Cães vivos usados como cobaias na Universidade de Évora?

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
omegaa
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 10:25 pm

domingo nov 21, 2010 2:03 am

e das grandes!! 8)
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo nov 21, 2010 2:28 am

É exactamente porque a moral e a compreensão das coisas mais elementares não chegam, porque nem todos as têm, que existe a lei.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
wahinept
Membro
Registado: sábado out 13, 2007 3:04 pm

domingo nov 21, 2010 3:36 am

miguelabm Escreveu:
omegaa Escreveu:já sei que me vai cair o carmo e a trindade em cima, mas eu até percebo o que o miguelabm quer dizer!

vejamos o seguinte cenário:

-temos um canil de abate, onde os animais por lei são abatidoss quando finda o prazo dos oito dias.
-temos um grupo de alunos, estudantes de medicina veterinária que irão necessitar de animais para aulas de cirurgia, anestesiologia, farmacologia ou anatomia... entre outras.
-se de qualquer forma os animais vão ser abatidos, qual o problema de serem usados para um fim especifico que é o ensino e formação de jovens veterinários? e note-se que não estou a falar relativamente a leis ou regras, mas sim a nivel moral.

a minha opinião é que, tendo em conta que os animais irão mesmo ser abatidos (como é da lei) podem ser "usados" como instrumento de trabalho e aprendisagem, uma pequena minoria que se sacrifica para que os jovens veterinários possam aprender e tratar mais tarde a população animal do nosso país.
Exactamente minha cara jobem 8)
Nem mais nem menos! :wink:

p.s: Queres que reserve uma cruz para ti tambem? :twisted:

Digo desde já que os cães usados são para abate... Logo ou são abatidos no canil e os cadáveres vão para estudo, ou são usados para cirurgias e isso, ou seja antes do abate têm uma cirurgia para os futuros veterinários treinarem, a cirurgia e isso tem a parte da anestesia também... assim que a cirurgia acaba são abatidos.

Reserva uma para mim tb xD
golyas
Membro Veterano
Registado: terça abr 06, 2010 10:26 pm
1cão
1python c. brongersmai
1Morelia spilota Variegata
1E. Taeniura
1archachatina

domingo nov 21, 2010 4:26 am

para onde é que voces acham que vao parar os corpos sem familia? a mesa da minha faculdade claro, e acreditem que se nós não tivessemos esses corpos era dificil aprender a dissecar e suturar... é claro que mete um pouco pena pensar que aquelas pessoas nao tem familia que se ocupe deles depois de mortos mas a faculdade depois de dissecarmos paga e trata de todo o processo funerário...
haverá sempre primeiras vezes em pessoas vivas... eu pessoalmente a minha primeira sutura foi numa pessoa anestesiada e depois? nao foi pior tratada por isso... se é legal? provavelmente nao é legal uma aluna de medicina já suturar e tratar doentes sem ter o curso aidna acabado.
é claro que choca pensar q animais sao usados mas.... e os animais de laboratorio? nao chocam ninguem? esses sao mesmo criados para serem usados em experiencias e depois mortos... se percebi esta noticia estamos a falar de caes que já estavam previstos serem abatidos e foram apenas anestesiados antes e usados em cirurgia. nao acredito q faça diferença entre ser logo eutanasiado ou primeiro anestesiado e a seguir eutanasiado... tantos caes todos os dias sao eutanasiados nos canis e ninguem fica chocado? pois eu fico...
passem bem
<strong>Chinchilas da Linha</strong>- cria&ccedil;&atilde;o particular de chinchilas, visite o meu site: https://sites.google.com/site/chinchiladalinha/

adicionem-me no facebook: http://www.facebook.com/#!/profile.php? ... 1841910305
chowista
Membro Veterano
Registado: quinta jun 24, 2010 5:52 pm
*shar pei

domingo nov 21, 2010 8:39 am

o problema é que há legislação que o proíbe e como tal tem que ser cumprida.
as universidades não estão acima da lei quer seja em medicina ou em gestão hoteleira!
a prática pode ser efectuada em animais doentes supervisionada por professores. os alunos aprendem e os animais agradecem.
drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

domingo nov 21, 2010 10:03 am

O que ouvi desta história é que os alunos treinavam em animais que iam ser abatidos, depois de devidamente anestesiados. Antes de acordarem eutanasiam os animais.

Os animais não sentiam dor, portanto e iam ser eutanasiados.

Este é um tema polémico, mas o avanço da medicina, deveu-se muito a roubos de cadáveres e outros actos "imorais".

Para tratar os meus, recuso estagiários. Daí recorrer sempre ao Prof. Salles Luis.
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
BrownEye
Membro Veterano
Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm

domingo nov 21, 2010 10:20 am

drilldown1 Escreveu:O que ouvi desta história é que os alunos treinavam em animais que iam ser abatidos, depois de devidamente anestesiados. Antes de acordarem eutanasiam os animais.
(...)
Nem sempre isto acontece, lê-se um testemunho no link que a Chowista deixou no primeiro post:

"No meu primeiro ano do curso foi utilizada uma cadela para a parte da prática da disciplina de Anestesiologia. Todos os dias, de segunda a sexta-feira, aquele animal foi anestesiado e acordado. Até que no último dia foi abatido", refere uma aluna. No segundo ano, o cenário piorou, com cães a serem "abertos para aprendermos como se retira órgãos, como o baço. Por ser demasiado cruel, não voltei às aulas".

