Aldeia "adopta" raposa

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

segunda jun 06, 2011 1:47 pm

Walder Escreveu:
nicasxi Escreveu:Ó Lu, não estás a perceber , definitivamente porque não queres!
Não é moralizar. É apenas constatar que é hipocrisia , unica e simplesmente.
Claro que não é um lobo, um elefante ou um pinguim. Porque se fosse a história era outra.No caso de ser o primeiro, que é o mais perto da realidade, não haveria esta historieta de amizade com um animal selvagem, nem de tolerancia. Entendes?
E este conto de fadas acaba ao primeiro deslize da raposa... nessa altura ninguem vai chamar a televisão, nem vai ter palavrinhas meigas para ela...
Peço desculpa a lentidao, mas no meio de tudo o que diz, qual é o objectivo? É que não entendo onde quer chegar apesar de tudo.
Então eu vou tentar fazer-me entender:
Na minha opinião, que vale o que vale, teria sido mais benéfico , tanto para a aldeia como para a raposinha, que em complemento à reportagem, alguem indicasse áquelas pessoas como fazer para que a raposa " siga a sua vidinha" livre e selvagem. Não é a darem-lhe de comer, a fazerem-na atravessar estradas e a tentar que venha comer á mão que a estão a ajudar ou sequer a protejer.
Eu já há muito que deixei de acreditar no Pai Natal, e embora muitos digam que me armo em activista urbana, conheço muito bem a realidade rural. E sei perfeitamente que esta raposinha , a continuar a ser assim alimentada, vai acabar por matar o que não deve. E não se iludam, porque a tolerancia e a gracinha acaba na hora.
É verdade que as raposas vão muitas vezes ás aldeias à procura de comida. E quando encontram essa comida nas capoeiras? Ficam todos contentes e dizem " Olha! É uma raposa que anda na vidinha dela! Deixá-la! "... :roll:
Não é criticar por criticar ou por gosto. É por não acreditar, mesmo, que a mudança esteja já assim tão avançada.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
Terugkeren
Membro Veterano
Registado: terça nov 30, 2010 2:58 pm

segunda jun 06, 2011 1:58 pm

Esta vai andar por ali…até cair numa “ratoeira” como a fêmea!
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

segunda jun 06, 2011 2:49 pm

Há quase 20 anos, quando exerci em Pedrógão Grande, vivi no anexo de uma vivenda mesmo à saída da vila e junto ao pinhal. A minha senhoria, uma senhora idosa mas com uma mentalidade fantástica, tinha um ferro-velho que se estendia por umas centenas de metros e se tornou um óptimo esconderijo para a fauna mais diversa, desde texugos, gatos bravos e, claro, raposas. Como muita gente em sítios rurais, também ela tinha os seus coelhos e as suas galinhas. Não tinha "cão de guarda"; tinha uma cadelinha pequena, rafeirita, e um pequinês "dos chineses" com 5 anos, que criou a biberon, pois foi rejeitado pela mãe (nasceu muito depois dos outros, esteve à morte e sofria de um "atraso mental" - modernamente, "dificuldades cognitivas" ou "défice de aprendizagem"). Mas este cãozito, apesar da sua, digamos, ingenuidade e das suas limitações, era o "pastor das galinhas" e era ele que as recolhia para a capoeira. Pela primavera, quando as raposas tinham crias, era a época perigosa para os animais das capoeiras e, ao invés de montar armadilhas (porque era contra), todos os dias deixava comida e água para uma raposa que por ali aparecia, na orla do pinhal. Nunca a raposa tentou aproximar-se da casa ou das capoeiras, nunca a senhora tentou "domesticá-la"; simplesmente lhe garantia alimento para que a raposita sustentasse as crias e não lhe atacasse as galinhas e os coelhos.

