Mas apaixonante e se debatido com respeito e educação é um debate riquíssimo.kaminaru Escreveu:É verdade Lu, mas mesmo assim é sempre um tópico que gera imensa polémica.LuMaria Escreveu:Só por quem se toma demasiado a sério
Os animais vão para o Céu?!!!
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...
"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson
À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Segundo Hieronimus Bosch, é assim:LuMaria Escreveu:Nem me atrevo a perguntar como é o inferno...

E se quiser ver melhor, é só ir ao Museu Nacional de Arte Antiga: O Jardim das Delícias, tríptico a que este painel pertence, está lá.
<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
</p>

<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.

A sério?! E eu que não tinha percebido!kaminaru Escreveu:A forista simplesmente nos chamou indignos de receber a informação por ela dada.Bingley Escreveu:Não percebi, a forista chamou-nos cães ou porcos?![]()
Já ouvi esta conversa tanta vez que nem me atrevo a opinar. Há certas coisas que não devem ser discutidas.

Lulu, esse Bosch é fantástico. Vale bem a pena ir ver.
Sim. Eu conheço. Eu pretendia a explicação da forista para o inferno. Mas afinal não somos dignos. Olha Jesus a perder a cabeça desta forma.LuluB Escreveu:Segundo Hieronimus Bosch, é assim:LuMaria Escreveu:Nem me atrevo a perguntar como é o inferno...
E se quiser ver melhor, é só ir ao Museu Nacional de Arte Antiga: O Jardim das Delícias, tríptico a que este painel pertence, está lá.

<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
E para além de tudo o mais, enganei-me com todas as minhas quatro patas: o tríptico que está no Museu de Arte Antiga é o das Tentações de Santo Antão, que é ainda mais infernal do que o painel do Inferno das Delícias.
Um pormenor das Tentações:

Vão lá vê-lo, vale a pena...
Um pormenor das Tentações:

Vão lá vê-lo, vale a pena...
</p>
<p> </p>
</p>

<p> </p>

Pois, mas ela apenas queria falar do Céu. É provável que não tivesse uma ideia precisa do Inferno, e quando se viu apertada foi-se embora.LuMaria Escreveu:...Eu pretendia a explicação da forista para o inferno. Mas afinal não somos dignos. Olha Jesus a perder a cabeça desta forma.
Foi pena, pois teria sido interessante saber qual a sua visão do Inferno.
</p>
<p> </p>
</p>

<p> </p>

Eu nem dei conta. Lembro-me de um triptico dele no Museu de Arte Antiga e de achar fabulosoLuluB Escreveu:E para além de tudo o mais, enganei-me com todas as minhas quatro patas: o tríptico que está no Museu de Arte Antiga é o das Tentações de Santo Antão, que é ainda mais infernal do que o painel do Inferno das Delícias.
...
Quando estudava, tive um ano em que aproveitava todos os buracos no horário para ir para o MAA ver as Tentações. E a Custódia de Gil Vicente, que é uma obra-prima de ourivesaria. O porteiro já me conhecia e sabia o meu nome e tudo!Bingley Escreveu:Eu nem dei conta. Lembro-me de um triptico dele no Museu de Arte Antiga e de achar fabulosoLuluB Escreveu:E para além de tudo o mais, enganei-me com todas as minhas quatro patas: o tríptico que está no Museu de Arte Antiga é o das Tentações de Santo Antão, que é ainda mais infernal do que o painel do Inferno das Delícias.
...
Foram horas a espiolhar aqueles pormenores todos...
</p>
<p> </p>
</p>

