melhor faculdade

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda jan 10, 2011 10:15 pm

E depois temos malta perfeitamente vocacionada para a profissão e que não conseguem entrar porque SÓ tiveram 17 de média... :?

Mas MJDalila, do que é que não gosta mesmo? Da colocação que tem ou mesmo da profissão? Porque não escolhe uma especialização num ramo que lhe diga mais, sei lá, pediatria, obstetrícia...

Eu gostava tanto de ter sido médica...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

sobaka
Membro Veterano
Registado: quarta abr 07, 2010 7:02 pm

segunda jan 10, 2011 10:24 pm

MFPJ Escreveu: Mas pelo facto de não gostar(ou muito) daquilo que faz, não quer dizer que o faça mal.
É inevitável. Em princípio uma pessoa ainda pode fazer um esforço para cumprir o seu dever como deve ser mas muito rápido começa a irritar-se e culpar todos pela infelicidade que sente. Não faltam por aqui profissionais que se sentem miseráveis e não realizados e, mesmo sem querer, descarregam o seu descontentamento para cima dos que dependem deles.
chillisauce
Membro Veterano
Registado: domingo ago 08, 2010 9:39 am
Lea - bengal
Blu - Bengal

segunda jan 10, 2011 10:37 pm

MJdalia como ja aqiu lhe disse, eu acho que faz mal em deixar o curso de Medica a meio, mas essa e uma decisao que so a si cabe, faca pesquisa sobre locais que podera fazer trabalho voluntario com animais e acabe o seu curso, se entretanto decidir que e com animais que quer seguir sempre o pode fazer em part-time. se fizer algum trabalho voluntario vera que nao se vai sentir tao mal no seu trabalho de medica e assim tera tempo para decidir. No final de contas cabe a si decidir o que fazer com o seu futuro e nao aos outros. Mas faca o ponderando os pros e contras e de cabeca fria. Eu venho duma familia numerosa e os meus pais nao me puderam mandar para a universidade, eu trabalhava numa fabrica, levei anos para fazer aquilo que gosto, e so depois de me casar e que pude concluir os meus estudos. Nao foi dum dia para o outro e nao deixei o meu emprego para o fazer, estudava de noite para poder alcancar os meus objectivos, fiz e faco bastante trabalho voluntario e isso me deu bastante conhecimento. A vida tem que se ganhar, mas os sonhos so deixam de ser sonhos quando conseguirmos ser alcancar os nossos objectivos.
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

segunda jan 10, 2011 10:40 pm

chillisauce Escreveu: Eu estava a falar de veterinarios nao de medicos e eu sei muito bem o que um medico ganha pois eu trabalho para o NHS. Alias um medico que saia da universidade ( um Medico Junior so ganha uma media de £20741 no primeiro ano). Nao e isso que esta em causa.
Um PRHO já ganhava mais do que isso em 1997. Não está a fazer bem as contas... não é só a banda, há suplementos. E um PRHO é um interno, ainda não pode trabalhar sem ser tutelado.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda jan 10, 2011 10:54 pm

dinodane Escreveu:E depois temos malta perfeitamente vocacionada para a profissão e que não conseguem entrar porque SÓ tiveram 17 de média... :?
Essa é que é essa. Muitas pessoas verdadeiramente vocacionadas são dispensadas por notas. Para entrar em medicina devia ser preciso muito mais que uma média final.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
chillisauce
Membro Veterano
Lea - bengal
Blu - Bengal

segunda jan 10, 2011 10:57 pm

ziggy Escreveu:
chillisauce Escreveu: Eu estava a falar de veterinarios nao de medicos e eu sei muito bem o que um medico ganha pois eu trabalho para o NHS. Alias um medico que saia da universidade ( um Medico Junior so ganha uma media de £20741 no primeiro ano). Nao e isso que esta em causa.
Um PRHO já ganhava mais do que isso em 1997. Não está a fazer bem as contas... não é só a banda, há suplementos. E um PRHO é um interno, ainda não pode trabalhar sem ser tutelado.
Um Junior doctor no primeiro ano ganha um ordenado de £20741 de banda depois ha os suplementos mas o ordenado base e esse com duma enfermeira a sair da faculdade o ordenad base comeca por 17060 depois tem os suplementos, que sao pelas horas que faz depois das 7.00 da noite e dos fins de semana. Ha tambem o supplemento quando se esta on call.
ziggy
Membro Veterano
Registado: segunda jan 27, 2003 5:58 pm

segunda jan 10, 2011 11:12 pm

Isso não é a média, é o base. A média deve estar acima dos 30000 no 1º ano, e acima dos 40000 no 2º. A forista é StR, cujo salário equivalente ao de um veterinário é a mesma coisa que deixar aqui o internato para ir ganhar 600 euros por mês.
MFPJ
Membro Veterano
Registado: domingo set 05, 2010 3:37 pm

segunda jan 10, 2011 11:18 pm

sobaka Escreveu:
MFPJ Escreveu: Mas pelo facto de não gostar(ou muito) daquilo que faz, não quer dizer que o faça mal.
É inevitável. Em princípio uma pessoa ainda pode fazer um esforço para cumprir o seu dever como deve ser mas muito rápido começa a irritar-se e culpar todos pela infelicidade que sente. Não faltam por aqui profissionais que se sentem miseráveis e não realizados e, mesmo sem querer, descarregam o seu descontentamento para cima dos que dependem deles.
Sim, concordo consigo Sobaka. :)
Alguém que faz algo que não gosta muito dificilmente será um óptimo profissional. Será um mediano profissional e sentir-se-á frustrado. E no caso da Medicina que exige(depende do que faz) muito trabalho e responsabilidade, e transmitir segurança às pessoas, deverá ser muito difícil fazê-lo sem gostar da área.
Contudo acho que abandonar o curso será deitar para o lixo muito trabalho, tempo e dinheiro.
Acaba este e começa o outro(se tiver condições de o fazer) :?
Fica sempre com o curso.
chillisauce
Membro Veterano
Lea - bengal
Blu - Bengal

