E aqui quem cozinha?

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

sábado ago 18, 2012 12:56 pm

Floripes3 Escreveu:
Acena Escreveu:...nunca fiz compotas e ainda não vi as receitas e quanto tempo demoram.
É do mais simples que há: descasca e descaroça os pêssegos, parte-os em bocadinhos para dentro de uma panela, junta-lhes o mesmo peso em açúcar (ou menos, eu faço-as com três quartos do peso da fruta) e leva ao lume a ferver.

Deixa ferver durante uns dez minutos, em lume brando e mexendo com frequência para não pegar, e verifica o ponto, deitando um pouco de doce num prato e abrindo uma estrada no meio. Se a estrada se mantiver aberta por alguns segundos, o doce está pronto.

Para acentuar o sabor, pode juntar-lhe um pau de canela, ou dois ou três cravinhos por quilo, ou seja, uma especiaria que lhe agrade. Mas pode dispensar isto, o gosto é seu.
Muito obrigada! Realmente parece fácil, também dá para fazer com maçãs?

Sasha9: Uau! Esta muito, muito bonito, eu não resistia!
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

sábado ago 18, 2012 1:13 pm

Pode fazer compotas com qualquer fruta usando basicamente a receita que a Floripes indicou. Umas espessam melhor do que outras, se reparar a receita da MFP fala em açucar gelificante, eu costumo juntar algum limão para ajudar a isso.
Há tempos fiz um doce de pera com gengibre que ficou muito bom (não foi ideia minha, vi num forum).
Convém ter algum cuidado quando se reduz muito ao açucar, o doce pode azedar ao fim de algum tempo.
Floripes3
Membro Veterano
Registado: sexta jun 29, 2012 2:58 pm

sábado ago 18, 2012 1:30 pm

As compotas são um método antigo de conservação de frutos para os consumir na estação em que os não há.

O que faz espessar as compotas é a pectina, e uns frutos têm-na mais do que outros. Além disso, com o amadurecimento o seu teor no fruto também se reduz, pelo que se deve usar fruta ainda não demasiado madura. Para esta há outras receitas de consumo imediato.

Também não convém que se use frutos ligeiramente tocados, pisados ou com feridas na casca, por exemplo: esses pontos são a porta de entrada de bactérias que levam à decomposição e podem fazer fermentar as compotas algum tempo depois de feitas.

No resto, é como a Bingley diz: pode-se usar todo e qualquer fruto, sozinho ou misturado. O limite é a imaginação, ajudada pelo paladar.

Acena, vai ver que depois de começar nunca mais vai parar de fazer doce de fruta! Isto torna-se uma paixão de que não se desiste, mesmo que ao princípio coleccionemos alguns falhanços. :D
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes3 que j&aacute; foi 2. &nbsp;:mrgreen:</p>
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
<p>&nbsp;"Nas costas dos outros vemos espelhadas as nossas." - Dito popular</p>
Teffie
Membro Veterano
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm

sábado ago 18, 2012 2:10 pm

mmmmhhhh que topico delicioso!!!! :P Aqui em casa a chef de cozinha é a mae, mas qnd ela nao tem tempo, ou se eu estiver inspirada la vou fazendo uns doces, e uns pratos para o almoço e jantar. :lol:

Vou ver se tenho fotos de alguma coisa para partilhar com vcs!(e abrir o apetite a users gulosos)!! 8) Até já!
“Reality is merely an illusion, albeit a very persistent one.”
&#8213; Albert Einstein
Teffie
Membro Veterano
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm

sábado ago 18, 2012 2:29 pm

Vou começar por uns pratos super simples (nem sei se se pode chamar de receita a isto, visto ser super basico), mas que eu amo e como com muita frequencia!!!

tvorog (tipo requeijao caseiro que a minha mae faz a partir do kifir)
smetana (nata fermentada)
mel

mistura-se tudo e acompanha-se com uma torada e um cházinho verde, pequeno-almoço tipico no meu dia-a-dia.

Imagem

Um prato que eu fiz a pouco tempo para o jantar.
Ingredientes:
frango
cebola
queijo (da vaca que ri ou semelhantes)
queijo mascarpone (compramos para exprimentar, e nao sabiamos o que fazer com ele por isso meti-o aqui para nao estragar)
leite/nata
farinha
sal, pimenta preta, salsa (e outros condimentos e verduras ao gosto do fregues)

Depois é so fritar a cebola e o frango em azeite, meter uma colher de sopa de farinha (para engrossar), depois o um pouco de leite (pré-aquecido), os dois queijos os condimentos e deixar ferver um bocado.
P.S- o leite, a farinha e os condimentos eu ponho a olho

Pode-se acompanhar de massinha ou arroz

Imagem
“Reality is merely an illusion, albeit a very persistent one.”
&#8213; Albert Einstein
Acena
Membro Veterano

domingo ago 19, 2012 12:50 pm

Já fiz a minha compota de pêssego, não fiz muita, ficou boa, apesar de não ter ficado muito consistente, o que é normal face às minhas pressas em querer ver feito e mania de atalhar caminho.

