Receitas de Culinária da Arca - Tudo tintim por tintim!(Índice-Pág.1)

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Zahira
Membro Veterano
Registado: quarta mai 25, 2005 6:43 pm

terça fev 21, 2006 10:12 pm

Oh mimi, ainda bem k ñ tás gravida malher, se ñ tinhas um filho com cara de pastel :lol: ia ser lindooooooooo :lol:

Mas tá prometido eu vou pedir á minha avó a receita, depois fazes e eu provo a ver se tão iguais :lol: :lol: :p
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano
Registado: domingo ago 21, 2005 3:38 pm

quarta fev 22, 2006 7:30 pm

Como eu já disse por aqui, não me considero grande cozinheira, porque não gosto da cozinha diária. Doces só faço se forem muito simples, senão encomendo. Mas, quando me propunha fazer um almoço, ou jantar para amigos, divertia-me muito a fazer coisas novas e diferentes, o meu marido apanhava cada susto :p , quando começou a ter a certeza de que eu me saía bem, começou a chamar-lhes "os meus números de circo" :p :p :p

Ora aqui vai a 1ª receita

Arroz e Gambas com Whisky
Ingredientes para 4 pessoas:

350 gramas de arroz; 500 gramas de gambas, 1/4 de litro de natas, meio cálice de whisky, uma cebola pequena, 120 gramas de manteiga, sal e pimenta.

Pique a cebola e deixe-a cozer ligeiramente em 50 grs. de manteiga; junte as gambas, descascadas, o sal e a pimenta e deixe refogar durante alguns minutos. Nessa altura, deite o whisky e, quando estiver bem quente, deite-lhe fogo. Deixe a chama apagar-se por si própria e junte, então, as natas. Retire as gambas e junte o arroz. Deixe cozinhar por uns momentos, sem que o arroz coza demasiado, e disponha-o numa travessa, condimentando-o com o resto da manteiga. Sirva com as gambas à parte ou deitadas no centro do arroz.

Pato com laranja

Assar o pato, limpo sem nada, em lume muito forte, cerca de dez minutos depois por sal e pimenta e nozes de manteiga. Deixe completar o assado.

Molho
Fígado (pato perú ou galinha)
1 colher de sopa de mostarda
molho de assar o pato
2 colheres de chá de conhaque ou aguardente velha, sumo de uma laranja, se não fôr suficiente uma junte o sumo de mais laranja q.b.)

Bater tudo no mixer, levar ao lume cerca de 10 minutos e servir bem quente por cima do pato.

Sofia (Havana), neste fim-de-semana vou fazer o seu tão delicioso bolo de chocolate, depois digo como me saí.

Bom apetite.

Jnos
Isabel
Zahira
Membro Veterano

quinta fev 23, 2006 12:29 am

Vão escrevendo que eu vou babando :lol: :lol:
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

quinta fev 23, 2006 12:37 pm

E então já provaram as minhas receitas? :lol:

Não me digam que não gostaram e agora têm vergonha de dizer :lol: 8) :roll: :o :p :oops: :? :(
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
havana
Membro Veterano
Registado: quinta jun 30, 2005 6:48 pm

quinta fev 23, 2006 12:58 pm

Por incrivel que pareça ainda não fiz nada daqui, mas há coisas que queria experimentar.
Isabel

Faça, faça que é rápido e fica bom, nem é preciso bater as claras em castelo, mete-se tudo lá para dentro por essas ordem e mexe-se mai nada, depois diga qq coisa. ;)
gavina
Membro
Registado: sexta nov 05, 2004 6:57 pm

quinta fev 23, 2006 1:29 pm

ola a todos
espero que gostem das minhas receitas

salada de febras grelhadas

para a proveitar as febras grelhadas que sobrem é muito facil , corta-se as febras (ou outra carne de proco grelhada fria ) aos quadrados pequenos e tempera-se com azeite e vinagre ou limao e oreganos tipo salada . e é so comer .

