Formas de tratamento e cortesia nas relações interpessoais

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
zahzah
Membro
Registado: segunda nov 09, 2009 2:00 pm

domingo nov 15, 2009 6:48 pm

Gyps eu não me chamo isso Imagem
tou a ficar com medo de vocês todos Imagem
<p>One&nbsp;cat just&nbsp;leads to another - Ernest Hemingway</p>
<p><strong>miau!</strong> </p>
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo nov 15, 2009 7:03 pm

MeninaPikena Escreveu:Bem, na minha terra, tratar alguém por você é ser educado. Mas isto pelos vistos varia de terra para terra.

Por essa ordem de ideias, não é correcto dizer "Você não está muito por dentro do assunto" porque o termo "você" é ofensivo. Mas se disser "O senhor é burro como um calhau!" já não ofende ninguém porque já usou o termo "o senhor" :roll:

Varia de terra para terra, sim senhor. É uma questão cultural e cada terra tem seus hábitos. Mas sempre ouvi dizer "à terra onde fores ter, faz como vires fazer" ou "em Roma, sê romano". Se alguém se sente constrangido em ser tratado de determinado modo, porque insistem? É o mesmo que persistir no insulto. É falta de respeito.

MeninaPikena, "você não está muito por dentro do assunto", apesar da forma de tratamento, é mais correcto do que "o senhor é burro que nem um calhau", porque no segundo caso, apesar do tratamento elegante, está a insultar a pessoa. Chama-se a isso ironia. Se, no entanto, usar o "senhor" na primeira opção, está a ser bastante correcta; e usando o "você" no segundo caso,está a ser rude e a ofender.

Não há complicação nenhuma, é bem simples! :lol:
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
zahzah
Membro

domingo nov 15, 2009 7:33 pm

verdade

o sr desculpe mas perante o que acaba de dizer tenho de levantar a minha sobrancelha esquerda em sinal de desconfiança :?
é diferente de dizer
isso é mentira, você é um grande aldrabão :x

mas amigunhos acreditem que se todos tivessem este cuidado os foruns eram um aborrecimento do caraças :twisted: tambem posso estar a ver mal, não me enxotem já
Chamarrita
Membro Veterano
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

domingo nov 15, 2009 7:36 pm

zahzah Escreveu:verdade

o sr desculpe mas perante o que acaba de dizer tenho de levantar a minha sobrancelha esquerda em sinal de desconfiança :?
é diferente de dizer
isso é mentira, você é um grande aldrabão :x

mas amigunhos acreditem que se todos tivessem este cuidado os foruns eram um aborrecimento do caraças :twisted: tambem posso estar a ver mal, não me enxotem já
oh, eu acho a rudeza muito mais aborrecida e previsível! :lol:
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
zahzah
Membro

domingo nov 15, 2009 7:54 pm

se a sra o diz, eu acredito. boa noite para todos e boa semana Imagem
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

domingo nov 15, 2009 8:57 pm

:o Confesso que nunca tinha visto tanta gente melindrada por causa de um pronome.

Enfim, tem razão gatinha zahzah "discriminar", que erro fatela.

E agora há mais algum pronome manhoso que possa gerar o caos total que reina no outro tópico?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo nov 15, 2009 9:06 pm

É o direito à indignação, LuMaria. :)

Pronomes não, mas se tivesse mais tempo pespegava aqui com cada manhosice... Mas um destes dias talvez pespegue. :wink:
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

domingo nov 15, 2009 10:18 pm

zahzah Escreveu:Gyps eu não me chamo isso Imagem
tou a ficar com medo de vocês todos Imagem
De mim não tem que ficar com medo nenhum. Agora tenho a certeza que as pobres criaturas que abriram este tópico um dia que vão à Costa da Caparica saem de lá direitas para o hospicio de tanto ouvir a comunidade brasileira com os vocês... :lol: :lol: ahahahah

Pobres almas.
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo nov 15, 2009 10:42 pm

Gypsfulvus escreveu:

"Agora tenho a certeza que as pobres criaturas que abriram este tópico um dia que vão à Costa da Caparica saem de lá direitas para o hospicio de tanto ouvir a comunidade brasileira com os vocês... ahahahah

Pobres almas."

Eis um exemplo do que não deveria passar-se neste fórum. As pessoas (que, por acaso, foi só uma e sou eu) que abriram este tópico são apodadas desdenhosamente de "pobres criaturas" e "pobres almas".

E o forista Gypsfulvus desconhece (e também não se deu ao trabalho de ler o primeiro "post" do tópico) que há tratamentos por você que estão e são completamente correctos.

Claro que, como as atitudes se qualificam a si próprias, mais não preciso de dizer sobre a resposta de Gypsfulvus -- que, de resto, faz jus ao seu estilo habitual.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Gypsfulvus
Membro Veterano

domingo nov 15, 2009 10:50 pm

Sabe que mais, a você é respondi-lhe com a lei de timur leng. :lol:
Para criticar os outros terá de ter capacidade de o fazer..e pelas suas intervenções neste fórum...não tem.

PLIX.
Tassebem
Membro Veterano

domingo nov 15, 2009 10:54 pm

Mais uma pérola... 8)
Fitinhas
Membro Veterano
Registado: sexta jun 26, 2009 9:05 pm

domingo nov 15, 2009 10:59 pm

:lol: E agora vai começar a chover desaforos! :lol: :lol:

Cada um é como cada qual! Eu respondo no forum tal qual responderia se tivesse cara a cara. :D

Sou como a Gabriela! Eu nasci assim, eu vivi assim, gabrielaaaa! :lol:
Gypsfulvus
Membro Veterano

domingo nov 15, 2009 11:01 pm

http://www.youtube.com/watch?v=FBvUILjCSSc 8)

Isto foi giro, fitinhas... fique bem :)
Chamarrita
Membro Veterano

domingo nov 15, 2009 11:12 pm

tinha colocado isto no tópico errado, já editei:

um aparte: penso que uso do "você" se divulgou com as telenovelas brasileiras. A.G. (Antes de Gabriela) "você" tinha uma conotação depreciativa. Hoje, o dicionário da Priberam diz que "você -
pron. pess. 2 gén.
da 2.ª pessoa (contracção!contração de vossa mercê)- É o tratamento que geralmente se dá a amigos, criados e pessoas de inferior condição".
Fitinhas
Membro Veterano
Registado: sexta jun 26, 2009 9:05 pm

domingo nov 15, 2009 11:16 pm

Gypsfulvus Escreveu:http://www.youtube.com/watch?v=FBvUILjCSSc 8)

Isto foi giro, fitinhas... fique bem :)
Eheheheh, já nem me lembrava bem da letra!
Obrigada Gyps! :wink:
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”