ATÉ JÁ QUERIDO PAI ...

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

segunda ago 12, 2013 5:45 pm

Lamento muito a sua perda :(
Não há palavras que consolem, apenas o tempo poderá ajudar a apaziguar a dor e a colocar sorrisos saudosos dos bons momentos que passara.

Um beijinho grande e muita força para este momento difícil.
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
Arguida2
Membro Veterano
Registado: segunda jul 16, 2012 11:35 am

segunda ago 12, 2013 9:41 pm

Muito obrigada pelas v/palavras. É uma dor muito forte e, à medida que o tempo vai passando, a saudade vai aumentando.

Só de pensar que não o vou voltar a ver, voltar a ouvir, voltar a tocar, contar-lhe as histórias dos meus 4 patas ... é uma dor insuportável.

Ainda se torna mais insuportável quando constatamos que para tapar negligência ocorrida durante o seu 2º internamento, em que por falta de assistência apesar dos nossos apelos, o meu Pai foi transferido de urgência para os cuidados intensivos, com uma amigdalite de tal forma que não conseguia praticamente engolir nem comer e já a ficar com abcesso, (de tal forma que a médica dos cuidados intensivos disse que nunca tinha visto uma amigdalite daquelas e que era duma irresponsabilidade ter deixado um doente internado chegar àquele estado), infecção respiratória, totalmente desidratado e a entrar quase em choque séptico e ainda com uma bactéria hospitalar.

De frisar que nesse fim-de-semana (o tal 40 e tal graus) quando chegámos à visita, estava o quarto do meu Pai com o ar condicionado no máximo e ele estava de tal forma gelado, que me pediu para ir buscar um cobertor. Daí a amigdalite. Mal comia por causa das dores de garganta e aquelas bestas daqueles enfermeiros, por mais que lhes pedíssemos para ao menos o colocarem com soro, diziam que não estava prescrito e que os médicos na 2ª iriam avaliá-lo pois ele estava bem.

No domingo dia 30 a minha Mãe e eu fomos às urgências buscar quase pelos colarinhos o médico de serviço para ir ver o meu Pai e este só quando falámos no nome do director do hospital é que lá se decidiu a ir pois dizia que eram normas os médicos irem ver os doentes SÓ quando os enfermeiros o achassem

Estava de tal forma bem que foi no estado acima descrito para os cuidados intensivos.

O médico que o mandou para lá no dia 4 de Julho falou com a minha Mãe e com a maior amiga dela que é médica e disse que o meu Pai tinha um tumor BENIGNO e que estancando a hemorragia (problema com solução) ele iria para casa.

O meu Pai tinha feito uma CPRE (exame às vias biliares) no dia 18 de Junho e estava tudo LIMPO. O exame estava EXCELENTE.

No dia 08 de Julho de repente e à hora das visitas, os médicos dos cuidados intensivos resolvem fazer-lhe uma TAC. O "resultado" foi de que o tumor do meu Pai tinha aumentado de volume, estava repleto de metástases nas vias biliares, canais hepáticos e que já estavam a entrar pelos outros órgãos.

Em 3 semanas uma pessoa de 83 anos de repente fica cheia de metástases??? Se não houvesse o exame feito anteriormente ... agora com esse exame é TOTALMENTE IMPOSSÍVEL o tumor (que eles diziam ser benigno) ter evoluído desta maneira.

Já falámos com vários médicos e os mesmos afirmam exactamente o que acabei de dizer.

Pedimos há 15 dias TODOS os exames do meu Pai que até agora ainda não viéram. Hoje seguiu nova carta a solicitar o mesmo e, garanto que vamos até às últimas consequências para apurar a verdade.

Felizmente que, no meio disto tudo, o meu Pai "partiu" rodeado de nós mas, também aí quase que "partia" sozinho pois, estava a morrer e os médicos dos cuidados intensivos, queriam pô-lo no Departamento de Medicina onde o tinham posto no estado acima descrito.

