Torre dos Tombos

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

domingo out 24, 2010 7:17 pm

sobaka Escreveu:
LuluB Escreveu: Já há alguns anos que se anda nessa. Nas editoras têm-me massacrado com essa história, havendo mesmo quem não me dê trabalho por achar que estou errada. Mas fico muito satisfeita por ver que afinal não mudou.
A sério?! :o
A sério. E com o carácter/carácteres, e com o microondas, e com o demais...

Todos se julgam peritos na língua e no final não sabem nada.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
cockinhas
Membro Veterano
Registado: quinta jan 12, 2006 4:14 pm

domingo out 24, 2010 7:55 pm

Sendo possível, gosto mais de esclarecer dúvidas em livros. Tenho alguma dificuldade em destrinçar a fidedignidade das fontes utilizadas na internet e este ciberdúvidas já me tem deixado com mais dúvidas depois de o consultar :?.

Segundo o Houaiss, um indivíduo natural ou habitante da Dalmácia é um Dálmata.

O mesmo dicionário refere que carácter é uma letra, número ou sinal de pontuação e, também, o temperamento de um indivíduo. Logo, nunca estará errado com acento.
A entrada é longa e menciona referências que não sei interpretar mas não me deixa dúvidas que carácter diz respeito aos traços morais.

Mais uma contribuição:

Eles vêem mal sem óculos - verbo ver
Eles vêm comprar os óculos- verbo vir

Podemos recorrer ao truque que aprendi na escola primária: temos dois olhos - verbo ver - escrevemos com dois "e" :wink:.
drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

domingo out 24, 2010 8:18 pm

LuluB Escreveu:
sobaka Escreveu:
LuluB Escreveu: Já há alguns anos que se anda nessa. Nas editoras têm-me massacrado com essa história, havendo mesmo quem não me dê trabalho por achar que estou errada. Mas fico muito satisfeita por ver que afinal não mudou.
A sério?! :o
A sério. E com o carácter/carácteres, e com o microondas, e com o demais...

Todos se julgam peritos na língua e no final não sabem nada.
Eu aprendi, carácter/caracteres.
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
LuluB
Membro Veterano

domingo out 24, 2010 8:24 pm

cockinhas Escreveu:Sendo possível, gosto mais de esclarecer dúvidas em livros. Tenho alguma dificuldade em destrinçar a fidedignidade das fontes utilizadas na internet e este ciberdúvidas já me tem deixado com mais dúvidas depois de o consultar :?.
Exactamente. Não estou muito certa, mas parece-me que o Ciberdúvidas é de origem brasileira e vem do mesmo sítio que o famigerado Acordo.
O Huaiss foi um dos pais do tal famigerado Acordo, sabia? Tinha uma editora de livros escolares e queria penetrar nas ex-colónias portuguesas, prevendo vendas na ordem dos muitos milhares de exemplares.
O mesmo dicionário refere que carácter é uma letra, número ou sinal de pontuação e, também, o temperamento de um indivíduo. Logo, nunca estará errado com acento.
A entrada é longa e menciona referências que não sei interpretar mas não me deixa dúvidas que carácter diz respeito aos traços morais.
Claro que carácter diz respeito aos traços morais, mas o erro que tem andado muito em voga é precisamente o de dar a mesma palavra para as duas coisas. No singular, são homónofonas, mas no plural diferem.

No entanto, eu aprendi a dizer caracter (letra, sinal, gráfico), sem acento no singular.
Mais uma contribuição:

Podemos recorrer ao truque que aprendi na escola primária: temos dois olhos - verbo ver - escrevemos com dois "e" :wink:.
Exactamente, aprendi o mesmo! :D E com "dêem", o mesmo: temos duas mãos, escrevemos com dois "e".
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
drilldown1
Membro Veterano

domingo out 24, 2010 8:28 pm

E com o verbo "ter"...têm ou teem?
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
LuluB
Membro Veterano

domingo out 24, 2010 8:36 pm

Do verbo ter, têm e nada mais.
<p>&nbsp;</p>
drilldown1
Membro Veterano

domingo out 24, 2010 8:40 pm

LuluB Escreveu:Do verbo ter, têm e nada mais.
Obrigada :wink:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo out 24, 2010 9:13 pm

