Andam a TORTURAR animais com o NOSSO dinheiro

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Argay
Membro Veterano
Registado: quarta mar 07, 2012 10:46 am

segunda abr 16, 2012 10:59 am

Em oposição á FMV que enaltece a tauromaquia e cobra pelo debate:
http://www.utl.pt/pagina.php?area=769&evento=1539

Facudade de Veterinária em Cáceres que debate a titulo gratuíto o sofrimento animal:
:arrow: http://www.extremaduradehoy.com/modulos ... ?id=158776
<p>"Se a tourada &eacute; cultura, canibalismo &eacute; gastronomia"</p>
<p>&nbsp;</p>
KavakoSilva
Membro Veterano
Registado: quinta fev 17, 2011 10:02 am

segunda abr 16, 2012 11:41 am

Enfim... a FMV é uma anedota pegada.
KavakoSilva
Membro Veterano
Registado: quinta fev 17, 2011 10:02 am

segunda abr 16, 2012 11:45 am

Vou citar ambas, porque estes links por vezes acabam por se perder e depois não se percebe nada.

«A Tertúlia Tauromáquica da Faculdade de Medicina Veterinária (FMV), da Universidade Técnica de Lisboa (UTL), em parceria com a AEFMV (Associação de Estudantes de Medicina Veterinária), vai organizar as VI Jornadas da Tertúlia Tauromáquica FMV nos dias 9, 10 e 11 de março.

Trata-se de um conjunto de palestras com a duração aproximada de 16 horas, em que iremos contar com a colaboração de profissionais de reconhecido mérito, ligados a esta atividade.

Com esta iniciativa, a Tertúlia Tauromáquica da Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa pretende dar continuidade aos objetivos a que se propuseram no início deste projeto, procurando dar a conhecer a Festa e fomentando a afición dentro e fora da Faculdade.

As jornadas estão abertas a todos os aficionados em geral. O valor da inscrição terá o preço de 10 euros para sócios da tertúlia e de 20 euros para não sócios (Estes valores incluem documentação, coffee breaks e diploma de participação).»

«La Facultad de Veterinaria en Cáceres albergará una conferencia-debate bajo el título "Veterinarios, tauromaquia y bienestar animal"

En ella se tratará el importante papel del profesional veterinario en la lucha frente al maltrato animal, centrándose particularmente en el controvertido tema de la Tauromaquia.

13/04/2012
El Aula Magna de la Facultad de Veterinaria en Cáceres albergará el próximo 19 de abril una conferencia-debate que tendrá lugar a las 13:00 horas bajo el título ‘Veterinarios, tauromaquia y bienestar animal’.

En concreto, esta actividad será impartida por dos miembros de la Asociación de Veterinarios Abolicionistas de la Tauromaquia (AVAT), José Enrique Zaldívar Laguía, veterinario clínico y presidente de la Asociación, y el Dr. Miguel Ibáñez Talegón, Profesor Titular del Servicio de Etología Clínica de la Facultad de Veterinaria de Madrid (UCM).

Además, la conferencia tratará el importante papel del profesional veterinario en la lucha frente al maltrato animal, centrándose particularmente en el controvertido tema de la Tauromaquia.

Igualmente, se explicarán los más recientes estudios científicos que confirman sufrimiento físico y psíquico de los toros durante la lidia, tal y como informa la organización en un comunicado.

Por último, al final de la exposición se abrirá una ronda de preguntas para todas aquellas personas que deseen intervenir. Cabe destacar que la entrada será libre para todo el público.»
SilvaDuarte
Membro
Registado: domingo abr 08, 2012 9:01 am

segunda abr 16, 2012 11:48 am

KavakoSilva Escreveu:Enfim... a FMV é uma anedota pegada.
parece ser um sitio onde não há censura..mas enfim com o teu nick, percebe-se que não saibas isso.
Argay
Membro Veterano

segunda abr 16, 2012 11:49 am

Obrigada. Tem toda a razão, por vezes os links deixam de existir.
<p>&nbsp;</p>
CH2O2
Membro Veterano
Registado: segunda jun 29, 2009 7:53 am

segunda abr 16, 2012 12:06 pm

Argay Escreveu:Em oposição á FMV que enaltece a tauromaquia e cobra pelo debate:

Facudade de Veterinária em Cáceres que debate a titulo gratuíto o sofrimento animal:
Acho no mínimo curioso que uma associação de alunos de veterinária esteja a promover a tauromaquia e gostaria de saber se todos os membros da referida associação defendem o mesmo interesse.
SilvaDuarte
Membro
Registado: domingo abr 08, 2012 9:01 am

segunda abr 16, 2012 1:26 pm

CH2O2 Escreveu:
Argay Escreveu:Em oposição á FMV que enaltece a tauromaquia e cobra pelo debate:

Acho no mínimo curioso que uma associação de alunos de veterinária esteja a promover a tauromaquia e gostaria de saber se todos os membros da referida associação defendem o mesmo interesse.
Se é da tertulia tauromáquica é claro que todos os seus membros o defendem. Mas que eu saiba a tertulua tauromaquica não é a associação de estudantes toda...
Argay
Membro Veterano

segunda abr 16, 2012 3:07 pm

Muito interessante, principalmente quando nos querem fazer acreditar que a existência do montado depende do touro
http://naturlink.sapo.pt/Natureza-e-Amb ... ion/1?bl=1
<p>&nbsp;</p>
Joie2
Membro Veterano
Registado: sexta mar 09, 2012 10:47 pm

segunda abr 16, 2012 3:38 pm

:lol: Boa!!!
epicrates
Membro Veterano
Registado: segunda jul 18, 2011 10:39 pm

segunda abr 16, 2012 5:31 pm

Argay Escreveu:Muito interessante, principalmente quando nos querem fazer acreditar que a existência do montado depende do touro
http://naturlink.sapo.pt/Natureza-e-Amb ... ion/1?bl=1

Leu o artigo todo ou apenas o que lhe interessou?

