Torre dos Tombos

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo out 24, 2010 4:36 pm

obrigada, chowista! eu, por causa das dúvidas, tenho usado a alternativa "pateta", mas não é a mesma coisa... :P
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
chowista
Membro Veterano
Registado: quinta jun 24, 2010 5:52 pm
*shar pei

domingo out 24, 2010 4:41 pm

Chamarrita Escreveu:obrigada, chowista! eu, por causa das dúvidas, tenho usado a alternativa "pateta", mas não é a mesma coisa... :P
sim, pateta não é tão "sonoro" :D
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo out 24, 2010 4:48 pm

LuluB Escreveu:
Tassebem Escreveu:Lulu, é dálmata.

Olhe aqui:

http://ciberduvidas.sapo.pt/pergunta.php?id=6453

E no Dicionário da Academia também está «dálmata».
Bem, eu aprendi "dalmata", e no tempo em que o aprendi ainda se ensinava como as palavras derivavam em português. De então para cá, parece que as coisas mudaram. O que o Primberan não explica é porque é que é assim, porque é que de uma palavra grave deriva uma palavra esdrúxula, e uma resposta expedita desse tipo não me convence. Como, aliás, nunca me convenceu o Primberan...

Quanto ao Rebelo Gonçalves nele citado, tenho cá esse prontuário, que é considerado a Bíblia dos revisores, mas teve sempre reservas por parte dos filólogos. E o Dicionário da Academia, troçado durante anos pelos referidos filólogos, convence-me ainda menos do que o Primberan.

Continuarei a escrever dalmata e a considerar errado dálmata. O que em nada influencia a língua, está claro... :P
Ó LuluB, mas isso é teimosia... :lol:
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo out 24, 2010 4:49 pm

Não sei se conhecem, mas aqui fica uma ferramenta de que me sirvo muitíssimo, que manusear dicionários já me arranjou tendinites. :lol:

http://www.portaldalinguaportuguesa.org ... n=advanced
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

domingo out 24, 2010 4:55 pm

Eu gosto do cheiro a papel :wink:
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
marijonscp
Membro Veterano
Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm

domingo out 24, 2010 5:23 pm

Tassebem Escreveu:Não sei se conhecem, mas aqui fica uma ferramenta de que me sirvo muitíssimo, que manusear dicionários já me arranjou tendinites. :lol:

http://www.portaldalinguaportuguesa.org ... n=advanced
Tassebem, obrigada pela partilha. :wink:
Entretanto já ali descobri também o Dicionário de Estrangeirismos que achei muito bom:
http://www.portaldalinguaportuguesa.org ... s&act=list
<p>"Quanto mais conhe&ccedil;o os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

domingo out 24, 2010 5:37 pm

Tassebem Escreveu:Ó LuluB, mas isso é teimosia... :lol:
Mas eu sou teimosa, ainda não tinha percebido? :P
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
LuluB
Membro Veterano

domingo out 24, 2010 5:44 pm

Chamarrita Escreveu:e o que é correcto, "taralhoco" ou "taralhouco"? sempre escrevi sem "u", mas tenho visto escrito da última forma...

Uma que não me entra é o caso da obsessão: porque é que alguém que sofre de obsessão é obcecado?
Esta é outra. Eu aprendi que era a mesma coisa escrever obcessão e obcecado e obsessão e obsecado. Agora dizem que está mal...

O mesmo no caso de carácter e caracteres. Ensinaram-me que quando nos referimos ao carácter das pessoas, o plural mantém o acento - carácteres. E quando nos referimos a letras, sinais de escrita, o plural perde o acento. Já não me lembro é da razão filológica para isto, e também não a vi em parte nenhum, e não me basta que digam "é assim", sem mais explicações. E agora é igual para ambos os casos...

Pronto, cá vou escrevendo como aprendi.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo out 24, 2010 6:02 pm

mas mesmo no singular, quando nos referimos a letras, é caracter (mesmo que o corrector do Windows sublinhe a vermelho). Só a personalidade é que se acentua. :). Também não se diz nem se escreve púdico, mas sim pudico, mas se o disser, ninguém entende... e as tulipas, e a tulipa que, por uma qualquer carga de água, alguém tornou esdrúxula. E algo de errado se passa com um cadáver quando se torna plural, já que, ao contrário dos caracteres, se diz e escreve cadáveres. Já para não falar no(s) lápis, que nem plural têm! Esquisitices de uma língua em que as excepções fazem a regra... :P
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
sobaka
Membro Veterano
Registado: quarta abr 07, 2010 7:02 pm

domingo out 24, 2010 6:04 pm

LuluB Escreveu: O mesmo no caso de carácter e caracteres. Ensinaram-me que quando nos referimos ao carácter das pessoas, o plural mantém o acento - carácteres. E quando nos referimos a letras, sinais de escrita, o plural perde o acento. Já não me lembro é da razão filológica para isto, e também não a vi em parte nenhum, e não me basta que digam "é assim", sem mais explicações. E agora é igual para ambos os casos...
Vocês aqui fazem tudo para confundir quem está a aprender :evil: Eu também aprendi que eram carácteres (características) e caracteres (letras, abreviaturas). Quando é que isso mudou? Mais vale nem estudar :cry:
LuluB
Membro Veterano

domingo out 24, 2010 6:51 pm

sobaka Escreveu:
LuluB Escreveu: O mesmo no caso de carácter e caracteres. Ensinaram-me que quando nos referimos ao carácter das pessoas, o plural mantém o acento - carácteres. E quando nos referimos a letras, sinais de escrita, o plural perde o acento. Já não me lembro é da razão filológica para isto, e também não a vi em parte nenhum, e não me basta que digam "é assim", sem mais explicações. E agora é igual para ambos os casos...
Vocês aqui fazem tudo para confundir quem está a aprender :evil: Eu também aprendi que eram carácteres (características) e caracteres (letras, abreviaturas). Quando é que isso mudou? Mais vale nem estudar :cry:
Já há alguns anos que se anda nessa. Nas editoras têm-me massacrado com essa história, havendo mesmo quem não me dê trabalho por achar que estou errada. Mas fico muito satisfeita por ver que afinal não mudou.

Portanto, continue a escrever e pronunciar assim, está certa.
<p>&nbsp;</p>
LuluB
Membro Veterano

domingo out 24, 2010 6:55 pm

Outra que é óptima: microondas, que há quem defenda que se deve escrever microndas - grrrr!

A regra estipula que, nestas palavras, cairá a vogal mais doce, o que não é o caso, pois pronunciamos os dois ós ( :P).

Portanto diz-se e escreve-se microondas.
<p>&nbsp;</p>
LuluB
Membro Veterano

domingo out 24, 2010 6:56 pm

sobaka Escreveu:
Não mudou, mas anda por aí muito quem teime que sim. Portanto, continue.
<p>&nbsp;</p>
sobaka
Membro Veterano

domingo out 24, 2010 7:02 pm

LuluB Escreveu: Já há alguns anos que se anda nessa. Nas editoras têm-me massacrado com essa história, havendo mesmo quem não me dê trabalho por achar que estou errada. Mas fico muito satisfeita por ver que afinal não mudou.
A sério?! :o
sobaka
Membro Veterano

domingo out 24, 2010 7:05 pm

LuluB Escreveu:
sobaka Escreveu:
Não mudou, mas anda por aí muito quem teime que sim. Portanto, continue.
Juntas talvez consigamos convencer os que teimem :)
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”