E aqui quem cozinha?

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
MiCas2011
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2011 4:01 pm

sexta ago 10, 2012 4:24 pm

BgReflex Escreveu:
Acena Escreveu:
sxmota Escreveu:
Garanto que, se tivesse dinheiro para investir, abriria um restaurante de comidas tradicionais - mas seria fechado pela ASAE, por se usarem comidas "da horta" e colheres de pau, além das enormes sertãs cheínhas de azeite caseiro.
Euromilhões, a criar excêntricos todas as semanas! Aceitam-se apostas até às 19:00!
Se ganhasse o euromilhões era mesmo um restaurante que eu abria ai era... LOL

E eu também!
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
Joie2
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

sexta ago 10, 2012 4:28 pm

sarina Escreveu:E, por curiosidade, ...

PIRÃO DE MILHO

250g de farinha de milho
1l de água
azeit q.b.
sal q.b.

Ferva a água com um pouco de sal a gosto e um fio de azeite.
À parte, dissolva a farinha num pouco de água fria.
Adicione a farinha dissolvida à água que ferve e mexa muito bem para não encaroçar.Se faltar farinha ou água, junte o que estiver em falta, porque as quantidades variam consoante a qualidade da farinha.
Deixe cozer mexendo sempre e sirva com qualquer prato, de carne ou peixe, que tenha molho.

(Pessoalmente, gosto mesmo é com feijão - com molho, claro.)

Em vez de farinha de milho, porque não "carolo" de milho (parecida mas mais grossa)?

Faço sempre a "olho" não utilizo medidas:

Em água com sal, azeite e alhos vá deitando os carolos/farinha de milho mexendo sempre... Deliciosa :)

Em vez de água, experimente pôr leite, açúcar, um pau de canela, raspas de limão... Que sobremesa... :P
Joie2
Membro Veterano

sexta ago 10, 2012 4:32 pm

sarina Escreveu:PAPAS DE FARINHA DE MANDIOCA

5 dl de água
200g de farinha de mandioca
sal q.b.

Num tacho, misture a farinha com a água e um pouco de sal. Leve a lume médio, mexendo sempre até cozer (cerca de 10 min). Fica espesso. Óptimo para acompanhar pratos de carne e peixe com molho.

Obrigada! :D Espesso fica e de que maneira...(até dói o braço de tanto mexer com a colher de pau ( 8) ). Nem carne nem peixe mas sim muitos molhos inventados na altura :wink:
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

sexta ago 10, 2012 4:36 pm

Joie2 Escreveu:
Courgettes no patê, não! Mas numa sopa, é de se lhes tirar o chapéu! Corte-as aos quadrados com rodelas de cebola e alhos esmagados. Refogue-as, ligeiramente (gosto delas pouco cozidas) em azeite.Junte um pouco de água. Se não tiver mão para o tempero, um caldo (Knorr ou outro) dá-lhe o toque :D Courgettes assadas no forno ou no barbecue, são uma delícia.

(esse patê (ou caviar dos pobres) de beringelas, é típico dos países árabes. Eu gosto mais do meu... :lol: ).
Hummm, já ia fazer asneiras! Lá terá que ser com a beringela.
Joie2
Membro Veterano

sexta ago 10, 2012 4:47 pm

Joie2 Escreveu:
sarina Escreveu:E, por curiosidade, ...

PIRÃO DE MILHO

250g de farinha de milho
1l de água
azeit q.b.
sal q.b.

Ferva a água com um pouco de sal a gosto e um fio de azeite.
À parte, dissolva a farinha num pouco de água fria.
Adicione a farinha dissolvida à água que ferve e mexa muito bem para não encaroçar.Se faltar farinha ou água, junte o que estiver em falta, porque as quantidades variam consoante a qualidade da farinha.
Deixe cozer mexendo sempre e sirva com qualquer prato, de carne ou peixe, que tenha molho.

(Pessoalmente, gosto mesmo é com feijão - com molho, claro.)

Em vez de farinha de milho, porque não "carolo" de milho (parecida mas mais grossa)?

Faço sempre a "olho" não utilizo medidas:

Em água com sal, azeite e alhos vá deitando os carolos/farinha de milho mexendo sempre... Deliciosa :)

Em vez de água, experimente pôr leite, açúcar, um pau de canela, raspas de limão... Que sobremesa... :P

Edito para dizer que podem fazer "gnocchis" com esta farinha (carolo de milho). Depois de cozida ( em água, sal, alhos e um fio de azeite), deitar num tabuleiro ou noutro recipiente e deixar arrefecer. Depois de fria, tiram pedaços, fazem bolinhas (passem as mãos sempre por água para não se pegar aos dedos e as bolas ficarem redondinhas). Bolinhas feitas, vai ao forno em tabuleiro barrado com manteiga ou outra gordura. Cobertura: molho de tomate, queijo ralado, molho branco/bechamel.