Teffie da primeira receita não posso falar, nunca provei, no entanto tem bom aspecto. A segunda de certeza que é deliciosa, mas da forma que aparece na foto está assim um bocado SPLAAAAAAAAAAAAAASH, se é que me faço entender :)
Floripes3
Membro Veterano

domingo ago 19, 2012 1:14 pm

Acena Escreveu:Já fiz a minha compota de pêssego, não fiz muita, ficou boa, apesar de não ter ficado muito consistente, o que é normal face às minhas pressas em querer ver feito e mania de atalhar caminho.

...
Os pêssegos não têm de facto pouca pectina, por isso os doces ficam sempre um pouco mais líquidos. Se for para copnsumir de imediato, não tem muita importância.

Mas se quiser espessar mais o doce, pode levá-lo de novo ao lume e deixar apurar mais o ponto do açúcar, só que vai perder sabor.

Um truque que faço muito é ir guardando e congelando as cascas e os corações das maçãs, com sementes e tudo. É nelas que se concentra a maior parte da pectina desses frutos. Quando vou fazer doce de outras frutas, cozo à parte essas cascas e corações de maçã em muito pouca água e junto esta, depois de coada, à fruta de que vou fazer doce.
<p>''Tome partido. A neutralidade ajuda o opressor, nunca a v&iacute;tima. O sil&ecirc;ncio encoraja o torturador, nunca o torturado'' - Elie Wiesel</p>
Joie2
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

domingo ago 19, 2012 1:37 pm

Ocasionalmente, pode usar pectina (espessante) natural à venda nas lojas de dietética.
Acena
Membro Veterano

domingo ago 19, 2012 2:15 pm

Sim, esta é para consumir no curto prazo. Na próxima acho que vou experimentar a compota de pêssego com aproveitamento de pectina da maçã, também tenho muitas maçãs. Será que para a compota de maçã posso usar a maçã com casca, isto é, a casca fica desfeita sem fazer impressão ao comer?

Também vi que a pectina se pode fazer com a parte branca da laranja.
Joie2
Membro Veterano

domingo ago 19, 2012 2:33 pm

Sorte a sua, os meus pêssegos cairam todos com bicho :roll:
Acena
Membro Veterano

domingo ago 19, 2012 2:52 pm

Joie2 Escreveu:Sorte a sua, os meus pêssegos cairam todos com bicho :roll:
:D E são mesmo muito bons e mais... este ano estão particularmente bons e são muito doces. Também tirei muitos que ainda não estavam bem maduros, mas também desperdicei muitos que estavam bicados. Já as maçãs, são mais fraquinhas, só algumas é que têm uma qualidade aceitável. E as pêras, não sei que tipo são, mas ainda estão completamente verdes, não vou ter imensas, mas sei que também são boas.
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

domingo ago 19, 2012 2:56 pm

estou a fazer uma compota picante... :D leva tomate, pimento vermelho, malaguetas, pimento "padrón" e piri-piris moídos, além, claro, de uma boa dose de gengibre. Leva menos açúcar que o normal - metade do peso dos vegetais - e assim temos a opção de o usar como molho. Ainda não está pronto, mas falta pouco... provei-o e descobri que, com este molho, gosto de soja! Numa malga, pus bocados grandes, amoleci ligeiramente com água quente, espremi, pus o caldo do doce por cima... uau, fica mesmo bom! :D Acho que me vou especializar em compotas e molhos exóticos 8)
Joie2
Membro Veterano

domingo ago 19, 2012 3:00 pm

Falta uma colherzinha de rábano de cavalo :D
Floripes3
Membro Veterano

domingo ago 19, 2012 9:31 pm

Acena Escreveu:Sim, esta é para consumir no curto prazo. Na próxima acho que vou experimentar a compota de pêssego com aproveitamento de pectina da maçã, também tenho muitas maçãs. Será que para a compota de maçã posso usar a maçã com casca, isto é, a casca fica desfeita sem fazer impressão ao comer?

Também vi que a pectina se pode fazer com a parte branca da laranja.
Não, a casca das maçãs fica inteira, ou em farrapos. Só não se sentirá ao comer se meter a varinha mágica no doce. Fica uma papa saborosa, mas uma papa, e não conseguirá identificar bem o ponto em que deve parar. Mas é uma questão de experimentar.

E também pode misturar os dois frutos - pêssegos e maçãs - num doce só.

Utilizar só a parte branca da laranja vai dar um toque amargo ao doce, de que nem toda a gente gosta. Eu gosto de juntar tirinhas fininhas de casca de laranja, onde se inclui a parte branca, claro. Ou mesmo de limão, ambas dão um sabor muito inovador aos doces de fruta.

(Não tarda nada, com esta conversa lanço-me outra vez nos doces, para depois ter de andar a oferecer frascos a toda a gente... :lol: )
sxmota
Membro Veterano
Registado: segunda fev 06, 2012 6:02 pm

domingo ago 19, 2012 11:19 pm

Joie2 Escreveu:Falta uma colherzinha de rábano de cavalo :D
rábano de cavalo? isséuquiá?
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”