Claro que não o permitimos e cheguei a dizer na direcção do hospital que o meu Pai não saía dos cuidados intensivos e só sairia em duas situações ou por cima do meu cadáver, ou tinham de me prender.

Para além da doença do meu Pai ainda tivemos de lidar com todas estas situações que ainda nos deixaram mais de rastos.

Não acreditamos de forma alguma que tenha morrido com o cancro mas sim em consequência da negligência ocorrida e, assim sendo, não vamos desistir até apurar toda a verdade.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

segunda ago 12, 2013 11:14 pm

A minha comadre é uma mulher de fibra. É certo que os golpes têm sido muitos, e muito dolorosos, mas a fibra continua lá e estas suas palavras demonstram-no.

Um abraço apertado, e siga em frente com aquilo que acha que tem de seguir.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Lucci
Membro Veterano
Registado: quarta jan 19, 2011 5:58 pm

terça ago 13, 2013 1:42 pm

Força Arguida!

è tudo o que lhe consigo dizer! Força nessa luta de apurar responsabilidades, força para ultrapassar este momento doloroso da vida, mas que em breve conseguirá no minimo " digerir" melhor.

Aqueles que amamos estão sempre junto de nós, seja fisicamente, seja no nosso pensamento, ou naquela/e comprtamento que temos que sabemos que aprendemos com alguém especial!
beijinho muito grande e muita força!
voca
Membro Veterano
Registado: quinta set 22, 2011 6:30 pm

terça ago 13, 2013 2:30 pm

Só agora vi este post, lamento imenso a sua perda :( muita força para continuar a sua vida... beijinho.
ana-carla
Membro Veterano
Registado: sexta nov 14, 2003 12:16 pm

terça ago 13, 2013 2:49 pm

Força Arguida2.

Bjs
Arguida2
Membro Veterano

terça ago 13, 2013 7:50 pm

Muito, muito obrigada do fundo do coração pelas v/palavras.

Foi uma perda muito grande para nós e, o facto de não acreditarmos na causa da "partida" dificulta o conseguirmos fazer o nosso luto.

Tento convencer-me de que, a ter cancro, foi melhor assim, pois não chegou a passar por quimioterapias e mais dor mas ... para conseguir tentar aceitar preciso da VERDADE.

Têm sido dias terríveis e como algumas devem saber, tenho um canito o Sebastião, que também está muito doente e já não deve andar cá por muito tempo. De cada vez que olho para ele lembro-me sempre duma frase do meu Pai abraçado a ele a dar-lhe festas e a dizer: Então meu velho, vamos apostar qual de nós vai primeiro?

É terrível ... :cry:
Arguida2
Membro Veterano

quarta set 11, 2013 8:49 pm

Querido Pai,

Faz hoje dois meses que partiu e ainda não consigo aceitar o seu "desaparecimento". :cry:

Tento viver o meu dia-a-dia pensando que o Pai está cá e, quando caio em mim, desato num pranto.

Nunca pensei que fosse tão difícil, tão doloroso. Os pensamentos sucedem-se, revivo os nossos momentos, a sua doença ... é um turbilhão de emoções.

Continuamos sem resposta aos nossos pedidos para nos serem facultados os exames do seu 2º internamento. Precisamos deles para sabermos a verdade, para conseguirmos fazer o nosso luto.

O processo já está na Entidade Reguladora de Saúde e está a ser analisado. Ontem seguiu uma carta (a 3ª) mas esta assinada por mim para o Director do Hospital e, desta vez, educadamente ameacei. Vamos lá a ver se surte efeito.

Fui aconselhada a ir também para o Ministério Público e assim o irei fazer. Não posso deixar que a "culpa morra solteira" e que os compadrios prevaleçam. Por si e ... por todos nós.