Isto parece-me demasiado cruel...
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

domingo nov 21, 2010 10:50 am

Uma coisa é treinarem em cadaveres, outra em animais vivos e o facto de os desgraçados terem os dias contados parece que para algumas pessoas justifica tudo.
Vamos esperar que não começem a ter a ideia de fazer o mesmo com as pessoas, em vez de só utilizarem os cadaveres, começam a ver quem tem uma doença grave e depois também dizem, ah pois mas como tem pouco tempo de vida e nós temos de aprender...
Vale tudo em nome da ciência?

Acho que qualquer médico/veterinário tem de aprender obviamente, ninguém aprende apenas com a teoria, mas para isso, poderiam ser integrados nos hospitais veterinários, fazerem tratamentos, ajudarem nas cirurgias sempre claro está, com alguém responsável, mas penso que já o fazem.
EM relação a esterilizar cadelas e depois matá-las, pq não ajudar os animais dos canis, existem tantos a necessitar de tratamentos e cirurgias,fazerem a intervenção e as associações tentarem a adopção? Ou será que se os deixarem vivos não aprendem?
S&oacute;nia
VascoDV
Membro Veterano
Registado: sábado out 23, 2010 1:38 pm

domingo nov 21, 2010 11:06 am

Aquela história do acordar o animal todos os dias parece-me absurda...aliás o "testemunho" convenientemente anónimo mostra que a pessoa acha estranho fazer uma OVH a um animal ...essa ex aluna acabou o curso ? Se sim...estranho o testemunho...tem sentido escrito por um cabeleireiro, não por um profissional de saúde.

Concordo a 100% com a Omega. Só que não percebe nada de medicina é que se insurge contra animais que por lei serão abatidos sejam usados sem sofrimento para ajudar a aprender com outros.

As pessoas que gritam e se insurgem levam os seus animais ao veterinário...tomam elas mesmas medicamentos e usufruem de tratamentos que necessitaram de exprimentação animal. Acho isso um cinismo atroz...

Na verdade isto parece-me uma vendetta entre alguém e o veterinario municipal de évora que graças a uma reportagem mal feita estravasou para a UE...

Quanto ao que foi dito de os hospitais veterinario privados servirem para os alunos aprenderem cirurgia...bem só se aprende mexendo..quantos de vocês meus amigos gostavam de ver um estagiário a mexer e a fazer trabalho no vosso animal ? Hmm?

Outra andenda...fala-se de os hospitais do estado fazerem cirurgia d esterilização em animais abandonados...isso não só é impossivel por uma questão logisticas visto serem somente 3 ou 4 , como não há verbas dos estado...nem vai haver.
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
BrownEye
Membro Veterano
Registado: quinta fev 04, 2010 3:47 pm

domingo nov 21, 2010 11:06 am

catrules Escreveu:Uma coisa é treinarem em cadaveres, outra em animais vivos e o facto de os desgraçados terem os dias contados parece que para algumas pessoas justifica tudo.
Vamos esperar que não começem a ter a ideia de fazer o mesmo com as pessoas, em vez de só utilizarem os cadaveres, começam a ver quem tem uma doença grave e depois também dizem, ah pois mas como tem pouco tempo de vida e nós temos de aprender...
Vale tudo em nome da ciência?

Acho que qualquer médico/veterinário tem de aprender obviamente, ninguém aprende apenas com a teoria, mas para isso, poderiam ser integrados nos hospitais veterinários, fazerem tratamentos, ajudarem nas cirurgias sempre claro está, com alguém responsável, mas penso que já o fazem.
EM relação a esterilizar cadelas e depois matá-las, pq não ajudar os animais dos canis, existem tantos a necessitar de tratamentos e cirurgias,fazerem a intervenção e as associações tentarem a adopção? Ou será que se os deixarem vivos não aprendem?
Ora nem mais catrules!
Concordo plenamente com a sua posição.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

domingo nov 21, 2010 11:33 am

omegaa Escreveu:já sei que me vai cair o carmo e a trindade em cima, mas eu até percebo o que o miguelabm quer dizer!

