Morreu Saramago

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
enolamai
Membro Veterano
Registado: domingo jun 13, 2010 9:30 am

quinta jun 24, 2010 11:15 am

Vandocasmm Escreveu:
enolamai Escreveu:
KirimdeA Escreveu:
c_saraiva Escreveu:Como disse o Herman José "Se realmente existir Deus ele vai ficar tão lixado..."
Acho que Ele não fica lixado...o Saramago é que fica quando encontrar Deus...ou o outro.

the one that cannot be named....
ojh enolamai está enganado... esse é o Voldemort :mrgreen:
:D :D
enolamai
Membro Veterano
Registado: domingo jun 13, 2010 9:30 am

quinta jun 24, 2010 11:29 am

Cá fica a minha pequena elegia a José Saramago...

Prémio Nobel por mérito ou por arrastamento... não importa.

Saramago é uma figura incontornável da literatura contemporanea em Portugal.
O escritor deixa-me O Memorial do Convento e nada mais.
O homem foi o que foi... errático como todos nós.
Momentos altos... momentos baixos.

As linhas de pensamento não coincidem em nada com as minhas, as ideologias demagogas ainda menos.
A minha ideia de sociedade funcional não é o exilio de trabalhadores esfomeados para morrer na Sibéria.

Mas isso sou só eu...
Respeito todas as correntes politicas, excepto aquelas que sob a capa de uma pseudo igualidade... oprimem, espezinham e matam inocentes

Assim como aquelas que a pretexto de uma falsa superioridade racial, segregam... humilham e matam inocentes.

Numa ponta da corda ou na outra... o infeliz resultado do extremismo é sempre o mesmo.

O equilibrio reside algures no meio... onde vive a virtude também.

Mas numa coisa Saramago merece reconhecimento... foi sempre fiel às suas convicções até ao final.
Provavelmente estas convicções é que não eram merecedoras de tal fidelidade... muito provavelmente.

RIP
MariaChica
Membro Veterano
Registado: terça jun 01, 2010 12:18 pm

quinta jun 24, 2010 12:51 pm

Eu não sou hipócrita.

Não me parece que tenha deixado nada de útil ao país. Era mais um escritor.
Homenagens e essas "mariquices" todas é que são fora do contexto. Tudo o que é demais, é erro.

Agora,c ada um tem a sua opinião .
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta jun 24, 2010 1:39 pm

Gostava de perguntar á MariaChica qual é a "utilidade" de uma obra literária, já que diz que o Saramago não deixou nada de "útil" para trás.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta jun 24, 2010 1:45 pm

MariaChica Escreveu:Eu não sou hipócrita.

Não me parece que tenha deixado nada de útil ao país. Era mais um escritor.
Homenagens e essas "mariquices" todas é que são fora do contexto. Tudo o que é demais, é erro.

Agora,c ada um tem a sua opinião .
Mais um escritor? Parece que está a falar de detergentes...
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
MariaChica
Membro Veterano

quinta jun 24, 2010 3:27 pm

A utilidade de uma obra literária, ou simplesmente livros, depende de pessoa para pessoa. Para mim pode ser uma coisa, para si pode ser outra. Cada um tem a sua opinião, não vale a pena ficarem ofendidas.

Opiniões são opiniões e gostos são gostos.
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta jun 24, 2010 4:39 pm

Peço desculpa, Maria Chica, mas a obra literária (subentende-se de qualidade) tem um valor intrínseco qiue não sou eu nem a MariaChica que atribuímos. A importância dos escritores, ou dos artistas em geral, deriva da obra que produzem.

A arte (como a religião, de resto) é um fenómeno universal, presente em todos os povos sem excepção, incluindo os mais primitivos e isolados. Daqui se pode ver a sua importância.

Agora, que se pode gostar do escritor X ou do Y, ou até nem gostar de ler coisa nenhuma, isso é diferente (embora seja uma pena para o próprio, no último caso).
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
MariaChica
Membro Veterano

quinta jun 24, 2010 4:55 pm

Por acaso até sim. Tanto eu como a Tassebem temos todo o direito de atribuir o valor que achamos que tem cada obra. Que os outros se interessem por isso ou não, é outro assunto e é irrelevante.

Eu por acaso até gosto de ler, mas dispenso bem o Saramago, que eu considero sem valor. A Tassebem não concorda, está no seu direito e eu respeito o seu ponto de vista.

Os valores de obras de arte não me dizem respeito. Se gostar gosto, se não gostar, não gosto. Penso que ninguém adquire uma obra de arte que não gosta, a menos que se preocupe com as aparências e ache que "fica bem em frente a..." se a tiver.
Tassebem
Membro Veterano

quinta jun 24, 2010 5:09 pm

Sim e não. Eu poderia dizer «não gosto de Shakespeare», o que não quer dizer que ele não tenha valor.

Agora, quando toca a questões de gosto, de facto, não se discutem.

Ao que me estava a referir mais propriamente era à sua expressão «mais um escritor», que interpretei como «ser escritor é uma coisa banal».

Mas tudo isto são opiniães... :)
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

quinta jun 24, 2010 6:38 pm

Tassebem Escreveu:
Ao que me estava a referir mais propriamente era à sua expressão «mais um escritor», que interpretei como «ser escritor é uma coisa banal».
Quando há pessoas como uma tal Carolina Salgado que se entitulam escritoras, deve ser banal, sim :(
Tassebem
Membro Veterano

quinta jun 24, 2010 6:53 pm

A Carolina Salgado intitulou-se escritora ou escreveu um livro? É que são coisas diferentes.
Bingley
Membro Veterano
Registado: sexta jan 22, 2010 4:41 pm

quinta jun 24, 2010 7:18 pm

Tassebem Escreveu:A Carolina Salgado intitulou-se escritora ou escreveu um livro? É que são coisas diferentes.
Quando foi a tribunal identificou-se como escritora
Tassebem
Membro Veterano

quinta jun 24, 2010 7:55 pm

Foi?
KirimdeA
Membro Veterano
Registado: quarta jun 02, 2010 9:12 pm

quinta jun 24, 2010 11:28 pm

Bingley Escreveu:
Tassebem Escreveu:A Carolina Salgado intitulou-se escritora ou escreveu um livro? É que são coisas diferentes.
Quando foi a tribunal identificou-se como escritora
O Saramago beneficiou do Sousa Lara...a Catarina Salgado...sabe-se lá. :lol:
Tassebem
Membro Veterano

quinta jun 24, 2010 11:31 pm

O Sousa Lara é que fica na História por causa do Saramago... e pelas piores razões.
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”