Como Sobreviver à Crise

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

domingo out 16, 2011 10:13 pm

Acho que o único do Eça que me falta ler é O Mistério da Estrada de Sintra. A ver se a falha é corrigida em breve.
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo out 16, 2011 11:20 pm

Tenho de reler a Relíquia!

Charlie, também me foi "impingido" ler os Maias, mas li com gosto, nas férias que antecederam o 11º ano. E durante o ano lectivo li mais umas vezes, adorei mesmo! Claro que depois tive de ler o "ensaio", a Tragédia da Rua das Flores, a Relíquia, o Mandarim... os meus pais tinham a colecção toda, com encadernações "chic a valer" e finalmente deixaram de enfeitar a estante... :lol: mas houve uns quantos livros que detestei, dos impingidos na escola, salvo ou ou outro trecho. Impliquei com a Família Inglesa de Júlio Dinis, enjoei da Joaninha dos ohos verdes e mais a não sei quantas dos olhos azuis e a outra dos olhos pretos, das Viagens na Minha Terra, de Almeida Garrett, e tomei de ponta a literatura romântica graças ao Eurico, o Presbítero, de Alexandre Herculano. Até hoje... ainda comecei a ler o Amor de Perdição, desisti. MUUUUITO mais tarde voltei a tentar, mas não consegui. Experimentei então Dostoievski e as suas Noites Brancas, mas... aquilo não é para mim, que só me apetecia esbofetear o protagonista. No 12º ano foi a estopada d'A Sibila, mas até nem desgostei; só fiquei incapaz de ler outro livro da Agustina... :P
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
marianamar
Membro Veterano

segunda out 17, 2011 12:30 am

Já não fazia parte do meu programa, mas peguei no Viagens na Minha Terra e li tudo.. muito a contragosto. Que livro sem sabor :S

Já o Eça foi paixão desde impingido pela escola, tal como o Pessoa, o Torga, o Saramago, Sophia de Mello Breyner, Jorge Amado e Mia Couto... temos um lindo programa de leitura, dá gosto mesmo ^_^

Chama, já experimentaste O Idiota de Dostoievsky? Ou Crime e Castigo? Noites Brancas não li, mas desses dois gostei muito (do Jogador já não gostei tanto).
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

segunda out 17, 2011 12:39 am

oh, idiotas são esses românticos da literatura! Traumatizaram-me tanto que já nem ouso... :P a sério, não tenho paciência. :lol:
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

sábado out 22, 2011 10:08 am

Dica n. º 13 de http://aeiou.visao.pt/52-dicas-preciosa ... ar=f629066

“Abastecer pela fresca. A melhor altura do dia para abastecer o seu automóvel é de manhã cedo ou à noite, ou seja, nos períodos mais frescos do dia. Isto porque a gasolina está mais densa nesta altura e, como a gasolina é paga ao litro, comprará mais por menos.”

Isto é verdade? Então no Inverno também trazemos mais combustível, é?
xPauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 19, 2008 9:21 pm

sábado out 22, 2011 10:14 am

Acena Escreveu:Dica n. º 13 de http://aeiou.visao.pt/52-dicas-preciosa ... ar=f629066

“Abastecer pela fresca. A melhor altura do dia para abastecer o seu automóvel é de manhã cedo ou à noite, ou seja, nos períodos mais frescos do dia. Isto porque a gasolina está mais densa nesta altura e, como a gasolina é paga ao litro, comprará mais por menos.”

Isto é verdade? Então no Inverno também trazemos mais combustível, é?

Quanto à densidade, é verdade.

Mas quanto a trazer mais combustível.... talvez, quem abastecer com 1000 L talvez consiga trazer 1 litro a mais (não sei se tanto)
<p>"Cortas as unhas e aguentas"&nbsp; by PauloC
</p>
<p>Eu vou j&aacute; ali flagelar-me - com um molho de agri&otilde;es - by Babaorum </p>
<p> </p>
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

domingo out 23, 2011 12:20 am

não é verdade, é mito.

os depositos são subterraneos e ventilados, para manter as temperaturas estaveis, não existem grandes variações termicas no subsolo em poços com um isolamento tão rigoroso;)

os combustiveis saem sensivelmente à mesma temperatura, independentemente da hora do dia.
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
Acena
Membro Veterano

domingo out 23, 2011 11:23 am

Pelo sim pelo não eu levanto sempre a mangueira para passarem todas as gotinhas :lol:
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

domingo out 23, 2011 11:46 am

e fazes muitissimo bem :)

ao preço que os combustiveis estão não há margem de manobra para desperdicios.

por meu turno abasteço BP (passo a pub ), sei que faço mais km.
se tiver que abastecer noutra marca será só numa emergencia (aconteceu-me há pouco tempo ficar quase no casco e encostei o carro antes que viesse a brigada de transito, trouxeram-me galp para desenrascar.)