-temos um canil de abate, onde os animais por lei são abatidoss quando finda o prazo dos oito dias.
-temos um grupo de alunos, estudantes de medicina veterinária que irão necessitar de animais para aulas de cirurgia, anestesiologia, farmacologia ou anatomia... entre outras.
-se de qualquer forma os animais vão ser abatidos, qual o problema de serem usados para um fim especifico que é o ensino e formação de jovens veterinários? e note-se que não estou a falar relativamente a leis ou regras, mas sim a nivel moral.

a minha opinião é que, tendo em conta que os animais irão mesmo ser abatidos (como é da lei) podem ser "usados" como instrumento de trabalho e aprendisagem, uma pequena minoria que se sacrifica para que os jovens veterinários possam aprender e tratar mais tarde a população animal do nosso país.
Total falta de ética e gosto por animais.
Pode-se fazer o mesmo com outros animais.
Os jovens veterinários não precisam matar para ganhar prática.
Acho inacreditavel.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
VascoDV
Membro Veterano
Registado: sábado out 23, 2010 1:38 pm

domingo nov 21, 2010 11:40 am

Não, mas precisam de animais mortos para ganhar prática...senão experimentam nos dos clientes.É que teoria é muito bonito mas é preciso prática.Em medicina era a mesma coisa..aliás, dois médicos ingleses que contribuiram muito para a evolução da antomia e da cirurgia eram desprezados como ladrões de corpos...e se não fossem eles...muita gente não estava aqui.
<strong>As verdadeiras conquistas, as &uacute;nicas de que nunca nos arrependemos, s&atilde;o aquelas que fazemos contra a ignor&acirc;ncia </strong>
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

domingo nov 21, 2010 11:56 am

VascoDV Escreveu:Não, mas precisam de animais mortos para ganhar prática...senão experimentam nos dos clientes.É que teoria é muito bonito mas é preciso prática.Em medicina era a mesma coisa..aliás, dois médicos ingleses que contribuiram muito para a evolução da antomia e da cirurgia eram desprezados como ladrões de corpos...e se não fossem eles...muita gente não estava aqui.
Mas ninguém aqui se manifestou contra a utilização de corpos, nem pelo facto de os estudantes necessitarem de experiencia.

O que eu comentei foi no geral, não foi sobre este caso de Évora pois não tenho todos os elementos para que possa emitir uma opinião, sei que está a ser investigado, vamos aguardar o veredicto.

No hospital onde vou, têm a colaboração de estudantes uns mais participativos que outros, também deve depender do ano que frequentam, houve uma vez uma situação que me deixou com vontade de dizer a uma aluna para mudar de curso.

O meu gato foi a uma consulta, como estava muito nervoso fez xixi na mantita onde vinha na caixa tranportadora o vet na boa pegou nele fez tudo, assim que pedia à aluna para ajudar a agarrar o gato ou a fazer alguma coisa ela imediatamente ia lavar as mãos, tudo bem que a urina de gato é poderosa, mas o medico esteve ali o tempo todo e a aluna sem querer exagerar lavou as mãos umas 4 vezes, agora reparem uma gato bem tratado, saudavel, sem qq problema de saude e ela tem este reflexo, quando um dia for vet e lhe entrar pelo consultorio dentro daqueles casos complicados a moça desmaia 8)

Já agora e não tem nada a ver com esta situação, acho que já era altura de se mudar um pouco o curso de veterinária, isto de serem quase exclusivamente vets para cães e gatos não está com nada, especializações precisam-se.
S&oacute;nia
miguelabm
Membro Veterano
Registado: sábado set 29, 2007 7:43 pm

domingo nov 21, 2010 12:07 pm

LuMaria Escreveu:

Total falta de ética e gosto por animais.
Pode-se fazer o mesmo com outros animais.
Os jovens veterinários não precisam matar para ganhar prática.

Acho inacreditavel.
Os jovens veterinarios nao matam...pois os caes já sao para serem abatidos e são. Eu acho que desta maneira ate é melhor...pelo menos servem para algo util.
Isso da falta de ética e o gosto por animais é descabido...eu tambem adoro roedores e todas as semanas mato às dezenas para alimentar cobras :roll: ...no entanto nao deixo de gostar deles ahaha
As pessoas é que sao um pouco "maricas" na minha opiniao...ha tanto cão por ai fora, tantos nos canis, tantos prontos para abate...
Como alguem disse aí em cima...é necessario matar um para salvar 2. A medicina so evolui assim.
drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

domingo nov 21, 2010 12:26 pm

BrownEye Escreveu:
drilldown1 Escreveu:O que ouvi desta história é que os alunos treinavam em animais que iam ser abatidos, depois de devidamente anestesiados. Antes de acordarem eutanasiam os animais.
(...)
Nem sempre isto acontece, lê-se um testemunho no link que a Chowista deixou no primeiro post:

"No meu primeiro ano do curso foi utilizada uma cadela para a parte da prática da disciplina de Anestesiologia. Todos os dias, de segunda a sexta-feira, aquele animal foi anestesiado e acordado. Até que no último dia foi abatido", refere uma aluna. No segundo ano, o cenário piorou, com cães a serem "abertos para aprendermos como se retira órgãos, como o baço. Por ser demasiado cruel, não voltei às aulas".

Isto parece-me demasiado cruel...
...mas foi o que relatei, que alunos disseram na tv.
Sinceramente, se são animais que ninguém quer e, que por isso, vão ser mortos...não vejo o drama ou imoralidade em estagiar desta forma, desde que os animais não sofram e lhe dêm a injecção, antes de acordar.
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”