batatas no frono super boas a minha moda

BATATAS c/ NATAS QUEIJO NO FRONO

cozer batatas com pele ,media 2 por pessoa
alourar 3 cebolas com 2 dentes de alho em oleo reservar
depois de cozer as batatas descascar e cortar as rodelas reservar
num tabuleiro no fundo coloca-se um pouco de cebola/alho , de seguida fas-se camadas de batatas e cebola , por fim polvilhas-se com queijo ralado de sabro forte tipo ilha ,
de seguida poi-se 2 caldos de galinha num pouco de agua quente e disolve-se junta-se um pouco de natas e mexeses tudo , rega-se as batatas , vai ao frono +- 20minutos as batas é para ficarem com molho no fim .

para os mais gulosos :

tarte de natas

3 pacotes de natas
1 lata de leite condensado
6 folhas de jelatina
bolacha maria em pó

bate-se as natas bem, junta-se o leite condensado e continua-se a bater e por fim a jelatina demolhada em 1 pouco de agua morna ,
coloca-se a bolacha no fundo de uma trateira e verte-se o preparado , vai ao frio por +- 2 horas

desculpei a minha escrita pois sou dilexica

Fatima
XenaBastet
Membro Veterano
Registado: terça set 14, 2004 4:16 pm

quinta fev 23, 2006 1:30 pm

Eu ainda só exprimentei o doce da Xuga e as minhas receitas.

Aki vai um doce, tb já feito por mim, só k há mt k não o faço. Na casa dos meus pais, com os gulosos k por lá há... só em festas é k se fazia.
É uma forma mt saborosa e apresentavel de comer os restos dos bolos.
Não é bem um a receita mas uma ideia. Mas é tão bom, k se pode comprar pão de lo p/ fazer.

Kd sobram bolos tipo iogurte, laranja, chocolate, pão de lo, enfim, bolos sem creme, cotam-se às fatias finas e forra-se um tabuleiro com eles, e salpicam-se generosamente com um licor a gosto (eu misturo água p/ não ficar um sabor mt forte), dp espalha-se leite creme por cima e "salpica-se" com frutos secos a gosto, eu utilizo passas p/ não haver a surpresa de coisas duras no meio de um doce de colher. Volta-se a colocar outra camada de bolo cortado salpicar com licor, leite creme e passas até acabar os "restos". Eu termino com uma camada de bolo mais direitinha e passas e "tapo" com gelatina na cor e sabor a gosto (aquela de pacote em po). Kd a gelatina ficar dura, enfeito com pouco chatilly, só uns montitos p/ dar uma gracita já k os olhos tb comem.
E vai à mesa no proprio tabuleiro.
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

quinta fev 23, 2006 7:09 pm

Ola Izabel,
Fiquei com uma duvida na sua receita de gambas:
Depois de retiradas as gambas junta-se o arroz e não se acrescenta água?
O arroz coze só nas natas?

Bigada
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano

quinta fev 23, 2006 10:02 pm

Olá Bita,

Eu confesso que a receita vem assim, mas eu faço de outra forma. Faço as gambas como diz na receita, sirvo-as em vieiras, faço um puré de batata, ponho um pouco em cada vieira, abro um buraco e ponho as gambas com o molho e levo a gratinar um pouco, acompanho com uma salada que passo a descrever:
1 alface francesa, pequena, agriões, e laranjas 4 rodelas de ananás (fresco ou de conserva) 250 grs. de queijo fresco ou requeijão, 6o grs. de nozes descascadas, sal e pimenta. Maionese.

Descasque as laranjas de modo a retirar-lhes também a parte branca. Corte em rodelas, disponha estas rodelas sobre as folhas de alface, deixando visível uma orla da alface. Coloque as 4 rodelas de ananás ao centro, sobre as rodelas de laranja. Bata o queijo (ou requeijão) e tempere com sal e pimenta. Enfeite as rodelas de ananás com raminhos de agriões e coloque o queijo batido num dos cantos do prato.Polvilhe o queijo com as nozes, grosseiramente picadas. Sirva o molho à parte. Pode escolher entre uma maionese ou um molho vinagreta. Muitas vezes cortava a alface em juliana fininha e enfeitava como diz o resto da receita.

É assim que eu faço a receita, com arroz nunca experimentei, porque arroz para mim, não é das coisas que mais me agradem.

