Como Sobreviver à Crise

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
cpontos
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2009 7:04 am

segunda out 24, 2011 9:12 am

Bom... eu sou afortunada porque resido e trabalho na mesma área. Então, uma vez que tenho essa possibilidade, decidi que o meu carro não iria ser a minha prisão. Vou e venho a pé, praticamente todos os dias. Um trajecto que leva 5 minutos a fazer de carro, eu demoro 1 hora a fazê-lo a pé. É cansativo, mas ganho bastante. A saber:

* não gasto € em combustível
* não desgasto o carro
* exercício físico grátis
* chego ao trabalho com mais energia
* posso dar-me ao luxo de ter internet e televisão por cabo em casa, já que poupo em combustível; como não tenho filhos, posso assumir as prioridades que me apetecem, desde que saiba geri-las bem...

Vou passar a ir a casa almoçar todos os dias e como só tenho uma hora de almoço, terei de perder o medo da estrada e pedalar. Também só faz é bem, e se conseguir vencer este terror da bicicleta, vou passar a ir assim para todo o lado que consiga. Veículo económico e amigo do ambiente. E sempre posso comer mousse de chocolate sem culpas 8)
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

segunda out 24, 2011 10:19 am

Só tens um problema cpontos! É que finalmente chegou a chuva :P
cpontos
Membro Veterano

segunda out 24, 2011 10:42 am

Tenho um impermeável e levo uma mochila com uma muda de roupa. Quem me dera que fosse o meu problema maior, esse. O meu mal é que tenho mesmo medo de circular na estrada de bicicleta :? Como se fazem as rotundas? Sempre por fora? Independentemente do código da estrada, pretendia seguir o protocolo dos ciclistas, se é que existe. E, claro, a via mais segura para mim, que não terei uma armação de metal a proteger-me em caso de colisão.
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

segunda out 24, 2011 10:56 am

marianamar Escreveu:Só tens um problema cpontos! É que finalmente chegou a chuva :P
Isso contorna-se com um bom fato de chuva :wink:
E pode sempre ter uma muda de roupa e calçado no local de trabalho para uma emergencia.
Nós, Portugueses, somos mesmo comodistas!
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
Lucci
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2011 5:58 pm

segunda out 24, 2011 11:51 am

Isto dos combustiveis é muito complicado!

Sempre optei também por colocar gasolina na bombas de marca, porque das vezes em que enchi o depósito nas mais baratas, nunca tive a mesma autonomia e rendimento do carro, e como gosto MUITO de carros, qualquer diferença me chama atenção, no meu caso o custo era maior na bomba mais barata!

Uma vez que não tenho opção de transportes públicos para vir trabalhar e trabalho a 12 km de distância resta me o carro, e como gastar 300€ por mês não era solução, optei por transformar o meu carro para GPL! e a mesma autonomia tenho uma custo menor em 50%! para além que não desgasta tanto o motor do carro como a gasolina!
marianamar
Membro Veterano

segunda out 24, 2011 1:06 pm

Minuxa, para mim não é questão de comodismo, mas conhecer o meu corpo e saber que se apanhar uma molha e não tomar um banho quente logo a seguir, é constipação certa. Para mim seria uma escolha entre poupar gasóleo ou ir para o trabalho doente ou ainda ver-me forçada a faltar... mas isso é porque conheço o meu corpo e sei que é assim. A cpontos pode ser mais resistente ;)

O GPL é uma boa escolha :D
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

segunda out 24, 2011 1:16 pm

e melhorar a rede de transportes públicos também seria uma boa opção, assim como as estradas secundárias e municipais. Lisboa e Porto talvez estejam bem servidas, há autocarros, comboios... mas o resto do paío é "paisagem". Também ando a pensar em começar a "dar ao pedal", embora corra risco de vida: por aqui os ciclistas são muito pouco respeitados. E quem anda a pé também, não há alternativas "pedestres", muitas vezes nem há bermas em condições, quanto mais passeios pavimentados.
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
marianamar
Membro Veterano

segunda out 24, 2011 1:19 pm

Também depende muito das cidades. Aveiro por exemplo é uma cidade perfeitamente preparada para acolher as bicicletas, até tem bicicletas públicas, as "bugas". Évora também é uma cidade onde é possível circular facilmente de bicicleta.
cpontos
Membro Veterano

segunda out 24, 2011 1:56 pm

Não sou mais resistente, mas sou extremamente negligente com a minha saúde, o que não é nada aconselhável :?