segunda jan 10, 2011 11:21 pm

ziggy Escreveu:Isso não é a média, é o base. A média deve estar acima dos 30000 no 1º ano, e acima dos 40000 no 2º. A forista é StR, cujo salário equivalente ao de um veterinário é a mesma coisa que deixar aqui o internato para ir ganhar 600 euros por mês.
Sim nao e a media mas o salario base. Isso tambem eu disse que depois tinha os supplementos. Desculpe pois o meu Ingles e melhor do que o meu Portugues
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda jan 10, 2011 11:24 pm

LuMaria Escreveu:
dinodane Escreveu:E depois temos malta perfeitamente vocacionada para a profissão e que não conseguem entrar porque SÓ tiveram 17 de média... :?
Essa é que é essa. Muitas pessoas verdadeiramente vocacionadas são dispensadas por notas. Para entrar em medicina devia ser preciso muito mais que uma média final.
Mesmo. E depois vamos às urgências de um hospital e ei-los, os médicos espanhóis, ucranianos, russos...

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Gallaecia
Membro Veterano
Registado: segunda out 11, 2010 9:08 pm

segunda jan 10, 2011 11:42 pm

LuMaria Escreveu:Quando alguém faz o que não gosta e se sente infeliz a fazê-lo, as minhas desculpas, mas não o faz bem.
permita-me discordar Lumaria.

digo-lhe com toda a honestidade que poucos serão mais miseráveis do que eu nesse aspecto.

não tenho amor algum ao que faço... mas faço-o com exactidão quase cirurgica.

e não... não é o orgulho a falar, porque vivo frustrada nesse aspecto.
escolhi o caminho fácil, sem esforço, trigo limpo... farinha amparo!!

foi uma burrice... mas ainda vou a tempo de corrigir, haja força de vontade.

vocação sim... a seu tempo. deixar um curso a meio é que não.

mas isto é a minha opinião, que acredito que tudo a seu tempo... e é melhor levar as coisas a bom porto com serenidade do que andar a pular de galho em galho ( ou de curso em curso)! :)
se a vocação for verdadeira vai falar mais alto... if there's a will there's a way!!

resta-me desejar força!!!
<p><strong>Remember this - very little is needed to make a happy life...</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
<p><strong>Marcus Aurelius</strong></p>
Gallaecia
Membro Veterano

segunda jan 10, 2011 11:46 pm

LuMaria Escreveu:
concordo.

cursos que envolvam uma vertente humana tão forte como é o caso da medicina, simplesmente tinham que ver equacionadas outras prerrogativas para ingresso.

concordo em absoluto e é imoral e indecente que isso não aconteça.
perdem-se excelentes profissionais por décimas.
<p><strong>Remember this - very little is needed to make a happy life...</strong></p>
<p><strong>You have power over your mind - not outside events. Realize this... and you will find strength.</strong>
</p>
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

segunda jan 10, 2011 11:56 pm

Desculpem , mas há profissões e profissões. Há profissões em que a vocação , embora seja importante, não se faz notar tanto a sua falta ou presença. Mas outras há que sem vocação, sem gosto , nem vale a pena....e ás vezes torna-se até perigoso.
A saúde é uma dessas áreas que ou se tem vocação ou então , esqueçam lá isso.... Por muito competente que uma pessoa seja , algum dia falha por exaustão de fazer o que não gosta. E falhar , quando se tem a vida de outrem nas mãos é uma responsabilidade muito grande.
Não sei , talvez seja eu que esteja a romantizar a coisa... eu sou uma bafejada pela sorte nesse aspecto. Adoro o que faço. Sinto-me feliz cada minuto que passo a trabalhar. O ordenado é uma treta, mas a minha realização pessoal e o meu bem estar interior tambem conta. De toda a maneira de que me servia ter uma profissão onde recebesse um grande ordenado e a seguir fosse deixar metade dele em terapias , escapatórias ou anti depressivos?
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Gallaecia
Membro Veterano

terça jan 11, 2011 12:04 am

toda a razão nicas.

no meu caso a teoria e a tecnica são ( na minha optica ) mais importantes, se houver vocação é excelente mas se não houver e a tecnica for decente... fica um brinco.

aqui, no caso em concreto não defendo exercer medicina sem vocação... mas sim terminar o curso, não dispersar e quando estabilizar e tiver oportunidade de o fazer.... seguir a tal vocação, que acredito todos temos.

também tem que ver com o feitio das pessoas... eu sou das que toma os antibioticos até ao fim! :lol:
</p>
sobaka
Membro Veterano
Registado: quarta abr 07, 2010 7:02 pm

terça jan 11, 2011 12:07 am

MFPJ Escreveu: Contudo acho que abandonar o curso será deitar para o lixo muito trabalho, tempo e dinheiro.
Acaba este e começa o outro(se tiver condições de o fazer) :?
Fica sempre com o curso.
Talvez tenha razão :wink: Mas pela experiência própria posso dizer quando uma pessoa se apercebe que está a ser infeliz é a altura ideal para mudar a vida. Eu tinha a mesma idade da topickstarter quando deixei para trás uma ocupação que já não me dizia nada, uma bela carreira e um salário invejável. Em 10 anos que passaram desde então posso contar pelos dedos de uma mão os dias quando lamentei as escolhas feitas :) Mas eu sou aventureira por natureza.
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”