Atenção a este novo perigo de morte

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
LuluB
Membro Veterano
Registado: segunda set 28, 2009 2:53 pm

quarta jan 05, 2011 9:01 pm

sobaka Escreveu:
LuluB Escreveu: O melhor de todos foi um em que se descrevia com um pai tinha dado boleia à filha, deixando-a num certo local para ir a uma loja de chineses. O motivo da ida não era referido. Depois, o pai extremoso, estranhando a demora do rebento, ia à procura dela e dava com a jovem na cave da loja, inconsciente. Numas versões já lhe tinham tirado o rim ali mesmo, por entre os cabides das calças e dos blusões, noutras ainda não, mas a conclusão era sempre a mesma: roubo de pelo menos uma das vísceras duplas das palavras cruzadas.

É engraçado ver como muda o "susto" principal. No início do sec.XX falava-se muito de raptos das mulheres brancas para vender aos "árabes ricos". Quando eu era criança, no acampamento, nós contávamos sobre bebés desaparecidos que serviram de recheio para empadas (sempre havia um dedinho com unha que alguém encontrou numa empada). Agora é o roubo de órgãos... A história de mitos urbanos daria uma bela tese
Penso que já deve ter havido muitos sociólogos que a devem ter feito, não deve ser terreno ainda inexplorado.

Esse das crianças que serviam de recheio a empadas é tétrico, mas acaba por ser engraçado, agora à distância. Entroncará nos contos tradicionais, que são quase todos eles assim?

O do rapto de mulheres para escravatura sexual continua a correr, mas, infelizmente, não é tão mito assim. Nos nossos dias, são frequentes os relatos dessa triste realidade, os escravizadores é que mudaram.
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta jan 05, 2011 9:04 pm

Bébés raptados para fazer empadas :lol:
Bom. Não tem piada nenhuma. Até porque os mitos têm sempre uma origem verdadeira.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quarta jan 05, 2011 10:14 pm

LuMaria Escreveu:Bébés raptados para fazer empadas :lol:
Bom. Não tem piada nenhuma. Até porque os mitos têm sempre uma origem verdadeira.
Gosto de empadas de galinha, vaca e leitão.... :roll: bébés nunca provei.... :roll: acho !
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
chillisauce
Membro Veterano
Registado: domingo ago 08, 2010 9:39 am
Lea - bengal
Blu - Bengal

quarta jan 05, 2011 10:31 pm

Gallaecia Escreveu:é por isso que eu me drogo sempre antes de sair de casa... em caso de ser atacada já tou no meu estado normal.... na mesma!!!!
Hahaha boa :lol: :lol: :lol:
Gallaecia
Membro Veterano
Registado: segunda out 11, 2010 9:08 pm

quarta jan 05, 2011 11:11 pm

se for patacoada por favor corrijam:

se repararmos bem, os mitos urbanos reflectem sempre uma especie de terror inconsciente comum.

é uma especie de conto de fadas do avesso, um enorme sinal de transito do tamanho dum camião.

se eu disser a um filho.... não aceites nada de estranhos, aquilo entra a cem sai a mil.

mas se dourarmos a pilula ( para a negativa neste caso ) ele vai imaginar a cena... criar uma memoria visual de algo que estamos a descrever, com pormenor.... e depois todas estas historias têm um qualquer requinte de malvadez, de sangue, de sexo, de mutilação...

há uma vitima inocente ( com quem nos identificamos quase de imediato )... um vilão ou vilã maquiavelico/a
( que pode ser qualquer um .... desde aquele catraio do 10º B que nos deu a tampa há 300 anos atrás .... até ao homem do talho que faz não sei quê nas traseiras da loja com cutelos afiados ao limte )

tudo o que mais prende a atenção do ser humano.... a boa e bela ficção.
é tão facil que até doi.... como é que se costuma dizer?!
é uma historia tão incrivel que só pode ser verdadeira! :)

faz-se com meia duzia de neuronios e imaginação q.b. e depois passa de geração em geração... com pequenas variantes para não ficar monotono.

Nada temam... there's nothing to fear but Fear itself!

mas pelo sim pelo não.... ser precavido é uma boa politica.
<p><strong>Remember this - very little is needed to make a happy life...</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
<p><strong>Marcus Aurelius</strong></p>
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quarta jan 05, 2011 11:25 pm

Gallaecia Escreveu:(...)