Nota: não de deixem ficar sem gota na autoestrada, não andamos a trabalhar para pagar multas malta!!!! :lol:

Marcas low cost é que nem por sombras, não gosto de misturas de grelos ;)

e é basicamente isso, experimentar e ver os km percorridos com os mesmos litros de abastecimento, faz diferença de marca para marca e de carro para carro. experimentem!!

e depois há as campanhas e os pontos e as coisadas todas do ACP e mais não sei o quê... bem vistas as coisas abastecer marcas brancas de combustivel, é uma perfeita ilusão.
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
Chamarrita
Membro Veterano

domingo out 23, 2011 12:36 pm

nunca notei que gastasse mais ou menos com esta ou aquela marca, abasteço onde for mais barato. O meu Cliozinho de 16 anos tem boa boca e consome pouco, e como ainda não há gasolina para carros séniores... vai a do Intermarché mesmo!
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Acena
Membro Veterano

domingo out 23, 2011 12:36 pm

Também era uma dúvida que tinha, se haveriam diferenças significativas no desempenho com marcas brancas. Agora a galp também tem uma oferta desse género, têm alguns postos com combustível mais barato.

Outra coisa que eu tive de fazer foi arranjar uma tampa de combustível com chave (o meu era daqueles que abre automaticamente quando abrimos o carro, muito fáceis de forçar), porque alguém achou que o meu depósito era um bem público. Agora se me furarem o depósito, estou tramada :(
xPauloSantos
Membro Veterano

domingo out 23, 2011 12:44 pm

Acena Escreveu:Também era uma dúvida que tinha, se haveriam diferenças significativas no desempenho com marcas brancas. Agora a galp também tem uma oferta desse género, têm alguns postos com combustível mais barato.
Muito raramente abasteço marcas brancas, mas já o fiz uma ou duas vezes no Leclerc, mas sinceramente, acho que meti 10 euros e não deu para ver grandes diferenças.

Tenho no entanto um vizinho meu que ainda há dias atrás se estava a queixar disso mesmo.

Com os computadores de bordo, consegue-se controlar as médias e ele, que faz diariamente o mesmo percurso, afirma que o carro estava a fazer medias de 4,5 l e passou a fazer 5,5 l... ele diz que, após deixar de usar marca branca, o carro voltou aos consumos habituais.
</p>
<p>Eu vou j&aacute; ali flagelar-me - com um molho de agri&otilde;es - by Babaorum </p>
<p> </p>
Chamarrita
Membro Veterano

domingo out 23, 2011 1:03 pm

aqui o computador de bordo é a "je". Também não há direcção assistida, conduzo sozinha e mantenho os braços tonificados. E muito menos vidros elé(c)tricos! ABS? tá bem, tá. Anda-se mais devagar e começa-se a reduzir a velocidade vários metros antes de parar. Por isso, e como adoro o meu carrinho e SOU EU QUE MANDO, vou tentar conservá-lo até ser relíquia... 8) É a gasolina, e a média de consumo é entre 5,5 e 6,5litros aos 100 km.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
xPauloSantos
Membro Veterano

domingo out 23, 2011 1:26 pm

Chamarrita Escreveu:ABS? tá bem, tá. Anda-se mais devagar e começa-se a reduzir a velocidade vários metros antes de parar.
LLLLOOOOLLLLLLLL

Isso é o verdadeiro ABS... a Chamrrita começa no A, B, C, D, E... e quando chegar ao S, o carro pára :lol: :lol: :lol: :lol:
</p>
<p> </p>
marianamar
Membro Veterano

domingo out 23, 2011 2:18 pm

Nós também abastecemos onde é mais barato, o que aqui na zona é na Prio.
http://www.priofuels.com/

Quando fazíamos o percurso Coimbra - Caldas da Rainha - Évora abastecíamos sempre nas Caldas, onde há um posto de abastecimento realmente mais barato que qualquer outro a caminho.
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”