“Parva da Geração Parva”

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
rsccoutinho
Membro
Registado: quarta set 15, 2010 10:23 pm

domingo fev 27, 2011 11:39 pm

marianamar Escreveu:rsccoutinho, o problema parece-me estar, como disse o xPauloSantos, nas generalizações... e penso que é por isso que peca o artigo da Isabel Stilwell.

Sim, muitos jovens tiveram tudo, muito fácil. Outros não.
Como também já foi referido, muitos pais desses jovens abandonam os seus velhos... outros não.
Muitos jovens não fazem mais que reclamar entre dois jogos de playstation... mas outros fazem mais.
Não podemos generalizar.

E como há jovens arrogantes com o seu canudo, também há muitos "adultos" incompetentes a roubar-lhes emprego... No único trabalho que consegui desde a conclusão do meu curso (um estágio) tinha um colega que fazia das suas sestas regra, levava filmes para ver no computador, insultava-me e ameaçava-me... e é esse excelso trabalhador que a lei protege.

P.S. Acho que sei umas 20 receitas diferentes com atum :twisted:
Credo, há gente capaz de tudo! Sim, tem razão. Mas eu não generalizei, e como estavamos a falar de recém-licenciados...dirigi os meus comentários a esse nível. Mas há muitas, muitas injustiças por este Mundo fora... e também não considero que o trabalho seja assim tão precário, mas olhe eu também não sei nada desta vida e quando for "trabalhar" pode ser que venha aqui dizer que afinal estava errada e que não devia ter dito que achava isto e aquilo, mas a minha filosofia é que estamos sempre a aprender, por isso... quando chegar a minha altura, logo saberei.

Mas olhe, um off-topic...estou num curso essencialmente de mulheres, e por conseguinte, numa turma e escola essencialmente de mulheres. digo-lhe, é tanta competição, tanta arrogância, tanto sinismo... nunca tinha visto nada assim. Pessoas sem compaixão, sem amizade pelo próximo...
Ah e eu também sei mts receitas de atum! E de massa... e de arroz... salsichas... e as amigas natas? Mas no fim, tudo vale a pena e queriamos estar lá outra vez 8)
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

domingo fev 27, 2011 11:39 pm

xPauloSantos Escreveu:post editado

Nicas, desculpa lá ter apagado o post, mas foi apenas para contextualizar a minha opinião.

Apaguei porque, como sabes, esta coisa de ter a vida privada aqui escarrapachada não faz muito o meu feitio ;)
Fizeste muito bem! Por isso mesmo já nem fiz quote , nem me referi a nada directamente!
:wink:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
nicasxi
Membro Veterano

domingo fev 27, 2011 11:47 pm

E isto tudo para dizer que acho o discurso da tal senhora Isabel, o discurso de quem tambem nunca fez nada , o discurso de quem recebeu no colo a colocação que tem.
Eu ainda sou do tempo em que as gerações não tinham nomes depreciativos. Pergunto-me se esta geração é a geração parva, então eu como mãe , como parte activa da formação de elementos desta geração , sou tambem parva?
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda fev 28, 2011 7:42 am

Desculpem ser directa - a questão é que a vida fácil esteve sempre reservada a uns poucos.
Esteve e estará.
Mesmo nos países ricos não se pense que é o mesmo tirar um curso na universidade local ou ter o curso em Yale ou Havard, pex.
O dinheiro - Yale, Havard, etc., tem cursos muito dispendiosos - traça o limite.
Apenas uns poucos - talentosos e trabalhadores - conseguem penetrar esta barreira que garante o acesso à classe dos ricos.

Aqui, criou-se a ideia que um canudo era suficiente.
Já nos anos 90 os estagiários de advocacia iam buscar café e limpavam os escritórios, ao fim do dia.
Porque, perante a abundância de oferta, os empresários aproveitam-se...esquisito que o não fizessem.

Actualmente, os estágios - que o estado paga ás sociedades - destinam-se apenas a disfarçar a verdade do desemprego, não se destinam a integrar ninguém no mercado de emprego.
Daí que se usem os estagiários para outras funções.

A ilusão é o pior inimigo.
A mentira soa bem e é agradável a quem a ouve, mas não passa disso.