.... ser precavido é uma boa politica.
Nem mais...por precaução...vou deixar de comer empadas ;)
Gallaecia
Membro Veterano
Registado: segunda out 11, 2010 9:08 pm

quarta jan 05, 2011 11:35 pm

Bondage2010 Escreveu:

:lol: :lol:

e empadão? isso é racismo gastronomico da pior espécie!!!!
<p><strong>Remember this - very little is needed to make a happy life...</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
<p><strong>Marcus Aurelius</strong></p>
sobaka
Membro Veterano
Registado: quarta abr 07, 2010 7:02 pm

quinta jan 06, 2011 1:04 am

Gallaecia Escreveu:
Bondage2010 Escreveu:

:lol: :lol:

e empadão? isso é racismo gastronomico da pior espécie!!!!
é mais sexismo, não ? :)

Os mitos urbanos são o folclor de hoje. Os ditos contos de fadas, se olharmos para os "primários", que não tinham sido penteados, dourados e adoçados para alegrar as criancinhas, reflectem um mundo cruel e assustador.
Na URSS editavam imensos livros de contos populares de todos os povos. Tenho que dizer que alguns deles eram um verdadeiro horror, do pior, os filmes de terror choram baixinho num canto por não aguentarem a concorrência. Alguns contos até hoje causam-me arrepios :evil:
Última edição por sobaka em quinta jan 06, 2011 1:20 am, editado 1 vez no total.
sobaka
Membro Veterano

quinta jan 06, 2011 1:19 am

LuluB Escreveu: Penso que já deve ter havido muitos sociólogos que a devem ter feito, não deve ser terreno ainda inexplorado.

Esse das crianças que serviam de recheio a empadas é tétrico, mas acaba por ser engraçado, agora à distância. Entroncará nos contos tradicionais, que são quase todos eles assim?

O do rapto de mulheres para escravatura sexual continua a correr, mas, infelizmente, não é tão mito assim. Nos nossos dias, são frequentes os relatos dessa triste realidade, os escravizadores é que mudaram.
A beleza é que é um terreno é inesgotável:) Os mitos criam-se e reproduzem-se, é um processo vivo.

Creio que qualquer mito urbano já foi verdade ou quase verdade. Depois a imaginação popular engrandece o acontecimento singular e cria um bicho-de-sete-cabeças.

O mais comum nos dias de hoje é os pais venderem filhas ou as próprias raparigas tomarem decisões erradas. Os raptos acontecem, mas não tantos. Raptar mulheres assim, em quantidades industrias, é muito pouco prático.
LuluB
Membro Veterano

quinta jan 06, 2011 1:21 am

Hansel e Gretel, por exemplo, conta uma história de abandono de filhos, seguida de antropofagia e acabando em assassinato.

A do Capuchinho Vermelho, outra de crueldade fria e sem escrúpulos, onde as personagens se enganam umas às outras e também acabam por matar.

E tantas outras, em que o tema não varia...

Quer melhor?
<p>Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs e aqui j&aacute; fui a LucNun. :mrgreen:</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><strong>Cada vez me conven&ccedil;o mais que h&aacute; pessoas que t&ecirc;m o intestino ligado &agrave; testa.</strong> - "By" algu&eacute;m que tem ambas as coisas no seu devido lugar. :mrgreen:</p>
LuluB
Membro Veterano

quinta jan 06, 2011 1:26 am

sobaka Escreveu:
LuluB Escreveu: Penso que já deve ter havido muitos sociólogos que a devem ter feito, não deve ser terreno ainda inexplorado.

A beleza é que é um terreno é inesgotável:) Os mitos criam-se e reproduzem-se, é um processo vivo.

Creio que qualquer mito urbano já foi verdade ou quase verdade. Depois a imaginação popular engrandece o acontecimento singular e cria um bicho-de-sete-cabeças.

O mais comum nos dias de hoje é os pais venderem filhas ou as próprias raparigas tomarem decisões erradas. Os raptos acontecem, mas não tantos. Raptar mulheres assim, em quantidades industrias, é muito pouco prático.
Acho que os mitos, urbanos ou não, partem sempre de realidades. Realidades que é preciso transmitir e explicar para ensinar a evitar os erros e os horrores que deles podem derivar. Depois, a oralidade faz o resumo e o mito nasce.
<p>&nbsp;</p>
sobaka
Membro Veterano

quinta jan 06, 2011 1:27 am

Quase qualquer conto dos irmãos Grimm serve :)
sobaka
Membro Veterano

quinta jan 06, 2011 1:28 am

LuluB Escreveu:
sobaka Escreveu:

Acho que os mitos, urbanos ou não, partem sempre de realidades. Realidades que é preciso transmitir e explicar para ensinar a evitar os erros e os horrores que deles podem derivar. Depois, a oralidade faz o resumo e o mito nasce.
concordo
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quinta jan 06, 2011 1:29 am

LuluB Escreveu:
sobaka Escreveu:

Já vem dos gregos, pelo menos...
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
sobaka
Membro Veterano

quinta jan 06, 2011 1:33 am

e muito antes.
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”