Se em vez de gnocchis preferirem outra forma de a comer (tipo entrada), cortem, depois de fria, a farinha, em quadradinhos e fritem em azeite (ou óleo) bem quente. Escorrem em papel de cozinha e pronto!
MiCas2011
Membro Veterano
Registado: quinta out 06, 2011 4:01 pm

sexta ago 10, 2012 5:18 pm

Valha-me Deus... este tópico é um tormento!!! Vou daqui com uma vontadinha... :lol: :lol:

Estou-me a borrifar para os bifinhos de peru que lá tenho... vou fazer papas de milho!
... Carolina Homenagem ao meu Tareco: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... highlight=
BgReflex
Membro Veterano
Registado: sábado mai 07, 2011 9:45 pm
Ratazanas;
Mandarins;
Porquinhos-da-Índia;

sexta ago 10, 2012 5:26 pm

É essa a ideia :twisted:
http://baratasparaamigos.blogspot.pt/
Alimento vivo com preço de amigo para os amigos e para todos.
Suesca
Membro Veterano
Registado: sexta jun 24, 2011 1:34 pm

sexta ago 10, 2012 5:37 pm

essa dos cagoes.. quem trabalha em restauracao tem muitas historias. eu sei duma em que uns todos armados em finos reclamaram no livro e tudo porque as ameijoas á bulhao pato nao tinham pato!!! :o :o
:lol: :lol: :lol: :lol: :roll:
Podem falar, podem falar, mas a mim o que realmente interessa são os animais...
BgReflex
Membro Veterano
Registado: sábado mai 07, 2011 9:45 pm
Ratazanas;
Mandarins;
Porquinhos-da-Índia;

sexta ago 10, 2012 5:40 pm

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
http://baratasparaamigos.blogspot.pt/
Alimento vivo com preço de amigo para os amigos e para todos.
Joie2
Membro Veterano

sexta ago 10, 2012 9:26 pm

Afinal podemos comer bem, barato, saudável e eticamente :wink: ( :lol: 8) ).
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

sábado ago 11, 2012 3:27 am

eu gosto de courgette até crua... uso bastante, lá da hortinha do meu pai :)

uma forma deliciosa de a comer é grelhada ou frita em azeite (cortam-se fatias fininhas, longitudinalmente - tirar a casca é opcional, eu gosto do "amarguinho"), com toneladas de alho e acompanhado de azeitonas temperadas com sal e orégãos ou poejo (ou mangerico, ou basílico...). É preciso dar trabalho à vesícula!

e arroz com courgettes e caril? nham nham nham... :P
sxmota
Membro Veterano

sábado ago 11, 2012 3:36 am

sarina, uma boa maneira de cozinhar a farinha de mandioca ("paçoca", no nordeste brasileiro)

numa sertã, colocam-se torresmos a fritar na própria gordura (quem não come carne, pode usar manteiga e alho; quem for vegano, ponha azeite, óleo de girassol, MAS NÃO DE SOJA. Paçoca não admite soja de forma alguma.

Na gordura que fica, amolecem-se tirinhas de couve, uma mão mal cheia; quando ficarem molinhas, acrescenta-se a farinha de mandioca (aipim!) e deixa-se fritar, mexendo bem para não colar nem fazer grumos. Serve-se com amendoim torrado e picado (quantidade a gosto).

Aviso: caloria é unidade de sabor, como toda a gente sabe, quanto melhor sabe, mais calorias tem. E esta comida é altamente saborosa!

edição: há quem acrescente "carne de sol" (tirinhas de carne, de vaca, seca. A carne, não a vaca.).
Acena
Membro Veterano

sábado ago 11, 2012 8:54 am

Dessas papas de farinhas é que não gosto nada...
sxmota
Membro Veterano

sábado ago 11, 2012 11:14 am

não é papa! fica toda soltinha. Ao fim e ao cabo, é farofa frita com couves e torresmos...
Acena
Membro Veterano

sábado ago 11, 2012 11:34 am

Não me estava a referir à tua receita, acredito que seja uma delícia, não gosto é de papas de farinhas em geral nem nada assim do género (excepto cerelac :D), nem soltas e secas, nem aquelas molhadas tipo açordas.
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”