As burocracias para tratar das coisas são terríveis e infelizmente neste seu Portugal não existe uniformização de procedimentos. Cada cabeça sua sentença ... ou seja, à tuga. Tenho-me passado um bocado pois não tenho paciência nem feitio para tanta falta de brio profissional, de ética ... enfim.

Nem sei o que é melhor se ... a parte civil das burocracias se a parte militar. Passei-me com uma situação e escrevi uma carta para o Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas. A Mãe só me dizia: Se o teu Pai te puder ver, de certeza que há-de estar orgulhoso de ti. Assim o espero pois, o Pai ensinou-me a não "comer e calar" e a não aceitar como respostas "é assim porque sempre foi assim". Mas que m*** é esta?

O Bi brevemente irá juntar-se a si. Sei que irá tomar conta dele como tomou aqui na terra. Está muito velhotinho e, a cada dia que passa, as forças vão-lhe faltando.

Paizinho, este ano tem estado a ser terrível ... não sei onde ir buscar forças para continuar em frente. Desejava poder dormir e acordar daqui a muito tempo. Gostava que este "pesadelo" não passasse disso mesmo ... um pesadelo. Gostava de poder acordar e saber que o tinha aqui comigo. Que lhe podia dar um beijo, uma festa, um abraço.

Sinto tanto a sua falta meu querido Paizinho ...
Arguida2
Membro Veterano

quinta out 03, 2013 4:31 pm

Paizinho,

Só hoje arranjei coragem para vir aqui dizer-lhe aquilo que certamente já sabe.

O Bi partiu na 3ª dia 1 de Outubro. Foi um lutador, um guerreiro tal como o Pai foi durante toda a sua vida.

Eu sabia que, no dia em fizessem 3 meses sobre a sua partida, ele já cá não estaria. Senti isso.

Neste momento de dor terrível só peço que já estejam os dois juntos aí em cima a "comemorarem" o vosso reencontro. Espero que ele lhe tenha dado o meu recado pois antes dele adormecer, pedi para lhe dizer o quanto o amávamos e a falta que nos fazia.

Sei que irão cuidar um do outro e que irão "tomar conta" de nós.

A vida por aqui tem estado muito complicada mas, parece que em termos legais pelo menos alguém nos ouviu e está a investigar. Oxalá ... só queremos a verdade por mais crua que ela seja.

Um beijinho ENORME meu querido Pai e outro também ENORME para o nosso querido Bi.

Até sempre meu querido Paizinho.
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sexta out 04, 2013 1:23 pm

Há alturas assim, em que os acontecimentos funestos se sucedem uns aos outros.

O Bi teve a enorme sorte de viver uma vida longa e feliz, pois foi muito amado e estimado.

Para a minha querida comadre, um abraço apertado que, desejo, lhe comunique muita força.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Arguida2
Membro Veterano

sexta out 04, 2013 2:54 pm

Muito obrigada minha querida Tassebem pelas suas palavras. Neste momento o que menos tenho são forças mas, sendo filha de quem sou, elas virão. Tenho a certeza disso e, além do mais, nem o meu Pai nem o Bi me quereriam ver assim.

Sinto que "sobrevivendo" aos acontecimentos que têm surgido este ano, ficarei de certeza mais "robusta" emocionalmente pois, momentos piores, do que aqueles por que temos passado, penso que não existirão.
Arguida2
Membro Veterano

domingo out 06, 2013 12:35 pm

Muito obrigada querida Sarina pelas tuas palavras.

Está a ser realmente muito complicado mas ... um momento de cada vez e, na realidade é àqueles que eu sei que me amam (pessoas e patudos) que me tento agarrar para seguir em frente ou, pelo menos, tentar seguir.

Um beijinho muito grande para ti e, mais uma vez, muito obrigada pelas tuas palavras.
Arguida2
Membro Veterano

sexta out 11, 2013 3:11 pm

Querido Pai,

Faz hoje 3 meses que "partiu" e parece que foi há séculos. :cry:

Ao fim deste tempo ainda não consigo aceitar a sua "partida". Foi tudo tão rápido ...

