Torre dos Tombos
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
obrigada, chowista! eu, por causa das dúvidas, tenho usado a alternativa "pateta", mas não é a mesma coisa... 

Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Ó LuluB, mas isso é teimosia...LuluB Escreveu:Bem, eu aprendi "dalmata", e no tempo em que o aprendi ainda se ensinava como as palavras derivavam em português. De então para cá, parece que as coisas mudaram. O que o Primberan não explica é porque é que é assim, porque é que de uma palavra grave deriva uma palavra esdrúxula, e uma resposta expedita desse tipo não me convence. Como, aliás, nunca me convenceu o Primberan...Tassebem Escreveu:Lulu, é dálmata.
Olhe aqui:
http://ciberduvidas.sapo.pt/pergunta.php?id=6453
E no Dicionário da Academia também está «dálmata».
Quanto ao Rebelo Gonçalves nele citado, tenho cá esse prontuário, que é considerado a Bíblia dos revisores, mas teve sempre reservas por parte dos filólogos. E o Dicionário da Academia, troçado durante anos pelos referidos filólogos, convence-me ainda menos do que o Primberan.
Continuarei a escrever dalmata e a considerar errado dálmata. O que em nada influencia a língua, está claro...

«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Não sei se conhecem, mas aqui fica uma ferramenta de que me sirvo muitíssimo, que manusear dicionários já me arranjou tendinites.
http://www.portaldalinguaportuguesa.org ... n=advanced

«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm
Eu gosto do cheiro a papel 

<p> Sou responsável pelo que digo, não pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? Força... ESCREVA TUDO EM MAIÚSCULAS ATÉ QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? Força... ESCREVA TUDO EM MAIÚSCULAS ATÉ QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta fev 08, 2007 6:20 pm
Tassebem, obrigada pela partilha.Tassebem Escreveu:Não sei se conhecem, mas aqui fica uma ferramenta de que me sirvo muitíssimo, que manusear dicionários já me arranjou tendinites.![]()

Entretanto já ali descobri também o Dicionário de Estrangeirismos que achei muito bom:
http://www.portaldalinguaportuguesa.org ... s&act=list
<p>"Quanto mais conheço os homens, mais estimo os animais" - Herculano</p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
<p><a href="http://www.youtube.com/watch?v=vCCa8GzQ ... VQg</a></p>
<p><a href="http://www.you"></a></p>
Mas eu sou teimosa, ainda não tinha percebido?Tassebem Escreveu:Ó LuluB, mas isso é teimosia...

<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
</p>

<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.

Esta é outra. Eu aprendi que era a mesma coisa escrever obcessão e obcecado e obsessão e obsecado. Agora dizem que está mal...Chamarrita Escreveu:e o que é correcto, "taralhoco" ou "taralhouco"? sempre escrevi sem "u", mas tenho visto escrito da última forma...
Uma que não me entra é o caso da obsessão: porque é que alguém que sofre de obsessão é obcecado?
O mesmo no caso de carácter e caracteres. Ensinaram-me que quando nos referimos ao carácter das pessoas, o plural mantém o acento - carácteres. E quando nos referimos a letras, sinais de escrita, o plural perde o acento. Já não me lembro é da razão filológica para isto, e também não a vi em parte nenhum, e não me basta que digam "é assim", sem mais explicações. E agora é igual para ambos os casos...
Pronto, cá vou escrevendo como aprendi.
</p>
<p> </p>
</p>

<p> </p>

-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
mas mesmo no singular, quando nos referimos a letras, é caracter (mesmo que o corrector do Windows sublinhe a vermelho). Só a personalidade é que se acentua.
. Também não se diz nem se escreve púdico, mas sim pudico, mas se o disser, ninguém entende... e as tulipas, e a tulipa que, por uma qualquer carga de água, alguém tornou esdrúxula. E algo de errado se passa com um cadáver quando se torna plural, já que, ao contrário dos caracteres, se diz e escreve cadáveres. Já para não falar no(s) lápis, que nem plural têm! Esquisitices de uma língua em que as excepções fazem a regra... 

Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Vocês aqui fazem tudo para confundir quem está a aprenderLuluB Escreveu: O mesmo no caso de carácter e caracteres. Ensinaram-me que quando nos referimos ao carácter das pessoas, o plural mantém o acento - carácteres. E quando nos referimos a letras, sinais de escrita, o plural perde o acento. Já não me lembro é da razão filológica para isto, e também não a vi em parte nenhum, e não me basta que digam "é assim", sem mais explicações. E agora é igual para ambos os casos...

Já há alguns anos que se anda nessa. Nas editoras têm-me massacrado com essa história, havendo mesmo quem não me dê trabalho por achar que estou errada. Mas fico muito satisfeita por ver que afinal não mudou.sobaka Escreveu:Vocês aqui fazem tudo para confundir quem está a aprenderLuluB Escreveu: O mesmo no caso de carácter e caracteres. Ensinaram-me que quando nos referimos ao carácter das pessoas, o plural mantém o acento - carácteres. E quando nos referimos a letras, sinais de escrita, o plural perde o acento. Já não me lembro é da razão filológica para isto, e também não a vi em parte nenhum, e não me basta que digam "é assim", sem mais explicações. E agora é igual para ambos os casos...Eu também aprendi que eram carácteres (características) e caracteres (letras, abreviaturas). Quando é que isso mudou? Mais vale nem estudar
Portanto, continue a escrever e pronunciar assim, está certa.
</p>
<p> </p>
</p>

<p> </p>

Outra que é óptima: microondas, que há quem defenda que se deve escrever microndas - grrrr!
A regra estipula que, nestas palavras, cairá a vogal mais doce, o que não é o caso, pois pronunciamos os dois ós (
).
Portanto diz-se e escreve-se microondas.
A regra estipula que, nestas palavras, cairá a vogal mais doce, o que não é o caso, pois pronunciamos os dois ós (

Portanto diz-se e escreve-se microondas.
</p>
<p> </p>
</p>

<p> </p>

Não mudou, mas anda por aí muito quem teime que sim. Portanto, continue.sobaka Escreveu:Vocês aqui fazem tudo para confundir quem está a aprenderLuluB Escreveu: O mesmo no caso de carácter e caracteres. Ensinaram-me que quando nos referimos ao carácter das pessoas, o plural mantém o acento - carácteres. E quando nos referimos a letras, sinais de escrita, o plural perde o acento. Já não me lembro é da razão filológica para isto, e também não a vi em parte nenhum, e não me basta que digam "é assim", sem mais explicações. E agora é igual para ambos os casos...Eu também aprendi que eram carácteres (características) e caracteres (letras, abreviaturas). Quando é que isso mudou? Mais vale nem estudar
</p>
<p> </p>
</p>

<p> </p>

A sério?!LuluB Escreveu: Já há alguns anos que se anda nessa. Nas editoras têm-me massacrado com essa história, havendo mesmo quem não me dê trabalho por achar que estou errada. Mas fico muito satisfeita por ver que afinal não mudou.

Juntas talvez consigamos convencer os que teimemLuluB Escreveu:Não mudou, mas anda por aí muito quem teime que sim. Portanto, continue.sobaka Escreveu:
Vocês aqui fazem tudo para confundir quem está a aprenderEu também aprendi que eram carácteres (características) e caracteres (letras, abreviaturas). Quando é que isso mudou? Mais vale nem estudar