Quem procura e luta, encontra oportunidades (lá fora ou cá dentro), mas é preciso lutar.
A maioria não está para isso.
Limitam-se a invejar.
<p>"O auto-convencimento manifesta-se pela falta de cordialidade nas palavras" - Teofrasto</p>
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

segunda fev 28, 2011 12:29 pm

o ultimo paragrafo da aisd.... excelente.

é isso mesmo... a malta quer a fruta descascada e partidinha no prato.

o resultado das novas pedagogias do: não se ralha que traumatiza!

quando o meu pai olhava para mim de lado nem precisava de ralhar... nem de traumatizar, era claro como a agua.
a educação ( equilibrada mas firme ) é essencial, para formar gente rija e lutadora...sem macacos no sotão.

um sim e um não... para equilibrar. muitos sim enjoam (enojam) muitos não afastam...

a gente é que complica.... viver não tem nada que saber! 8)
é arregaçar as mangas e acabou!
Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

segunda fev 28, 2011 1:00 pm

Quem procura e luta, encontra oportunidades (lá fora ou cá dentro), mas é preciso lutar.
A maioria não está para isso.
Limitam-se a invejar.
Limitam-se é a esperar que caia do céu! Assumiu-se que ter direitos era ter tudo por garantido, e não bem assim. Estamos tarde demais a perceber isso. Vamos ver se são os 'Parvos' ou os filhos dos "Parvos" a pagar por estas politicas de educação e não só. Uma coisa é certa, a culpa não foi dos 'Parvos', mas sim de quem os 'fez' assim.
nicasxi
Membro Veterano

segunda fev 28, 2011 1:42 pm

Eu acho piada a este discurso demagógico do " arregaçar as mangas" e do lute-se para se conseguir o que se quer...

Pondo de parte o facto que a tal manisfestação que está prevista, é tambem uma forma de luta, que nos mostra, de algum modo, que afinal os jovens até nem querem ficar com os braços caídos a assistir ao ruir daquilo que sonharam e muitos de nós pais, apoiámos.

O tempo do antes era assim ou assado, já lá vai. E não vale a pena continuar a bater na tecla do " Querem ? Vão à luta! " .Não digo que sejam todos, mas muitos e muitos tentam ir á luta. E desculpem lá, mas os discursos que tenho lido por aqui parecem-me de pessoas que , ou têm filhos ainda pequenos e por isso a alguma distãncia , ou nem sequer os têm.
A mim é-me dificil compreender a incompreensão que revelam neste assunto.
É difici e desmotivante , sim , estudar durante 15 ou 18 anos , ou mais, e chegar á altura de começar a praticar o que se aprendeu e só ver portas fechadas.
E não é normal, nem tão pouco racional, um estado oferecer vantagens a empresas para que novos licenciados adquiram prática naquilo que estudaram , e se passe aquilo que se sabe.
Quer dizer, continuamos como antigamente, quando só as cunhas resultavam? E isso é justo? Ou não serão, precisamente esses, os das cunhas, os tais que estão a servir de "autocolante" para defenir toda a geração?

— Emily Dickinson

Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

segunda fev 28, 2011 1:50 pm

Para mim generalizar não faz sentido. Além disso parece que agora os grandes culpados do desemprego, da precariedade, da crise são os jovens por serem um bando de preguiças, parece que tudo está ao seu alcance, só precisam é de trabalhar. Afinal não há cunhas, todos nós somos devidamente recompensados pelo nosso esforço, sem qualquer injustiça. A distribuição e redistribuição de rendimentos é perfeita, calha a todos, se trabalharem. Não estamos numa época em que se colocam em causa todos os modelos económicos e ninguém sabe bem como nos vamos organizar no futuro. Que mundo perfeito conseguimos criar, ou quase perfeito, não fosse essa geração parva e seria mesmo perfeito!
Netherwing
Membro Veterano

segunda fev 28, 2011 3:31 pm

demagogico e utopico é pensar que todos os licenciados em direito serão brilhantes juristas, todos os licenciados em biologia serão o proximo costeau e por aí fora.

no final do curso, estagio, etc... tem que se pegar o touro pelos cornos.

se não há emprego na nossa area.... paciencia.