O que uso para a salada, é um prato grande redondo a salada fica com um óptimo aspecto e linda.

Peço desculpa por não ter dito logo como fazia as coisas :oops: :oops:
mas, como há muita gente que gosta de arroz, achei que talvez fosse melhor respeitar a receita, no entanto se fosse comigo, acho que primeiro dava uma entaladela no arroz e depois é que faria a mistura até acabar de cozer, a gosto.

Experimente, como achar melhor e depois diga-me se gostou, só lhe digo que as gambas são óptimas e com a salada um sucesso.

Isabel
Zahira
Membro Veterano

quinta fev 23, 2006 10:21 pm

Oh Rita faz lá k eu vou ai provar :lol: :lol:

Continuo babando :lol: :p
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano

quinta fev 23, 2006 10:28 pm

Esta receita, garanto que tem sido sempre um sucesso, é boa para quando se tem muita gente e normalmente uma grande surpresa.

Chancho adobado (prato peruano)

Carne de porco com batata doce, quem não gostar de batata doce, que é o meu caso, faça com batata normal, mas aqui eu frito as rodelas de batata, procuro batatas grandes, para que as rodelas também o sejam.

1 chávena de vinagre branco
2 colheres de chá de cominhos
2 colheres de chá de alho picado
1 colher de chá de sal
pimenta a gosto
1 Kg. de carne de porco sem osso, eu compro lombo, cortada em quadradinhos
2 colheres de sopa de azeite
2 chávenas de água
1 chávena de sumo de laranja
1/2 chávena de sumo de limão
4 batatas doces cozidas, descascadas e cortadas em rodelas finas.

Numa vasilha grande misture o vinagre, o cominho, o alho, o sal e a pimenta. Mexa bem. Junte os quadradinhos de carne de porco e misture bem. Cubra a vasilha e deixe descansar pelo menos 6 horas em temperatura ambiente ou de um dia para o outro no frigorífico. Retire a carne de porco do tempero e reserve-o. Seque a carne de porco com papel absorvente. Numa panela aqueça o óleo. Junte a carne de porco e frite até que doure de todos os lados. Retire a gordura da panela. junte a vinha-d'alhos reservada e a água. Deixe levantar fervura. Baixe o fogo, tape a panela e deixe cozinhar lentamente por cerca de 45 minutos ou até que a carne esteja macia. Junte em seguida o sumo de limão e laranja no molho, deixe cozinhar por alguns minutos e verifique o tempero. Para servir, arrume a batata-doce numa travessa funda e coloque a carne de porco e o molho por cima. Dá em média, de 4 a 6 porções.

Eu fiz este prato para familiares meus, que são o casal, 6 filhos e a mãe, connosco, 11 pessoas.

Noutra altura para uns amigos, casal, oito filhos e nós os dois, 12 pessoas. Claro que aumentei as quantidades, mas ambas as famílias gostaram e levaram a receita.

Passa-se uma coisa engraçada é que não sabiam bem o que estavam a comer e eu mantive o mistério até ao fim ;)

Depois trago mais coisinhas boas.

Isabel
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano

sábado fev 25, 2006 7:32 pm

Mimi, vou agora fazêr o bolo da Sofia, está convidada, mas desta vez é mesmo para comer e sem bíblia :p :p :p

ISABEL
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano

sábado fev 25, 2006 7:35 pm

Peço desculpa pela assinatura, foi engano não estava a gristar o meu nome :oops:
Isabel
havana
Membro Veterano
Registado: quinta jun 30, 2005 6:48 pm

sábado fev 25, 2006 7:50 pm

BBBBBBBBUUUUUUUUUUUUUAAAAAAAAAAA:cry: :cry: :cry:
Porque é que ninguém gostou da minha bilblia e tinha outra mais pequena e nem sequer viram como deve de ser.
Isabel, boa sorte para o bolo :p
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano

sábado fev 25, 2006 8:14 pm

Havana, eu adorei a sua bíblia, a Mimi é que é uma maldosa ;) ;)
como não comeu nada, anda para aqui a fazer insinuações ;) :p
Para a calar, convidei-a a comer do meu bolo, vamos vêr se chega :lol:

Isabel
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”