Dadores de Sangue Indignados

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
joana_boris
Membro Veterano
Registado: terça abr 12, 2005 7:15 pm
Jacques (Bosques da Noruega)
Quatro ratazanas(Olie, Noo, Boogie, Djibouti)

sábado fev 11, 2012 7:59 pm

marianamar Escreveu:Nunca pude dar sangue, por ser anémica... Agora, que já estou "limpa" há um ou dois anos, acho que vou tentar :D

Alguém me pode dar uma ideia do que é preciso fazer, onde me dirigir?...
EU não sou doadora de sangue pelo mesmo motivo, marianamar. Não posso mesmo, mas gostava. E concordo com o que a maioria disse aqui. E é vergonhosa esta descida de 20% no número de doadores :(
teresa1978
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 3:34 pm

domingo fev 12, 2012 12:00 am

há que incentenvar e esclarecer as pessoas a dar sangue, se os parasitas ja nao o dão, outros poderão começar a dá-lo pela primeira vez ou retomar este gesto tão solidário! como se costuma dizer, só faz falta quem cá está!
PauloSantos1
Membro Veterano
Registado: quarta fev 08, 2012 8:09 pm

domingo fev 12, 2012 2:47 pm

teresa1978 Escreveu:há que incentenvar e esclarecer as pessoas a dar sangue, se os parasitas ja nao o dão, outros poderão começar a dá-lo pela primeira vez ou retomar este gesto tão solidário! como se costuma dizer, só faz falta quem cá está!
Apelidar dadores de sangue, usufruam eles ou não de qualquer beneficio, de parasitas, mais que infeliz, é verdadeiramente nojento.

Num País de verdadeiros parasitas sugadores de subsidios... de inconscientes assassinos na estrada que sugam recursos significativos do SNS e destroem familias inteiras com a sua inconsciente irresponsabilidade, apelidar-se de parasitas aqueles que, em alguns casos, se deslocam quilometros, a custas próprias, para efectuar dádivas benévolas e que em troca, ao fim de diversos anos, não usufruiram mais de 30 ou 40 euros em isenções nas taxas moderadores, é....

Neste fim de semana, alguns desses "parasitas" acorreram em massa, mais uma vez e em alguns casos, a custas próprias, ao centros de recolha de sangue, respondendo a um apelo que acontece muito por culpa de quem há cerca de um ano atrás veio prestar declarações estupidamente vergonhosas sobre o destino de boa parte do sangue que era doado.

Dê um saltinho a um desses centros de recolha e diga a essas pessoas que são parasitas e depois, passe por um hospital onde alguém estaria disposto a dar tudo o que tem (e o que não tem) por sangue que vai escasseando e diga-lhe que "só faz falta quem cá está"
<strong>Paulo Santos</strong>
teresa1978
Membro Veterano

domingo fev 12, 2012 2:58 pm

apelidar-se de parasitas aqueles que, em alguns casos, se deslocam quilometros, a custas próprias, para efectuar dádivas benévolas e que em troca, ao fim de diversos anos, não usufruiram mais de 30 ou 40 euros em isenções nas taxas moderadores,

talvez nao tenha lido os meus post anteriores... é pena....

os parasitas de que falo, e continuarem a falar, são aqueles que dizem que dão, mas apenas quando têm contrapartidas. Acho miserável, execrável, um ser humano vir dizer que já nao volta a dar sangue porque perdeu as benesses que lhe eram oferecidas.
é a minha opinião, dou sangue ha 13 anos e nao aceito q se faça greve às doações para reivindicar contrapartidas.

parasitas, os que apenas querem sugar.... a palavra DAR para mim só tem um significado. nao é uma troca, nao é uma venda, nao é um favor...
teresa1978
Membro Veterano

domingo fev 12, 2012 3:20 pm

PauloSantos1 Escreveu:
Apelidar dadores de sangue, usufruam eles ou não de qualquer beneficio, de parasitas, mais que infeliz, é verdadeiramente nojento.
deixe me apenas acrescentar que verdadeiramente infeliz e nojento, para mim, é ter pessoas nos hospitais à espera de sangue para serem operadas, enquando os caridosos doadores "que agora querem vender, porque o estado lhes retirou algumas benesses" estão de greve! isso sim, é nojento e mais nojento ainda é defender este comportamento!
quem tem ido dar sangue neste ultimos dias, ou ira dar nos proximos, ONDE EU ME INCLUO, sabe que ja nao tem essas benesses, vai porque quer ajudar.
PauloSantos1
Membro Veterano

domingo fev 12, 2012 3:20 pm

E eu volto a dizer-lhe que dadores de sangue não são parasitas, vá lá buscar ao baú os argumentos que entender.

E muitos dos que criticaram o fim dos beneficios, estiveram ontem e hoje a dar sangue.

Não existiu nenhuma greve de dadores devido à perda de beneficios. Existiu sim um descréscimo de doações que já vem desde há alguns meses e que teve como ponto de partida declarações inconscientes e irresponsáveis que o Presidende do IPS fez.

Há dias atrás estive no grupo de dadores do qual faço parte e quase ninguém sabia a eventual perda de beneficios... e os poucos que sabiam, embora não concordassem com a medida, não fizeram disso argumento para deixar de dar, ao contrário do que aconteceu quando as declarações que acima referi vieram a publico.
teresa1978
Membro Veterano

domingo fev 12, 2012 3:22 pm

entao, nesse caso, está a discordar comigo do quê?
os dadores de que falo, presumo que nao sejam os mesmos de que o Paulo fala.
teresa1978
Membro Veterano

domingo fev 12, 2012 3:24 pm

o paulo ja leu o 1º post deste tópico?

