Séries da nossa infancia e juventude. (O Baú das memórias )

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta ago 27, 2010 3:04 pm

E dos bombons... É verdade, e mostrávamos as nossas colecções umas às outras, trocávamos pratas repetidas... :D

Os merceeiros tinham aqueles boiões absolutamente enfeitiçantes alinhados no balcão, de lado, com os rebuçados Dr. Bayard, os de mentol, os bombons que custavam um tostão cada e tinham uma prata com um bonequinho.

Realmente, dantes contentávamo-nos com bem pouco. E eu era uma sortuda, comparada com muitos dos meus colegas. O meu avô construiu-me uma banca de engraxador, tal e qual as dos profissionais, mas à minha medida. Até tinha uma luzinha na gaveta... :D Eu engraxava-lhe os sapatos todos os dias, quando ele chegava a casa. E ele dava-me sempre uma moedinha, que eu guardava numa latinha, na gaveta da banca... sim, porque não era tudo para gastar logo. :lol:

E nem precisava, porque um dos meus namorados da escola primária, o Rogério, era filho de um merceeiro e trazia-me rebuçados que roubava ao pai. :lol: :lol:
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta ago 27, 2010 3:10 pm

«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
MDogster
Membro Veterano
Registado: quinta set 09, 2004 9:29 am

sexta ago 27, 2010 3:25 pm

nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

sexta ago 27, 2010 3:32 pm

:lol: :lol: :lol:
Já aqui me referi algumas vezes a uma estrela enoooorme do Daktari: o Clarence , o leão vesgo :lol: :lol: :lol:
Ainda hoje adoro a ideia.... :lol: :lol:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
MDogster
Membro Veterano

sexta ago 27, 2010 3:44 pm

enolamai
Membro Veterano
Registado: domingo jun 13, 2010 9:30 am

sexta ago 27, 2010 3:57 pm

oh Tassebem.... agora fiquei nostálgica.... bolas!!!

o meu vô António era sapateiro... tinha a oficina em casa. como o meu irmão ( bem mais velho que eu :twisted: ) só sabia andar a jogar à bola no meio da mata, eu ficava com o vô :lol: estudava por ali, no meio dos sapatos ( e dos tamancos lol).
ele dizia: "anda prá qui minha menina, anda ver o vô a trabalhar..." e eu ia... que só tinha escola da parte da manha e as tardes eram passadas assim. muito bom... o meu vô fumava cachimbo e ainda hoje adoro esse aroma do tabaco.

e o cheiro da graxa dos sapatos e dos sapatos novos.
nada tem o encanto de sapatos novos!!! quase nada!! :lol:
meu deus como eu adoro ainda tudo isso.... oh memories...

Tassebem Escreveu:E dos bombons... É verdade, e mostrávamos as nossas colecções umas às outras, trocávamos pratas repetidas... :D

Os merceeiros tinham aqueles boiões absolutamente enfeitiçantes alinhados no balcão, de lado, com os rebuçados Dr. Bayard, os de mentol, os bombons que custavam um tostão cada e tinham uma prata com um bonequinho.

Realmente, dantes contentávamo-nos com bem pouco. E eu era uma sortuda, comparada com muitos dos meus colegas. O meu avô construiu-me uma banca de engraxador, tal e qual as dos profissionais, mas à minha medida. Até tinha uma luzinha na gaveta... :D Eu engraxava-lhe os sapatos todos os dias, quando ele chegava a casa. E ele dava-me sempre uma moedinha, que eu guardava numa latinha, na gaveta da banca... sim, porque não era tudo para gastar logo. :lol:

E nem precisava, porque um dos meus namorados da escola primária, o Rogério, era filho de um merceeiro e trazia-me rebuçados que roubava ao pai. :lol: :lol:
Lukilu
Membro Veterano
Registado: sexta mai 14, 2010 10:12 pm

sexta ago 27, 2010 4:17 pm

Belos anos...
Também fiz carros de rolamentos, com rolamentos roubados claro! Tive uma bicicleta BMX, via o ALF, e muitas das outras séries fantásticas que já mencionaram.

E esta: formiga Ferdy alguém se lembra? Dava na RTP2.

http://www.youtube.com/watch?v=7HS9_LHz ... =1&index=9

Não encontrei em português.
"Procuro dono de raça, porque dono vira-lata eu já tive!"  - Campanha de adopção no Brasil
enolamai
Membro Veterano

sexta ago 27, 2010 4:23 pm

Lukilu Escreveu:Belos anos...
Também fiz carros de rolamentos, com rolamentos roubados claro! Tive uma bicicleta BMX, via o ALF, e muitas das outras séries fantásticas que já mencionaram.