Mais logo vamos à "sua praia" deitar flores do seu jardim.

Sentimos tanto a sua falta. Quase que nem dávamos pela sua presença e, ao fim e ao cabo, sentimos a sua presença em toda a casa.

O seu candeeiro (lembra-se? aquele que eu deitava sempre ao chão de cada vez que abria o estore?) pois bem, nunca mais caíu. Há coisas absolutamente incríveis e, eu que o odiava, no outro dia pedi à Mãe que, se um dia mais tarde ninguém o quisesse, eu fazia questão de ficar com ele. Não tem valor mas, para mim, vale mais do que o melhor diamante do mundo. Ficarei com ele e irei cuidar dele tão bem como o Pai cuidava.

Para a semana vamos buscar as cinzas do seu Bi. Sabemos que o Pai gostaria de ficar com elas e, assim o decidimos. Irá voltar para a sua casa ... não da forma que quereríamos mas, irá voltar para junto daqueles que sempre o amaram e cuidaram dele.

Um beijinho ENORME meu querido Pai e, se por acaso no sítio onde está nos puder ver, "cuide" de nós. O nosso pensamento estará SEMPRE consigo.

Da sua filha que o ADORA
Arguida2
Membro Veterano

terça nov 26, 2013 4:21 pm

Querido Pai,

Hoje está a ser um dos dias mais "felizes" desde há 4 meses, data da sua "partida".

Finalmente começamos a ver alguma luz ao fundo do túnel e, após inúmeras "démarches" no sentido de obrigar o hospital a dar-nos acesso aos seus exames realizados no 2º internamento, a CADA (Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos) deu parecer favorável à nossa pretensão.

Sabemos que não tem carácter jurídico vinculativo mas, segundo o Jurista com quem falei hoje, muito raramente as administrações hospitalares perante um parecer da referida Comissão, não cumprem o estipulado.

Assim que recebermos o despacho iremos contactar o hospital para agendarmos o dia D. Caso o mesmo continue a negar-nos o acesso aos seus documentos, iremos para a via judicial e aí, nem que a "vaca tussa" o tribunal NUNCA contraria os pareceres da CADA.

Paizinho, sei que infelizmente não lhe posso devolver a vida mas, sei que, onde quer que o Pai esteja e, se nos puder ver, há-de estar muito orgulhoso de nós pois, contra tudo e contra todos lutámos, não baixámos os braços, rumámos contra "marés e tempestades" mas, desistir foi palavra que nunca entrou no nosso vocabulário.

Iremos provar que a sua partida não se deveu ao seu estado debilitado mas sim ... por outras razões.

Caso tenhamos de ir para a via judicial, iremos pedir uma indemnização. Não para nós, que não queremos nem um cêntimo, mas sim para distribuir pelas várias Organizações que o Pai ajudava tais como a UNICEF e a AMI entre outras.

A cada dia que passa e, ao contrário do que dizem, a saudade aumenta pois o Pai era um pilar muito importante para todas nós mas, ao mesmo tempo, sinto um orgulho ENORME em o ter tido como Pai pois, os seus valores não morreram com a sua "partida". Tivemos um excelente "mestre" que nos ensinou valores sólidos, talvez hoje em dia tão em desuso mas, são estes valores entre os quais a busca da VERDADE que nos fazem arregaçar as mangas e ir à luta ...

Obrigada por tudo querido Pai ...

Um beijinho ENORME da sua filha que o ADORA
Tassebem
Membro Veterano

quarta nov 27, 2013 10:50 pm

Querida comadre, parabéns pelo já conseguido e muita força para o que ainda vão conseguir. Nada dá sentido a uma perda de um ente querido quando ela é prematura ou injustificada, mas fazer alguma justiça ajuda um pouco a superar. Beijinho grande.
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”