LuluB Escreveu:
cockinhas Escreveu:Sendo possível, gosto mais de esclarecer dúvidas em livros. Tenho alguma dificuldade em destrinçar a fidedignidade das fontes utilizadas na internet e este ciberdúvidas já me tem deixado com mais dúvidas depois de o consultar :?.
Exactamente. Não estou muito certa, mas parece-me que o Ciberdúvidas é de origem brasileira e vem do mesmo sítio que o famigerado Acordo.
O Huaiss foi um dos pais do tal famigerado Acordo, sabia? Tinha uma editora de livros escolares e queria penetrar nas ex-colónias portuguesas, prevendo vendas na ordem dos muitos milhares de exemplares.
Claro que carácter diz respeito aos traços morais, mas o erro que tem andado muito em voga é precisamente o de dar a mesma palavra para as duas coisas. No singular, são homónofonas, mas no plural diferem.

No entanto, eu aprendi a dizer caracter (letra, sinal, gráfico), sem acento no singular.
Mais uma contribuição:

Exactamente, aprendi o mesmo! :D E com "dêem", o mesmo: temos duas mãos, escrevemos com dois "e".
Tenho ideia que não, LuluB. Não foi fundado pelo João Carreira Bom?

Eu acho o Ciberdúvidas bastante útil. Às vezes não fico esclarecida porque a questão é controversa ou porque não percebo a explicação. Detesto termos gramáticos, não me entram na cabeça, e se me perguntarem o que é uma partícula apassivante ou o pretérito mais-que-perfeito do verbo «tomar» eu não sei dizer. Quer dizer, esta última é um exagero, mas é para transmitir a ideia. Fonética, então, sou altamente alérgica.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
LuluB
Membro Veterano

domingo out 24, 2010 9:40 pm

Como disse, não estava certa quanto ao Ciber, mas afinal vai dar ao mesmo, pois foi feito quando o Houaiss andava aí em pleno através do seu associado português, que não era o Carreira Bom. Há entre estas pesoas muitas ligações de que nem sempre se fala.

Quanto aos termos gramáticos, estou consigo, sempre fui avessa a decorá-los, embora tivesse tido de papaguear os verbos, e mais as preposições, e mais os advérbios, e por aí fora.

Acabei por saber toda a mecânica sem que me ficasse grande coisa em termos de terminologia, e depois, porque a linguística me fascina, acabei por adquirir os conhecimentos sem o vocabulário, digamos! :lol:

Aliás, sempre fui boa a aprender pela prática e má a empinar a teoria.
<p>&nbsp;</p>
son1a
Membro Veterano
Registado: quinta abr 22, 2010 7:37 pm

domingo out 24, 2010 9:47 pm

Eu escrevo muito mal? :?

<p>&nbsp;</p>
cockinhas
Membro Veterano

domingo out 24, 2010 9:57 pm

son1a Escreveu:Eu escrevo muito mal? :?
Atão não? Onde já se viu, escrever Sónia com um algarismo? :lol: .

Agora a sério, na minha opinião de leiga, se escrever mal for dar muitos erros ortográficos, a Sónia sabe bem que não. Acontece que não sabemos tudo e erros, todos, sem excepção, damos.
son1a
Membro Veterano
Registado: quinta abr 22, 2010 7:37 pm

domingo out 24, 2010 10:03 pm

Eu penso que n dou muitos erros. :oops:
Sou péssima a construir textos, e ás vezes frases.

Quando era jovem, fase das paixonetas e da afirmação, fazia grandes poemas! :lol:
Agora...tenho os fusiveis todos queimadinhos. :|

<p>&nbsp;</p>
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

domingo out 24, 2010 10:11 pm

Em que contexto é que consideram correcto usar "descriminar" ou "discriminar"?
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo out 24, 2010 10:16 pm

cockinhas Escreveu:
son1a Escreveu:Eu escrevo muito mal? :?
Atão não? Onde já se viu, escrever Sónia com um algarismo? :lol: .

(...)
:lol: :lol:
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
cockinhas
Membro Veterano

domingo out 24, 2010 10:18 pm

Acena Escreveu:Em que contexto é que consideram correcto usar "descriminar" ou "discriminar"?
Descriminar, diz respeito a crime e discriminar diz respeito a diferenciar, distinguir, enumerar :wink:
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”