Chamarrita, sei bem o que é andar diaramente cerca de 7 kilómetros sem berma, quanto mais passeio. Há condutores que não respeitam ninguém, e uma mulher a caminhar na estrada, sem companhia, é frequentemente assediada, já para não falar de ameaças reais à integridade física... Mas é pena, porque é algo que faz tão bem... Relativamente aos transportes, deixei de ver a CP (por exemplo) como uma aliada na minha deslocação, e moro na linha de Sintra, actualmente. Como posso contar com uma empresa que passa a vida em greves?? Tantas vezes que me vi privada dos meus direitos e forçada a chegar tarde ao trabalho por culpa dessas greves... :evil: Ainda hei-de publicar aqui no fórum a última reclamação que lhes remeti, com cópia para o amigo Aníbal, o Pinóquio, e mais alguns que me lembrei de chatear. É que há patrões que simplesmente não querem saber de desculpas: ''Ah houve greve de comboio e por isso é que chegou tarde? Minha amiga, problemas todos temos e a greve dos comboios não é problema meu... Azar!''

GPL, óptima escolha para quem não pode abdicar do carro, sem dúvida!
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

segunda out 24, 2011 2:06 pm

Não posso ir a pé, demorava umas 5 horas :lol:

Nem todos os carros podem ser transformados para GPL ou podem? E já agora, isso fica caro?
cpontos
Membro Veterano

segunda out 24, 2011 2:12 pm

Acho que só os carros a gasolina podem ser transformados... Se calhar estou para aqui a dizer uma grande besteira. E sim, na minha opinião, fica caro, mas o investimento ''recupera-se'' se o veículo for usado com frequência. Ou seja, o que se poupa em combustível, acaba por compensar a médio prazo. Além de que é mais ecológico.

Mas uma pessoa/família com fraco poder de compra poderá não conseguir investir nesta transformação.
Lucci
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2011 5:58 pm

segunda out 24, 2011 2:41 pm

Actualmente já é possível transformar carros a gasóleo para GPL, contudo é um investimento muito mais caro e os próprios instaladores não aconselham!

Mas o usual é a transformação ser feita em carros a gasolina, o carro tem de ter gasolina na mesma, no meu caso meto 10€ de 3 em 3 meses :D , o investimento ainda é puxadote no caso do meu carro custou quase 2 mil euros, mas entre gastar 300 de gasolina e agora fazer 1 mês todo com cerca de 100€ de gás, compensa e muito, infelizmente se sair daqui para o trabalho de bicicleta , com alguma muita sorte chego só com uns arranhões :o a minha rua parece quase uma via rápida!!

Ahhh o investimento depende do carro, se for mais recente, o meu é de 2002 ( ja tem uns anitos) é mais caro se for um carro mais antigo o preço é menor desce para metade! é uma questão de contas, como tudo hoje em dia!
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

segunda out 24, 2011 2:57 pm

Pois, ainda é um investimento significativo, tem que se fazer bem as contas. Obrigada.
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

segunda out 24, 2011 3:02 pm

à saída refinaria o combustivel é igual para todas as marcas, é o que acontece após que define a qualidade do que metemos nos depositos.

enquanto que as marcas com imagem a preservar, fazem aditivos que visam melhorar o desempenho dos motores e preservar na medida do possivel a mecanica dos automoveis... o que acontece com as marcas brancas é algo muito distinto.
mas isso são outros quinhentos e cada um avaliará por si.

uma coisa é certa, a diferença de preço dilui-se sem margem para duvidas, no menor rendimento e se soubermos abastecer com metodo, conseguimos combustivel de marcas de confiança ao mesmo preço das marcas manhosas.

exemplos: o protocolo galp/ continente ou a parceria Lidl/BP/ACP.

Escusado será dizer que por muitas campanhas que se façam, o preço dos combustiveis é imoral... e ao contrario do que a generalidade pensa a margem de lucro /LT é minima (mesmo), na ordem dos centimos que se contam pelos dedos duma só mão... e estas variações de preços escapam totalmente aos revendedores dada a natureza deste segmento do mercado.

No caso do nosso país a fatia de impostos/LT, cobrada pelo Estado é tão escandalosa que me escuso a avançar a percentagem.
seria uma forma de "desestrangular" a economia, a redução séria da carga fiscal sobre os combustiveis... daria todo um novo fulgor a sectores tão em "coma profundo" como o dos transportes e tudo o que gravita em torno dele. Este Estado cobrador de impostos, fazedor de miséria é o que temos por ora...

Mas enfim.... o Xerife de Nottingham também só percebeu que estava sem saida quase no final da história e a gente ainda nem chegou ao intervalo nem nada!!!

Haja coragem para encarar os tempos que se aproximam ;)
An&nbsp;ye harm none, do what ye will
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

segunda out 24, 2011 3:07 pm

2000 euros? ficavam-me com o carro e ainda ficava a dever! :lol:
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”