<p> </p>

Infelizmente foi uma visita um pouco fugaz, hei-de voltar, mas lembro-me de achar fascinante.LuluB Escreveu:Quando estudava, tive um ano em que aproveitava todos os buracos no horário para ir para o MAA ver as Tentações. E a Custódia de Gil Vicente, que é uma obra-prima de ourivesaria. O porteiro já me conhecia e sabia o meu nome e tudo!Bingley Escreveu:Eu nem dei conta. Lembro-me de um triptico dele no Museu de Arte Antiga e de achar fabulosoLuluB Escreveu:E para além de tudo o mais, enganei-me com todas as minhas quatro patas: o tríptico que está no Museu de Arte Antiga é o das Tentações de Santo Antão, que é ainda mais infernal do que o painel do Inferno das Delícias.
...
Foram horas a espiolhar aqueles pormenores todos...
Tive recentemente oportunidade de ver obras de outro mestre, algo parecido, Bruegel, O Velho. Penso que também tem alguma coisa no MAA, mas vi "A Torre de Babel" em Viena e achei espantoso. Desculpem não pôr foto, mas há algo estranho com o meu PC e não consigo colar nada
-
- Membro Veterano
- Registado: terça ago 31, 2010 8:29 am
Concordo plenamente nicasxi..o tema é de facto riquissímo, embora polémico..Existirão sempre avenças, e por vezes as coisas exaltam-se sem necessidade (e não estou a referir qualquer situação deste tópico, apenas no geral).nicasxi Escreveu:Mas apaixonante e se debatido com respeito e educação é um debate riquíssimo.kaminaru Escreveu:É verdade Lu, mas mesmo assim é sempre um tópico que gera imensa polémica.LuMaria Escreveu:Só por quem se toma demasiado a sério
Como já disse noutro post estamos a dar opiniões e quem concorda mito bem, quem não concorda tem de respeitar porque ninguém pretende "impingir" a opinião correcta.
Bem eu sou ateia. Eu acredito que a vida é unica enquanto isso, dado que levou 10^9 anos a chegarmos onde estamos hoje desde a formação da terra. Como tal toda a vida tem um valor intrinsico e não deve ser desrespeitada. Isto é válido desde o mais infimo organismo até ao homem, e assim não sou da opinião que o homem tem mais valor que os animais, pois ele próprio é um animal

Isto é a minha opinião (numa versão simplificada tipo simplex), mas respeito quem discorde, assim como espero que respeitem quando discordo de outros pontos de vista

P.S. Se realmente houvesse um Céu este seria para todas as formas de vida, pois toda a vida tem valor, toda a vida é única e merece ser respeitada de forma igualitária.
"Primeiro foi necessário civilizar o homem em relação ao próprio homem. Agora é necessário civilizar o homem em relação a natureza e aos animais." (Victor Hugo) "Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais...os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento" (Charles Darwin)
x2... Gostei muito de ler este excertosurceror Escreveu:Concordo plenamente nicasxi..o tema é de facto riquissímo, embora polémico..Existirão sempre avenças, e por vezes as coisas exaltam-se sem necessidade (e não estou a referir qualquer situação deste tópico, apenas no geral).nicasxi Escreveu:Mas apaixonante e se debatido com respeito e educação é um debate riquíssimo.kaminaru Escreveu:É verdade Lu, mas mesmo assim é sempre um tópico que gera imensa polémica.LuMaria Escreveu:Só por quem se toma demasiado a sério
Como já disse noutro post estamos a dar opiniões e quem concorda mito bem, quem não concorda tem de respeitar porque ninguém pretende "impingir" a opinião correcta.
Bem eu sou ateia. Eu acredito que a vida é unica enquanto isso, dado que levou 10^9 anos a chegarmos onde estamos hoje desde a formação da terra. Como tal toda a vida tem um valor intrinsico e não deve ser desrespeitada. Isto é válido desde o mais infimo organismo até ao homem, e assim não sou da opinião que o homem tem mais valor que os animais, pois ele próprio é um animalTodos os seres hoje presentes passaram por um processo evolutivo, tal como o homem, embora esse processo não tenha levado necessariamente a uma maior complexidade de sistemas ou um maior tamanho, mas não serão com toda a certeza inferiores ao homem, nem muito menos existirão com o único propósito de nos servir, poisnão nos esqueçamos que toda a diversidade presente e riqueza metabólica que existe foi também originada em muitos casos de processos de co-evolução.
![]()
Isto é a minha opinião (numa versão simplificada tipo simplex), mas respeito quem discorde, assim como espero que respeitem quando discordo de outros pontos de vista

Última edição por Herp em quinta nov 04, 2010 10:12 pm, editado 1 vez no total.
Lamento. Não consigo gostar, apreciar estas imagens infernais, onde no imenso talento, impera uma insanidade brutal e muito medo.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
Gostei particularmente deste post scriptum.surceror Escreveu:...
P.S. Se realmente houvesse um Céu este seria para todas as formas de vida, pois toda a vida tem valor, toda a vida é única e merece ser respeitada de forma igualitária.

</p>
<p> </p>
</p>

<p> </p>

Toda a arte medieval é assim, Lu, muito aterrorizante e esquizofrénica. O que não se deu por acaso: a religião, na época, era aterrorizante, com as suas penas do Inferno e os seus terríveis castigos pelos pecados que se cometiam. E a religião tinha um peso enormíssimo junto das pessoas. O Bosh não fez mais do que levar esse horror esquizofrénico ao seu ponto mais alto.LuMaria Escreveu:Lamento. Não consigo gostar, apreciar estas imagens infernais, onde no imenso talento, impera uma insanidade brutal e muito medo.
</p>
<p> </p>
</p>

<p> </p>