas finas.
Numa vasilha grande misture o vinagre, o cominho, o alho, o sal e a pimenta. Mexa bem. Junte os quadradinhos de carne de porco e misture bem. Cubra a vasilha e deixe descansar pelo menos 6 horas em temperatura ambiente ou de um dia para o outro no frigorífico. Retire a carne de porco do tempero e reserve-o. Seque a carne de porco com papel absorvente. Numa panela aqueça o óleo. Junte a carne de porco e frite até que doure de todos os lados. Retire a gordura da panela. junte a vinha-d'alhos reservada e a água. Deixe levantar fervura. Baixe o fogo, tape a panela e deixe cozinhar lentamente por cerca de 45 minutos ou até que a carne esteja macia. Junte em seguida o sumo de limão e laranja no molho, deixe cozinhar por alguns minutos e verifique o tempero. Para servir, arrume a batata-doce numa travessa funda e coloque a carne de porco e o molho por cima. Dá em média, de 4 a 6 porções.
Eu fiz este prato para familiares meus, que são o casal, 6 filhos e a mãe, connosco, 11 pessoas.
Noutra altura para uns amigos, casal, oito filhos e nós os dois, 12 pessoas. Claro que aumentei as quantidades, mas ambas as famílias gostaram e levaram a receita.
Passa-se uma coisa engraçada é que não sabiam bem o que estavam a comer e eu mantive o mistério até ao fim
Depois trago mais coisinhas boas.
Isabel