(pergunto sem ironias)
PauloSantos1
Membro Veterano

domingo fev 12, 2012 3:34 pm

teresa1978 Escreveu:o paulo ja leu o 1º post deste tópico?

(pergunto sem ironias)
Já... e a Teresa leu ?

É que esta tópico é um bom exemplo do motivo pelo qual apelidar de parasitas os dadores que não concordam com a perda de beneficios, é algo que considero nojento.

É que todas as pessoas que interviram, se revelaram complelamente indiferentes ao facto de existirem ou não esses benificios, à excepção de quem abriu o tópico.

Por isso, não vejo que, mesmo que algumas pessoas entendam que não é justa a perda desses beneficios (que na realidade eram uma mão cheia de nada) tenham de ser apelidadas de parasitas, até porque todas elas irão continuar certamente a contribuir para salvar vidas como sempre o fizeram durante anos e não há quaisquer beneficios que paguem tal acto.

A Teresa disse que só faz falta quem está, quando eu acho que fazem falta todos aqueles que estejam, que venham a estar, com beneficios, sem beneficios, sejam de que maneira for... o sangue é um bem essencial e salva vidas e essa é a unica coisa que me importa.

Gente neste Pais a sugar beneficios e subsidios em troca de nada, é o que mais existe.
teresa1978
Membro Veterano

domingo fev 12, 2012 3:39 pm

pois, temos opiniões diferentes.
o paulo conhecerá a sua realidade, eu conheço a minha. continuo a chamar de parasitas todos aqueles que se dizem dadores, mas apenas quando recebem algo em troca.

deixar de doar pq se perde um presente ou porque nao se gosta das declarações de um politico/dirigente é mau... pior... é nojento.

repito, DAR não é trocar, nao é vender, não é um favor.
teresa1978
Membro Veterano

domingo fev 12, 2012 3:43 pm

http://descobertas.myusf.com.pt/noticia ... testo.aspx

quer ler, paulo?

para mim, isto é que é nojento.
PauloSantos1
Membro Veterano

domingo fev 12, 2012 3:44 pm

teresa1978 Escreveu:pois, temos opiniões diferentes.
o paulo conhecerá a sua realidade, eu conheço a minha. continuo a chamar de parasitas todos aqueles que se dizem dadores, mas apenas quando recebem algo em troca.

deixar de doar pq se perde um presente ou porque nao se gosta das declarações de um politico/dirigente é mau... pior... é nojento.

repito, DAR não é trocar, nao é vender, não é um favor.
Não creio que a realidade que conhecemos seja assim tão diferente.

A realidade que eu conheço é o facto do sangue fazer falta... imensa falta.

E se para que ela não falte a quem mais precise tiverem de existir beneficios que incentivem as dádivas, pois que venham os incentivos.

Não me choca absolutamente nada.

Se é ético que se dê a troco de incentivos/beneficios, isso é outra história, mas ainda assim, e porque ninguém é obrigado a dar, não vejo porque lhes chamar parasitas ou o que quer que seja.
teresa1978
Membro Veterano

domingo fev 12, 2012 3:49 pm

paulo, eu respeito quem nao dá por opção, é pena, mas respeito. eu nao respeito é quem dá (dava) e diz que vai deixar de dar (deixou) porque perdeu alguns beneficios! Não posso concordar, choca-me, é mediocre. dar é dar, ponto final. damos a que dele precisa, nao o damos ao PR, nem ao PM, damos a outros seres humanos. questinonar esse gesto por falta de presentes, é NOJENTO!
PauloSantos1
Membro Veterano

domingo fev 12, 2012 3:50 pm

teresa1978 Escreveu:http://descobertas.myusf.com.pt/noticia ... testo.aspx

quer ler, paulo?

para mim, isto é que é nojento.
Não tinha lido esse mas já tinha lido outros comunicados idênticos.

Volto a dizer, não me choca... pode até deixar-me algo desiludido, mas não me choca.

Os beneficios foram criados para incentivar as dádivas, não vejo qualquer motivo válido para que os mesmos sejam retirados.

A perda de uma dávida trás mais prejuizo que os eventuais beneficios a ela associados.

É perfeitamente normal que, quando existem direitos adquiridos que são retirados sem qualquer argumento que o justifique, que as pessoas reagam dessa forma.

Lembro no entanto que o problema que surge agora, nada tem a ver com esta situação em concreto, até porque, a quebra nas dádivas, é algo que vem acontecendo desde há cerca de um ano para cá, e não propriamente, desde há 1 ou 2 meses, daí que, esta é somente uma falsa questão.
Última edição por PauloSantos1 em domingo fev 12, 2012 3:55 pm, editado 1 vez no total.
PauloSantos1
Membro Veterano

domingo fev 12, 2012 3:51 pm

teresa1978 Escreveu:paulo, eu respeito quem nao dá por opção, é pena, mas respeito. eu nao respeito é quem dá (dava) e diz que vai deixar de dar (deixou) porque perdeu alguns beneficios! Não posso concordar, choca-me, é mediocre. dar é dar, ponto final. damos a que dele precisa, nao o damos ao PR, nem ao PM, damos a outros seres humanos. questinonar esse gesto por falta de presentes, é NOJENTO!
Eu não dou ao PR nem ao PM... eu DOU, quem recebe é-me indiferente.
Responder

Voltar para “Outros Tópicos”