E esta: formiga Ferdy alguém se lembra? Dava na RTP2.

http://www.youtube.com/watch?v=7HS9_LHz ... =1&index=9

Não encontrei em português.
yeap!!! :D e eu tinha uma boneca que se chamava Gwendolyn ( a namorada de ferdy ) tão giro!!
Tassebem
Membro Veterano

sexta ago 27, 2010 4:33 pm

Enolamai, nostalgia e saudades são coisas boas... «picam» um bocadinho, mas recordar momentos felizes é revivê-los. :wink:

Olhe, eu fui uma menina muito mimada, mas a minha avó teimava (e bem) que eu devia comer de tudo. E eu fazia birra à mesa, sobretudo quando eram coisas que eu odiava mesmo. Então o meu avô ia buscar umas guitas, atava uns rebuçados (lembro-me perfeitamente, eram os chamados dropes) nas pontas e pendurava-as no candeeiro que estava em cima da mesa da sala de jantar, e de vez em quando fazia o candeeiro andar à volta com uns toquezinhos suaves. Parecia um daqueles divertimentos que havia na Feira Popular :D ... E se eu comesse tudo, no fim, ele tirava um desses rebuçados e dava-me. :D

Uma das coisas que eu mais detestava era papas de serrabulho, que a minha avó teimava em dar-me, porque era «uma comida forte». Uma vez aproveitei uma distracção dela e fui esconder o prato na minha mesinha de cabeceira, que era daquelas que tinha a portinha para o bacio... :lol: Claro está que fui descoberta no dia seguinte, quando o meu quarto começou a tresandar a azedo. O assunto ficou resolvido com umas belas palmadas no rabo. :lol: :lol:
enolamai
Membro Veterano

sexta ago 27, 2010 4:46 pm

bem merecidas!! :lol:

os avós são impagáveis... são marcantes na vida da gente. agora os miudos vão para os infantarios e não sei mais o que, mas dantes os avós tinham mesmo esse papel natural de criar os netos.... era quase um dado adquirido.

quando eu queria qualquer coisa e os meus pais não davam... ia fazer olhinhos de cachorro perdido aos meus velhinhos :lol: era dinheiro em caixa!!! :lol: :lol: :lol: mas eu também era facil de satisfazer... ou queria banda desenhada.... ou banda desenhada 8)

um belo dia a minha mãe apanhou-me nas aulas ( já eu tinha uns 16 anos ou assim ) e teve a bela ideia de "limpar" o sotão; tradução: eliminar os meus livros!!!

e lá se foram aquelas pérolas :lol: havia patinhas e donald, mickeys e metralhas. uns dum pica-pau que não me lembra agora o nome, mandrake... eu sei lá.... asterix ( muitos ), da marvel aqueles classicos tipo capt. america e afins.

bom... escusado será dizer que foi o fim do mundo em três actos.

aquilo nem estorvava ninguem.... someday mother... someday in the next life... :lol: :lol:
Lukilu
Membro Veterano
Registado: sexta mai 14, 2010 10:12 pm

sexta ago 27, 2010 4:50 pm

Tassebem, essa da comida fez-me lenbrar de uma boa. Eu quando era miúda comia arroz de cabidela porque pensava que era arroz de chocolate (diziam-me que era, e eu nem desconfiava do sabor), até que vi a minha avó a pôr o sangue na panela e bercccc, até hoje nunca mais lhe toquei. :roll:

Lembrei-me também da série Era uma vez a vida, o Calimero e o Snoopy (Charlie Brown) .

Os miúdos agora nem convivem uns com os outros, tenho vizinhos que nem para o quintal vêm, só querem TV e playstations.
"Procuro dono de raça, porque dono vira-lata eu já tive!"  - Campanha de adopção no Brasil
enolamai
Membro Veterano

sexta ago 27, 2010 4:56 pm

nem falemos de culinária.

a minha avó dizia que o caldo verde era sopa de cabrito.

e eu achava piada ao nome ( sabia lá eu o que era cabrito :lol: ) mas parecia-me bem... e comia!!!

que patega!!!!

e só comia a sopa num prato de esmalte branco com pintinhas pretas.
ai ai .... :lol: :lol:

e o meu brinquedo favorito era um sapo ( sim um sapo!! ) verde escuro feioso de loiça. meu sapinhooo...... tão adorado!!!
Tassebem
Membro Veterano

sexta ago 27, 2010 4:59 pm

enolamai Escreveu:bem merecidas!! :lol:
Ah, e esqueci-me de mencionar que antes despejei para aí meio frasco do Bien-Être da minha avó no quarto para tentar disfarçar o cheiro... :lol: :lol: E que a mesinha de cabeceira teve de ficar uns dias na varanda a arejar.

Mas a última tareia que levei da minha avó foi aí aos 16 anos, com um saco de pão duro (era o que estava à mão), por lhe chamar «social-fascista». :lol: :lol: Também só se perderam as que caíram no chão! :wink:

Arroz de cabidela, adoro. Aliás, agora adoro tudo aquilo que dantes mais detestava: sopa, legumes, favas, feijoada, açorda, cozido à portuguesa... Papas de serrabulho, acho que nunca mais comi desde a infância. Mas aposto que agora também gostava. :wink:
MDogster
Membro Veterano

sexta ago 27, 2010 5:05 pm

Tassebem Escreveu: por lhe chamar «social-fascista». :lol: :lol:
MRPP, PCP (M-L), OCMLP, AOC?...
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”