Passei muitos fins de semana a registar compras no continente.
era a minha area? não.
pagava as contas? pagava.
Netherwing
Membro Veterano

segunda fev 28, 2011 3:43 pm

esqueci-me de concluir ( é a PDI :lol: )

Polivalencia.... é mesmo essencial nestas coisas.
Lembro-me dum ano muito mau.... com pouquissimo trabalho, dediquei-me a vassouras e esfregonas.

ouvia musica escada acima e abaixo e ficava um brinquinho.
não me dava prazer e ao principio era como quem me arrancava os dentes, mas depois adaptei-me a até me sabia bem aquele bocadinho de sossego sem puxar pela mioleira.

logico que cada um fala pela sua experiencia e é mesmo assim.

eu penso que a maioria dos recem licenciados não admitem sequer a hipotese de ser meros funcionarios duma qualquer empresa.

associar o curso superior a um emprego de excepção é cada vez mais irreal.

nos EUA qualquer quadro medio tem uma licenciatura... é quase um dado adquirido ir para a universidade depois do liceu.

raro e sinal de falhanço seria não o fazer.
é outra mentalidade e outro sistema de ensino, mas as pessoas assumem a condição de classe media trabalhadora com formação universitaria sem tantos complexos.
nicasxi
Membro Veterano

segunda fev 28, 2011 6:12 pm

— Emily Dickinson

Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

segunda fev 28, 2011 7:48 pm

e pronto, não há mais nada a dizer. Os de sempre acertaram na mouche. Adorei ler-vos, como sempre :wink:
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
xPauloSantos
Membro Veterano
Registado: sábado jan 19, 2008 9:21 pm

segunda fev 28, 2011 7:57 pm

Netherwing Escreveu: Polivalencia.... é mesmo essencial nestas coisas.

Uiiiiiiiiii, a Polivalência.

Sorry, mas a polivalência quase que deveria ser objecto de estudo profundo.

Uma coisa é estarmos sem emprego e deitar-mos mão a tudo aquilo que nos aparece para podermos pagar as contas.... isto não é polivalência, é puro desenrascanço.

Depois temos a Polivalência dentro das empresas e que é utilizada de forma grosseira e leviana.

Polivalência não é alguém que hoje está no secretariado e amanhã está a lavar o chão.

Infelizmente é este conceito aplicado, mas é, quanto a mim, um conceito errado.... apenas dá jeito, nada mais.

Polivalência é sobretudo, a capacidade de adaptação às diversas tarefas de um departamento, ainda que de forma pouco aprofundada, de modo a se poder agilizar/melhorar processos e procedimentos que requeiram a compreensão do que antecede e sucede uma determinada tarefa.

Infelizmente, utiliza-se a polivalência como arma de desmotivação para outros fins que não aqueles que ela pode melhor servir.
<p>"Cortas as unhas e aguentas"&nbsp; by PauloC
</p>
<p>Eu vou j&aacute; ali flagelar-me - com um molho de agri&otilde;es - by Babaorum </p>
<p> </p>
Charlie2
Membro Veterano
Registado: terça mai 05, 2009 5:31 pm

segunda fev 28, 2011 8:51 pm

http://www.youtube.com/watch?v=HQNn5ifc ... r_embedded

não sei se isto já foi aqui postado, se sim peço desculpa.
&nbsp;&laquo;None are more hopelessly enslaved than those who falsely believe they are free&raquo;
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda fev 28, 2011 9:05 pm

xPauloSantos Escreveu:Mais recentemente optei por dar oportunidade àqueles que, vá-se lá perceber porquê, o mercado de trabalho entende que atingiram o "prazo máximo de validade"

Pois é nestes que tenho encontrado as mais valias.

O empenho, a dedicação, um esforço imenso que, mesmo sem conhecimentos técnicos, superam em muito, aqueles que, a coberto de uma licenciatura, nunca conseguiram atingir tal nível.

Nada cai do céu, nem hoje, nem ontem, nem cairá amanhã.

Enquanto as pessoas não entenderem isto, não há licenciatura que lhes valha.
é pá, posso enviar-te o meu cv???

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Outros Tópicos”