Esta parece-me uma atitude sensata, de interferência mínima e respeito pela natureza e liberdade da raposa, e de defesa dos animais de criação. Mas a maior parte das pessoas deseja possuir... e um dia as coisas correm mal.
Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Netherwing
Membro Veterano
Registado: terça fev 22, 2011 8:08 pm

segunda jun 06, 2011 3:45 pm

Minuxa Escreveu:
Netherwing Escreveu:A beleza das raposas justifica, em grande parte, esta especie de fascinio pelo animal.

É sempre motivo de ego inflado dizer ou mostrar como se "domesticou" isto ou aquilo... e se for um animal bonito e com natureza esquiva, então é a cereja no topo o bolo.

A raposa não ira decerto manter-se muito tempo assim, quando a natureza a chamar ela vai mesmo abocanhar os patos e galinhas mais à mão de semear, independentemente do facto de estar ou não alimentada.

O instinto predatório vai vencer! sem chance.

Mas depois da caça... ninguem a vai punir, porque naturalmente vai seguir a vidinha dela.

O correcto seria reintroduzi-la na natureza sem demoras... e perdermos esta coisinha romana de passear leopardos à trela!
Mas a raposa continua a sua vidinha na natureza, apenas se desloca á aldeia porque sabe que ali há alimentos.Aqui no norte é comum as raposas virem ás pequenas povoações procurar alimento, principalmente á noite, eu própria já as vi e ouvi a circular perto de minha casa.
Não percebo o porquê de tanta critica, até parece que preferiam que fizessem um tapete de peles do pobre animal.

mas ela precisa caçar/matar e vai fazer uma limpeza um destes dias... e abençoada seja ela!! :lol:

a raposas são mesmo assim, "manhosas e oportunistas"!!! e comilonas coitadas! é deixá-las.

a pessoas acham giro vê-la por ali... excelente! parece uma cachorra peluda... mas não é!

e manter a ilusão de que é vai faze-los desatinar quando ela resolver fazer a tal "limpeza". mas não deveriam desatinar... é a Natureza da pobre coitada.

eu era incapaz de matar uma raposa que me limpasse um galinheiro, assim como não o faria a um cão ou a um lobo.

as coisas são o que são.

não me aquece nem me arrefece que a alimentem... acho lindamente, desde que se tenha em perspectiva que continuará a ser um animal bravio e não domestico... nem é um animal de fábulas.

não gosto de tapetes sou alergica :)
An ye harm none, do what ye will
marianamar
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 2:14 am

segunda jun 06, 2011 3:57 pm

LuluB Escreveu:Aconselho a esses críticos a leitura de O Romance da Raposa, de Aquilino Ribeiro. Um belo livro para crianças, que todas as crianças e adultos deviam ler, para aprenderem alguma coisa de útil sobre alguns bichos da nossa fauna selvagem.
Um livro lindíssimo! Um dos meus preferidos de infância e adorado ainda hoje pela genialidade da escrita de Aquilino e pelas ilustrações simples mas tão perfeitas de Benjamin Rabier.

Há agora uma edição mais recente, de capa dura e ilustrações a cores de Artur Correia, já a andei a namorar mas o preço... ai ai x)

Sobre a notícia... não acho que seja hipocrisia nenhuma o amor das gentes da terra pela raposa. Neste momento gostam dela sim. Ajudam-na, por mim tudo bem. Sim, há-de vir o momento em que a raposita vai mostrar que é bicho do mato, que não é cachorrinho... Nesse momento, não vão achar tanta piada... mas há-de se arranjar uma solução. A natureza vai seguir o seu curso.
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

segunda jun 06, 2011 4:23 pm

Deixe que eles sabem qual é a solução! Quando não é chumbo é veneno.
Minuxa
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 4:09 pm

segunda jun 06, 2011 4:27 pm

Eu pensava que a reportagem era sobre uma simples raposa, mas afinal deve ser sobre um ser extremamente malévolo. Será que é um vampiro, o lobo mau, o godzilla :|
<p>"Se acreditasse na imortalidade, acreditava que muitos c&atilde;es iriam para o c&eacute;u, e poucas pessoas tamb&eacute;m." - James Thurder</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda jun 06, 2011 4:40 pm

