Concordo em absoluto. Racismo e xenofobia não é chamar as pessoas pelas suas características étnicas. Um preto é um preto, um branco é um branco, um chinês é um chinês (mas não um chinoca), um indiano é um indiano (mas não um monhé) e um cigano é um cigano.ZeFe Escreveu:Here we go again... Então mas os ciganos não podem ser ciganos? Tem que ser generalizados? Particularizar pela etnia não é racismo nem xenofobia. É particularizar.Tremelga Escreveu:A anedota tem piada se em vez de "cigano" disser "homem"!!!!!!!!![]()
![]()
![]()
Os fantasminhas do politicamente correcto acaba por toldar as mentes de quem não pertence às etnias ou raças e obriga-as a utilizar os termos em almofadas de penas de ganso para não magoarem.
Eu fiz o ensino primário numa zona degradada onde em 25 alunos, apenas 5 eram brancos e destes 2 eram ciganos.
Não tenho qualquer tipo de teias de aranha com a sintaxe usada quando se fala de etnias ou de raças. Eu próprio sou arraçado...
E a anedota não teria piada se não fosse com um cigano, dados os negócios a que habitualmente se entregam. Tempos houve em que em vez do automóvel figuraria um cavalo, mas os ciganos também se modernizam, n'é?