Citando parte do artigo que terá relevância para o assunto tópico:
A cerealicultura intensiva provoca erosionamento dos solos, as lavras sob as copas das árvores destroem as raízes das árvores, o encabeçamento excessivo afecta a pastagem e impede a regeneração das árvores e, por último, a extracção incontrolada de carvão pode conduzir à destruição de Montados inteiros.

Por outro lado, várias produções associadas ao Montado adquiriram e mantêm, na actualidade, uma importância incontornável. São elas a extracção de cortiça, a recolha de cogumelos e a exploração pecuária. O presidente da Associação Portuguesa de Micologia defende que os valores da exportação de cogumelos correspondem a um rendimento da ordem dos 15 milhões de contos, por ano. Somos o principal exportador mundial de cortiça. A exploração pecuária, acrescida da crescente certificação dos seus produtos, tem conduzido a um peso crescente deste sector na nossa economia.
Não é a manutenção do touro de lide exploração pecuária?
Atenção que eu nem quero saber do touro, é apenas uma raça apurada e mesmo com o fim das touradas, haverá certamente alguém que continuará a sua criação. Eu quero saber é de todo o ecossistema inerente ao montado.
É que a exploração da cortiça não é suficiente para manter o montado, no Algarve há muita exploração de cortiça e não ha montado, o que não falta por aí são campos de golfe com resmas de sobreiros...

Quando existir uma alternativa credivel e sustentada para o ecossistema dos montados se manter tal e qual como está, serei contra a tourada.
Argay
Membro Veterano

segunda abr 16, 2012 5:53 pm

Eu li o artigo todo. O que tentam demonstrar por aqui, é que o touro é o unico responsável pela existência do montado, o que se pode verificar não é verdade. Mais a mais, por exploração pecuária, tanto podem estar os touros como vacas leiteiras que o resultado é igual.
Li em tempos, que o touro funcionava como guardião, afastando ladrões, caçadores e eventuais intrusos, mas convenhamos, há mais meios de o fazer. Para quem argumenta que o montado é igual a touro, argumenta mal, como se pode verificar no artigo. Agora, se me disserem que o touro é igual a lucros e subsidios substânciais, ahhhhhhhhhhhhhhhh aí acredito.
<p>&nbsp;</p>
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

segunda abr 16, 2012 6:11 pm

No termo "exploração pecuária" o que menos cabe, ou melhor, o que menos peso tem em todos os aspectos, é o touro, que está circunscrito ao Ribatejo e uma estreita faixa limítrofe do Alto Alentejo. Mesmo assim, não me consta que nos montados alentejanos andem a pastar touros, por exemplo. Já o porco preto...

Também muito mais importante, numérica e economicamente, são os rebanhos de ovelhas que lá pastam (ainda), sobretudo nas regiões de transumância, prática que é muito mais extensa em Espanha do que que em Portugal, mas que entre nós também existe. E há montados nas Beiras, onde não se vêm touros de lide. No máximo dos máximos, ver-se-ão por lá alguns bois de trabalho e algumas ovelhas e cabras, não mais.

Por isso, reduzir a importância dos montados à criação de touros bravos para lides tauromáquicas e a sua existência às lezírias do Ribatejo é, no mínimo, ter vistas estreitas.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
epicrates
Membro Veterano
Registado: segunda jul 18, 2011 10:39 pm

segunda abr 16, 2012 6:29 pm

Claro que o touro não é igual a montado nem é o único responsável pela sua existência, mas tem um papel principal para a existência do mesmo tal como o conhecemos. Mas a nivel de pecuária é o único que exige grandes areas ( de montado ecossistema) para manutenção. As vacas leiteiras não andam a pastar pois não, logo o resultado não é igual...

Sobre a questão de o touro ser o guardião etc etc... duvido que não perceba em que sentido são ou foram utilizados esses adjectivos.
Floripes2
Membro Veterano
Registado: terça nov 15, 2011 1:02 pm

segunda abr 16, 2012 6:45 pm

Pois. Continua a não querer ler bem o que se escreve, mas pronto.

E para sua informação: sim, as vacas, na província, vão ao pasto muitos meses por ano.

E não, os ecossistemas (palavra bonita que fica sempre bem utilizar, dá um ar culto) não dependem dos animais domésticos criados para consumo ou "divertimento" que lá são postos. É absolutamente o contrário.

E fico-me por aqui, não tenho pachorra para continuar com isto.
<p>Ol&aacute;, eu sou a... Floripes. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>&Eacute; muito bom, mesmo na necessidade, manter a cabe&ccedil;a erguida.</strong> - "By" Sasquatch,&nbsp;acrescento de&nbsp;v&iacute;rgulas meu.</p>
miguelabm
Membro Veterano
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

segunda abr 16, 2012 7:19 pm

Floripes2 Escreveu: E fico-me por aqui, não tenho pachorra para continuar com isto.
Não se nota. :lol:
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”