<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Ponky
Membro Veterano
Registado: sexta jan 25, 2008 2:44 pm

segunda jun 06, 2011 4:41 pm

nop...é um chupa-cabra
<p><strong><a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt"></a></strong><strong><u></u></strong></p>
<p>&nbsp;" Ai se eu pudesse..." by Sofiaabreulopes :P</p>
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

segunda jun 06, 2011 9:02 pm

Não queiram vocês saber o que o pessoal das aldeias e das coutadas faz às ninhadas de rapositos que encontra nas tocas...
LuMaria
Membro Veterano

segunda jun 06, 2011 9:07 pm

moslie Escreveu:Não queiram vocês saber o que o pessoal das aldeias e das coutadas faz às ninhadas de rapositos que encontra nas tocas...
Pessoalmente não estou minimamente interessada em saber.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

segunda jun 06, 2011 10:05 pm

A mim parece-me que as pessoas da aldeia estão a ter uma atitude de pessoas da cidade a quererem levar a raposinha para casa :lol:

Conheço muitas pessoas da aldeia que têm muito respeito pela natureza e pelos animais, bem mais do que algumas da cidade.

Claro que nós não iriamos matar uma raposa por comer das nossas galinhas, nem sei se as pessoas da aldeia o fariam actualmente. Antigamente, as pessoas da aldeia não toleravam os predadores dos animais que criavam para consumo, mas dependiam da sua criação para sobreviver. Assim como dependiam daquilo que cultivavam. O que para nós é maldade para eles era um mal necessário.
Walder
Membro Veterano
Registado: quinta mar 05, 2009 2:03 pm

segunda jun 06, 2011 10:10 pm

nicasxi Escreveu: Então eu vou tentar fazer-me entender:
Na minha opinião, que vale o que vale, teria sido mais benéfico , tanto para a aldeia como para a raposinha, que em complemento à reportagem, alguem indicasse áquelas pessoas como fazer para que a raposa " siga a sua vidinha" livre e selvagem. Não é a darem-lhe de comer, a fazerem-na atravessar estradas e a tentar que venha comer á mão que a estão a ajudar ou sequer a protejer.
Eu já há muito que deixei de acreditar no Pai Natal, e embora muitos digam que me armo em activista urbana, conheço muito bem a realidade rural. E sei perfeitamente que esta raposinha , a continuar a ser assim alimentada, vai acabar por matar o que não deve. E não se iludam, porque a tolerancia e a gracinha acaba na hora.
É verdade que as raposas vão muitas vezes ás aldeias à procura de comida. E quando encontram essa comida nas capoeiras? Ficam todos contentes e dizem " Olha! É uma raposa que anda na vidinha dela! Deixá-la! "... :roll:
Não é criticar por criticar ou por gosto. É por não acreditar, mesmo, que a mudança esteja já assim tão avançada.
Mas não foram eles que afirmaram (pelo menos na reportagem) que devido aos fogos não havia praticamente alimento para a raposa e se nao lhe dessem ela ia as capoeiras de qualquer maneira (ou algo semelhante) ?

Embora parcialmente concorde consigo, neste caso não vejo razao para tanto drama, mas devo ser só eu.
LuMaria
Membro Veterano

segunda jun 06, 2011 10:14 pm

Antigamente? Quantas pessoas dependem da meia duzia de legumes que cultivam e da meia duzia de galinhas que têm na capoeira, para não passar fome?

As teorias profundas que se fazem à volta de uma pequena raposa :roll:
element
Membro Veterano
Registado: quinta jun 12, 2008 7:53 pm

segunda jun 06, 2011 10:29 pm

LuMaria Escreveu:Antigamente? Quantas pessoas dependem da meia duzia de legumes que cultivam e da meia duzia de galinhas que têm na capoeira, para não passar fome?
Lá isso é verdade, e cada vez mais porque com a crise que estamos...

E agora um aparte e não é a gozar, já alguém criou galinhas na varanda? Eu estou seriamente a pensar nisso.
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”